29 de março de 2010

Edital de concessão de bolsa

  Já saiu o edital de concessão de bolsa de estudo, os interessados devem se informar na secretaria do Cefar.
  Lembrando que o candidato à bolsa deverá apresentar a documentação comprobatória de renda completa e estar em dia com as mensalidades de fevereiro e março.
  Atenção, leia o edital com muita atenção.

  Confira pelo link: Edital

25 de março de 2010

Recital de alunos

   A Orquestra Clássica do Cefar abre a temporada 2010 de Recitais de Alunos. A orqestra convida duas ex-alunas da classe da professora Elisete Xavier para executar os três primeiros movimentos do mais conhecido Stabat Mater musicado, o do italiano Giovanni Batistta Pergolesi.
   Confira no programa abaixo outras atrações do recital, dentre elas o Coral do Cefar.

Coordenação: Profa. Jacyara de Araújo

 Programa

1- ORQUESTRA CLÁSSICA DO CEFAR
     Coordenadora: Profa. Gláucia Barros

GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI

 Stabat Mater
  Grave
  Andante
  Larghetto

 Regência: Fernando Peixoto
 Soprano: Fernanda Araújo*
 Mezzo Soprano: Luciana Tolentino*

Violino: Alexsander Souza (spalla), Josef Mendonça, João Higino, Lucas Cortez, Higor Mendonça, Jéssica Stephani, Thiago Henrique, David Ferraz, Kenia Barroso, Greyci Silva, Ednom Zimerer, Hyrla Miranda Viola: Gabriel Freitas, Tiago Guedes, Romulo Salobreña Cello: Vanilce Peixoto, Thiago Diniz, Ana Cristina, Mariah Cunha Baixo: Paulo Moreira Oboé: Allyson Henrique, Rosana Guedes

2- CORAL DO CEFAR
    Coordenadora: Profa. Vivian Assis

    ANÔNIMO
    Tourdion

    ASTOR PIAZZOLLA E HORÁCIO FERRER
    Chiquilim de Bachin

    Regência: Profa. Vivian Assis
    Piano: Profa. Renata Ciccarini



3- LUÍS BONFÁ E ANTÔNIO MARIA
    Manhã de Carnaval
    Arranjo: Baden Powell

    Violão: Thiago Diniz
    Contrabaixo: Paulo Moreira

4- LUDWING VAN BEETHOVEN
     Allegro und Menuett

     Flautas: Nayara Nogueira
                 Prof. Alexandre Braga


5- JOHANN SEBASTIAN BACH
     Sonata para Flauta e Baixo Contínuo, BWV 1033
     III Adágio IV Menuett I e II

    Flauta: Gabriel Penido
    Piano: Profa. Riane Menezes

6- MIGEL LLOBET
    El Testamen de Amélia

EDUARDO SAINZ DE LA MAZA
   Habanera

   Violão: Fernando Peixoto


7- G. F. HANDEL
    Cantate Dominum

    Trompetes: Marcos Maciel,
                      Thiago Brás,
                      Richard Cardoso,
                      Daniel Silva.
8- OSVALDO LACERDA
     Poemeto

     Flauta: Nayara Nogueira
     Piano: Profa. Riane Menezes


9 - ROBERT SCHUMANN
      Der Nussbaum

      Canto: Joyce Braga
      Piano: Profa. Riane Menezes


10 - DAVID FRIEDMAN
       Texas Hoedown

       Vibrafone: Rafael Bizzotto

  Serviço:
Evento: Recital de Alunos do Departamento de Música - CEFAR
Data: 29 de abril
Horário: 18h30h
Local: Juvenal Dias
Valor: Entrada franca
Faixa Etária: livre
Balcão de informações: (31) 3236-7400

22 de março de 2010

Reunião com alunos.

  
  Atenção todos alunos da música, a coordenação do Cefar convoca.
  Nosso novo coordenador, Werner Silveira convoca para reunião na sala Juvenal Dias as 17:00 horas do dia de 25 março, próxima quinta feira.
  Ele pede a presença de todos no intuito de alcançar o máximo aproveitamento neste encontro e, principalmente, esclarecendo assuntos pertinentes à escola, seu funcionamento e seus alunos.
  Avisa também que todas as aulas, coletivas ou individuais que coincidirão com esta reunião já foram previamente canceladas.
  A presença de todos é importante para o bom resultado da reunião.
  Será dada a palavra aos alunos. A nova coordenação tem interesse em conhecer a visão do aluno do Cefar.
  Esta reunião acontecerá somente com o Werner e os alunos.
  Sejam todos bem vindos.

  Fernando Peixoto.

21 de março de 2010

Grupos de pesquisa do CEFAR

   - Grupo de Pesquisa em Música Eletroacústica
O grupo pesquisa conceitos e práticas da composição e improvisação musical utilizando recursos eletroacústicos e digitais. Os encontros acontecem toda terça, das 15h às 18h, no Laboratório de Trilha Sonora do CEFAR. Coordenação do professor Ricardo Garcia. Atividade gratuita aberta para o público interessado.
  - Grupo de Pesquisa em Corpo Sonoro

O grupo pesquisa as possíveis relações do som com o corpo no trabalho expressivo do atuante. Os encontros acontecem toda as quarta-feira, das 15h às 17h30, na Sala Laboratório do CEFAR, com coordenação dos professores Ricardo Garcia e Lenine Martins. Atividade gratuita aberta para o público interessado.

  Mais informações diretamente com o CEFAR pelos telefones 3236-7307 ou  3236-7308.

