Time do Conexão Educação visita o CEPEF

março 31, 2010

O CEPEF recebeu a visita do Coordenador do projeto Conexão Educação – Eduardo Santos, de Antônio de Carvalho do DGPCE e Sandro Maia da equipe de projetos do Conexão Educação/ Escola da SEE/RJ, que estão acompanhando a situação de utilização do Conexão Educação, levantando quais as dificuldades encontradas na gestão do sistema.

Conexão Educação

Nesta ocasião os agentes de secretaria Sylvia Gomes e Cida Lemos, além do Técnico de Informática Walter  Pereira puderam tirar dúvidas quanto a gestão de informações dos alunos, uso do sistema para cadastramento de novas matrículas, entre outras.

Uma das preocupações está em postar as fotos dos estudantes no sistema, para que as informações do cadastro sejam a elas correlacionadas.

Prof. Vitor Nunes, para o Blog do CEPEF


Adiada a entrega de laptops !

março 31, 2010

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INFORMOU QUE A ENTREGA DOS LAPTOPS ,QUE SERIA NO DIA 15/04 FOI ADIADA DEVIDO A AGENDA DO GOVERNADOR, POIS ELE NÃO PODERIA COMPARECER AO EVENTO. A NOVA DATA AINDA NÃO FOI MARCADA.

OS 22 ALUNOS DO COLÉGIO QUE FORAM CONTEMPLADOS, TERÃO QUE ESPERAR MAIS UM POUCO PARA NAVEGAREM NA “WEB” EM SEUS LAPTOPS.

PAULO FERRARI / DIRETOR , PARA O BLOG DO CEPEF


Aulas de apoio

março 31, 2010

Aos sábados, com a profª Sylvia Gomes teremos aulas de apoio de Lingua Portuguesa, não espere um mau resultado para começar a participar. Estas aulas serão importantes para tirar qualquer dúvida ou superar deficiências nesta disciplina. Para participar é so comparecer no horário de 8:00às 11:00 h.

Durante a semana teremos também aulas de apoio de Português ( terça-feira ) de 8:00 às 17:00 h e de Matemática (quarta-feira) de 8:00 às 17:00 h.

Paulo Ferrari – Diretor, para o Blog do CEPEF


Atenção! Calendário de Provas do 1º Bimestre

março 31, 2010

Atenção alunos, já temos o calendário de provas para o 1º bimestre de 2010. As provas acontecerão entre 3  e 12/05 e serão realizadas dentro do turno em que normalmente os alunos estudam, mas fique atento aos horários que serão estabelecidos para a sua turma. Importante, não se atrase.

Normalmente as provas possuem a duração de duas horas, com no máximo duas disciplinas a cada dia.

Alguns de nossos professores deixaram algumas dicas sobre como você pode ter um bom desempenho nas provas:

Denise Gutman Almada –  Química

“Fazer exercícios, estudando o conteúdo do caderno associado ao livro. Para os alunos do 3° ano um recado, não esquecer de revisar o conteúdo de funções orgânicas.”

Marcos Leal – Química

“Química é uma sequência de conhecimentos. se você não souber, por exemplo, o que é matéria e como ela se comporta, o aluno não compreenderá os conceitos de análises macroscópicas.”

Cristiane Moraes – Biologia

Prof. Cristiane

“Os alunos precisam ter paciência para ler os enunciados das questões, isso é importantíssimo. Os alunos querem marcar de A a E sem ler o enunciado e assim se complicam.”

Paulo Roberto Marques

Prof. Paulo

“O que eu digo sempre: tudo que é dado hoje depende do que foi dado “ontem”. E tudo que for dado hoje, vai ser usado amanhã em algum lugar. Matemática é como se fosse uma corrente.”

Mary Jane –  Lingua Portuguesa e Literatura

Prof. Mary

“Transportai um punhado de terra todos os dias e tereis umas montanha.” ( Confuncio). Estudem!”

Calendário de provas do 1º bimestre

Prof. Vitor Nunes,  para o Blog do CEPE



Primeira reunião de pais em 2010!

março 31, 2010

Dia 17 de março tivemos o encerramento do primeiro ciclo de reuniões dirigidas aos pais e responsáveis dos alunos que estão cursando a 1ª série do ensino médio, nos três turnos oferecidos pelo C.E Prof. Ernesto Faria.

A reunião foi dinamizada pela profª Marcia Kallil, coordenadora pedagógica, que abriu o encontro com uma bela mensagem de reflexão, que falava da necessidade de contruirmos limites junto aos adolescentes.

“…Dar limites, dá trabalho, mas não podemos desistir de fazer isto.” Profª Marcia Kallil

Na ocasião, pais e responsáveis, receberam também importantes orientações sobre como proceder para que os estudantes possam melhor se adaptar a dinâmica de trabalho do ensino médio e assim conseguir bons resultados. Comentou-se sobre os seguintes assuntos:

  • Observação da lei Estadual n.º 5453 que proíbe o uso de celulares e outros instrumentos eletrônicos. Sobre como pais e responsáveis devem proceder caso desejem se comunicar com seus filhos numa emergência, dando prioridade ao contato telefônico diretamente com a escola.
  • A atenção quanto a guarda de objetos e valores, que é de inteira responsabilidade dos alunos e não da escola.
  • Cumprimento do horário de entrada, que a tolerância máxima de atraso é de 20 minutos e que isso é uma concessão para casos emergênciais e portanto não deve ser instituída como um hábito.
  • A obrigatoriedade de comparecimento devidamente uniformizado, sem adornos que causem descaracterização do mesmo, tais como bónés, colares por fora da camisa, chaveiros comn correntes, etc.
  • A atenção dos pais e responsáveis quanto a zelar para que os alunos compareçam as aulas, conforme o que estabelece a legislação estadual. Em caso de dez faltas sem justificativas por bimestre, o colégio comunicará aos orgãos competentes.
  • Orientação quanto a situação de dependência, em no máximo duas disciplinas, que permite a aprovação a série seguinte, mediante a necessidade de cursar as matérias da série anterior, no turno contrário ao que estuda. No entanto, em caso de problema de vagas em determinado turno, o aluno com melhor rendimento terá preferência nesta escolha.
  • Orientações para que os estudantes sejam incentivados a complementar as aprendizagens escolares investindo parte do seu tempo livre com mais horas de estudo, pelo menos duas horas por dia. Esse hábitodesenvolve a memória, o raciocínio, aumenta a capacidade cerebral, fortalecendo a memória, deixando o aluno mais preparado para enfrentar testes, provas e concursos.

Os pais e responsáveis foram apresentados as atividades diversificadas que são oferecidas pelo CEPEF, como por exemplo a Feira da Cultura. Foram também esclarecidos em relação ao convênio mantido pela escola com o CEFET, a particpação do programa de parceria com a organização PARCEIROS DA EDUCAÇÃO.

Prof. Vitor Nunes, para o Blog do CEPEF


Quem foi Ernesto Faria?

março 16, 2010

O Professor Ernesto Faria nasceu em 23 de maio de 1906, sendo filho de Ernesto de Faria e Aurora Barbosa de Faria. Fez o curso primário em uma escola publica no antigo Distrito Federal do Rio de Janeiro. Posteriormente estudou no Colégio Anchieta em Nova Friburgo, e prestou vestibular para Direito abandonando este curso mais tarde para se dedicar ao magistério.

Foi professor de latim de vários colégios e em 1946 prestou concurso para cátedra de Língua e Literatura Latina da Faculdade Nacional de Filosofia da U. B saindo-se brilhantemente e em 1947, foi nomeado professor de latim do Instituto de Educação e em 1955, professor catedrático da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal, onde permaneceu até 1959. Em 1951, ele havia proferido conferências na Universidade de Coimbra e Sorbonne, sendo em 1959 delegados do Brasil e representante da Associação de estudos Clássicos do Brasil no III Congresso Internacional de Estudos Clássicos, realizado em Londres. Escreveu vários livros de Latim, sendo convidado para dar palestras de Estudos Clássicos no Brasil, em Lausanne, na Suíça. Faleceu em 14 de março de 1962.

Fonte: Projeto Político Pedagógico do C.E Ernesto Faria


Quem Somos

março 14, 2010

CEPEF

Este é o Blog do Colégio Estadual Professor Ernesto Faria, U. A 181723 da Secretaria Estadual de Educação do Rio de janeiro, criada pelo Decreto nº 2249, de 24 de novembro de 1978. O colégio oferece o curso de ENSINO MÉDIO – FORMAÇÃO GERAL, funcionando em três turnos, da categoria C, de 2ª à 6ª feira, das 7h às 22h e 40min.

O Colégio Estadual Prof. Ernesto Faria situa-se no bairro de São Cristóvão, município do Rio de janeiro e atende principalmente a comunidade do entorno dos bairros da Mangueira e de São Cristóvão, além de alunos de outros bairros, tais como Bonsucesso, Tijuca, Maracanã, Del Castilho e Benfica.

A Unidade tem como diretor geral o professor Luis Pires Filho.

Contato:

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 890 – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Telefone: (021) 2334-2087.