domingo, 23 de maio de 2010

Se você pudesse visitar um dos planetas do Sistema Solar, qual deles você escolheria? O que você acha que encontraria nele?


Essa é uma das atividades do projeto “Origem do Universo” que desenvolvemos com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

Iniciamos os nossos estudos convidando os alunos para conhecer o Sistema Solar. Nosso primeiro enfoque é apresentar as teorias que explicam a origem do Universo – o Criacionismo e o Evolucionismo. A partir desses conhecimentos, trazemos para a sala de aula a História da Ciência, instigando os alunos a compartilharem o que eles sabem sobre Ciência e como os cientistas procedem em suas pesquisas e quais as suas contribuições para a humanidade.

Dentre os cientistas que estudamos estão: Claudius Ptolomeu, Aristóteles, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johans Mendel e Charles Darwin.

Por que estudar sobre esses cientistas? Primeiro, pelo fato de com exceção de Darwin e Mendel, os demais serem os defensores do Geocentrismo: Ptolomeu e Aristóteles e o Heliocentrismo: Copérnico e Galileu. Segundo, por também está incluído no nosso projeto o subtema Identidade Genética e a Origem dos Seres Vivos, que é quando estudamos sobre as biografias de Mendel e de Darwin, pois esse subtema é desenvolvido a partir da identidade dos alunos tomando por base o ancestral do homem – o Australoptecus africanus. Ou seja, primeiro estudamos sobre o Big-Bang, passamos pelos modelos que explicam a organização do Universo até a formação da Terra, apresentando em seguida o ancestral do homem até chegarmos na identidade do Homo sapiens sapiens, tendo o próprio aluno como pertencente a esta espécie.

Nos estudos sobre a Origem do Universo, os alunos são questionados com as seguintes perguntas:

Se você pudesse visitar um dos planetas do Sistema Solar, qual deles você escolheria? O que você acha que encontraria nele? De que forma faria a sua viagem?”.

A partir de então, os alunos escolhem o planeta que gostariam de visitar, registram em uma folha as suas hipóteses, constroem um foguete e colocam em sua parte interior as suas previsões. Em seguida, a sala de aula é preparada com uma ambientação – a representação do céu com o Sistema Solar. É organizada uma escada com papel laminado para que os alunos subam usando capacete de astronauta com o seu foguete levando suas hipóteses e, assim deixar no planeta escolhido ao som da música “Jornada nas Estrelas”.

É marcada outra viagem com o objetivo de buscar saber se suas hipóteses foram confirmadas. Recolhendo o material do foguete – suas hipóteses, os alunos são convidados a confrontarem o que achavam encontrar no planeta escolhido com os novos conhecimentos encontrados no interior dos foguetes – informações que são previamente colocadas pelas professoras. Após esse momento, os alunos socializam o que descobriram e produzem um texto sobre o planeta escolhido.

Orientação: Profª Rozicleide Bezerra de Carvalho

Professoras: Luciana, Wellma e Denise

Nenhum comentário:

Postar um comentário