Pages

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aula Prática de Biologia - Microscopia Ótica


Professor: CLÁUDIO AVELINO DA COSTA

Aula Prática: MICROSCOPIA ÓTICA

Objetivo(s): Definir os procedimentos para observação de materiais de muito pequeno tamanho por um método de microscopia óptica além de enfatizar medidas preventivas para evitar acidentes que possam danificar o equipamento, o objeto da observação ou que ponham em risco a saúde do observador, bem como os procedimentos de limpeza do instrumento e dos materiais utilizados.

Informações: O Microscópio Ótico ou Microscópio de Luz é um instrumento usado para ampliar, através de imagens, estruturas que não podem ser vistas a olho nu. A luz, ao atravessar objetos finos e translúcidos, é dirigida por lentes, fornecendo uma imagem ampliada. No microscópio ótico, a luz proveniente dos objetos enxergados atravessa as lentes objetivas e oculares e chega ao olho do observador. O aparelho é constituído basicamente por uma parte mecânica que serve de suporte, e uma parte óptica, constituída por três sistemas de lentes: o condensador, as objetivas e as oculares.

Material:

1. Amostra
2. Microscópio Ótico
3. Lâmina de Vidro
4. Lamínulas

A T E N Ç Ã O:

1. Nunca tocar com os dedos o material óptico das objetivas.
2.Ter cuidado especial quando utilizar as objetivas de maior aumento, uma vez que a distância de trabalho é realmente pequena e se pode, acidentalmente, tocar a amostra com a objetiva durante o procedimento para focar a imagem.

Procedimento Experimental:

1. Preparar a amostra: colocar inicialmente reduzida quantidade da amostra sobre uma lâmina de vidro. Em seguida, depositar em cima da amostra a lamínula.
2. Ligar o microscópio e colocar a objetiva de aumento mínimo em posição de observação. No aumento mínimo a objetiva trabalha a uma distância maior da amostra.
3. Colocar a lâmina com a amostra que será observada sobre a platina do microscópio.
4. Verificar se a intensidade da luz está apropriada.
5. Focar a imagem, aproximando a objetiva da amostra com a ajuda do sistema macrométrico e micrométrico, ajustando até a visualização da imagem com a nitidez desejada.
6. Girar o revólver, colocar a objetiva de aumento superior em posição de observação e focar a imagem novamente. Repetir a operação até colocar a objetiva com o aumento de observação desejado.
7. Realizar uma varredura na amostra mediante o deslocamento da lâmina com o comando de Charriot. Para efetuar uma boa varredura deve-se realizar movimentos em forma de muralha tanto na horizontal como na direção vertical.
8. Terminada a observação, afastar a objetiva da amostra com o auxílio do sistema micrométrico e macrométrico.
9. Girar o revólver até ajustar a objetiva de menor aumento em posição de observação e então retirar a amostra.

Procedimento de limpeza:

1. Limpar as objetivas com um chumaço de algodão (o mais puro possível). Para eliminar o resto de material graxo, pode-se empregar uma mistura de álcool e éter. Esta mistura é útil para todas as objetivas, porém não é conveniente exceder na limpeza quando não houver necessidade.
2. Para limpeza das oculares, recomenda-se o uso de uma pêra de borracha para promover um fluxo enérgico de ar para remoção de partículas pulverulentas depositadas. Porém, é frequente encontrar nas oculares, material graxo proveniente do próprio usuário. Neste caso, a limpeza pode ser realizada com um chumaço de algodão hidrófilo, muito limpo e ligeiramente umedecido em um sabão neutro, aplicando com um movimento circular do centro para fora e deixando que água se evapore. Posteriormente, eliminam-se os restos de sabão com um chumaço de algodão seco.

Registro dos Resultados: Na apresentação do Microscópio Ótico, detalhando suas partes e respectivas funções, bem como a apresentação dos materiais necessários para se utilizar o microscópios em estruturas e/ou seres microscópicos, foram feitas diversas perguntas sobre o tema da aula prática. Perguntas essas que foram respondidas corretamente, demonstrando que os alunos prestaram atenção nas explicações. No manuseio do equipamento, precisamente na microscopia, foi detectado certo receio em manusear o microscópio e o material a ser observado contido nas lâminas que serviram de exemplos de material a ser estudado. Receio esse que foi justificado pela falta de prática e pelo medo de danificar o microscópio. Nesta aula prática foi informado aos alunos que o laboratório de Biologia e Química da nossa escola só possuia um Microscópio Ótico, quantidade que é tecnicamente impossível de se obter resultados de aprendizagem e pesquisas em menor espaço de tempo.
 _________________________________________________________
Agradeço à Mestra ROBERTA ARAÚJO CISNEIROS por sua rapidez e humildade em prestar auxílio a um pedido de orientação feito por mim, e a sua habilidade e precisão no manuseio do microscópio ótico foi uma verdadeira aula de compromisso com a educação, servindo como incentivo para as nossas futuras práticas em nosso laboratório. Do seu fã número 1, CLÁUDIO AVELINO DA COSTA.
Superando todos os obstáculos
Aula Prática aplicada no 3º Ano Naranja no dia 28/03/2011.

Descobrindo o Mundo Microscópico
Aula Prática aplicada no 2º Ano Red no dia 28/03/2011.

Pondo em prática os ensinamentos teóricos sobre Microscopia Ótica.
Aula Prática aplicada no 2º Ano Pink no dia 29/03/2011.

Boa concentração na aula teórica sobre Microscopia Ótica.
A ansiedade na prática alimentada pela curiosidade.
Aula Prática aplicada no 3º Ano Blanco no dia 31/03/2011.

Microscópio, uma janela para um novo mundo.
Aula Prática aplicada no 2º Ano Orange no dia 31/03/2011.

A paciência é a maior virtude.
Aula Prática aplicada no 2º Ano Blue no dia 31/03/2011.

3 comentários:

  1. as fotos ficaram muito boas,tem a foto da sala Red que amo,queria voltar pra lá...

    ResponderExcluir
  2. Amo as aulas de química e muiito show meuu!!!
    Ainda mais com esse maravilhoso profissional que é o Prof° Ricardo o melhor prof° de Química
    chega eu fico inspirada , feliz quando é sua aula .....
    Além de disso tudo é química néhh gente , Valorizo muiito a Química!



    Prf° Ricardo o senhor é show d+++ sabe o que é amar suas aulas,é eu todinhaaa amo amo amo suas aulas amo amo amo química!!! D++++ Bjsss xauu

    ResponderExcluir
  3. Melhores professores do meu tempo: Roberta, Ricardo e Marleide....

    Saudade de vocês...

    Turma Rosa 2006-2008

    ResponderExcluir