Archive for Março, 2009

Contagem Decrescente

Março 31, 2009

0

A contagem decrescente chegou ao fim… Coincidindo com o último jogo da Casa do Povo de Martim desta época!

Nunca se esqueçam de todos os momentos que nos aproximaram e nos tornaram equipa…

 

Torneio Inter-Associações

Março 31, 2009

Para saber os resultados do Torneio Inter-Associações, clique aqui.

Femininos da Madeira defrontam hoje Braga

Março 31, 2009
A selecção da Madeira feminina de sub-17 inicia hoje a participação no Torneio Inter-Associações que terá lugar no Complexo do Estoril-Praia. Braga, pelas 11h00 e Castelo Branco, com início às 17h15, são os primeiros adversários com a primeira fase a concluir-se amanhã ante a congénere de Vila Real.
madeira
Depois de Jersey, onde os madeirenses venceram o torneio, e da última semana marcada pelo evento internacional dos Sub-20 na Madeira, chegou a vez do seleccionado feminino da RAM mostrar serviço com uma equipa orientada por Miguel Romão e que já hoje, em Lisboa, inicia a participação no IX Torneio Inter-Associações – “Sub-17” ao defrontar, pelas 11h00, a congénere de Braga.
A selecção da Madeira é composta pelas jogadoras Lisbeth Miranda, Catarina Alves, Eliana Amado, Suse Gomes, Carole Pereira, Andreia Torrealba (APEL), Cátia Rodrigues, Joana Reis e Bárbara Santos (Nacional), Sara Abreu (“Os Xavelhas”), Juliana Henriques, Cláudia Vieira, Tatiana Basílio e Laura Luís (Marítimo), numa comitiva liderada por Luís Silva, vice-presidente da AF Madeira para a área financeira e que contempla ainda o fisioterapeuta Michael Freitas e Orlanda Luís, na qualidade de convidada do organismo presidido por Rui Marote.
A prova iniciou-se ontem e prolongar-se-á até ao dia 3 de Abril e será integralmente jogada no Complexo Desportivo do GD Estoril-Praia. O jogo inaugural, como referimos, marca um encontro matinal com a representação da cidade dos arcebispos, voltando à tarde, pelas 17h30, ao mesmo local para derimir forças com Castelo Branco. O seleccionado da Madeira fecha amanhã a primeira fase com um embate ante Vila Real, programado para as 11h00.

Seleção brasileira é convocada para amistosos

Março 31, 2009

marta1

O novo técnico da seleção brasileira de futebol feminino, Kleiton Lima, convocou segunda-feira (30) o time que disputará dois amistosos na Europa no próximo mês. A convocação foi a primeira do treinador à frente da equipe e marcará também a volta aos trabalhos do Brasil desde a Olimpíada de Pequim. Na China, a seleção perdeu na final para os Estados Unidos e logo depois o técnico Jorge Barcellos deixou a equipe.

 

Kleiton Lima convocou ao todo 32 jogadoras. As que atuam no Brasil se apresentam no dia 6 de abril, na Granja Comary, em Teresópolis. Lá seguem se preparando até o dia 18, quando viajam para a Europa. Já as atletas que atuam no exterior terão que se apresentar somente no dia 20, diretamente em Frankfurt, na Alemanha.

 

Na lista do treinador, estão as principais jogadoras que vinham atuando pela seleção como Marta, Formiga, Cristiane e Daniela Alves. O Brasil joga o primeiro amistoso no dia 22 de abril, contra a Alemanha, em Frankfurt. Já no dia 25 encara a Suécia, em Gotemburgo.

 

Relação completa das convocadas:

 

Aline Pellegrino – Santos (SP)

Alline Miranda – Santos (SP)

Andréia – Saad (SP)

Andreia de Andrade – Ferroviária (SP)

Barbara Ferreira – Saad (SP)

Barbara Micheline – Sunnana (Suécia)

Cristiane – Chicago Red (Estados Unidos)

Daiane Moretti – São José (PR)

Daiane Pereira da Silva – Santos (SP)

Daiane Rodrigues – Franca (SP)

Daniela Alves – Saint Louis (Estados Unidos)

Daniele Santos – Cepe de Caxias (RJ)

Elaine Moura – Umea (Suécia)

Erika dos Santos – Los Angeles Sol (Estados Unidos)

Ester dos Santos – Corinthians (SP)

Formiga – Los Angeles Sol (Estados Unidos)

Francielle – Saint Louis (Estados Unidos)

Grazielle – Botucatu (SP)

Karen Aline – Santos (SP)

Kelly Cristina da Silva – Cepe de Caxias (RJ)

Leah Lynn – Team Chicago (Estados Unidos)

Marta – Los Angeles Sol (Estados Unidos)

Maurine Gonçalves – Santos (SP)

Monica de Paula – Botucatu (SP)

Pamela Faria da Silva – Santos (SP)

Raquel de Farias – Cepe de Caxias (RJ)

Renata da Costa – LdB FC (Suécia)

Renata Santana – Santos (SP)

Stephane dos Santos – Corinthians (SP)

Suzana Agostini – Santos (SP)

Viviane Domingues – Corinthians (SP).(AE)

In http://www.cruzeirodosul.inf.br/

Taça Coca-Cola nos Açores: Secundária Antero de Quental faz o pleno

Março 31, 2009

antero

 

As equipas feminina e masculina da Escola Secundária Antero de Quental vão representar os Açores nas finais da Taça Coca-Cola.

A etapa decorreu a 28 de Março, no Complexo Desportivo da Ribeira Grande, e reuniu 306 jovens distribuídos por 18 equipas, a maior participação de sempre da Taça Coca-Cola nos Açores. 

A final feminina opôs as equipas ‘Secundária Antero de Quental’ (2) e ‘EBI dos Ginetes’ (0), enquanto que a final masculina colocou frente-a-frente as formações ‘Secundária Antero de Quental’ (3) e ‘Secundária Domingos Rebelo’ (2). Ambos os jogos ficaram decididos após a marcação de grandes penalidades.

Diogo Moniz, da ‘Secundária Antero de Quental’, destacou-se ao apontar 2 golos, levando para casa o troféu de melhor marcador.

Daniela Monte (‘EBI dos Ginetes’), Tatiana Fragata (‘Secundária Antero de Quental’) e Rodrigo Moniz (‘EB da Povoação’), foram galardoados com o troféu de melhor guarda-redes, ao não deixarem entrar qualquer golo nas suas balizas.

A próxima etapa da competição é a do Porto e disputa-se nos dias 25 e 26 de Abril, no Estádio Municipal da Maia.

 


Resultados da etapa dos Açores


Equipas Vencedoras

Escalão Feminino: Secundária Antero de Quental
Escalão Masculino: Secundária Antero de Quental


Melhores Marcadores

Escalão Masculino
Diogo Moniz (Secundária Antero de Quental) – 2 golos

Nota: a organização decidiu não atribuir o prémio de melhor marcador no escalão feminino, pelo facto de nenhuma jogadora se ter destacado ao apontar mais do que um golo.


Melhores Guarda-Redes

Escalão Feminino
Daniela Monte – EBI dos Ginetes

ginetes

Tatiana Fragata – Secundária Antero de Quental

Escalão Masculino
Rodrigo Moniz – Secundária Antero de Quental

 

Equipa que marcou mais golos

Escalão Feminino
EB da Ribeira Grande – 3 golos

ribeira-grande

 

Escalão Masculino
Secundária Antero de Quental – 4 golos

Final Feminina (resultado após o empate a zero golos e a posterior marcação de grandes penalidades)
Secundária Antero de Quental (2)
EBI dos Ginetes (0)    
   

Final Masculina (resultado após o empate a 1 golo e a posterior marcação de grandes penalidades)
Secundária Antero de Quental (3)   
Secundária Domingos Rebelo (2)

Estrangeiras são chamariz para nova liga feminina nos EUA

Março 30, 2009

Quando Washington e Los Angeles entrarem em campo neste domingo, na Califórnia, para o jogo inaugural da nova liga de futebol feminino dos Estados Unidos, o público verá também a estreia da maior aposta da entidade para o seu próprio sucesso: a atacante Marta.

Eleita três vezes a melhor do mundo, a alagoana é o grande destaque entre as 35 jogadoras estrangeiras que, neste ano, migraram para a WPS (Women’s Professional Soccer).

Tirando as anfitriãs, o Brasil forma, com nove atletas, o maior contingente entre os nove países que ostentam jogadoras na liga. Dos sete times do campeonato -Boston, Bay Area, Chicago, Los Angeles, Saint Louis, Sky Blue e Washington-, apenas o último não contratou atletas brasileiras.

E, das nove jogadoras tupiniquins, só a meio-campo Adriane não integrou a seleção medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

“Nosso objetivo é fazer o melhor torneio de futebol feminino do mundo. E isso não ocorreria se não tivéssemos aqui as melhores jogadoras do mundo, sejam elas brasileiras, europeias ou americanas”, disse à reportagem Tonya Antonucci, principal dirigente da nova liga.

