Uma floresta em nossa casa.

21 julho, 2008

Jardim de Borboletas

Jardins de borboletas e observatórios são atrações turísticas populares que recebem muitos visitantes em alguns lugares do mundo.

No Brasil, temos vários. O Borboletário Flores que Voam, em Campos de Jordão, São Paulo, além de ser uma atração turística para a cidade, é um local de estudos, pesquisas e preservação do meio ambiente.

• Borboletário Flores que Voam
Campos do Jordão, SP
(12) 3663-6444

Outros, no Brasil:
• Borboletário do Jardim Botânico de Diadema
Diadema, SP
(11) 4059-7600

• Borboletário do Zoológico Municipal
Belo Horizonte, MG
(31) 3277-7259

• Borboletário do Parque das Aves
(45) 3529-8282
Foz do Iguaçu, PR

• Borboletário do Parque Naturalístico Mangal das Garças
Belém, PA
(91) 3242-5052


• Borboletário do Jardim Zoológico de Brasília
Brasília, DF
(61) 3345-3311

O Cecil B. Day Butterfly Center em Pine Mountain, cidade localizada no Estado americano de Geórgia, aloja 1.000 espécies de borboletas tropicais de cerca de 50 espécies em um ambiente de floresta recriada distribuída por 4,5 acres. Há uma sala que exibe continuamente o filme Wings of Wonder, um documentário sobre o ciclo de vida das borboletas. [fonte: Callaway Gardens e Wikipedia].


Borboleta no Borboletário Cecil B. Day Butterfly Center
Uma borboleta no Cecil B. Day Butterfly Center

Na Costa Rica, é possível encontrar o maior observatório de borboletas do mundo, com mais de 4.000 borboletas de 20 diferentes espécies. No La Paz Wildlife Garden National Park and Wildlife Refuge, os visitantes podem observar todos os estágios do ciclo de vida da borboleta em um laboratório. O abrigo afirma que até 55% das borboletas alcançam a idade adulta, enquanto a taxa de sobrevivência na natureza é de 5% [fonte: La Paz].

Jardins de Borboletas

Pessoas interessadas em atrair e conservar esses insetos alados estão criando verdadeiros Jardins de Borboletas em suas casas. O desmatamento acelerado, as queimadas, o uso de pesticidas e a conseqüente destruição do seu habitat natural diminuíram e muito sua população. Conservar o habitat é benéfico para nós também, já que elas são indicadores importantes da saúde de uma área. O declínio de populações de borboletas e de abelhas, entre outros animais, pode alertar as pessoas para um problema no ecossistema. Um Jardim de Borboletas não é muito complicado, e tem um atrativo que é fundamental para mim. Acho encantador observar o voo suave, o colorido fascinante das asas desses verdadeiros arco-íris alados. Como dizia o poeta:

          Passa uma borboleta por diante de mim
          E pela primeira vez no Universo eu reparo
          Que as borboletas não têm cor nem movimento,
          Assim como as flores não têm perfume nem cor.
          A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
          No movimento da borboleta o movimento é que se move,
          O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
          A borboleta é apenas borboleta
          E a flor é apenas flor. 

          Alberto Caeiro - O Guardador de Rebanhos
Quem gosta desses bichinhos coloridos e encantadores pode reservar um cantinho do jardim ou, porque não um jardim inteiro dedicado a elas. Afinal, quando as borboletas descobrem essa fonte de néctar, elas ficam por perto para vermos com mais freqüência a cor que tem cor nas asas da borboleta.

Bom, mas tem uma faceta desse jardim que não considero nada agradável. Se estudarmos um pouco sobre a biologia da borboleta, veremos que elas nem sempre são tão atrativas. Há um período de suas vidas que vivem como lagartas. O estágio da lagarta, ou larva, pode durar apenas 12 dias em climas quentes, ainda bem. Nada contra os bichinhos, apenas os considero repulsivos e nojentos. Enfim, se quiser as borboletas, vou ter que encarar esse estágio da vida delas.

Metamorfose da borboleta-coruja

Um santuário que supra as necessidades básicas desses insetos precisa ter:
  • Plantas hospedeiras - fonte de alimento para a lagarta e local onde as borboletas colocam ovos.
  • Plantas de néctar - flores brilhantes e coloridas onde o néctar (alimento da borboleta) é facilmente acessível.
  • Outras fontes de alimento - borboletas às vezes comem mais que néctar de flores. Elas podem se alimentar de frutas maduras, seiva de árvore e até mesmo de carniça e estrume!
  • Abrigo - contra os predadores e sol ou chuva intensos. Lagartas e borboletas gostam de descansar em restos de folhas ou sob galhos caídos.
  • Sol - borboletas normalmente tomam banho de sol em pedras ou galhos com as asas abertas para absorver o calor do sol, porque precisam de calor para funcionar.
  • Água - as borboletas precisam de água fresca regularmente e também precisam consumir sais e aminoácidos que conseguem no solo do jardim. Deixar água gotejar em um ponto de solo liso vai criar uma poça onde as borboletas podem se reunir e beber os nutrientes necessários e ausentes de suas dietas.
Mais detalhes em:

                         Como fazer um Jardim de Borboletas Parte1

                         Como fazer um Jardim de Borboletas Parte 2

Fases do ciclo de vida da Borboleta

Um comentário:

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Que lindo o seu blog e q. texto maravilhoso. Não pare de escrever, nós precisamos dessas iniciativas. Gostaria q. visitasse meu blog. Adorei sua matéria sobre o borboletário, parabens !

Bjs.

eXTReMe Tracker