quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As Escolas Pós-Saussurianas e o Percurso Estruturalista

*Em torno dasa ideias Saussurianas, surgiram, na Europa, os círculos linguísticos. Nos EUA, paralelamente, desenvolveu-se o chamado estruturalismo americano, como o de Bloomfield,entre outros.

*O estruturalismo, embora parta dos mesmo princípios saussurianos, abriga em seu interior diferentes linhas de investigação linguística.

O funcionalismo é uma forma de estruturalismo.

*Eni Orlandi (2003): O objetivo do funcionalismo é considerar funções desempenhadas pelos elementos linguísticos, sob qualquer de seus aspectos: fônicos, gramaticais, semânticos (...)

Fonética e a Fonologia na perspectiva do CLP

* Compete a fonética o estudo dos traços de natureza física e fisiológica constitutivos dos sons da fala,dos fones. Já a fonologia estuda os fonemas que compõem o sistema fonológico. Pode-se dizer que se encarrega do estudo da forma da língua.

*Troubetzkoy e Jakoson foram os impulsionadores das ideias que deram origem os estudos em fonética e fonologia.

Estruturalismo Americano

*Os estudos realizados nos EUA entre os anos 1920 e 1950 ficaram conhecidos como Estruturalismo Americano, que teve como principais nomes Eward Sapir, Leonard Bloomfield, entre outros.

*Este estruturalismo é caracterizado pelo descritivismo e pelo empirismo. Por mio do método indutivo, os estruturalistas objetivaram descrever as línguas, para isso ultilizavam um corpus de dados linguísticos para, a partir da análise desse corpus poder chegar à estrutura e às regularidades de língua.
Bloomfield, que foi um dos principais, desenvolveu uma linguística essencialmente formal, pois priorizou as análises fonológicas, morfológicas e sintáticas das línguas. Bloomfield irá apoiar suas análises sobre a língua no paradigma denominada Behavorismo ou Comportamentalismo. Este comportamento, na visão de Bloomfield, deve ser tratafo em termos de estímulos e respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário