sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Conheça o trabalho batista em Divinópolis de Goiás

Pr. Maurício e Lina Sales
Divinópolis de Goiás, mais conhecida apenas por Divinópolis, dista 15 km de São Domingos e 455 km da Capital Federal, e é detentora de uma história de mais de 120 anos. Desde a sua origem a cidade foi reduto de famílias tradicionais, o que permanece até hoje entre os seus quase 5 mil habitantes, os quais vivem em torno da agricultura e agropecuária. Assim como São Domingos, é portal de acesso para o Parque Estadual de Terra Ronca o que a torna potencialmente rica em turismo ecológico, muito embora ainda prevaleça o turismo religioso centrado nas festividades católicas romanos com investimento e incentivo da Prefeitura.


A história da PIB em Divinópolis de Goiás, se presumi, iniciou junto com a de São Domingos, ou seja, há 26 anos. Aqui, porém, a “era das trevas” da igreja a fez não apenas cair no descrédito da comunidade, mas, no total abandono do patrimônio da igreja, que estava servindo de estábulo para os animais da cidade. A Convenção tomou a iniciativa de revitalizar o trabalho batista na cidade, enviando uma família missionária há 7 anos com essa missão.

O Pr. Maurício Júnior é casado há 32 anos com a irmã Lina Salles, e tem um filho: Maurício Salles Alves, que reside em Brasília onde cursa a universidade, mas, que era, a bem pouco tempo, o braço direito dos pais no trabalho da congregação. Ao identificarem a triste realidade do trabalho batista à época que chegaram em Divinópolis, a reputação da igreja na comunidade e as características peculiares dos divinopolinos, deram início a um projeto arrojado e inovador de Inclusão Digital para crianças, adolescentes e jovens da cidade, associando-o à Escola Bíblica que também recebeu uma dinâmica diferenciada a fim de manter os alunos interessados e participativos. Durante todo esse tempo que estão à frente da Igreja puderam formar espiritual e profissionalmente mais de 20 adolescentes e jovens que foram batizados, treinados para assumirem a liderança da música, do discipulado e da administração da igreja. Contudo, um grande desafio continua permeando o trabalho missionário em Divinópolis: a migração para os grandes centros urbanos quando o jovem conclui seus estudos básicos – principalmente, aqueles que foram capacitados pelo projeto desenvolvido pelos missionários.
Hoje a PIB de Divinópolis, que conta com 21 membros, 13 congregados e 6 candidatos ao batismo. Não apenas recuperou seu prestígio frente à comunidade local, como é requisitada por vários segmentos da sociedade para parcerias com o projeto de inclusão digital. Porém, carece de revitalização e ampliação patrimonial, e o desenvolvimento de estratégias que diminuam a evasão proporcionando à igreja recurso humano e financeiro para sua sustentabilidade.



Nenhum comentário: