sábado, 10 de julho de 2010

Pró-Sinos

Plano de Região Hidrográfica do Guaíba
Trazer à pauta o Projeto Pró-Guaíba, para que a plenária possa se debruçar sobre seu plano diretor, no que couber à Bacia do Sinos. E, assim, atualizá-lo e ratificá-lo como base para o Plano de Região Hidrográfica do Guaíba. Em última instância, oferecendo diretrizes a cobrança pelo uso da água, a partir de 2011, nas nove bacias hidrográficas que formam a Região do Guaíba. Esse é um dos temas da reunião marcada para esta quinta-feira (dia 8), na Sala de Seminários 1 da Biblioteca Unisinos.
A plenária do Comitesinos terá início às 14 horas. Na pauta, estão também o início do processo de eleição da nova diretoria da entidade, além da parceria com o Programa de valorização da micro-bacia hidrográfica do Arroio Estância Velha – Portão da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AIC-Sul), do lançamento do Projeto VerdeSinos e outros assuntos.

Pró-Guaíba
A definição da pauta da plenária desta semana ocorreu na última quinta-feira, na reunião da Comissão Permanente de Assessoramento (CPA) do Comitesinos. Foi quando o grupo recebeu a secretária-executiva do Pró-Guaíba, Ana Elisabete Carara. Ela fez uma retrospectiva do projeto e explicou à CPA até que ponto as demandas de cada região estavam atualizadas, dentro da lista de ações a médio e longo prazo do Plano Diretor da Região.

Arroio Estância Velha – Portão
A CPA ouviu também a representação da AIC-Sul, com o vice-presidente administrativo financeiro da entidade, Paulo Enzweiler, e o diretor de meio ambiente, Hugo Springer. Ele apresentaram o Programa de valorização da micro-bacia hidrográfica do Arroio Estância Velha – Portão, o Pro Bacia. A idéia foi pedir apoio do Comitesinos para a iniciativa, o que deve ser decidido na plenária.
Outro tema da reunião desta semana, a eleição para diretoria do Comitesinos, desta vez terá um diferencial: não ocorrerá junto com a renovação da plenária. Os preparativos terão largada na quinta-feira, mas as entidades que atualmente compõem a plenária continuam com suas representações por mais dois anos, conforme uma demanda do Comitesinos atendida pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lula faz grandes negócios na África

Novos acordos firmados em viagem de Lula à África
Presidente visitou mais de 25 países africanos
O presidente Lula da Silva encerrou a série de viagens oficiais pela África do Sul com novos acordos depois de ter ampliado significativamente os laços com o continente durante seus oito anos de governo.
Lula se esforçou muito para ampliar o comércio com outras economias emergentes, no momento em que elas detêm um papel global de maior importância e aproveitando os fortes laços culturais do Brasil com a África. Lula, desde o início de seu mandato, visitou mais de 25 países africanos, seis deles nesta viagem.

Biocombustíveis com o Quênia
O presidente Lula assinou acordo de defesa com a Guiné Equatorial, acordo de biocombustíveis com o Quênia, um pacto de cooperação ambiental com a Tanzânia e uma série de outros pactos no continente de rápido crescimento.
Na África do Sul, o presidente daquele país afirmou que a assinatura de uma parceria estratégica durante a visita de Lula deve aprofundar os laços econômicos e diplomáticos. Lula disse que está interessado em exercer algum tipo de papel no desenvolvimento da África após deixar a Presidência.

As exportações com a África triplicaram
O Brasil, que tem a maior população negra africana depois da Nigéria, dobrou para 34 o número de embaixadas na África desde que Lula tomou posse, no ano de 2003. Segundo a balança comercial brasileira, as exportações para a África mais do que triplicaram, subindo para 8,7 bilhões de dólares em 2009. "Além das transações comerciais, o Brasil tem também interesse de solidariedade em relação aos países africanos", disse Roberto Jaguaribe, subsecretário para Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores, ressaltando ainda que a África, além disso, tem uma possibilidade gigantesca de crescimento em diversas áreas, especialmente na agricultura.

Grandes Empesas
Mesmo assim, o Brasil ficou atrás das iniciativas de expansão da China na África. Os críticos afirmam que, apesar do grande aumento nas exportações, houve um aumento muito menor no comércio observando a parcela total dos negócios do Brasil.
"Eu não acho que viajar seis ou sete vezes para a África abre os mercados para os produtos brasileiros ou para os mercados", disse o embaixador brasileiro Rubens Barbosa, atualmente presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O Brasil em geral presta pouca atenção à África
A proporção do comércio do Brasil com a África caiu de 7 por cento em 2008 para 5,6 até maio deste ano. O comércio do país com a África ainda é dominado por alguns poucos países, como Nigéria, Angola e África do Sul, e por algumas grandes empresas, como a Vale e a Petrobras.
O Brasil, no entanto, vê a África como crucial para seu objetivo de criar um mercado mundial maior para o etanol à base de cana-de-açúcar, do qual é o maior produtor mundial.

Em 2008, Lula inaugurou um escritório da Embrapa em Gana
O Quênia concordou nesta semana em cooperar com o Brasil no desenvolvimento e na promoção dos biocombustíveis, mas não foi muito específico.
Especialistas afirmam que a falta de financiamento, em comparação aos rivais chineses, também atrapalhou as empresas brasileiras que queriam se expandir na África.
Roger Agnelli, presidente da Vale, que viajou com a delegação de Lula, ressaltou a importância da África.

África é o futuro em recursos naturais
"As companhias brasileiras têm de vir aqui e investir. A África é o futuro em recursos naturais, assim como o Brasil e a América Latina são o presente", afirmou ele.
A Vale, a maior mineradora do mundo de minério de ferro, está investindo 1,3 bilhão de dólares no projeto de mina de carvão de Moatize, em Moçambique. Na Zâmbia, a companhia anunciou planos de investir 400 milhões de dólares num projeto de exploração de cobre.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Primeiro dia de Campanha

Primeiro Debate

No Rio Grande do Sul, os principais candidatos ao governo do Estado fizeram questão de marcar com atividades de bastante visibilidade o primeiro dia da campanha eleitoral. Três deles, Tarso Genro (PT), José Fogaça (PMDB) e Pedro Ruas (PSol) começaram a terça-feira (6) participando do primeiro debate feito após o registro das candidaturas e no qual puderam se confrontar, realizado na Rádio Gaúcha.

Não Paricipou
A governadora Yeda Crusius (PSDB), candidata à reeleição, alegou outros compromissos e não compareceu. Entre integrantes dos partidos adversários a avaliação é de que Yeda preferiu não participar do debate para evitar problemas em relação a legislação eleitoral, porque não se desincompatibilizou de suas funções para concorrer e já avisou que estará em atividades de campanha apenas no horário do almoço e à noite, após o expediente.

Dilma & Tarso
O que promete movimentar ainda mais o centro da capital, contudo, é o lançamento da candidatura de Tarso Genro. Do debate na Rádio Gaúcha, Genro segue para a Assembleia Legislativa onde, às 11h, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, recebe uma honraria, a Medalha do Mérito Farroupilha.

Esquina Democrática
Depois, petistas e aliados realizam um ato na Esquina Democrática (ponto tradicional de manifestações políticas entre a rua dos Andradas e a avenida Borges de Medeiros). De lá, Dilma e Genro caminham até o Mercado Público, onde almoçam, a poucas quadras do comitê central de Yeda, localizado na rua Sete de Setembro.

Fogaça na Restinga
O candidato do PMDB, José Fogaça, também terá atividades de rua no primeiro dia de campanha, mas elas acontecerão bem longe daquelas dos adversários tucanos e petistas. Depois do debate na rádio, Fogaça estará no bairro Restinga, no extremo sul da capital, e que, devido a sua concentração populacional, extensão e localização geográfica, é considerado uma microcidade dentro de Porto Alegre.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Relatório 1º Semestre

Relatório de atividades Carlinhos
Os Vereadores e Vereadoras têm entre suas atribuições, fiscalizar, legislar, auxiliar o Executivo com indicações, pedidos de providência e projetos de Lei. Cada vereador o faz conforme sua capacidade e realidade. Podemos ressaltar que, a atividade Parlamentar é muito gratificante. Nestas condições, apresentamos abaixo, um relatório dos trabalhos executados pela Câmara de Vereadores de Estância Velha, da qual este Vereador faz parte, nestes primeiros seis meses de 2010:

Sessões Ordinárias 021
Sessões Extraordinárias 008
Projetos Analisados
090
Projetos Votados 049
Moções Apresentadas 002
Vetos Votados 003
Audiências da CCJ (Ordinárias) 022
Audiências da CCJ (Extraordinárias) 009
Pareceres da CCJ (como Relator) 050
Audiências Públicas (da Câmara) 004
Projetos de Lei (deste Vereador) 012
Dias Úteis de funcionamento 103

Neste relatório, temos o objetivo de informar a comunidade sobre os procedimentos os quais fizemos parte na representação da sociedade. Com o intuito de, cada vez mais, mostrar nossa responsabilidade na tomada de posição, cabe salientar que, é o seu interesse que devemos defender, e por ele nos empenhar.
Sem mais para o momento, renovamos os votos de estima e apreço.

