sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Você sabe o que faz um epidemiologista?

(por: Maíra Batistoni e Silva)

O nome é esquisito, mas seu papel é muito importante para a manutenção da saúde das populações humanas.

O epidemiologista é o cientista responsável por estudar todos os problemas que afetam a saúde de grupos de pessoas, isto é, ele investiga quais são os fatores que contribuem para o aparecimento e a propagação de determinada doença e também investiga formas de curar e prevenir estas doenças.

Para isto, este profissional precisa descobrir, por exemplo, como se adquire a doença, se há situações que auxiliam o contágio e quais as alternativas para combater a doença.

Mas como saúde não é só a ausência de doença, o epidemiologista pode trabalhar também investigando outros fatores que influenciam a saúde de uma população, como as condições nutricionais de crianças e adolescentes, por exemplo.

Deu pra notar que um epidemiologista pode trabalhar com assuntos muito variados, não é mesmo?

Por este motivo, para que seu trabalho tenha sucesso, ele precisa contar com a elaboração de diferentes profissionais, como biólogos, estatísticos, economistas, médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

Com a situação de emergência que estamos vivendo atualmente, o epidemiologista e os demais profissionais ligados à saúde buscam descobrir:

- o que aconteceu no local que favoreceu a expansão da doença?
- como proceder para oferecer atendimento médico a todos os pacientes?
- como diminuir a transmissão da doença?
- como evitar que este número de casos se repita no próximo ano?

Viu só quanta coisa?

Caso você tenha se interessado em ajudar a promover a saúde da população, saiba que para ser um epidemiologista é necessário gostar muito de estudar, pois as doenças mudam muito, e sempre é preciso investigar novos problemas que afetam a saúde das pessoas.

Mas, deve ser muito gratificante saber que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pessoas!

Glossário:
Epidemia: significa doença que, de repente, atinge uma população e cujos casos de contágio superam os valores habituais.

Pandemia: quando as epidemias se alastram por várias regiões geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário