Centro Clínico Metrópolis
Av. L2 Sul, Quadra 607, Sala 101
CEP.: 70.200-270

Fone: (61) 3442-1200


Fale Conosco:
clinica@clinicarios.com.br

.: Estética Dental

A odontologia estética, que visa corrigir problemas que prejudicam a beleza dos dentes, tem avançado muito com o desenvolvimento de materiais que aderem ao dente com pouco ou até sem nenhum desgaste.

Para que o tratamento estético possa ser realizado a gengiva deve estar sadia para completando o conjunto de um sorriso harmônico.

Os resultados são surpreendentes, pois é possível reconstituir os dentes, dar-lhes forma ideal, fechar espaços e ainda clarear os que estão escurecidos. Os materiais que permitem essa verdadeira cirurgia plástica dentária são as resinas compostas.

Dentes manchados, escurecidos, curtos, tortos e muito separados deixam o sorriso feio, o que , muitas vezes, ofusca a beleza de todo o rosto. Essas imperfeições também inibem um sorriso largo e espontâneo, podendo tornar a pessoa complexada e atrapalhar o seu convívio social. Por esses motivos, é fundamental cuidar da aparência dos dentes.

:: Perguntas mais freqüentes

O que é faceta (laminado de porcelana)?

O laminado é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.

Em que situação é recomendada?

A faceta Efeminada geralmente é recomenda da por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, podem corrigir o aspecto anatômico de dentes mau forcados.

É uma novidade na Odontologia?

Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.

Qual a vantagem desse tratamento?

A vantagem primordial consiste na preservação de maior quantidade de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

Substitui a coroa de jaqueta?

Com certeza, nos casos onde é apenas necessário restaurar a face (face anterior) dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação de jaqueta ou coroa metalocerâmica.

É resistente?

Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Destaca-se facilmente?

Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).

A cor se mantém?

Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material sofrem alteração depois de vários anos.

Precisa de controles e manutenção periódicos?

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial,'da junção dente-restauração.

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?

Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.

O custo é alto?

O custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica.

Qual a durabilidade?

A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente e durável. A odontologia estética, que visa corrigir problemas que prejudicam a beleza dos dentes, tem avançado muito com o desenvolvimento de materiais que aderem ao dente com pouco ou até sem nenhum desgaste.

Para que o tratamento estético possa ser realizado a gengiva deve estar sadia para completando o conjunto de um sorriso harmônico.

Os resultados são surpreendentes, pois é possível reconstituir os dentes, dar-lhes forma ideal, fechar espaços e ainda clarear os que estão escurecidos. Os materiais que permitem essa verdadeira cirurgia plástica dentária são as resinas compostas.

Dentes manchados, escurecidos, curtos, tortos e muito separados deixam o sorriso feio, o que, muitas vezes, ofusca a beleza de todo o rosto. Essas imperfeições também inibem um sorriso largo e espontâneo, podendo tornar a pessoa complexada e atrapalhar o seu convívio social. Por esses motivos, é fundamental cuidar da aparência dos dentes.

.: Clareamento dental

A aparência estética é determinante no convívio social, ambiente de trabalho e para a auto-estima. E hoje a odontologia pode atender rapidamente a essa expectativa.

Não basta ter dentes bem constituídos, eles devem apresentar coloração branca, que significa sobretudo jovialidade, beleza e higiene.

O clareamento dental está entre os procedimentos dentais cosméticos mais populares porque ele pode melhorar de maneira significante o aspecto dos dentes, a um custo muito mais baixo e menos inconveniente do que outras técnicas, como as coroas. 

Existem duas abordagens principais no clareamento dental: o clareamento feito no consultório e aquele feito em casa. As duas abordagens podem ser igualmente eficientes, mas, o procedimento feito em consultório, tem a vantagem de permitir que o dentista supervisione o processo - e seu progresso - mais de perto. 

O clareamento no consultório

Clareamento dental a laser é um procedimento clínico que há alguns anos vem sendo utilizado em consultório. O Laser é irradiado sobre o agente clareador, a base de H2O2, que se quebra e reage com os cromóforos presentes nas estruturas dentais

Com o avanço tecnológico, surgiram técnicas de clareamento dental mais eficientes, melhorando a segu-rança e diminuindo o tempo de tratamento.

Hoje, existem aparelhos emissores de luz específicos para o clareamento dentário. Dentre eles, destacam-se o LASER(Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) e LED'S (Light Emission Diode), usados em consultório. O produto mais utilizado nesta técnica é o peróxido de hidrogênio a 35%

O clareamento caseiro

O produto usado no clareamento caseiro é um gel de peróxido de carbamida, cuja as concentrações podem variar entre 10, 16 e 22%

Cuidados Prévios

  1. Cáries, restaurações defeituosas, problemas periodontais, ortodontia ou qualquer outro tratamento para correção de problemas bucais, agudos ou crônicos, deverão ter prioridade sobre o clareamento dental.

  2. O clareamento só vai ocorrer nos dentes e não será efetivo em restaurações de resina ou porcelana já existentes. Isso nos adianta que, na grande maioria dos casos, haverá a necessidade de trocar tais restaurações após o clareamento porque elas ficarão mais escuras do que os dentes clareados.

  3. O outro fator diz respeito ao tempo de espera que devemos respeitar para que possamos trocar restaurações adesivas após o clareamento. Deve-se esperar no mínimo 2 semanas até que possamos restaurar os dentes. Isso ocorre porque o oxigênio residual oriundo do tratamento clareador interfere no mecanismo de adesão das restaurações estéticas

Técnica

•  Seu dentista começará fazendo um histórico completo do caso para saber como os dentes mudaram de cor. Tipos diferentes de manchas - aquelas causadas por tetraciclina, cigarros ou café, por exemplo - respondem de maneira diferente ao tratamento.

•  Seu dentista provavelmente irá fotografar os dentes, o que servirá como referência para monitorar o progresso do tratamento. O dentista também irá determinar o tipo e gravidade da mancha.

•  Seu dentista aplicará um gel nas gengivas para protegê-las do agente clareador. Em seguida, o produto será aplicado. A substância mais comum utilizada para clareamento no consultório é o peróxido de hidrogênio. Alguns agentes clareadores são ativados por luzes especiais.

•  Se seus dentes estiverem muito manchados, você pode precisar de um clareamento mais intenso do que aquele que pode ser realizado no consultório. Seu dentista pode lhe fornecer uma moldeira feita sob medida, que é preenchida com um gel clareador e que deve ser utilizada várias horas por dia, geralmente durante a noite.

•  O clareamento normalmente não causa efeitos colaterais, embora algumas pessoas possam exibir um aumento temporário na sensibilidade dos dentes. Também pode ocorrer leve irritação das gengivas.

Envelhecimento:

Nossos dentes também acompanham o processo natural de envelhecimento do corpo. Os tipos e intensidades das descolorações dependerão da mistura de fatores genéticos, ambientais, do uso e abuso de determinadas substâncias e dos hábitos. Exemplo: Tabagismos, uso do café, traumas, desgaste dental, aumento da formação da dentina, etc.

:: Perguntas mais freqüentes

Meus dentes podem ser clareados?

Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

A mídia divulgou que o clareamento doméstico poderia potencializar o aparecimento do câncer. É verdade?

Essa informação não tem fundamento. Tanto que a FDA (Food and Drug Adtninistration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais, que são usados indiscriminadamente pela população Essas entidades também não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.

O dente clareado fica enfraquecido?

Não. A estrutura dental não é afetada.

Posso fazer clareamento em qualquer idade?

Sim. Não há contra-indicação específica quanto à idade. A partir dos 15 anos, é aceitável.

Durante o clareamento, o que não devo fazer?

  1. Fumar durante o tratamento.
  2. Tomar café, chá, Coca-Cola em excesso.
  3. Faltar aos controles marcados pelo dentista.
  4. Emprestar o produto para outras pessoas.
  5. Deixar de seguir à risca as orientações do dentista.
  6. Deixar de informar sobre possíveis efeitos adversos.

O dente clareado pode escurecer novamente?

Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites.

Quais seriam então os fatores causadores do manchamento dos dentes?

Dentes que sofreram algum tipo de trauma ou foram submetidos a tratamento de canal, tendem a apresentar alterações de cor que variam do amarelo ao cinza.

Podemos notar que as pessoas mais jovens geralmente apresentam dentes mais brancos. Por que esta diferença?

A idade é um outro fator que causa um mcerto escurecimento dos dentes. Com o passar do tempo, há formação de uma dentina mais mineralizada e escura. Além disso os desgastes fisiológicos, ocorridos ao longo dos anos, são notados. É importante lembrar que a colo-ração dentária é uma particularidade de cada um e não é raro encontrarmos jovens com dentes de cor amarelada.

A alimentação também influencia na cor dos dentes?

Pigmentos da alimentação alteraram gradativamente a cor dos dentes, sobretudo: café, nicotina, refrigerantes, vinhos, chás e outros. Por isso a importância da higiene dental logo após a alimentação.

Como então conseguimos clarear os dentes?

As técnicas para o clareamento dentário são a caseira e a realizada em consultório. A correta técnica caseira é executada pelo paciente, com o uso de moldeiras e super-visionada pelo dentista.

As duas técnicas são eficazes?

Sim, as duas são eficazes. Contudo devem ser consi-deradas as necessidades de cada paciente tais como tem-po que ele dispõe, adaptação para realizar os procedimentos necessários e conforto.