TOPÔNIMO DE CRUZ

O primeiro nome a comunidade de Cruz, foi “Lagoa do Escondido”. Teve esse nome devido aos viajantes que passavam pela Lagoa e não conseguiam avistá-la com facilidade, por ocasião da vegetação fechada que a escondia.

Outra versão para esse nome da lagoa seria a de que Coronel Teixeira Pinto, fugindo de Portugal, aproximadamente no ano de 1687, devido a guerras na Época, teria vindo de navio até o Ceará e instalado na cidade de Uruburetama. Nesta Cidade teria se envolvido em questões de conflitos com familiares de sua nova esposa e teria novamente fugido, e de lá teria vindo também fugitivo se esconder naquela lagoa, e assim teria ficado o nome como o local onde o Coronel fez esconderijo, a ‘Lagoa do Escondido’.

(Fonte: Valci Costa – historiador Popular de Cruz)

Duas Correntes disputam as origens do atual município de Cruz. A versão mais corrente a cerca da origem do nome do município de Cruz provém do ano de 1725. Nesse ano ocorreu uma grande seca, na qual faleceu um retirante, vitimado de fome, tendo sido fincado uma cruz sob sua sepultura, daí o nome do município. Outra versão, afirma que a cruz teria sido posta com o fim de indicar o lugar em que fora assassinado, por emboscada, o genro pelo próprio sogro, por questões de honra.

(Fonte: Município de Cruz: Nicodemos de Araújo, 1989)

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

 

EXTENSÃO TERRITORIAL – 334,83 Km²

De 1986 a 1991, Cruz possuía 536,69 km². Com a emancipação do Município de Jijoca de Jericoacoara, de nosso território, Cruz passou a contar com 334,83 km².

O município de Cruz constitui um dos municípios que compõem a Microrregião do litoral de Camocim e Acaraú (Mesorregião do Noroeste Cearense), estando localizada a 243 Km de Fortaleza.

O município possui 45 (quarenta e cinco) localidades, as quais encontram-se distribuídas em sua Sede e em seu distrito: Caiçara. Faz fronteira ao Norte com o município de Acaraú e Oceano Atlântico: ao Sul como o município de Bela Cruz; a Leste com o de Acaraú; e a Oeste com o de Jijoca de Jericoacoara.

 

CLIMA – Tropical Quente Semi-Árido Brando / PLUVIOSIDADE (MM) – 1139,7 / TEMPERATURA MÉDIA – 26º a 28º (fonte: FUNCEME – IPECE).

O clima do município é ameno e saudável, para o que contribui a proximidade do mar.

 

VEGETAÇÃO – Complexo Vegetacional da Zona Litorânea, Floresta Mista Dicotillo Palmácea e Floresta Perenifólia Paludosa Marítima .(FUNCEME – IPECE)

Sua flora compõe-se de carnaubeira, juazeiro, oiticica, sabiá, mangueira, cajueiro e coqueiro.

No que diz respeito as reservas hidrográficas, além do Oceano Atlântico, o município de Cruz é banhado ainda pelo Rio Acaraú, pelos córregos e lagoas como: a Lagoa de Jijoca, Lagoa da Cruz, Lagoa dos Talos, Lagoa do Jenipapeiro, Lagoa Salgada, Lagoa do Belém, Lagoa Velha, Lagoa do Cedro, Lagoa dos Caboclos, Lagoa dos Monteiros, Lagoa da Formosa, e Açude da Prata que cruzam o seu território.

 

RELEVO – Planície Litorânea e Glacis prélitorâneos dissecados em interflúvios tabulares. (FUNCEME – IPECE)

O Relevo de Cruz é quase todo plano, destacando-se como pontos culminates o Serrote do Cajueirinho, com 80m e outros pontos relevantes do seu relevo Alto do Cedro e Alto do Poço Doce.

As condições de acesso rodoviário ao município de Cruz são boas, existindo algumas estradas carroçáveis, porém a que vem de Fortaleza ao município é toda asfaltada. Os principais trechos asfaltados que servem ao município são: a que vem de Fortaleza, via Marco e Bela Cruz, a que vem de Sobral pela mesma via, e a que liga Cruz a Jijoca de Jericoacoara CE – 085. Principais vias de acesso: CE 179, CE 178, CE 354, BR 402 E BR 222.

 

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Rio Acaraú – 40%; Rio Coreaú – 60%

 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Parque Nacional de Jericoacoara – 33% situado no Município de Cruz.

Área de Proteção Ambiental – APA da Lagoa de Jijoca – 70% situado no Município de Cruz.

– ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

 

Censo IBGE 2007 – 22.144 habitantes.

Censo IBGE 2000 – 19.779 Habitantes.

Censo IBGE 1995 – 17.715 habitantes (redução ocorrida devido a Emancipação de Jijoca de Nosso Município, em 1992);

Censo IBGE 1991 – 20.098 habitantes;

Densidade Demográfica – 66,10 hab/km²