Atenciosamente,

terça-feira, 6 de julho de 2010

Aeroporto Regional

Estância Velha apóia Aeroporto Regional


A Câmara de Vereadores engajou-se na proposta de construção do Aeroporto Regional Vale do Sinos, iniciativa do Grupo Editorial Sinos. Uma Moção de Apoio, de autoria do Vereador Luís Carlos Soares – Carlinhos (PT), foi formalizada e aprovada pelo Legislativo, sendo entregue ao presidente do Conselho de Administração do Grupo Sinos, Senhor Mário Gusmão, que mais uma vez, desempenha um papel fundamental na vida dos cidadãos da Região e do Estado. Na sexta-feira, 02 de julho, Senhor Gusmão recebeu os Vereadores Carlinhos e Tomé Foscarini, ambos do PT, e elogiou a atitude dos legisladores. “Quanto mais engajamento nesta proposta, maiores as chances de obtermos sucesso”, declarou Gusmão, que deu detalhes do projeto aos vereadores estancienses.

O Rio Grande precisa acompanha o Brasil
De acordo com o vereador Carlinhos, a proposta é um impulso para a economia da região, do Estado e até mesmo do País. “Com o crescimento do País, cresce também, a necessidade de nós, homens públicos, investidos em cargos tanto no Executivo como no Legislativo, chamarmos para si as responsabilidades, pois, o progresso depende de nossas ações”, ressaltou Carlinhos.

A palavra do Presidente da Câmara
O Presidente da Câmara, Tomé Foscarini – PT, parabenizou o presidente do Conselho de Administração do Grupo Sinos, Senhor Mário Gusmão, por mais esta ação em benefício da comunidade, colocando o Legislativo estanciense a disposição para dar seguimento a proposta. Os vereadores também manifestaram a disposição em fazer contatos com deputados federais e senadores da bancada gaúcha para mobilizá-los na viabilização desta obra, que com certeza irá requerer engajamento de todos os setores da sociedade.

Começou a Campanha 2010

Arrancada do PT


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Governo Lula investe em saúde

Governo Lula mais recursos para a saúde
Por meio de outro acordo anunciado na quinta-feira (01.07), o Ministério da Saúde investirá R$ 5 milhões em equipamentos para ampliação do atendimento no Litoral Norte do Estado, por meio da Associação Beneficente Vicente de Paulo. Outros R$ 3 milhões serão investidos pela prefeitura de Osório em obras. “Este é o primeiro passo para a transformação da instituição em hospital regional”, declarou o deputado estadual Marcon, que sempre esteve comprometido com as demandas da soceidade.

Governo Lula libera recursos para saúde do RS
O pré-candidato a deputado federal Dionilso Marcon se empenhou para que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em roteiro no Rio Grande nesta quinta-feira (01/07), quando anunciou investimentos federais para o setor. “É um conjunto de esforços que vão ser integrandos. Todas as iniciativas no campo do atendimento em saúde vão se potencializando. São investimentos importantes e tem sido assim em todos os estados do Brasil’, disse o ministro Temporão.

União de prefeituras e o Governo Federal
Depois de assinar convênio com a prefeitura de Palmeira das Missões e a Caixa Econômica Federal para a construção do Hospital Público Regional, que beneficiará a população de 72 municípios da região Norte/ Noroeste do Estado, o ministro inaugurou a maior UTI do SUS no RS, no Hospital Conceição, e anunciou recursos para o Hospital São Vicente de Paula de Osório. “Esta é mais uma demonstração de um governo comprometido com a qualificação da atenção à saúde e com a melhoria da qualidade de vida da população”, comentou Marcon, que participou das articulações em Brasília para a conquista destes recursos.

Convênio atenderá vários Municípios
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão assinou esta manhã, convênio com a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e com a Caixa Econômica Federal para iniciar o projeto de construção de um hospital regional com sede na cidade e que atenderá vários municípios da região. A unidade hospitalar será toda pública e atenderá os serviços de alta e média complexidade, com capacidade para 180 leitos.

Uma conquista da comunidade
O deputado estadual Dionilso Marcon, ressaltou a importância do hospital dizendo que ele é uma conquista da comunidade e da sensibilidade de um governo federal que é parceiro na defesa da saúde do povo. "O governo Lula não promete, faz, como o fez com a criação das extensões da Universidade de Santa Maria, com a criação da Universidade do Mercosul, e, agora, com a construção do hospital regional", enfatizou.

Uma ação humanitária
A demanda por um hospital regional é antiga e o ministro Temporão contou que quando recebeu uma comitiva em seu gabinete em Brasília, achou que se ratava de uma demanda inicial, "mas o grupo já tinha em mãos um projeto de viabilidade do hospital. "Não tínhamos como deixar de atender à reivindicação por tratar-se de uma ação humanitária e que amplia o atendimento médico especializado às pessoas da região", observou o ministro.

Um trabalho coletivo
O ex-assessor, que acompanhou todos o processo, Edegar Pretto, ressaltou que a conquista é fruto de um trabalho coletivo de entidades e lideranças da região, em conjunto com a bancada gaúcha da Câmara Federal. “Esta ação consolida a qualificação na atenção à saúde da população do Litoral Norte e tem a mão de toda a comunidade da região”, afirmou. Edegar Pretto elogiou a atuação do prefeito Romildo Bolzan Jr que, segundo ele, tem sido arrojado e partícipe desse complexo processo de regionalização.

Jayme Caetano Braun

Jayme Caetano Braun
O mestre Jayme Caetando Braun, nos ensinou muito sobre nossas origens, ele que juntamente com Cenair Maicá, Pedro Ortaça e Noel Guarani formam “Os Quatro Troncos Missioneiros”. Em homenagem a nossa tradição estaremos publicando duas vezes por semana uma estrofe de pajadas de um dos quatro mestres do Rio Grande.

4- Dei de mão numa tiangaça
Que me cruzou no costado
E já sai entreverado
Entre a poeira e a fumaça,
Oigalé china lindaça,
Morena de toda a crina,
Dessas da venta brasina,
Com cheiro de lechiguana
Que quando ergue uma pestana
Até a noite se ilumina.

Lula Investe e o Brasil Cresce

O Milagre da Construção civil


Uma nova onda de investimentos públicos e privados renovou os ânimos da construção civil, que tem batido recordes de produção e emprego dia a dia. Depois de atingirem um baixo desempenho financeiro nos anos 80 e 90, agora as construtoras comemoram um novo "milagre econômico", a exemplo do que ocorreu na década 70.

Crescimento Real
Entre 2003 e 2008, o valor total das obras do setor teve crescimento real (descontada a inflação) de 60% - bem acima dos 26,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no período. O forte movimento foi impulsionado especialmente pela retomada das construções para o setor público, cujo avanço foi de 69,5%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os projetos da iniciativa privada, que respondem pela maior parte do volume total de obras (56%), cresceram 54,6%.

Pode chegar a 9% do PIB este Ano
Toda cadeia da construção civil representa 9% do PIB total do País (só a construção civil, 5%). Embora na década de 70 essa participação tenha atingido 15%, hoje o volume total de obras é muito maior, afirma o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Simão. "Estamos num momento muito especial. Com o avanço de novos projetos, esperamos um crescimento de 9% no PIB do setor este ano."

O Indutor do Crescimento
O executivo comenta que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma espécie de grife do atual governo que anda mais devagar que o necessário, ajudou a fortalecer o ressurgimento da construção civil, sufocado durante os anos 80 e 90. "Apesar das críticas, o programa foi um indutor do crescimento", afirma Ana Maria Castelo, consultora da FGV Projetos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O Clube do Povo

A união faz a força


No sábado, 03 de junho, os membros da diretoria do Futebol Clube Estância Velha realizaram meio frango para arrecadar fundos para a manutenção das equipes. O trabalho em equipe foi organizado pelos diretores Caneco, Selomar e Chapecó. A participação da comunidade foi considerável; estiveram presentes também, o ex-prefeito Toco e os vereadores Carlinhos e Tomé Foscarini, ambos do PT. O Clube da terrinha representa o Município no campeonato estadual em duas categorias: no juvenil e nos juniores. Vale lembrar, que no ano de 2009 o Estância conquistou o 3º lugar na categoria de juvenis, ficando atrás somente da dupla GRENAL.

domingo, 4 de julho de 2010

O Dia do Senhor

Apocalipse 2


Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.