30 de março de 2010
29 de março de 2010
Edital de concessão de bolsa
Já saiu o edital de concessão de bolsa de estudo, os interessados devem se informar na secretaria do Cefar.
Lembrando que o candidato à bolsa deverá apresentar a documentação comprobatória de renda completa e estar em dia com as mensalidades de fevereiro e março.
Atenção, leia o edital com muita atenção.
Confira pelo link: Edital
Lembrando que o candidato à bolsa deverá apresentar a documentação comprobatória de renda completa e estar em dia com as mensalidades de fevereiro e março.
Atenção, leia o edital com muita atenção.
Confira pelo link: Edital
25 de março de 2010
Recital de alunos
A Orquestra Clássica do Cefar abre a temporada 2010 de Recitais de Alunos. A orqestra convida duas ex-alunas da classe da professora Elisete Xavier para executar os três primeiros movimentos do mais conhecido Stabat Mater musicado, o do italiano Giovanni Batistta Pergolesi.
Confira no programa abaixo outras atrações do recital, dentre elas o Coral do Cefar.
Coordenação: Profa. Jacyara de Araújo
Programa
1- ORQUESTRA CLÁSSICA DO CEFAR
Coordenadora: Profa. Gláucia Barros
GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI
Stabat Mater
Grave
Andante
Larghetto
Regência: Fernando Peixoto
Soprano: Fernanda Araújo*
Mezzo Soprano: Luciana Tolentino*
Violino: Alexsander Souza (spalla), Josef Mendonça, João Higino, Lucas Cortez, Higor Mendonça, Jéssica Stephani, Thiago Henrique, David Ferraz, Kenia Barroso, Greyci Silva, Ednom Zimerer, Hyrla Miranda Viola: Gabriel Freitas, Tiago Guedes, Romulo Salobreña Cello: Vanilce Peixoto, Thiago Diniz, Ana Cristina, Mariah Cunha Baixo: Paulo Moreira Oboé: Allyson Henrique, Rosana Guedes
2- CORAL DO CEFAR
Coordenadora: Profa. Vivian Assis
ANÔNIMO
Tourdion
ASTOR PIAZZOLLA E HORÁCIO FERRER
Chiquilim de Bachin
Regência: Profa. Vivian Assis
Piano: Profa. Renata Ciccarini
3- LUÍS BONFÁ E ANTÔNIO MARIA
Manhã de Carnaval
Arranjo: Baden Powell
Violão: Thiago Diniz
Contrabaixo: Paulo Moreira
4- LUDWING VAN BEETHOVEN
Allegro und Menuett
Flautas: Nayara Nogueira
Prof. Alexandre Braga
5- JOHANN SEBASTIAN BACH
Sonata para Flauta e Baixo Contínuo, BWV 1033
III Adágio IV Menuett I e II
Flauta: Gabriel Penido
Piano: Profa. Riane Menezes
6- MIGEL LLOBET
El Testamen de Amélia
EDUARDO SAINZ DE LA MAZA
Habanera
Violão: Fernando Peixoto
7- G. F. HANDEL
Cantate Dominum
Trompetes: Marcos Maciel,
Thiago Brás,
Richard Cardoso,
Daniel Silva.
8- OSVALDO LACERDA
Poemeto
Flauta: Nayara Nogueira
Piano: Profa. Riane Menezes
9 - ROBERT SCHUMANN
Der Nussbaum
Canto: Joyce Braga
Piano: Profa. Riane Menezes
10 - DAVID FRIEDMAN
Texas Hoedown
Vibrafone: Rafael Bizzotto
Serviço:
Evento: Recital de Alunos do Departamento de Música - CEFAR
Data: 29 de abril
Horário: 18h30h
Local: Juvenal Dias
Valor: Entrada franca
Faixa Etária: livre
Balcão de informações: (31) 3236-7400
Confira no programa abaixo outras atrações do recital, dentre elas o Coral do Cefar.
Coordenação: Profa. Jacyara de Araújo
Programa
1- ORQUESTRA CLÁSSICA DO CEFAR
Coordenadora: Profa. Gláucia Barros
GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI
Stabat Mater
Grave
Andante
Larghetto
Regência: Fernando Peixoto
Soprano: Fernanda Araújo*
Mezzo Soprano: Luciana Tolentino*
Violino: Alexsander Souza (spalla), Josef Mendonça, João Higino, Lucas Cortez, Higor Mendonça, Jéssica Stephani, Thiago Henrique, David Ferraz, Kenia Barroso, Greyci Silva, Ednom Zimerer, Hyrla Miranda Viola: Gabriel Freitas, Tiago Guedes, Romulo Salobreña Cello: Vanilce Peixoto, Thiago Diniz, Ana Cristina, Mariah Cunha Baixo: Paulo Moreira Oboé: Allyson Henrique, Rosana Guedes
2- CORAL DO CEFAR
Coordenadora: Profa. Vivian Assis
ANÔNIMO
Tourdion
ASTOR PIAZZOLLA E HORÁCIO FERRER
Chiquilim de Bachin
Regência: Profa. Vivian Assis
Piano: Profa. Renata Ciccarini
3- LUÍS BONFÁ E ANTÔNIO MARIA
Manhã de Carnaval
Arranjo: Baden Powell
Violão: Thiago Diniz
Contrabaixo: Paulo Moreira
4- LUDWING VAN BEETHOVEN
Allegro und Menuett
Flautas: Nayara Nogueira
Prof. Alexandre Braga
5- JOHANN SEBASTIAN BACH
Sonata para Flauta e Baixo Contínuo, BWV 1033
III Adágio IV Menuett I e II
Flauta: Gabriel Penido
Piano: Profa. Riane Menezes
6- MIGEL LLOBET
El Testamen de Amélia
EDUARDO SAINZ DE LA MAZA
Habanera
Violão: Fernando Peixoto
7- G. F. HANDEL
Cantate Dominum
Trompetes: Marcos Maciel,
Thiago Brás,
Richard Cardoso,
Daniel Silva.
8- OSVALDO LACERDA
Poemeto
Flauta: Nayara Nogueira
Piano: Profa. Riane Menezes
9 - ROBERT SCHUMANN
Der Nussbaum
Canto: Joyce Braga
Piano: Profa. Riane Menezes
10 - DAVID FRIEDMAN
Texas Hoedown
Vibrafone: Rafael Bizzotto
Serviço:
Evento: Recital de Alunos do Departamento de Música - CEFAR
Data: 29 de abril
Horário: 18h30h
Local: Juvenal Dias
Valor: Entrada franca
Faixa Etária: livre
Balcão de informações: (31) 3236-7400
22 de março de 2010
Reunião com alunos.
Atenção todos alunos da música, a coordenação do Cefar convoca.
Nosso novo coordenador, Werner Silveira convoca para reunião na sala Juvenal Dias as 17:00 horas do dia de 25 março, próxima quinta feira.
Ele pede a presença de todos no intuito de alcançar o máximo aproveitamento neste encontro e, principalmente, esclarecendo assuntos pertinentes à escola, seu funcionamento e seus alunos.
Avisa também que todas as aulas, coletivas ou individuais que coincidirão com esta reunião já foram previamente canceladas.
A presença de todos é importante para o bom resultado da reunião.
Será dada a palavra aos alunos. A nova coordenação tem interesse em conhecer a visão do aluno do Cefar.
Esta reunião acontecerá somente com o Werner e os alunos.
Sejam todos bem vindos.
Fernando Peixoto.
21 de março de 2010
Grupos de pesquisa do CEFAR
- Grupo de Pesquisa em Música Eletroacústica
O grupo pesquisa conceitos e práticas da composição e improvisação musical utilizando recursos eletroacústicos e digitais. Os encontros acontecem toda terça, das 15h às 18h, no Laboratório de Trilha Sonora do CEFAR. Coordenação do professor Ricardo Garcia. Atividade gratuita aberta para o público interessado.
- Grupo de Pesquisa em Corpo Sonoro
O grupo pesquisa as possíveis relações do som com o corpo no trabalho expressivo do atuante. Os encontros acontecem toda as quarta-feira, das 15h às 17h30, na Sala Laboratório do CEFAR, com coordenação dos professores Ricardo Garcia e Lenine Martins. Atividade gratuita aberta para o público interessado.
Mais informações diretamente com o CEFAR pelos telefones 3236-7307 ou 3236-7308.
O grupo pesquisa conceitos e práticas da composição e improvisação musical utilizando recursos eletroacústicos e digitais. Os encontros acontecem toda terça, das 15h às 18h, no Laboratório de Trilha Sonora do CEFAR. Coordenação do professor Ricardo Garcia. Atividade gratuita aberta para o público interessado.
- Grupo de Pesquisa em Corpo Sonoro
O grupo pesquisa as possíveis relações do som com o corpo no trabalho expressivo do atuante. Os encontros acontecem toda as quarta-feira, das 15h às 17h30, na Sala Laboratório do CEFAR, com coordenação dos professores Ricardo Garcia e Lenine Martins. Atividade gratuita aberta para o público interessado.
Mais informações diretamente com o CEFAR pelos telefones 3236-7307 ou 3236-7308.
19 de março de 2010
17 de março de 2010
Primeiro Recital de Alunos de 2010
A Orquestra Clássica do Cefar convida a todos para abrertura da temporada de Recitais de Alunos 2010 apresentando os três primeiros de doze movimentos do famoso Stabat Mater de Giovanni Batista Pergolesi.
Stabat Mater ("Estava a mãe") corresponde às duas primeiras palavras do hino Mariano, a partir de um poema medieval, que descreve a angústia da Virgem Maria durante a crucifixão de seu filho.
O texto
Existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa e o Speciosa, sendo usado liturgicamente o primeiro. O Speciosa comemora Maria junto à manjedoura; o Dolorosa retrata o sofrimento de Maria na cruz. O Speciosa contem 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o executado no mundo da Música Sacra Erudita.
A maioria do que existe escrito sobre o Dolorosa atribui a autoria do hino a Jacopone da Todi, um abade franciscano que morreu em 1306. A Igreja só aprovou oficialmente seu uso litúrgico em 1727, quando foi incluído no Breviário Romano e no Missal para a Festa das Sete Dores, dividido em Vésperas (Stabat mater dolorosa), Matins (Sancta Mater, istud agas) e Laudas (Virginum virgo praeclara). Entretanto Georgius Stella, chanceler de Genoa (d. 1420) em seus Annales Genuenses" diz que ele começou a ser usado pelos Flagellantes em 1388. Em 1399 os Albati e os Bianchi já o cantavam na procissão dos Nove Dias em Provence. Parece que o texto foi roubado da Igreja da Sequência pelos heréticos. Se realmente o hino foi escrito por Jacopone, partiu dos mosteiros para uso popular diretamente, o que não era comum na época.
O Concílio de Trento e o Papa Pio VI quiseram abolir seu uso litúrgico, provavelmente devdido à sua popularidade, e de fato em 1570 foi proibido. O Papa Benedito XIII em 1727 autorizou seu retorno para a festa das Sete Dores, realizada no dia 15 de Setembro.
Segue a tradução mais aproximada do texto desses três primeiros movimentos:
1. Stabat mater dolorosa juxta crucem lacrimosa, dum pendembat filius.
Estava a mãe dolorosa chorando junto à cruz da qual seu filho pendia
2. Cujus animam gementem contristatam et dolentem, pertransivit gladius.
Sua alma soluçante inconsolável e angustiada era atravessada por um punhal.
3. O quam tristis et aflicta fuit illa benedicta mater unigeniti!
Ó, quão triste e aflita estava a bendita mãe do Filho Unigênito!
A oqrquestra se apresentará com a soprano Fernanda Araújo e a mezzo-soprano Luciana Tolentino, sob regência de Fernando Peixoto no dia 29 de abril na Sala Juvenal dias do Palácio das Artes as 18:30. Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte. Entrada franca.
Fernando Peixoto.
Stabat Mater ("Estava a mãe") corresponde às duas primeiras palavras do hino Mariano, a partir de um poema medieval, que descreve a angústia da Virgem Maria durante a crucifixão de seu filho.
O texto
Existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa e o Speciosa, sendo usado liturgicamente o primeiro. O Speciosa comemora Maria junto à manjedoura; o Dolorosa retrata o sofrimento de Maria na cruz. O Speciosa contem 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o executado no mundo da Música Sacra Erudita.
A maioria do que existe escrito sobre o Dolorosa atribui a autoria do hino a Jacopone da Todi, um abade franciscano que morreu em 1306. A Igreja só aprovou oficialmente seu uso litúrgico em 1727, quando foi incluído no Breviário Romano e no Missal para a Festa das Sete Dores, dividido em Vésperas (Stabat mater dolorosa), Matins (Sancta Mater, istud agas) e Laudas (Virginum virgo praeclara). Entretanto Georgius Stella, chanceler de Genoa (d. 1420) em seus Annales Genuenses" diz que ele começou a ser usado pelos Flagellantes em 1388. Em 1399 os Albati e os Bianchi já o cantavam na procissão dos Nove Dias em Provence. Parece que o texto foi roubado da Igreja da Sequência pelos heréticos. Se realmente o hino foi escrito por Jacopone, partiu dos mosteiros para uso popular diretamente, o que não era comum na época.
O Concílio de Trento e o Papa Pio VI quiseram abolir seu uso litúrgico, provavelmente devdido à sua popularidade, e de fato em 1570 foi proibido. O Papa Benedito XIII em 1727 autorizou seu retorno para a festa das Sete Dores, realizada no dia 15 de Setembro.
Segue a tradução mais aproximada do texto desses três primeiros movimentos:
1. Stabat mater dolorosa juxta crucem lacrimosa, dum pendembat filius.
Estava a mãe dolorosa chorando junto à cruz da qual seu filho pendia
2. Cujus animam gementem contristatam et dolentem, pertransivit gladius.
Sua alma soluçante inconsolável e angustiada era atravessada por um punhal.
3. O quam tristis et aflicta fuit illa benedicta mater unigeniti!
Ó, quão triste e aflita estava a bendita mãe do Filho Unigênito!
A oqrquestra se apresentará com a soprano Fernanda Araújo e a mezzo-soprano Luciana Tolentino, sob regência de Fernando Peixoto no dia 29 de abril na Sala Juvenal dias do Palácio das Artes as 18:30. Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte. Entrada franca.
Fernando Peixoto.
16 de março de 2010
Aula inaugural do CEFAR - Grande Teatro - 08/03/2010
Concerto em G maior para viola - Georg Philipp Telemann
Orquestra Clássica do Cefar
Solista - Gláucia Barros
Regente - Márcio Miranda Pontes
Orquestra Clássica do Cefar
Solista - Gláucia Barros
Regente - Márcio Miranda Pontes
Futuro da música mineira
16/03/2010
Futuro da música mineira
Palácio das Artes
Serie Tim de Concertos no Grande Teatro 16 de março.
A Fundação Clóvis Salgado abre, no dia 16 de março, terça-feira, a temporada 2010 da Série Tim de Concertos com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para a primeira apresentação do ano, que será realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica vai levar ao público um concerto marcado pela excelência e por duas grandes novidades: a presença do maestro Titular Roberto Tibiriçá, pela primeira vez à frente da OSMG como regente titular, e a presença dos vencedores do Concurso Jovens Solistas.
No repertório do dia 16 de março, obras da francesa Cécile Chaminade, do alemão Mendelssohn, do pianista e compositor francês Saint-Saëns e do soviético Kabalevsky.
