segunda-feira, 5 de abril de 2010

tecnologia no Japão


O Japão é um país unico se tratando de desenvolvimento de tecnologia, compará-lo com o Brasil ou outros países que ainda se encontram em desenvolvimento seria até uma covardia, tendo em mente que eles se aplicam mesmo para conseguir bons resultados nesse setor.

Não só nesse também, mas como em muitos outros, eles estão sempre em destaque! Lembrando sempre que a tecnologia em que eles procuram priorizar é mais ligada a robótica e também aparelhos eletrodomésticos entre outras utilidades, o que por natureza requer muito estudo





Os grandes avanços tecnológicos japoneses começaram à partir da era MEIJI, com o fim dos shogunatos japoneses no .
século XIX e com a abertura dos portos depois do bombardeio naval americano na baia de Tóquio que forçaram o Japão a abrir seus portos. Também começava aí o imperialismo japonês (o Japão antes estava isolado do mundo exterior).

Tudo isso culminou na Segunda Guerra e no final de 1945, toda a indústria japonesa estava arrasada.
A principio, queriam transformar o Japão em um país agricola mas com o avanço do comunismo, o Ocidente preferiu re-erguer o Japão através do Plano Marshall.

Na década de 50, a Industria japonesa já estava novamente operacional graças ao investimento maçiço em educação.

Nas décadas de 50, 60 e 70 o Japão copiava os produtos ocidentais (câmeras, relógios, brinquedos, TVs, etc) de baixa qualidade mas com preços igualmente baixos (exatamente a mesma receita que a China e os tigres asiáticos seguem) e na década de 80, investiram pesamente em qualidade mudando totalmente e criando os conceitos de produtividade e qualidade total que existem hoje.

Hoje, é o segundo maior PIB do mundo de aprox. 4 Trilhões de dólares (atrás dos States que geram 13 Trilhões) e na frente de Alemanha (quase 3 trilhões) e China (2,6 trilhões anuais). e tem alto desenvolvimento tecnológico em diversos setores como computacional, automobilistico e eletronico.

Exemplos disso são: A Toyota, a maior montadora do mundo (recentemente passou a GM) e suas outras montadoras de renome (Nissam e Honda). Na área computacional, os maiores SuperComputadores (Earth Simulator da NEC) disputam com a IBM americana a líderança no setor (Blue Gene da IBM) e nos eletrônicos com diversos fabricantes de renome como JVC, Sony, Toshiba, etc.

No campo da robótica, possuem o robô mais avançado do mundo, pertencente a HONDA (ASIMO) e na área de telecomunicações, já estão gerações à frente do restante do mundo (ex: 4G para celulares e banda ultra-larga de mais na ordem de GIGABIT no acesso residencial)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário