segunda-feira, 23 de março de 2009

Campanha Festa Junina


Campanha de Festa Junina compensa?
No Norte ou Nordeste, nem precisa falar, mas e no resto do Brasil?
Esta campanha é atrativa, paga seu investimento e, principalmente, aumenta significativamente o faturamento?
A resposta é sim por vários motivos. Primeiro existe o “clima” porque as escolas mantêm a tradição. Quem tem filho, tem de prepará-lo, fantasiá-lo, e ir assisti-lo na dança de quadrilha da escola. Depois, também tem cunho emocional, já que todos nós vivenciamos esta fase em algum momento de nossa infância, trazendo recordações (normalmente boas, festivas), desta época do ano. Portanto, é uma campanha que mexe com o emocional mesmo que no inconsciente.
Os supermercados, além da ambientação no tema, vendem produtos de época, como milho, pinhão, fubá, vinho de garrafão, canela, pinga com gengibre para o quentão, coco, leite de coco, bolos e doces típicos, e assim por diante. Normalmente fazem sua campanha acompanhada de algum sorteio, e muitos montam a “barraquinha” que vende produtos típicos para consumo imediato, na entrada da loja.
Esta barraquinha funciona para qualquer tipo de Varejo, assim como a decoração barata de bandeirolas, dos vendedores e caixas de chapéu de palha e lenço no pescoço, camisa xadrez, a musiquinha de fundo, animam qualquer ambiente. Sortear alguma coisa também é boa idéia para todos, “engrossa” a campanha.
Se você tem um bom estacionamento, um concurso de quadrilhas com varias etapas, e uma grande final, anima a loja, alem de uma oportunidade a mais de tentar conquistar clientes novos (os pais que trazem os filhos), e/ou fazer alguma boa ação (como por exemplo, concurso de quadrilha entre escolas publicas, cujo premio pode ser uma pintura da escola, computadores, etc.); ir até a escola pobre e proporcionar uma tarde de atrações, comidas, brindes e brincadeiras também dá bom resultado de imagem.
E, se você puder contratar profissionais do evento, como sanfoneiros, e/ou dançarinas, contadores de “causos”, pintura facial, para o seu ponto de vendas, a animação vai ficar ainda maior e mais agradável, aumentando o entretenimento para os clientes.
Portanto, invista no tema. Você alem de vender mais, vai se divertir, divertir seus clientes e funcionários, com oportunidade de capitalizar fortemente uma variável emocional para sua imagem.

Nenhum comentário: