O que é a Gastronomía ?

Gastronomia viveu uma verdadeira revolução no Brasil, onde saímos de um cenário estagnado, com restaurantes que predominavam basicamente em pratos regionais e receitas estrangeiras mal adaptadas e sem planejamentos, devemos estar preparados para a evolução gastronômica que se dá com um leque de ofertas que engloba uma boa mostra da culinária mundial, deixando no passado os cardápios insossos e sem criatividade, limitados nos ingredientes, no preparo, pela pouca técnica daqueles que heroicamente se tornaram cozinheiros na boca do fogão.

Sem entendermos a base das informações do conjunto de fatores que caracterizam o "arroz e feijão" dos pratos brasileiros, fica impossível entender como um País tão miscigenado possa possuir uma identidade culinária tão marcante. Fora toda a influência dos imigrantes e a surpreendente comida típica regional, existem ainda outras particularidades gastronômicas encontradas somente por aqui: comemos tudo ao mesmo tempo, de uma vez só, algumas vezes, a sopa ou a salada funciona como entrada no cardápio do dia-a-dia; comemos na rua, nas feiras e em grandes comemorações religiosas; comemos salgadinho, lanche, docinho, pastel e qualquer outro quitute que seja servido em padarias, tabuleiros, festinhas de criança, botecos e casamentos; comemos e sempre bebemos café ou cachaça - o que seria de uma refeição sem uma "branquinha" como aperitivo ou um "pretinho" como digestivo? Enfim, comemos à brasileira. Absorvemos bem toda a "mistura", essa é nossa maior marca gastronômica.

Hoje, temos acesso a produtos do mundo inteiro em nossas cozinhas comerciais, uma atuaçao cada vez maior de profissionais com formação acadêmica específica, adquirida no exterior e/ou, também, nas escolas e cursos profissionalizantes de Gastronomia que continuam a surgir com força e qualidade em nosso País, fazendo com que o cidadão/consumidor se alimente com mais qualidade.

Os restaurantes também mudaram. E não apenas na comida e no visual. De negócio familiar, administrado empiricamente pelos donos, passou a ser encarado e administrado como empresa e a cozinha deixou de ser lugar da mama para ser comandada por um profissional do ramo. Todas essas mudanças, que começaram pelos restaurantes de luxo, não ficaram restritas às casas estreladas, espalhando-se de forma generalizada. As churrascarias são um bom exemplo disso. Mesmo os restaurantes de cozinha regional, guardiões da tradição e geralmente avessos a qualquer tipo de mudança, foram afetados pela nova onda. Ou seja, mesmo quem continua cozinhando a mesma coisa, o faz de forma diferente, mais apurada.

O mercado gastronômico brasileiro obteve um grande aumento na demanda e procura de condimentos e ingredientes para a elaboração aprimorada de novos pratos. O mercado editorial foi um dos que mais cresceu com isso, onde demonstra a grande transformação do mercado de trabalho atual. Outro importante ponto de transformação foi o segmento de eventos que passou a ser variado e de alta qualidade e variedade de eventos gastronômicos, tipo feiras, congressos, debates e concursos que acontecem de norte a sul do País. Todos estes fatores contribuem e agitam mercado de trabalho gerando uma grande contribuição para a disseminação da cultura gastronômica no Pais.

Chefe de Cozinha é o profissional responsável pelo manejo da brigada cozinha de um restaurante. Cabe a ele organizar, planejar e distribuir as funções dentro dela, coordenando e determinando as tarefas de todos os integrantes de sua equipe, fazendo a supervisão dos produtos, elaborando o menu, zelando pela qualidade dos pratos e orquestrando um serviço harmonizado com o salão.

Chefe deve ser criativo para poder desenvolver receitas originais ou dar leituras originais a pratos já consagrados. Também deve saber liderar e formar equipes e ser um bom organizador. Além disso, é fundamental que saiba transmitir seus conhecimentos, formar novos profissionais, ser mestre, ter discípulos. É na mistura dessas características que cada um mostra o seu talento e a sua personalidade. Apaixonados e orgulhosos de seu ofício, empregam seu talento para dignificar a gastronomia e transformar comida em arte e, sobretudo, cada um, com suas maravilhosas delícias, nos proporcionando momentos inesquecíveis e fazendo do bem comer um dos maiores prazeres da vida.

Afinal, o que é um Chefe de Cozinha?

"O Chefe (do latim caput ou que encabeça, que está à frente) designa uma pessoa que comanda seja um grupo, uma comunidade, uma liderança. Neste caso, o Chefe de Cozinha, é aquele que elabora os pratos, o cardápio e organiza e planeja toda a cozinha do restaurante."

miércoles, 27 de enero de 2010

Salgadinhos para festa infantil:

Salgadinho para aniversário:

Ingredientes

-150 grs. de azeitonas sem caroços
-2 pacotes de queijo ralado
-3 ovos
-1 pacote de creme de presunto ou 150 grs. de presunto picado
-2 xícaras(chá) de farinha de trigo
-1 colher (chá de pó royal)
-pimenta do reino
-1/2 copo de leite ou mais
-8 colheres (sopa) de óleo


Modo de Preparo
Coloque tudo na batedeira e bata um pouco. Asse em forminha untadas ou em forma grande.




Salgadinho de salsicha:

Ingredientes

-massa para pastel
-palito de dente-salsichas


Modo de Preparo
Ferva as salsichas. Depois que ferver, espere esfiar, corte-as em três partes. Pegue a massa de pastel, corte a massa pela metade.Pegue uma parte da massa, abra e coloque por cima uma parte da salsicha, enrole e com o palito de dente e enfie na massa fazendo com que a massa fique presa. Frite em óleo bem quente.




Risoles de queijo e fiambre:

Ingredientes

Recheio:
-2 embalagens de queijo creme (200g cada)
-100g de queijo feta em cubinhos (facultativo)
-150g de presunto em tirinhas ou picado-
1/2 pacote de creme de leite

Massa:
-1 medida de 2,5 dl de água e outra de leite
-sal-50g de margarina
-2 medidas de uma só vez de farinha de trigo (a mesmautilizada para o líquido)

Para empanar:
-2 ovos
-Farinha de rosca



Modo de Preparo
Recheio:Misturam-se 2 embalagens de queijo creme (200g cada), 100g de queijo feta em cubinhos (facultativo) e 150g de presunto em tirinhas ou picado, junte também 1/2 pacote de creme de leite.Mexe-se para misturar tudo muito bem e reserva-se.


Massa:Numa panela coloca-se, 1 medida de 2,5 dl de água e outra de leite, sal e 50gr de margarina. Deixa-se levantar fervura. Juntar 2 medidas de uma só vez de farinha de trigo (a mesma que se utilizou para o líquido). Mexer com uma colher de pau até a massa soltar-se do fundo da panela. Deixa-se amornar um pouco, para não se queimar e amassa-se muito bem.Estica-se a massa com o rolo e coloca-se montinhos de recheio em cima, separados entre si. Dobra-se a massa e com um corta massas próprio para risóles ou carretilha e cortam-se.Passar por ovo batido e farinha de rosca e frite.




Risoles:

Ingredientes

-1 copo de leite
-1 copo de farinha de trigo
-1 colher de margarina
-1 pitada de sal
-2 ovos batidos
-farinha de rosca


Modo de Preparo
Misture o leite com a farinha o sal e a margarina e leve ao fogo mexendo sempre.Quando formar uma bola que se despega do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar.Abra a massa com o rolo, corte em rodelas, coloque o recheio e faça os pastéis apertando bem as bordas.Passe no ovo batido e na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Dicas de recheio:frango, carne, palmito, queijo curado.





Pãozinho delicia (da Bahia):

Ingredientes

Massa
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- 1 embalagem de fermento seco (11 g)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de leite morno (nunca quente poismata o fermento)
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de sal
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (sopa) de manteiga

Para Cobertura dos Pãezinhos

- 100 g de manteiga derretida
- 100 g de queijo parmesão ralado
Creme para Rechear (opcional)
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 gema
- sal a gosto (cuidado)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de creme de leite


Modo de Preparo
Unte e esfarinhe 3 assadeiras retangulares grandes(36x45) e reserve.


Para a Massa: numa vasilha coloque o fermento com afarinha e o açúcar, mexa para misturar e dar um poucode ar e soltar a farinha e coloque todos osingredientes, deixando um pouco da farinha para ofinal. Sove bem ate obter uma massa elástica (no mixer,batedeira bata por 10 minutos na velocidade 2). Se suabatedeira for de pouca potência, coloque pouca farinhaporque senão esquenta muito o motor, e depois de 10minutos termine sovando na mão, em cima de umasuperfície limpa (pia). Sove bem, pois o segredo estaem sovar. Se não tiver batedeira, sove manualmente por15 minutos. Coloque a massa dentro de um plástico, edeixe dentro do armário por 30 minutos. Divida a massaem 60 partes (pode usar meia receita). A melhor maneira de dividi-la ao meio e cada metade ir dividindo ao meio,ate dar 60 pãezinhos. Modele cada pãozinho, com as mãosuntadas em manteiga, em formato redondo (se souber bolear, melhor). Coloque-as no tabuleiro preparado.Abafe novamente por 1:30 minutos. Pré-aqueça o forno a(200ºC) e asse por uns 20 minutos (na deixe corar, elee mais branquinho que da mais maciez).

Para a Cobertura: passe cada pãozinho na manteigaderretida com queijo ralado. Se quiser use a receita dorecheio, que e original.Para o Recheio: numa panela coloque o leite, a farinha,a gema, o sal e a manteiga. Leve ao fogo mexendo bemate obter um creme suave. Apague o fogo e coloque oqueijo parmesão e o creme de leite. Dica: sem recheio também fica uma delícia ou você pode fazer sanduiches e rechear com frios, as crianças adoram !.




Pão de queijo de Liquidificador:

Ingredientes

-3 ovos
-1 copo de óleo
-3 copos de polvilho doce
-1 copo de queijo tipo canastra ralado
-1 copo de leite fervente
-1 colher de sal


Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificacor e coloque para assar em forminhas deempada.




Pãezinhos rápidos de queijo:

Ingredientes

-2 xícaras de farinha de trigo
-2 colheres (chá) de fermento em pó
-1 xícara de cheddar ralado grosso
-1 colher (sopa) de salsinha
-60g de manteiga
-½ xícara de creme de leite espesso (em lata ou em caixinha)
-1 colher (chá) de mostarda
-manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar


Modo de Preparo
Aqueça o forno a 220º (alto), unte uma assadeira média com manteiga e polvilhe com farinha. Numa tigela média, misture a farinha, o fermento, o sal, o queijo e a salsinha, depois acrescente a manteiga e mexa com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Junte o creme de leite, a mostarda e misture apenas o suficiente para formar uma massa macia e que descole das mãos (junte um pouquinho de farinha se ela estiver pegajosa). Polvilhe uma superfície com farinha e, com um rolo ou achatando com as mãos, abra um retângulo de massa com 1cm de espessura, depois corte em 20 quadrados ou discos, espalhe na assadeira e asse por uns 20 minutos, até que os pãezinhosestejam crescidos e dourados.




Pãezinhos de presunto:


Ingredientes

-4 xícaras de farinha de trigo;
-1 colher de sopa de fermento biológico;
-2 colheres de manteiga;
-2 ovos;
-200 g de presunto;
-1 pitada de sal;
-1 gema;
-½ copo pequeno de água.


Modo de Preparo
Peneire e misture a farinha e o fermento. Ponha o leite, a manteiga e os ovos. Amasse bem. Quando a massa estiver lisa e maleável, coloque-a em uma superfície enfarinhada. Abra-a com rolo e corte em quadrados. Fatie o presunto e também corte-o em quadrados, só que um pouco menor. Coloque por cima da massa e enrole. Pincele com a mistura de gema, água e leve para assar em uma forma untada. Estarão prontos quando a superfície ficar morena.



Mini pizzas:

Ingredientes

Massa: (rende 100 discos tamanho da boca de um copo)
-1 kg de farinha de trigo
-50 grs de fermento biológico
-100 grs de margarina
-2 copos de água morna (copo de requeijão)
-3 colheres de açúcar (sopa)
-1 colher de sal (sopa)
-Molho de tomate (da sua marca preferida)
-1k de Mussarela Ralada
-Linquiça calabresa fina em rodelas bem fininhas (crua mesmo)
-orégano a gosto


Modo de Preparo
Dissolva o fermento no açúcar, ponha a água, e depois uma parte da farinha, depois o sal a margarina e o resto da farinha até dar o ponto. Deixe descansar por 30 minutos e depois abra a massa bem fininha e corte os disquinhos com a boca de um copo. Ponha em uma assadeira e leve ao forno quente por minutos (só até elas incharem). Deixe esfriar arrume numa bancada uma do lado da outra passe com ajuda de um pincel o molho de tomate e cubra com a mussarela, a linquiça e por último salpique o orégano. Leve ao forno para derreter ou congele.



Mini esfihas folhadas:

Ingredientes

Massa:
- 1 tablete de fermento biológico
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 3 colheres (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de margarina
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ¼ de xícara (chá) de margarina derretida para pincelar

Recheio:
- 500 g de carne moída
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 cebola picadinha
- 2 tomates sem pele e sem sementes picadinhos
- 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto


Modo de Preparo
Massa:Aqueça o forno a 180ºC.Em um recipiente, dissolva o fermento com o açúcar, o sal e o leite. Acrescente margarina, farinha, ovo e amasse bem. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Abra-a com um rolo, formando uma tira.Pincele com margarina derretida e enrole como um rocambole.Corte fatias de 1 cm de largura.Modele as esfihas, pressionando com o dedo o centro da fatia.


Recheio:Misture a carne, a margarina, a cebola, o tomate, o sal e a pimenta em um recipiente.Sobre cada esfiha, ponha uma porção de recheio.Leve ao forno por 20 minutos ou até que estejam douradas.
Rendimento: 60 unidades



Massa para salgadinhos assados:

Ingredientes

-50 g de fermento biológico
-2 colheres (sopa) de açúcar
-150 ml de óleo
-2 ovos
-300 ml de água
-1 colher (sobremesa) de sal
-600 g de farinha de trigo


Modo de Preparo
Desmanchar o fermento com açúcar, juntar o óleo, os ovos, a água e o sal.Misture bem e coloque a farinha aos poucos, amassando até obter uma massa macia e que não grude nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos.Recheie os salgadinhos, pincele com ovo batido e leve ao forno para assar.Recheie a gosto, com carne, frango, frios, salsichas, etc.



Cazulo de queijo:

Ingredientes

-500 gramas de mussarela em temperatura ambiente temperada
-½ xícara de farinha de trigo
-½ xícara de polvilho doce
-1 colher (sopa) rasa de fermento
-1 ovo ligeiramente batido
-1 colher de sobremesa de orégano
-1 colher (café) de sal


Modo de Preparo
Misture tudo com a mão, faça bolinhas e coloque na geladeira por 2 horas. Fritar em óleo quente (senão estoura).Se preferir recheie as bolinhas com presunto.

No hay comentarios:

Publicar un comentario