Google

O que são rede wireless?

A palavra wireless provém do inglês: wire (fio, cabo); less (sem); ou seja: sem fios. Wireless então caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos. Uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Pela extrema facilidade de instalação e uso, as redes sem fio estão crescendo cada vez mais. Dentro deste modelo de comunicação, enquadram-se várias tecnologias, como Wi-Fi, InfraRed (infravermelho), bluetooth e Wi-Max.

Seu controle remoto de televisão ou aparelho de som, seu telefone celular e uma infinidade de aparelhos trabalham com conexões wireless. Podemos dizer, como exemplo lúdico, que durante uma conversa entre duas pessoas, temos uma conexão wireless, partindo do principio de que sua voz não utiliza cabos para chegar até o receptor da mensagem.

Nesta categoria de redes, há vários tipos de redes que são: Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL (Wireless Local Loop) e o novo conceito de Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network).

As aplicações de rede estão dividas em dois tipos: aplicações indoor e aplicações outdoor. Basicamente, se a rede necessita de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é realizada por uma aplicação outdoor (dois prédios de uma mesma empresa, por exemplo). A comunicação dentro de cada um dos prédios é caracterizada como indoor. A comunicação entre os dois prédios é realizada por uma aplicação outdoor.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Dicas de segurança para sua rede wireless

Segurança em redes wireless ainda é um assunto tratado de forma muito delicada, tanto pelos que são usuários da tecnologia, quanto pelos os fabricantes de equipamentos. Segurança, apesar de ser um item fundamental em qualquer projeto de rede, ainda é tratada com certo descaso por aqueles que estão montando uma pequena rede. Apesar dos recursos de segurança atuais não serem 100% invioláveis, é sempre bom garantir, ao máximo, que seu ambiente e possíveis dados estejam bem guardados.

Para dificultar ao máximo invasões indesejadas em sua rede particular e manter vizinhos bisbilhoteiros longe dos seus arquivos, você pode tomar algumas precauções que veremos a seguir.

1) Habilite e configure a encriptação de dados.
Utilizar a encriptação de dados é a melhor coisa que você pode fazer para começar a melhorar sua segurança. O método de encriptação mais comum é o WEP (wired equivalent privacy), que lhe permite criar chaves de 64, 128 ou 265 bits. Outros métodos, como o WPA (Wi-Fi Protected Access), também podem ser utilizados, sempre levando em consideração que a encriptação, apesar de ser um item fundamental, não é a garantia de uma rede impenetrável. O novo protocolo Wi-Fi 802.11i especificado pelo IEEE há pouco tempo , além das chaves convencionais, também traz o sistema AES (Advanced Encryption Standard) que demonstra ser um grande avanço no que diz respeito ao Wi-Fi e seu futuro. Sem dúvidas, uma rede com dados encriptados, provavelmente espantará 99% dos curiosos de plantão, já que a quebra de chaves de 256 bits ainda não é uma tarefa para qualquer um.

2) Defina um SSID.
SSID (service set identifier) é o nome do seu ponto de acesso, que equipamentos visitantes precisam saber para conectar-se a ele. Pontos de acesso costumam vir com SSIDs padrão de fábrica: nomes como Linksys, Default, 3Com, são alguns dessa longa lista. Um SSID padrão como esses pode ser uma informação bastante útil para quem está tentando invadir uma rede wireless, afinal, sabendo qual a marca e modelo de determinado aparelho, fica fácil arriscar e tentar encontrar o endereço IP, usuário e senha do mesmo. Um SSID padrão geralmente significa que a rede foi configurada por alguém com muita pressa e/ou pouco conhecimento.

3) Mude a senha de administrador do seu hotspot.
Uma vez com o SSID padrão em mãos, é muito simples chegar ao endereço IP, pelo qual é possível ter acesso ao módulo de administrador do aparelho. Cada fabricante tem um padrão de endereço IP que é configurado de fábrica, ou quando é dado reset no aparelho, por isso é importante habilitar a senha do módulo administrador do seu ponto de acesso. Com a senha habilitada, mesmo que o invasor consiga o número IP do seu ponto, ele não terá como ir adiante e entrar no módulo de administração, conseguindo informações valiosas para quem está atacando.

4) Use filtros MAC
Se possível, defina no hotspot quais são os endereços MAC das máquinas autorizadas a se conectar(muitos equipamentos permitem isso). Também limite o número de endereços IPs fornecidos pelo servidor DHCP do seu ponto.

5) Desligue o broadcast do SSID.
O envio do nome SSID pelo sinal é bastante útil nos casos onde o acesso do ponto é aberto ao público, pois quem se conecta precisa saber o nome do SSID para efetuar a conexão. Em redes sem visitantes (apenas computadores que raramente mudam) é possível desligar o envio do SSID pelo sinal, informando manualmente esse nome aos dispositivos autorizados a conectar-se ao ponto. Dessa forma, um estranho pode até saber que a sua rede está ali, mas terá isso como um desafio a mais na hora de invadir o seu ambiente. Caso a sua opção de broadcast de SSID esteja habilitada, o ideal então é mudar o nome padrão para algum outro.

6) Regule a intensidade do sinal.
Este, talvez, seja o ponto onde a maioria acaba por pecar ao instalar uma rede sem fio. A maior parte dos aparelhos permite que você configure a força do sinal, reduzindo ao máximo os sinais que ultrapassam os limites físicos de seu ambiente, impedindo que ele chegue ao alcance do vizinho curioso. O ideal é ir abaixando o sinal aos poucos e testando nos vários pontos da casa ou ambiente. Assim, você dificulta ao máximo uma invasão via rádio, já que a grande maioria dos curiosos de plantão não vai estar equipada com antenas direcionais de alto ganho.

Caso sua rede wireless precise de um nível de segurança maior que a alcançada através das medidas acima, isso indica que ela precisa ser desenhada e implementada por especialistas. Redes para escolas, locais públicos, médias e grandes empresas, condomínios, etc, precisam ser muito bem projetadas. O projeto de uma rede com tamanha importância ou proporções leva em conta fatores como clima e topografia, tarefa que é executada por empresas especializadas.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger