quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O Brasão do Curso de Letras

Saudações!


BRASÃO DAS LETRAS - UFV
Você, estudante de Letras, já parou pra pensar no significado do brasão que muitos estudantes do curso ostentam no peito?

A idéia de cunhar o Brasão do Curso de Letras da UFV nasceu em 2006, mas foi amadurecendo ao longo das lutas junto ao DCE (graças ao instinto de identidade estudantil) e à medida que o amor pelas Letras foi se confirmando - tudo em contraste e por oposição à vergonhosa administração do reitor Carlos Sediyama. Em outras palavras, a idéia (e a vontade!) do brasão nasceu do triste sentimento de ver o curso de Letras - tão estimado - ser ofuscado pela administração de uma Universidade elitista que se pauta nas Agrárias, fato realçado durante a gestão do supracitado e desprezível reitor.

O brasão foi desenhado com base, primeiramente, nos moldes do brasão oficial da UFV, no intuito de marcar a oposição simbólica de um curso das Humanas a uma Universidade "Agrária". Um outro fator é que o brasão foi idealizado com base em regras de heráldica, a arte do brasonar. Daí a escolha cuidadosa das cores e dos desenhos. Os unicórnios, por exemplo, símbolo que mais chama atenção no NOSSO brasão, é o protetor das Letras e das Artes, segundo a Heráldica. A chave, erguida no canto esquerdo do escudo (imagine que você porte o escudo), simboliza a vontade de abrir os caminhos para o curso - dever de todos nós - e para o conhecimento. Tudo no brasão tem um significado. Cabe a nós, estudantes de Letras da UFV como um todo, independentemente da filiação a outros grupos, mostrarmos que temos a nossa marca e nossa voz nesta universidade "Agrária".

Um comentário:

Vinícius Rennó disse...

Ficou ótimo o texto, Lucas. Meus parabés. =]