Na terra em que metade dos 15 milhões de praticantes do futebol são mulheres e a seleção nacional é a atual campeã olímpica, a cartola diz que são as estrelas internacionais que levarão os fãs aos estádios.

A mais fortes candidatas para realizar essa função são as três finalistas ao prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2008: as brasileiras Marta (Los Angeles) e Cristiane (Chicago) e a inglesa Kelly Smith (Boston).

“Nossa meta é ter de 4.000 a 6.000 fãs por jogo. E acho que as atletas internacionais contribuirão para atrair esse público por seu estilo de jogo, diferente da forma como as americanas jogam”, declarou Antonucci, que também destacou a presença de ídolos locais, como a goleira Hope Solo e a meio-campista Shannon Boxx.

O investimento em jogadoras de outros países é visto como estratégico para a WPS, que tenta retomar o futebol feminino profissional no país depois do fracasso da antecessora WUSA (Women’s United Soccer League). Depois de três anos de atividades, gastos de US$ 100 milhões e prejuízo de US$ 20 milhões, a entidade foi à falência em 2003.

Para evitar que a WPS siga o mesmo destino, as estrangeiras são parte da solução para a saúde financeira da entidade. A expectativa é que a exposição das atletas internacionais não se limite às fronteiras americanas e atraia interesse mundial e, principalmente, patrocínios. “Só não temos mais estrangeiras porque há limite de cinco não americanas por equipe”, declarou Antonucci.

Mesmo com a restrição, a estratégia de atrair jogadoras internacionais não foi abandonada. Com o plano de expansão da liga, além dos sete times atuais, outras três franquias estão confirmadas para o ano que vem. E o recrutamento de estrangeiras começa no site da entidade, onde é possível preencher um formulário de interesse em atuar na WPS em 2010.

In http://esporte.uol.com.br/

Marta estréia com o pé direito no futebol dos EUA

Março 30, 2009

marta2

Na abertura da Liga Feminina de Futebol dos Estados Unidos (WPS, em inglês), o Los Angeles Sol, da meia-atacante Marta, derrotou o Washington Freedom por 2 a 0, neste domingo, em casa, com direito a uma assistência da brasileira no segundo gol de sua equipe, marcado por Camille Abily – o primeiro foi anotado por Allison Falk.

» Veja fotos da partida

Ao fim do confronto, Marta vibrou com a presença do público no Home Depot Center, local da partida, já que mais de 14 mil pessoas assistiram ao duelo – superando a expectativa do Los Angeles Sol. “O publico certamente nos ajudou nossa equipe”, disse a jogadora, eleita pela terceira vez seguida como a melhor do mundo em eleição da Fifa.

“Já participei de jogos internacionais com muitos torcedores, como na decisão da Copa da Uefa do ano passado (pelo Umea, da Suécia), quando havia 25 mil pessoas, mas não tinha atuado diante de uma torcida como essa”, afirmou Marta.

In http://esportes.terra.com.br/

“Portugal em alta”

Março 30, 2009

seleccao_aa1

 

A participação a todos os títulos notável da Selecção Nacional Feminina no Algarve Women’s Football Cup / Mundialito de Futebol Feminino 2009 – Portugal venceu três jogos e empatou um (precisamente o encontro de atribuição do 7º e 8º lugares, em que a nossa Selecção acabou por perder no desempate por grandes penalidades, diante da Finlândia) – fez com que a Equipa das Quinas subisse quatro lugares no Ranking FIFA, situando-se agora no 41º posto, o que representou a maior ascensão entre as selecções situadas no top-50.

 

Mais uma vez, o Algarve Cup operou alterações nos lugares cimeiros do Ranking FIFA. Embora os Estados Unidos tenham perdido a final da competição – ao saírem derrotados do embate com a Suécia, na transformação de grandes penalidades – conseguiram manter-se no topo da classificação, seguidos do Brasil e da Alemanha.

 

Suécia, Coreia do Norte, Dinamarca, Japão, França, Noruega e Inglaterra completam o “top-ten” da tabela.

 

Eis a classificação:

1. Estados Unidos: 2195 pts

2. Brasil: 2131

3. Alemanha: 2123

4. Suécia: 2090

5. Coreia do Norte: 2026

6. Dinamarca: 2018

7. Japão: 1985

8. França: 1983

9. Noruega: 1982

10. Inglaterra: 1963

(…)

41. Portugal: 1539.

.

In www.fpf.pt

20.ª Jornada: Várzea – Escola FC

Março 30, 2009

varzea_escola

Nem parecia este ser um dos jogos mais importantes da época para o EFC, tamanha foi a vontade e à-vontade demonstradas pelas meninas do Escola. Mas de facto era um jogo importantíssimo, e para o comprovar bastava olhar para as “bancadas” para se ver a grande claque que acompanhou e deu força à equipa.

O Escola entrou a todo o gás, querendo resolver logo o desafio para não dar qualquer esperança ao adversário. Foi então com naturalidade que as situações de golo foram surgindo junto da baliza da guarda redes do Várzea. A equipa da casa pouco ou nenhum perigo causou na primeira parte, limitando-se a defender e a tentar sair em contra-ataque. Mas, as meninas do Escola pecavam lá na frente por demorarem muito tempo a rematar, desperdiçando-se situações que poderiam ter causado grandes calafrios para a equipa da casa. Lembro-me assim de repente de três boas ocasiões para golo, cada uma protagonizada por uma das avançadas da equipa. Todas elas semelhantes entre si, em que o Escola aproveitava muito bem a menor velocidade das defesas adversárias para colocar as bolas nas costas para a velocidade de Catarina Almeida, Elsa, e Micaela. Além dessas três investidas mais perigosas, houve ainda um cabeceamento de Catarina Almeida ao qual se opôs com uma boa defesa a guarda-redes adversária. O 0-0 era algo injusto no final da primeira parte.

Dando sinais de que não estava satisfeito com o empate (apesar de ser suficiente), Luis Carlos lançou ao intervalo Ana Figueiredo para o lugar de Marta Lourenço. Fez recuar então Catarina Bernardes para o centro da defesa. E ainda se estava a defesa a recompor quando o Várzea, no primeiro remate digno desse nome, inaugura o marcador. As coisas podiam ter ficado “feias” para o lado do Escola não fosse o enorme “pulmão” de Catarina Almeida, que no minuto seguinte, rouba uma bola a uma adversária e remata já dentro da grande área para o golo do empate. O Escola voltava a renascer. Tornou a fazer pressão no último reduto da equipa do Várzea e dispõs de alguns remates (quase todos de fora da área) perigosos. No entanto, de contra-ataque, o Várzea conseguia causar agora mais perigo do que na primeira parte. E numa dessas investidas, há um remate colocadissimo ao poste esquerdo ao qual Neide se opõem com grande classe. O Escola dispõe então de alguns cantos quase seguidos conseguindo manter a pressão alta sobre o Várzea. E, por volta dos 60, 65 minutos Tânia consegue furar pelo lado esquerdo e centra a bola. Esta é já perto da pequena área, desviada por Teresa que trai assim a sua guarda-redes, pondo o Escola na frente do marcador. Estava o caminho aberto para a manutenção. Mas não foi sem sofrimento…

Por volta dos 70 minutos, Andreia é chamada para substituir Micaela, que devido à sua inexperiência e idade acusou um pouco a pressão do jogo e fez uma exibição uns furinhos abaixo do que esta talentosa menina é capaz. Pouco depois dos 80 minutos e na conversão de um livre, o Várzea consegue mandar uma bola para a área e uma jogadora da equipa da casa de cabeça consegue bater Neide pela segunda vez. Os corações começaram então a bater mais forte, pois estava tudo em aberto… O Escola conseguiu no entanto aguentar bem pressão, apesar de alguns breves periodos de desnorte que não causaram grande dano. Com a excepção de um livre já ao minuto 92, à entrada da área. Desse livre resulta um remate muito perigoso que passa a centimetros da barra. Podiam finalmente respirar de alivio as jogadoras, equipa tecnica, direcção e as dezenas de adeptos que viajaram desde Molelos para acompanhar a equipa.

Um empate com sabor a vitória que mantêm o já histórico EFC na primeira divisão do campeonato nacional de futebol feminino… Mas para a próxima, não nos façam sofrer tanto e resolvam por favor as coisas mais cedo! 😀

Um objectivo foi hoje alcançado, que era a manutenção. No próximo sábado as meninas do Escola vão lutar pelo outro objectivo, que é a Taça de Portugal, disputada em Cucujães contra o Boavista.

In http://www.escolafc.com/

Resultados 10.ª (20.ª) Jornada

Março 30, 2009

Já se encontram disponíveis alguns dos resultados da 10.ª Jornada da 2.ª Fase da II Divisão e da 20.ª Jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Futebol Feminino.

Obrigada pela colaboração para o preenchimento dos resultados.

1.ª Divisão 

2.ª Divisão – Apuramento

2.ª Divisão – Descida Zona A

2.ª Divisão – Descida Zona B

2.ª Divisão – Descida Zona C