17 de março de 2010

Primeiro Recital de Alunos de 2010

  A Orquestra Clássica do Cefar convida a todos para abrertura da temporada de Recitais de Alunos 2010 apresentando os três primeiros de doze movimentos do famoso Stabat Mater de Giovanni Batista Pergolesi.
Stabat Mater ("Estava a mãe") corresponde às duas primeiras palavras do hino Mariano, a partir de um poema medieval, que descreve a angústia da Virgem Maria durante a crucifixão de seu filho.

  O texto

  Existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa e o Speciosa, sendo usado liturgicamente o primeiro. O Speciosa comemora Maria junto à manjedoura; o Dolorosa retrata o sofrimento de Maria na cruz. O Speciosa contem 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o executado no mundo da Música Sacra Erudita.

  A maioria do que existe escrito sobre o Dolorosa atribui a autoria do hino a Jacopone da Todi, um abade franciscano que morreu em 1306. A Igreja só aprovou oficialmente seu uso litúrgico em 1727, quando foi incluído no Breviário Romano e no Missal para a Festa das Sete Dores, dividido em Vésperas (Stabat mater dolorosa), Matins (Sancta Mater, istud agas) e Laudas (Virginum virgo praeclara). Entretanto Georgius Stella, chanceler de Genoa (d. 1420) em seus Annales Genuenses" diz que ele começou a ser usado pelos Flagellantes em 1388. Em 1399 os Albati e os Bianchi já o cantavam na procissão dos Nove Dias em Provence. Parece que o texto foi roubado da Igreja da Sequência pelos heréticos. Se realmente o hino foi escrito por Jacopone, partiu dos mosteiros para uso popular diretamente, o que não era comum na época.
 O Concílio de Trento e o Papa Pio VI quiseram abolir seu uso litúrgico, provavelmente devdido à sua popularidade, e de fato em 1570 foi proibido. O Papa Benedito XIII em 1727 autorizou seu retorno para a festa das Sete Dores, realizada no dia 15 de Setembro.
  Segue a tradução mais aproximada do texto desses três primeiros movimentos:

  1. Stabat mater dolorosa juxta crucem lacrimosa, dum pendembat filius.
      Estava a mãe dolorosa chorando junto à cruz da qual seu filho pendia
  2. Cujus animam gementem contristatam et dolentem, pertransivit gladius.
      Sua alma soluçante inconsolável e angustiada era atravessada por um punhal.
  3. O quam tristis et aflicta fuit illa benedicta mater unigeniti!
      Ó, quão triste e aflita estava a bendita mãe do Filho Unigênito!




   A oqrquestra se apresentará com a soprano Fernanda Araújo e a mezzo-soprano Luciana Tolentino, sob regência de Fernando Peixoto no dia 29 de abril na Sala Juvenal dias do Palácio das Artes as 18:30. Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte. Entrada franca.

    Fernando Peixoto.

16 de março de 2010

Aula inaugural do CEFAR - Grande Teatro - 08/03/2010

Concerto em G maior para viola - Georg Philipp Telemann



Orquestra Clássica do Cefar

Solista - Gláucia Barros

Regente - Márcio Miranda Pontes

Futuro da música mineira

16/03/2010


Futuro da música mineira

Palácio das Artes
Serie Tim de Concertos no Grande Teatro 16 de março.

 A Fundação Clóvis Salgado abre, no dia 16 de março, terça-feira, a temporada 2010 da Série Tim de Concertos com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para a primeira apresentação do ano, que será realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica vai levar ao público um concerto marcado pela excelência e por duas grandes novidades: a presença do maestro Titular Roberto Tibiriçá, pela primeira vez à frente da OSMG como regente titular, e a presença dos vencedores do Concurso Jovens Solistas.

  No repertório do dia 16 de março, obras da francesa Cécile Chaminade, do alemão Mendelssohn, do pianista e compositor francês Saint-Saëns e do soviético Kabalevsky.

  Os jovens solistas que se apresentam ao lado da Orquestra Sinfônica foram selecionados na primeira edição do Concurso Jovens Solistas, que elegeu instrumentistas em quatro categorias: violoncelo, violino, flauta e piano. O objetivo da FCS e da Orquestra Sinfônica é investir em jovens talentos de alto potencial.

  Os selecionados foram o violinista Ayran Nicodemo, o violoncelista Lucas Barros, a pianista Luísa Mitre e o flautista Rafael Ribeiro. Os musicistas – que tem idade máxima de 22 anos –poderão mostrar ao público o seu talento e realizar o sonho de dividir o palco com a OSMG.

Programa
C. CHAMINADE

Concertino para flauta e orquestra em Ré maior op.107

 Orquestração: 1 flauta, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos, harpa e cordas

  Solista: Rafael Ribeiro


F. MENDELSSOHN
Concerto para violino e orquestra em Mi menor, op. 64

Allegro, molto appassionato

Andante

Allegro non troppo

Allegro molto vivace

 Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas

   Solista: Ayran Nicodemo

Intervalo


  C. SAINT-SAËNS
Concerto para violoncelo n° 1 em Lá menor, op.33
Allegro non troppo
Allegretto con moto

Molto allegro

Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas

  Solista: Lucas Barros


 D. KABALESKY

Concerto para piano e orquestra nº 03 em Ré maior, op 50

Allegro molto - Poco piu mosso - Cadenza - Tempo I - Poco piu mosso

Andante con moto- Pochissimo piu mosso- Ancora pochissimopiu mosso- Tempo I

Presto - Marciale - Tempo I

Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 2 Trombones, tímpanos, percussão e cordas

   Solista: Luísa Mitre



Veja o vídeo