quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Candomblé ( Mãe Barbara de Oxosse )


REGRAS


1- Não retrucar o pai-de-santo.

2- Não retrucar seus irmãos mais velhos e egbomis;

3- Caso tenha algo para falar que não esteja concordando, discretamente peça um minuto da atenção do pai de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que a torcida do Flamengo esteja assistindo. Dar um escândalo no meio do barracão não é postura de um filho de santo, e você ainda corre o risco de tomar um fora na frente de todo mundo.

4- Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedjes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem para dirigir a palavra ao pai de santo. Detalhe: Só atrapalhar a conversa caso seja EXTREMAMENTE necessário. Deve-se chegar junto à ele, mas não muito, e ficar abaixado esperando que ele pergunte o que deseja. Quando ele perguntar, comece sempre sua frase com “AGÔ”.

5- Yawo e abian não bebem nenhum líquido em copo de vidro dentro de seu barracão ou no barracão do alheio. Use sua DILONGA, BAN ou CANEQUINHA DE ÁGHATA, como você preferir chamar. Copo de vidro só quem tem direito é egbomi, ekedje, ogan e zelador.

6- Yawo e abian não comem em prato de vidro ou louça. Apenas em pratinho de plástico ou ághata. Aliás, devemos lembrar que é de boa educação cada filho trazer seu devido pratinho de ághata e sua devida canequinha para seu uso pessoal no barracão. Ah! Garfo? Nem pensar! Colher. Somente ela. Garfo, só com 7 anos de santo feito, ou então sendo ekedje, ogan, zelador…

7- Terminou seu ajeum? Pegue seu pratinho e sua canequinha, vá para cozinha e lave.

8- Como dissemos no item anterior, não temos uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.

9- Resolveu visitar o pai de santo? Que maravilha! Ele adorará sua visita, ainda mais se você vier com uma modesta colaboração para o ajeum, pois como é do conhecimento de todo o pai de santo não é rico e nem tem obrigação de alimentar todo mundo.

10- Ao chegar ao barracão, o procedimento correto é: a) Amarrar um pano no peito (mulheres) ou na cintura (homens); b) Ir direto para a cozinha beber um copo d’água para esfriar o corpo da rua, sem fazer paradas para bater-papo e colocar a fofoca em dia; c) Tomar seu banho e ir trocar de roupa; d) Bater cabeça no axé, na porta do quarto de santo e pro pai de santo; e) Tomar a benção à TODOS os seus irmãos, sendo mais velhos e mais novos, de acordo com a ordem iniciativa. Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito).

11- Você trabalhou feita a escrava Isaura e se cansou? Acabou de fazer todo o serviço? Bem, agora você pode pegar o seu maravilhoso APOTÍ e confortavelmente sentar-se nele. Como dissemos no item de número 5, cadeiras, sendo com ou sem braço, só egbomis, ekedjes, ogãs ou zeladores que podem sentar. Existe uma variável do APOTI¹, que é a famosa ESTEIRA. Nela você pode se sentar se espichar e até relaxar seus ossos. Ela é sua! Aproveite!

12- Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não ? Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se servir, pra só depois os abians e yawos se servirem. Isso é mais que uma regra, é etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão sempre observando você…

13- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas? Pois é, o pai de santo também não gosta. Portanto, que tal ir ao Varejão das Fábricas e comprar um belíssimo tecido de lençol a R$ 4,50 e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentem e felizes com suas devidas roupas.

14- Quem traz dinheiro para o sustento da casa? Você é que não é. Portanto, trate muito bem os clientes que vão para jogar ou se consultar, pois é deles que vem boa parte do dinheiro dali. Sorrir sempre e servir um copinho de café ou de água gelada não mata ninguém. Que tal tentar?

15- E vai rolar a festa! O povo do ketu, do jeje, da angola e até da umbanda já mandou convidar. Mas, e o dinheiro para comprar o ajeum e o otí do povo? Com certeza o Carrefour não irá mandar as coisas de graça para o barracão, nem o Mercadão de Madureira tão pouco irá dar os bichos e todo o material restante. Portanto, que tal se todos coçassem o bolso um pouco e ajudassem?

16- O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente.

17- Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do barracão.

18- Roda de candomblé, seja em sua casa ou na casa do alheio, não é lugar de ficar de cochicho e risinhos irônicos. Se você quer fuxicar, vá para um botequim.

19- Anáguas encardidas; só se for depois da festa do candomblé. Antes, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR! Deve ser branca como a neve, salve anáguas de ráfia ou entretela.

20- Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa-choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do barracão. Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleginhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório.

21- Vai rolar um churrasquinho de gato na casa do seu coleginha no meio da semana, no mesmo dia de função do barracão? Então, peça para ele guardar uma garrinha de carne para você e venha cumprir suas obrigações junto a seus irmãos.

22- Se sua irmã de santo tem uma baiana mais humilde do que a sua, nada de ficar cochichado. Lembre-se, o mundo dá voltas e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Amanhã pode ser você com uma baiana de chita e ela com uma belíssima saia de rechilieu.

23- Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar cochichado e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Além do mais, comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?

24- Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre.

25- Respeito é bom e conserva os dentes. Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver o pai de santo e irmãos mais velhos em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima pode ser você.

26- Roupa de barracão é saia comprida, camisú e pano da costa. Shortinhos e top’s devem ser usados somente pra ir ao baile funk.

27- Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir. Nunca olhar no rosto da pessoa. Responder somente “sim” ou “não”.

28- Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não à ela própria. Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa.


SAUDAÇÕES AOS ORIXAS

Oxalá - Epa Bàbá

Iemanjá - Erù-Iyá, Odó-Iyá

Xangô - Kawó Kabiesilé.

Ogum - Ogunhê.

OxosseArolé.

Iansã - Eh Parrei

Oxum - Yéyé ó!

OmoluAtotoó.

OxumareA Robobo.

EwaRi Ro Ewá

Logum EdeLogun ô akofá

ObaObà Siré

Oxaguiã

NanãSalúba

Exu - Laroié!


QUALIDADES DOS ORIXAS


Exu

Exu Elegbára - senhor do poder
Exu Yang - pedra vermelha de latrina, primeira protoforma existente água + terra.
Exu Àgbá - pai-ancestre (representação coletiva de todos os exus individuais).
Exu Obá - rei-de-todos
Exu Alakétu - título dado a exú pelos kétu da Bahia - rei do povo Kétu.
Exu Elebo - senhor-das-oferendas
Exu Ojìse-ebo - encarregado-e-transportador de oferendas.
Exú Elérú - senhor do erú (carrego).
Exú Olòbe - proprietário e senhor da faca.
Exú Enú-gbárijo - explicitado de mensagens.
Exú Bara - o rei do corpo (obá + ara) (princípio de vida individual).
Exú Odara - aquele que guia (mostra o caminho, vai à frente).

Ogun

Ogum Meje - É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ogum completo, velho solteirão rabugento.


Ogunjá - é um Ogum, como indica seu nome, particularmente combativo. Amigo do cachorro que lhe é consagrado é como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes..Dizem que acompanha Ogúnté.

- Ogum Ajàká - é o "verdadeiro Ogum guerreiro", sanguinririo, que em princípio se veste de
vermelho. Teria sido rei de Òyó e irmão de Xangô. Ajàká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.

- Ogum Xoroke - usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Exu, seu irmão e amigo íntimo. "Xoroke é um Ogum que tende a confundir-se com Exu, agitado, instável, suscetível e manhoso.

- Ogum Meme - veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.


Ogum Wori - (Warri, ou wori: Yorübá) - é um Ogum perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao màriwò, aos antepassados.; Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático.

Ogum Lebede (Alagbede) - é o Ogum dos ferreiros, marido de Yémánjá Ogúnté e pai de Ogum Akoró. Representam um tipo mais velho de Ogum, trabalhadores conscienciosos, severos, que “não brincam em serviço”, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

Ogum Akoró - é o irmão de Oxosse, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no pàdé. Filho de Ogúnté, Akoró é um tipo de Ogum jovem e dinâmico, entusiasta, era prendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe.

Ogum Oniré - é o título do filho do Ogum que reinou sobre Ire, o dono de Ire, primeiro filho de Odúduwà. Oniré é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.


Ogum Olode - é o Ogum dos caçadores, originário de Kétu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha ao de Oxosse.

Ogum Popo – seria o nome de Ogum quando foi a terra dos jeje, é um tipo fanático.



Ode (Oxosse)


Ode Inlè: É outro orixá ode cujo culto original se perdeu no tempo e como no caso de alguns outros orixás, acabou “virando qualidade a mais, de Oxosse”.

Ode Ofà: Não é qualidade, significa, “o arco e a flecha do caçador, sendo de Oxosse o seu principal apetrecho”.

Ode táfà-táfà: O caçador arqueiro, aquele que exímio atirador de flechas, é predicado que se diz de Oxosse.


Ode Dáná-dáná: Literalmente, o caçador acendeu o fogo; quando termina a sua caçada ele acende o fogo para cozinhá-la e preparar sua refeição.

Ode Erìnlè: É também um outro orixá ode, que, a exemplo de Inlè, cujo culto também caiu no obscurantismo, acabando por tornar-se “qualidade de Oxosse”.

Ode Akúeran: O caçador, aquele que mata a caça, é o que faz todo caçador.
Ode tókúeran: O caçador é quem mata a caça, diz-se da atuação do caçador.



Xangô

1) Dadá
2) Afonjá
3) Lubé
4) Ogodo

5) Koso
6) Jakuta
7) Aganju
8) Baru
9) Oloroke
10) Airá Intile
11) Airá Igbonam
12) Airá Mofe ou Adjaos.



Omolu


Jagun Agbagba (ligação com Iansã).
Omolu
Obàluáyê
Soponna
Afoman
(ligação com Exú) afomo; contagiante, infeccioso

Savalu (ligação com Nana).
Dasa
Arinwarun
(wariwaru) título de xapanan.
Azonsu (ligação com Oxalá, Oxumare).
Azoani (ligação com Yemanjá e Iansã).
Posun
Agoro
Tetu
Topodun

Paru
Arawe
(ligação com Iansã).
Ajoji (ligação com Ogun, Oxagian)
Avimaje (ligação com Nana, Ossain)
Ahoye
Aruaje
Ahosuji
(Ligação com Yemanjá, Oxumare).



Obá


1) Obá Gideo
2) Obá Rewá




Oxum

Oxum abalu (Agba ilu) é a velha oxum, a mais idosa de todas, e chefe das mulheres. Maternal avó amorosa é uma mulher que tem numerosos filhos e netos. Mas é bastante severa e autoritária. Usa azul claro. E abèbé

Oxum ijimu (ou Ajímu, ou Jimu) é outro tipo de Oxum velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante à Abalu, mas talvez mais meiga.

Iya omi é a oxum saudado no siré, também

idosa. É aquela que faz as perguntas a exu no jogo divinatório de ifá.

Oxum aboto é uma oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro.

Oxum apará seria a mais jovem das oxuns, e um tipo guerreiro que acompanha ogum (ou xangô) vivendo com ele pelas estradas; dança com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de rosa.


Oxum ajagura, outra oxum guerreira que leva espada, jovem, casada com aganju, rival de yasan. Representa um tipo semelhante à apará; apara parece, porém mais agressiva, e ajagura mais orgulhosa.

Yeye okê é, provavelmente, a mesma que yeye loke, tipo muito guerreira.

Yeye pondá (ou oxum ipondá) é também uma oxum guerreira, casada com Oxosse iboalama, mãe de Logum Ede. Yeye pondá é a verdadeiros oxuns ijesa que veio de ijesa ou de ipondá vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro. E desconfiada, astuta, observadora, intuitiva.


Yeye odo é a oxum das fontes; talvez seja a mesma que íyá mi odo ou iya nodo, um tipo Yemanjá.

Yeye oga é uma oxum velha e rabugenta.

Yeye karé é um tipo de oxum mais velha, autoritária é guerreira e agressiva.

Oxum ê wuj í é uma oxum maternal e generosa, saudada no pàdé.

Yeye ipetu deve ser Iansã petu.



Yemanjá

Yemojá Ogúnté (esposa de Ogum Alagbede).
Yemojá Saba (fiandeira de algodão foi esposa de Orunmilá).
Yemojá Sesu (voluntariosa e respeitável mensageira de olokun).

Yemojá Tuman
Yemojá Ataramogba (vive na espuma da ressaca da maré)
Iya Masemale (mãe de Xangô)
Awoyó (a mais velha de todas, esposa de Oxalá).

Nanã

Obáíyá - é um Orixá ligado a água, a lama e aos pântanos, é a qualidade de Nanã que usa contas de cristal e veio do país Bariba.

Ajàosi - (guardiã da esquerda)- é uma Nanã guerreira e agressiva que veio de If e, e

confunde-se às vezes com Obá. É uma divindade das águas doces, e que se veste de azul.

Ajàpa - (guardiã que mata) - é um Orixá bastante temido, ligado a lama e a morte, que veio de Savè. Veste-se de azul e branco, e usa uma coroa de búzios. Ajàpa é associada às profundezas da terra, aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predominam a razão.

Oporá - veio de Kétu, coberta de oxum vermelho. É a mãe de Omolu, ligada a terra, temida, agressiva e irascível.

Burúkú - (o mal) - também é chamada Olú waiye (senhor da terra), ou Oló wo (senhor do

dinheiro) ou ainda Olusegbe. Este Orixá veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos, usa um ibirí azul.




Oxumare

Dan - corresponde ao nome jeje de Oxumare e, no Alakétu, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada à chuva, à fertilidade de abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano,

é generoso e até perdulário.

Dangbé - Oxumare mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.

Becém - dono do terreiro do Bogun veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de Oxumare, menos afetado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, também é uma qualidade de Oxumare conhecida no Bogun.


Azaunodor - é o príncipe de branco que reside no baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e “leva tudo de dois”.

Iansã


Iansã Biniká
Iansã Seno
Iansã Abomi
Iansã Gunán
Iansã Bagán
Iansã Onìrá
Iansã Kodun
Iansã Maganbelle
Iansã Yapopo


Iansã Onisoni
Iansã Bagbure
Iansã Tope
Iansã Filiaba
Iansã Semi
Iansã Sinsirá
Iansã Sire

Iansã Gbale



2 comentários:

Mãe Barbara de Oxosse disse...

Oi gente eu que fiz esse BLOG para falar um pouco sobre uma coisa que eu adoro e estou apredendo cada dia mais sobre o CANDOMBLÉ essa senhora na foto e minha futura YABALORIXA ...
essas coisas que eu postei no BLOG e tudo que eu ja aprendi ...

Unknown disse...

me indetifiquei muito com a senhora pro isto estou recomendado aus meus amigos que vejao seu blog e sigao bjs e axé