Os jovens solistas que se apresentam ao lado da Orquestra Sinfônica foram selecionados na primeira edição do Concurso Jovens Solistas, que elegeu instrumentistas em quatro categorias: violoncelo, violino, flauta e piano. O objetivo da FCS e da Orquestra Sinfônica é investir em jovens talentos de alto potencial.
Os selecionados foram o violinista Ayran Nicodemo, o violoncelista Lucas Barros, a pianista Luísa Mitre e o flautista Rafael Ribeiro. Os musicistas – que tem idade máxima de 22 anos –poderão mostrar ao público o seu talento e realizar o sonho de dividir o palco com a OSMG.
Programa
C. CHAMINADE
Concertino para flauta e orquestra em Ré maior op.107
Orquestração: 1 flauta, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos, harpa e cordas
Solista: Rafael Ribeiro
F. MENDELSSOHN
Concerto para violino e orquestra em Mi menor, op. 64
Allegro, molto appassionato
Andante
Allegro non troppo
Allegro molto vivace
Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas
Solista: Ayran Nicodemo
Intervalo
C. SAINT-SAËNS
Concerto para violoncelo n° 1 em Lá menor, op.33
Allegro non troppo
Allegretto con moto
Molto allegro
Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas
Solista: Lucas Barros
D. KABALESKY
Concerto para piano e orquestra nº 03 em Ré maior, op 50
Allegro molto - Poco piu mosso - Cadenza - Tempo I - Poco piu mosso
Andante con moto- Pochissimo piu mosso- Ancora pochissimopiu mosso- Tempo I
Presto - Marciale - Tempo I
Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 2 Trombones, tímpanos, percussão e cordas
Solista: Luísa Mitre
Veja o vídeo
Futuro da música mineira
Palácio das Artes
Serie Tim de Concertos no Grande Teatro 16 de março.
A Fundação Clóvis Salgado abre, no dia 16 de março, terça-feira, a temporada 2010 da Série Tim de Concertos com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para a primeira apresentação do ano, que será realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica vai levar ao público um concerto marcado pela excelência e por duas grandes novidades: a presença do maestro Titular Roberto Tibiriçá, pela primeira vez à frente da OSMG como regente titular, e a presença dos vencedores do Concurso Jovens Solistas.
No repertório do dia 16 de março, obras da francesa Cécile Chaminade, do alemão Mendelssohn, do pianista e compositor francês Saint-Saëns e do soviético Kabalevsky.
Os jovens solistas que se apresentam ao lado da Orquestra Sinfônica foram selecionados na primeira edição do Concurso Jovens Solistas, que elegeu instrumentistas em quatro categorias: violoncelo, violino, flauta e piano. O objetivo da FCS e da Orquestra Sinfônica é investir em jovens talentos de alto potencial.
Os selecionados foram o violinista Ayran Nicodemo, o violoncelista Lucas Barros, a pianista Luísa Mitre e o flautista Rafael Ribeiro. Os musicistas – que tem idade máxima de 22 anos –poderão mostrar ao público o seu talento e realizar o sonho de dividir o palco com a OSMG.
Programa
C. CHAMINADE
Concertino para flauta e orquestra em Ré maior op.107
Orquestração: 1 flauta, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos, harpa e cordas
Solista: Rafael Ribeiro
F. MENDELSSOHN
Concerto para violino e orquestra em Mi menor, op. 64
Allegro, molto appassionato
Andante
Allegro non troppo
Allegro molto vivace
Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas
Solista: Ayran Nicodemo
Intervalo
C. SAINT-SAËNS
Concerto para violoncelo n° 1 em Lá menor, op.33
Allegro non troppo
Allegretto con moto
Molto allegro
Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas
Solista: Lucas Barros
D. KABALESKY
Concerto para piano e orquestra nº 03 em Ré maior, op 50
Allegro molto - Poco piu mosso - Cadenza - Tempo I - Poco piu mosso
Andante con moto- Pochissimo piu mosso- Ancora pochissimopiu mosso- Tempo I
Presto - Marciale - Tempo I
Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 2 Trombones, tímpanos, percussão e cordas
Solista: Luísa Mitre
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