31/01/09

E ninguém cala...



Amigos, olhem as duas fotos abaixo!!!

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-I-S!!!

Recebi por e-mail da Malu Cabral, que também não sabe quem é o senhor em questão, mas tentará descobrir.

A autora das fotos foi uma amiga da Malu, que assim como eu, ficou impressionada com tamanha demonstração de amor ao GLORIOSO!

Bom, se alguém souber/tiver informações deste senhor e sua cidade, o Cantinho Botafoguense agradece!

Só o Botafogo mesmo...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Tô contigo, MA!



Logo que assumiu o clube, o Maurício Assumpção prometeu muito trabalho para honrar todos os compromissos não cumpridos do Bebeto de Freitas para com os profissionais remanescentes do ano passado no Botafogo.

Mostrando ser um homem de palavra, o MA (e todo o seu grupo) está conseguindo quitar as dívidas deixadas pelo ex-presidente alvinegro.

Em nome do clube, o colaborador Manoel Renha confirmou que todos os salários atrasados já foram pagos, restando apenas o 13º e as férias proporcionais.

Não é a toa que os poucos jogadores que permaneceram (Alessandro, Leandro Guerreiro, Renan...) não cansam de afirmar que as coisas mudaram em General Severiano. Além desses, os novos contratados também elogiam constantemente os dirigentes botafoguenses.

Aos atletas que saíram no final do ano alegando que a situação política e os salários atrasados foram fatores determinantes, meus sinceros pêsames. Lembro que o Maurício Assumpção pediu um voto de confiança a vários jogadores e estes não quiseram "comprar o projeto".

Agora, cada um responde por suas escolhas, mas os que ficaram (e nós torcedores) sentem uma melhora considerável em todos os sentidos. E isso pode fazer a diferença, afinal, prazer e alegria são importantíssimos para um melhor rendimento das atividades.

Enquanto isso, os que preferiram "abandonar o barco" enchem os bolsos, mas começam a amargar situações delicadas: O Jorge Henrique será banco quando o Dentinho voltar da seleção brasileira; Diguinho já corre o risco de ser barrado; Triguinho será reserva do Léo; Renato Silva também não terá vida longa no Morumbi; André Luis ainda não acertou com nenhum time; Túlio terá que ralar muito por um espaço e o Lúcio Flávio tem uma sombra chamada Bolaños...

É por isso que eu acredito no Maurício Assumpção, que pediu calma em 2009, mas prometeu que o Botafogo voltará a ser forte em breve. A julgar pelas suas primeiras atitudes (dignas de aplausos), não tem porque ficarmos "no muro". Devemos confiar e mais do que isso: Ajudar!!!

Valeu, presidente!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

O Reinaldo não é o "Salvador da Pátria"



Sai Diego, entra Reinaldo.

Ao que tudo indica, será a única alteração do Botafogo para a partida de amanhã, contra o Mesquita.

É uma substituição lógica e bastante considerável.

Na teoria, o time alvinegro ganha consideravelmente em técnica e experiência. Entretanto, futebol é uma "caixinha de surpresas" e o Reinaldo também está retornando de um problema muscular, o que certamente não permitirá que ele jogue com 100% de desenvoltura.

De qualquer forma, será a estreia daquele que foi anunciado como o "craque" botafoguense em 2009, com direito a "camisa 7" mais do que garantida.

Mas como nem tudo é um "mar de rosas", parece que o Ney Franco ainda não percebeu algumas outras necessidades na equipe e mandará exatamente a mesma escalação que jogou nas duas primeiras rodadas (apenas com a entrada do Reinaldo e saída do Diego).

Enquanto o Emerson, Léo e Lucas Silva não sairem do time titular e o Leandro Guerreiro não atuar na sua real posição (volante), não adianta esperarmos uma super evolução somente com a estreia do Reinaldo.

Bom, o treinador é o Ney Franco, né? Ele deve saber o que faz (apesar de eu duvidar disso...).

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30/01/09

Galera do C.B



Recebi mais uma foto de outro grande amigo deste Cantinho Botafoguense.

Apresento a todos vocês o Sérgio Sabbato, que diferentemente do Lúcio Flávio, é maestro de verdade.

O Sérgio é de Petrópolis/RJ e enviou duas preciosidades: Um calendário de 1989. Ele ganhou de um amigo que na época disse que o Botafogo quebraria o jejum de 21 anos.

Não deu outra!!!

Também enviou a sua primeira carteira de sócio (datada de 1959) do GLORIOSO.

Obviamente que os dois "tesouros" não saem da carteira do amigo, né?



Agradeço ao Sérgio Sabbato e lembro: Se você também quiser fazer parte da galera do C.B, pode enviar a sua foto (com algo remetendo ao Botafogo) para o e-mail ao lado, no meu perfil.

Obs: Por falar em amigos do Cantinho Botafoguense, recebi um e-mail da Fabrícia, filha do Geninho.

Segundo a Fabrícia, o Geninho está com a pressão controlada, mas permanece entubado por causa de uma pneumonia. O médico disse que o quadro é estável, mas que no momento ainda fica difícil dar maiores detalhes.

Em nome das outras filhas do amigo (Fabíola e Fabiana), a Fabrícia agradeceu aos nossos votos de pronta recuperação.

Fabrícia, seu pai sairá dessa! A torcida botafoguense está mais do que unida nas orações!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Leandro Guerreiro: Merece os aplausos, mas a camisa é a "5"!



Leandro Guerreiro completará 100 jogos com a camisa do Botafogo no próximo domingo, diante do Mesquita.

Considerando o futebol brasileiro e sua alta rotatividade dos jogadores, é uma marca até certo ponto, expressiva e que merece ser destacada. Mas só isso...

Particularmente, eu gosto do Leandro Guerreiro. Tirando os primeiros sete meses do ano passado (quando cheguei a pedir, inclusive, a sua barração da equipe), sempre foi um jogador razoável, taticamente importante e um dos poucos que sempre manteve uma regularidade nas apresentações.

Não é o cabeça de área dos meus sonhos, mas digamos que ele quebre (bem) o "galho". Desde que, atuando na sua real posição.

Muitas pessoas que vivem o dia a dia do GLORIOSO também me disseram que o Leandro é uma pessoa de bem, solícito, educado e extremamente profissional. "Bixo raro" (e cada vez mais em extinção) no futebol nacional!

Sobre o seu centésimo jogo pelo Botafogo, o Guerreiro disse o seguinte:

"- Ficaria muito feliz se marcasse neste dia especial. Também seria legal usar a camisa 100, mas deixo isso para a diretoria decidir".

Putz, eu juro que não sei o que pensar: Se acho a ideia válida ou não...

Eu acho que números expressivos devem ser lembrados e "comemorados"...
...mas vocês lembram dos últimos homenageados pelo mesmo motivo?

Pois é, já saíram do Botafogo e não conquistaram nada. Hoje, aposto, que a "camisa comemorativa" e/ou a placa nem estão em suas salas de jantar. Portanto, primeiro um título, depois, o reconhecimento simbólico pelas marcas e serviços prestados!

Jorge Henrique, Lúcio Flávio e até o Juninho. Por quê não o Guerreiro?

É verdade. Concordo que seja injusto, até porque, ele foi o único que permaneceu durante todo esse tempo em General Severiano. Mas aí eu pergunto: Permaneceu por qual motivo? Seu desejo ou falta de propostas concretas?

Enfim, parabéns, Guerreiro! A sua camisa é a "5" e essa ninguém tira no momento. Pode ficar mais do que feliz por isso, afinal, não é qualquer um que tem o prazer de ser titular indiscutível de um clube como o Botafogo de Futebol e Regatas.

Mas...chega de homenagens isoladas.

Nova diretoria. Nova atitude! Nova vida pro Botafogo!!!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Menos de um ano depois...



Cuca (então, treinador do Botafogo), no ano passado, ao perder o título da Taça Guanabara após roubo descarado da arbitragem:

"- No fim do jogo, eu perguntei ao árbitro se ele iria dormir. Ele sorriu, disse que ia dormir "muito bem". Eu não vou dormir. E acho que esta nossa não-amizade com a Federação nos prejudica, sem dúvida nenhuma. Não é faltinha que inventam, é expulsão, é pênalti. Se o Ibson tivesse perdido o pênalti, ele teria mandado voltar duas ou três vezes. Eu gosto das coisas certas, mas acho estranho que só eu não ganho nada errado. Espero que os outros times se reforcem, senão vão perder a final".

Cuca (hoje, técnico do Flamengo), ontem, após a segunda vitória do rubronegro no campeonato carioca. A segunda com ajuda descarada da arbitragem:

"- Por ser o começo de temporada, a arbitragem também precisa de ritmo para ter autoconfiança. Isso é natural. Outro dia vi um jogo da Libertadores com um trio brasileiro e houve vários erros que eles não cometeriam em outros momentos do ano".

Não acho que ele esteja fazendo/falando nada de errado e/ou absurdo.

Cada um vende o seu "peixe" e defende o clube em que trabalha. E como não existe mais sentimento verdadeiro entre profissionais e clubes no futebol mundial, as pessoas esquecem do "ontem" e vivem apenas o "hoje", esquecendo que ainda existe o "amanhã".

Mas uma coisa é certa: O mundo dá voltas, né?

O Cuca tanto tentou (por vezes, mereceu!), pediu, implorou...que desta vez tem tudo para conseguir o seu primeiro título como treinador.

As coisas "do lado de lá" são sempre mais "fáceis"...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Desequilíbrio técnico



Éramos felizes e não sabíamos? Éramos felizes e mal agradecidos?

Qual das duas situações pode ser melhor utilizada por nós, torcedores do Botafogo?

Sim...reclamávamos da lentidão do Lúcio Flávio. Reclamávamos dos "sumiços" do Lúcio Flávio. Reclamávamos da "ausência" nos momentos mais decisivos do Lúcio Flávio...

Claro, todas as nossas "birras" eram mais do que cabíveis, pois o "maestro" geralmente aparecia em partidas sem muita importância e/ou contra adversários mais fracos.

O problema é que agora nós temos o Lucas Silva, elevado a condição de substituto do Lúcio Flávio.

As reclamações continuam as mesmas...

Reclamamos da lentidão do Lucas Silva. Reclamamos dos "sumiços" do Lucas Silva. Reclamamos da "ausência" nos momentos decisivos do Lucas Silva...

Com um agravante: Nos lampejos de bom futebol, o Lúcio Flávio ao menos apresentava o que sabe (e ele joga bola, sim senhor!). Ele garantiu os três pontos em diversas partidas.

E o "mexicano"? Além de copiar os "defeitos" do antigo "camisa 10", ainda faz questão de deixar bem claro que o seu futebol é de segunda divisão mexicana. E olhe lá...

E ainda há "aquele" que diz que o Lucas Silva é/será o Renato Augusto do Botafogo.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29/01/09

Vitória de um time extremamente limitado



Segunda vitória em dois jogos, mas a impressão ainda é a mesma: A torcida botafoguense pode se preparar para um ano de fortes emoções e nervosismo.

Sim, amigos...
...não quero criar um ambiente nebuloso e muito menos desmerecer a vitória do Botafogo sobre o Macaé (1 a 0, gol do Victor Simões), mas o que vimos nesta noite não parece um time da grandeza do GLORIOSO. Aliás, ainda estou em dúvida: Será mesmo que o time que vestia um lindo uniforme listrado com uma estrela solitária no peito era o Botafogo?

Cansei de ver péssimas partidas do nosso amado Botafogo nos últimos tempos. Algumas, ridículas, com atuações covardes. Mas hoje eu vi um futebol de time pequeno contra um outro time pequeno. Isso que intriga, pois não enfrentamos o Flamengo, Vasco ou "Unimed FC". Recebemos o "poderoso" Macaé no Engenhão e atuamos à base de uma mistura de limitação técnica, covardia e falta de padrão tático.

Tudo bem, é início de temporada...

Mas aí a questão é física, amigos. Neste quesito, digamos que o Botafogo tenha empatado com o Macaé, que iniciou a pré-temporada bem antes. O problema é a qualidade dos nossos jogadores, somada à uma incrível (in)capacidade do treinador, que tem sérios problemas para escalar, motivar e substituir as peças.

Ah, esqueci: O pior mesmo é ler e ouvir o Ney Franco querendo arranjar desculpas e "pontos positivos" em todas as situações, se fazendo de bobo ao não admitir que falta muito para o time render o que a torcida espera.

Nessa hora que eu digo: É o início, mas algo me diz que não devemos esperar muita coisa além do que foi mostrada nas duas primeiras rodadas.

É claro que os jogadores ficarão mais entrosados e algumas coisas melhorarão, porém, não chegarão ao patamar que nos permita sonhar com voos mais altos do que o Campeonato Carioca (e olhe lá!!!).

Não cabe uma comparação direta com o time do ano passado, até porque aquele grupo também não conquistou nada. Agora, se olharmos "nome a nome", o Botafogo enfraqueceu absurdamente.

E aqui não é uma crítica descabida, mas a responsabilidade é do Ney Franco - que pediu todos os atletas que estão em General Severiano - e da diretoria alvinegra (André Silva, Anderson Barros e até o Maurício Assumpção), que jamais questionaram os nomes do "professor".

Os atletas são os menos culpados, pois eles não têm culpa de serem fracos (com raras exceções no atual elenco botafoguense). Ao menos há esforço e comprometimento, mas que não compensa a limitação técnica. Por mais que o futebol tenha ficado mais disputado e forte, o talento ainda decide. E talento está em falta no GLORIOSO...

Aliás...temos sim, um talento. Um único talento, daqueles diferenciados por natureza: Renan, que garantiu os três pontos com pelo menos três ótimas defesas.

De resto, eu diria que o Botafogo tem bons jogadores (Juninho, Maicosuel, Reinaldo), outros esforçados (Victor Simões, Alessandro, Túlio Souza, Batista...) e uns que jamais mereceriam vestir a malha alvinegra. Mas se o Ney Franco acha que devem, quem sou eu pra contestar, né?

Sobre o jogo?

Amigos, houve jogo? Sério, não estou de brincadeira e repito a pergunta: Houve jogo?

Tiremos o bonito gol do Victor Simões, quantas oportunidades o time do Botafogo criou em noventa minutos?

Uma cabeçada do Diego na trave, uma conclusão bisonha do "mexicano" e duas belas cobranças de falta do Juninho. Só...
...enquanto isso, o Renan salvava três bolas à queima roupa!

Da mesma forma que o Ney Franco utilizará a desculpa do início de temporada, usarei do artifício com vocês também: Não concentrarei a resenha na partida, pois ainda estou em fase de readaptação da escrita e análises dos jogos.

Convenci?

É claro que não! Mas não me preocupo, afinal, o Ney Franco convence muita gente...menos eu!

De qualquer forma eu tenho uma justificativa para este texto sem qualquer detalhe do que aconteceu nos noventa minutos: Não houve - sequer - três minutos de futebol que fossem minimamente suficientes para uma análise decente.

Só não me assustei porque eu - modéstia a parte - já imaginei que seria assim antes mesmo do jogo começar.

Claro! Bastou o narrador (aliás, os profissionais do SporTV são sofríveis!!!) falar o banco de reservas do Botafogo que eu abri mão de atentar aos detalhes da partida: Thiaguinho, Fahel, Túlio Souza e Batista.

Quatro volantes entre as seis opções suplentes!!!

Escolhas do Ney Franco, que abriu mão do lateral esquerdo Gabriel (outra vez não tínhamos substituto para o Eduardo) e Wellington Jr...

Bom, repito o que disse no início do texto: Em campeonato de tiro curto, o que vale são os três pontos. Quanto a isso, palmas para o Botafogo, que bonito ou feio, está com 100% de aproveitamento. Agora, o Cariocão deixou de ser parâmetro para avaliações do elenco há muito tempo e isso me preocupa muito em relação ao restante da temporada.

O time é fraco e todos nós sabíamos desde o início. De toda a forma, demos um voto de confiança ao Ney Franco, que garantiu e pediu quatro a cinco rodadas para o seu grupo mostrar um futebol competitivo. O voto de confiança permanece, mas o "professor" já gastou duas rodadas da sua "gordura"...

Parabéns aos 10 mil torcedores que encararam o péssimo horário da partida e forte chuva que caiu de tarde no Rio de Janeiro!

Mas uma coisa é certa: O time pode jogar mal e nos irritar profundamente (algumas vezes), mas os dias de jogos do Botafogo são diferentes! Não é verdade?

Que venha o Mesquita! Chega logo, domingo!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 1 X 0 MACAÉ

1- Renan: Salvou o time em três oportunidades - 7,5

2- Alessandro: Não faltou esforço. Falta qualidade... - 6,0

3- Juninho: Melhorou em relação ao sábado passado, mas ainda pode (e vai) melhorar muito - 6,0

4- Emerson: Não comprometeu. O que não garante que tenha futebol para atuar no Botafogo - 5,5

5- Leandro Guerreiro: Um desperdício deixá-lo largado no lado esquerdo da zaga. Ainda mais porque falta um cara que proteja melhor a entrada da área - 6,0

6- Eduardo: Peladeiro. E só - 5,0

7- Léo Silva: O passe pro gol da vitória. Mas me pareceu "meio sem querer". É fraco demais - 5,0

8- Lucas Silva: O Lúcio Flávio perto dele é extremamente participativo e veloz. Ah, e convenhamos, o LF tem futebol que o LS jamais terá - 4,5

9- Victor Simões: Sozinho na frente, até que tentou vários chutes ao gol. Bonita conclusão que garantiu a vitória botafoguense - 6,0

10- Maicosuel: Poucos lampejos que não justificaram a semana badalada que teve após a boa estreia contra o Boavista - 5,0

11- Diego: Joga logo, Reinaldo! - 4,5

12- Túlio Souza: Não fez nada de excepcional, mas participou mais que o Léo Silva - 5,0

13- Batista: Discreto, o jogador me agradou. Não é um craque, mas se nos treinos ele rende parecido, não justifica ficar fora do time titular - 6,0

14- Laio: Entrou faltando 10 minutos e tentou alguns lances de efeito e correria. Fez duas boas jogadas quando os companheiros já não tinham mais pernas para acompanhar - 6,0

Ney Franco: Escalação errada; banco de reservas mal montado e ordens expressas para o Botafogo atuar como um time pequeno... - 4,0

Tradição x Inovação



O presidente Maurício Assumpção havia dito que o Botafogo conversaria com a Kappa para tratar de mudanças no uniforme, visando a volta do tradicional meião cinza e das listras nas mangas das camisas do time.

Pois bem, o negócio está fechado. Os torcedores alvinegros verão os novos uniformes do GLORIOSO a partir do Brasileirão.

Para os "tradicionalistas" de plantão (eu faço parte dessa lista), uma excelente notícia.

Por falar em tradição, outro assunto que está em pauta entre o Botafogo e a Kappa, é a criação de um terceiro uniforme "não convencional", ou seja, nem o todo branco e nem o todo preto.

Suponho que, seguindo a nova "moda" do futebol mundial, a aposta seria em outras cores e/ou design.

Já me manifestei a respeito do assunto anteriormente: Se for utilizado para amistosos e/ou partida festivas (não oficiais), até concordo, pois não nego que seria uma bela ação de marketing. Mas em jogos oficiais, mantenho a minha "raiz": Os uniformes do Botafogo são o listrado, o branco e o preto.
Ponto final...

De qualquer forma, o Lancenet sugeriu que os internautas criassem o terceiro uniforme do GLORIOSO. Sem regras...liberdade e imaginação deveriam "trabalhar" juntas.

Passados alguns dias, o Lancenet divulgou o resultado final, que vocês podem conferir nos dois links:

- http://www.lancenet.com.br/galerias/3-camisa-do-botafogo/

- http://www.lancenet.com.br/galerias/camisasdobotafogo/

Muita gente perdeu a noção do ridículo, mas como o "tema era livre", não devem ser julgados por isso. Em compensação, alguns botafoguenses até que me surpreenderam...

Mantenho a minha posição: Uniformes assim, somente para jogos não oficiais (e mantendo os três uniformes atuais). Mas não posso negar...
...gostei dos dois modelos abaixo.

E você?

Obs: Não tenho informações de quem criou as camisas. Por isso, fico devendo o devido crédito.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Uma boa risada



Título de uma notícia no site Globoesporte:

"Zárate mantém a forma física com treinos na Argentina".

Meu comentário: É pra rir?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Maicosuel: Agora sim, dá pra mostrar futebol



No sábado passado o Maicosuel agradou a torcida botafoguense com muita movimentação e garantindo os dois gols da vitória sobre o Boavista. Os adeptos (grande parte)começaram então a elevar o atleta à condição de ídolo e/ou craque do time.

Muita calma...

A estreia do Maicosuel realmente foi boa. Também acho que ele tem tudo para ser o jogador mais importante do Botafogo em 2009, mas digamos que a partida da semana passada tenha sido apenas uma "feliz coincidência", ok?

Explico: O apoiador é leve, rápido e tem na velocidade e habilidade as suas principais características. A "feliz coincidência" que me referi é justamente por ele ter conseguido jogar no gramado pesado e molhado de Bacaxá.

Agora eu quero ver o Maicosuel mostrar o que pode!

O campo do Engenhão ainda não está nas melhores condições, mas mesmo assim é infinitamente melhor do que o acanhado estádio do Boavista.

Bom para o Maicosuel! Melhor ainda para os botafoguenses! Até porque, eu não gostei de uma declaração do jogador após a primeira rodada...

O Maicosuel disse que tinha feito a sua melhor partida como profissional diante do Boavista. Bom...quero acreditar que ele estava empolgado (com razão e justiça) e não pensou muito no que falou, pois se "aquele futebol" é o seu limite, o Botafogo não fez uma grande contratação.

Acredito que o "camisa 10" do GLORIOSO pode (e vai) render muito mais...
...a começar por hoje, contra o Macaé.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28/01/09

Aí também não, Juninho



"- Clássico é muito bom. Torço para que todos cheguem na próxima fase (semifinais)".

O Juninho que me perdoe, mas nada de torcer para Flamengo, Vasco e "Unimed FC". Nada de fazer média com a mídia esportiva, que obviamente sonha com os quatro grandes nas decisões do campeonato ($$$).

Apesar de considerar muito difícil (praticamente impossível), eu quero é que os três fiquem - sempre - pelo meio do caminho...
...em qualquer competição!!!

Obs: Amigos, a respeito do Geninho Moreira, ele sofreu um derrame (AVC) e está passando por cirurgia nesta tarde.

Consegui falar com sua esposa, Dona Elizabeth, que confirmou que a situação é gravíssima e por enquanto os médicos não podem dar maiores prognósticos/projeções. De qualquer forma, ela ficou emocionada (o Fábio "Snoopy" também falou com a D.Elizabeth) em saber que todos os amigos botafoguenses do Geninho estão em uma corrente mais do que positiva, pedindo para que o amigo supere este "perigoso adversário".

Assim que eu tiver mais novidades, comento aqui no C.B. Enquanto isso, só peço para que todos continuem com as orações, ok?

Força, Geninho!!!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Duas vezes Botafogo



O Maurício Assumpção quer resgatar mais uma tradição do Botafogo e do futebol carioca em especial: Partidas dos juniores antes dos jogos principais dos times profissionais. Ou seja, as famosas e conhecidas preliminares.

Eu acho sensacional!

Lembro de quando ainda morava no Rio e sempre que eu ia ao Maracanã com o meu pai e/ou avô, chegávamos por volta das 15h para acompanhar a garotada em campo. Naquele tempo o futebol era às 17h (outra tradição quebrada por culpa dos interesses televisivos).

Estava tudo certo para que a "rodada duplamente alvinegra" fosse realizada amanhã, mas infelizmente o gramado do Engenhão ainda está bastante "machucado". Assim os juniores botafoguenses atuarão no Caio Martins.

Apesar de chata, a decisão foi correta, afinal, o Botafogo (profissional) também jogará na quinta-feira e se o gramado não está bom, pior ficará com uma partida minutos antes.

De qualquer forma, o presidente botafoguense já disse que no momento em que a grama do Engenhão estiver "pronta", os torcedores poderão torcer duas vezes - no mesmo dia - pelo GLORIOSO.

Além de oferecer mais uma opção de lazer ao torcedor, o Maurício Assumpção também estará realizando um "sonho" que andava distante dos garotos da base botafoguense: Receber carinho e atenção que tanto merecem.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Reinaldo: Pode ser no domingo



Depois de se contundir sozinho no amistoso contra o Olaria, o Reinaldo teve a sua estreia pelo Botafogo adiada para a quarta ou quinta rodada da Taça Guanabara.

Mas o torcedor poderá ver o jogador em ação um pouco antes, pois depois de iniciar os trabalhos com bola nesta quarta-feira, o Ney Franco confirmou que o Reinaldo tem chances de jogar contra o Mesquita, domingo, pela terceira rodada.

Se estiver apto, será uma boa para o time, que carece de um jogador mais técnico para dialogar com o Maicosuel e servir ao Victor Simões.

E para quem (eu) contestou a "camisa 7" entregue ao Léo Silva diante do Boavista, ver a estreia do Reinaldo é mais um motivo para "comemorar", afinal, o presidente Maurício Assumpção já disse que o atacante será o dono do "número mágico botafoguense".

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Falta pouco para a casa ficar arrumada



As dificuldades (principalmente financeiras) são as mesmas, mas fica complicado tentarmos compreender o porque do Bebeto entregar os salários completamente atrasados e o Maurício Assumpção - em menos de dois meses - conseguir arrumar boa parte da bagunça, né?

Em minha opinião, existem duas palavras que resumem tudo isso: Vontade e tesão.

O Bebeto já não tinha mais vontade e nem tesão de continuar no Botafogo. Assim, foi deixando o clube de lado e quando "abandonou" a cadeira presidencial, deixou uma "herança maldita" para o seu sucessor...

Aliás, o Maurício Assumpção assumiu o clube e a primeira coisa que precisou fazer, foi administrar a debandada geral dos antigos atletas, que não aguentaram as promessas e salários atrasados da antiga gestão.

Os poucos que permaneceram no GLORIOSO deram um voto de confiança ao novo presidente alvinegro e agora estão vendo que fizeram o certo. Primeiro, por continuar no Botafogo e depois, por sentirem que, de fato, eles tem um presidente com palavra e disposto a colocar o clube - novamente - nos trilhos.

Enfim, os salários atrasados dos jogadores que estiveram no Botafogo em 2008 já foram acertados (com muito esforço). Só faltam os décimo terceiros, que tenho certeza, será prioridade do Maurício Assumpção.

Ah, e o mais importante: Todos os profissionais do Botafogo (não jogadores) também tiveram os seus ordenados acertados. Ou seja, o GLORIOSO é um só e todos merecem tratamento igual.

Está "cansando" ter que dizer isso, mas "abro o peito" para repetir quantas vezes for necessário: Parabéns, MA!!!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27/01/09

Força, Geninho!!!



Eu estava lendo o Mundo Botafogo (link nos favoritos), do Rui Moura, quando "dei de cara" com uma notícia nada agradável...

Parece que o nosso amigo Geninho Moreira está internado no CTI em estado grave.

Ninguém sabe - ainda - de maiores detalhes, mas peço para que todos rezem pela recuperação do grande Geninho.

Vamos fazer uma corrente positiva para que o amigo supere este adversário e curta mais um ano botafoguense ao nosso lado.

Força, Geninho!!!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Enquete: 2009 sem taças



E o ano finalmente começou para os milhões de botafoguenses espalhados pelo mundo.

Claro, nós só consideramos ano novo depois que o Botafogo disputa a primeira partida de cada temporada. E como demorou, hein? Algum de vocês aguentaria mais uns dez ou quinze dias sem jogos do GLORIOSO? Eu estava ficando louco...

Graças a Deus a loucura foi saciada no sábado passado, quando demos o pontapé inicial ao vencer um adversário que estava engasgado na garganta. Não é fácil você ser obrigado a reconhecer (e ouvir as brincadeirinhas dos rivais) que éramos fregueses do Boavista.

Sim, éramos (no passado mesmo)! A vitória do Botafogo por 2 a 1 serviu para espantarmos os "maus olhados" deste adversário e a partir de agora, a hegemonia mudará de lado.

Mas com todo respeito, não vamos perder tempo falando de Boavista, né?

A temporada alvinegra é muito mais extensa e repleta de vários adversários que exigem respeito. Mesmo no estadual, quando enfrentaremos os tradicionais rivais e possivelmente o nosso maior "inimigo" nos últimos dois anos: As arbitragens tendenciosas.

O Botafogo pode chegar pela quarta vez seguida à final do Campeonato Carioca.

Fomos campeões em 2006, porém, roubados descaradamente nos anos seguintes. Por isso, se quisermos voltar ao lugar mais alto do pódio, precisamos de calma e paciência, pois os adversários de dentro do campo são mais fáceis de serem "batidos", agora, nos "bastidores"...

Acontece que em 2009 a dificuldade será ainda maior dentro dos próprios gramados. E não é devido ao fortalecimento de Flamengo, "Unimed FC" e/ou Vasco (este, em menor escala), mas sim pelo enfraquecimento técnico do GLORIOSO.

É claro que isso não quer dizer nada, afinal, éramos favoritos em 2007 e 2008 e não conquistamos títulos. Em compensação, já tivemos exemplos de times humildes que superaram todas as expectativas e triunfaram. Quem consegue esquecer aquela conquista da Conmebol? E o próprio estadual de 89?

Pois é...vai que o Botafogo surpreende mais uma vez. A grandeza alvinegra nos torna fortes e candidatos em todos os torneios que disputamos. Só exigimos comprometimento, vontade e superação dos envolvidos (atletas, comissão técnica e diretoria). O resto é conseqüência...

De qualquer forma, este grupo atual vai ter que suar a camisa para convencer a torcida botafoguense. O resultado da enquete no Cantinho Botafoguense não foi dos mais animadores.

Perguntei aos amigos, o que poderemos esperar do Botafogo com o elenco formado à pedido do Ney Franco?

Dos 57 votos computados no total, 18 (31%) pessoas não acreditam em sucesso e disseram que o clube não levantará taça em 2009.

Apesar de eu não ter votado nesta opção, acho que é perfeitamente aceitável se compararmos (apenas no papel) o Botafogo com alguns outros clubes, como o Flamengo, "Unimed FC", São Paulo, Cruzeiro, Santos, Internacional, Palmeiras...

Como eu falei acima, tomara que uma agradável surpresa esteja reservada e possamos nos encontrar pelas ruas, comemorando títulos...

Eu não fui tão pessimista, mas infelizmente também não acredito em voos altos nessa temporada. Por isso, fiquei entre os 15 (26%) amigos que botam fé na conquista do Cariocão.

Para a escolha, usei um só critério: Clássico é clássico. Vai que esse ano a sorte está do nosso lado, né? Não custa lembrar que o Flamengo foi campeão (tudo bem, com a ajuda da arbitragem) sem vencer um clássico sequer.

Vamos apostar na conhecida "sorte" que acompanha o Ney Franco e no grande azar que persegue o Cuca, hoje, no Flamengo.

Será que a nossa campanha será igual aos anos anteriores? 13 (22%) pessoas disseram que o GLORIOSO conquistará apenas um turno do estadual. Exatamente como em 2007 e 2008...

Bom, digamos que no fundo eu pense parecido, mas ainda assim, apostei no campeonato inteiro. Esse ano tem que ser nosso! Ninguém merece mais do que o botafoguense e "O Cara lá de cima" sabe disso!

Pensamento positivo!

Por falar nisso, 11 (19%) amigos apostam as fichas na Copa do Brasil.

É verdade... batemos na trave por duas vezes, chegando nas semifinais dos últimos dois anos. Em 2007 fomos "assaltados" pela "piranhuda" e no ano passado perdemos por incompetência mesmo.

Eu não sei! Apesar da nossa tabela não ser das piores, tenho a impressão de que os concorrentes deste ano serem mais fortes do que nas temporadas passadas.

Ainda bem que o futebol permite surpresas e a partir do momento em que a bola rola, tudo pode acontecer. Inclusive o favorito sucumbir diante do mais frágil. É preciso ver para crer, e o Botafogo entrou – definitivamente - com o pé direito em 2009.

Só existe um segredo para o sucesso do GLORIOSO: Comprometimento e parceria total entre jogadores e torcida. Aí, amigos...é deixar a bola rolar...

E já que a bola rolou no sábado passado (graças a Deus, com vitória alvinegra), aproveito para lançar a nova enquete, sobre um dos principais temas que eu li nestes três/quatro dias depois da estreia botafoguense: O posicionamento ideal para o Leandro Guerreiro, que é um dos homens de confiança do Ney Franco.

O técnico prefere o atleta atuando como terceiro zagueiro...
...posição que o próprio atleta diz que não gosta e nem se sente a vontade para jogar.

Amigos, diante desse "pequeno dilema", pergunto: Em qual posição você escalaria o Leandro Guerreiro?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Qual o jogador "mais carismático" do atual Botafogo?



No ano passado o departamento de marketing alvinegro realizou uma tarde de autógrafos com alguns jogadores (acho que Lúcio Flávio, Túlio e Leandro Guerreiro) na loja oficial do clube em General Severiano.

É uma ação bem legal e interessante, pois o torcedor quer estar próximo do seu ídolo.

Amanhã acontecerá outro evento parecido. Desta vez, com as presenças do Juninho e Victor Simões.

Eu estava revendo umas fotos antigas que tenho no pendrive e achei esta, de um torcedor botafoguense ao lado do Castillo. O garoto passou até na tv, já que ele também usa uma faixa na cabeça e tenta imitar os trejeitos do uruguaio, o seu ídolo alvinegro.

Isso não tem preço!

O torcedor é paixão e as vezes o clube (e por consequência, o próprio jogador) não faz idéia da dimensão. A relação entre as três partes precisa ser mais próxima, afinal, não dizem que a "união faz a força"?

Escrevo sobre este tema porque eu nunca escondi a admiração que tenho pelo Túlio. Sim, amigos...
...ele se transferiu para o Corinthians e o seu novo clube não terá a minha torcida. Mesmo assim, eu continuarei torcendo por ele, pois até que me provem o contrário, nunca vi uma única declaração e/ou atitude do Túlio que colocasse em dúvida o seu carinho e respeito pelo Botafogo.

Pelo contrário!

Enfim, o ídolo serve para isso: Marcar o seu nome.

Aí, revendo (novamente) a foto do "mini-Castillo" e pensando na ação que o clube fará nesta quarta-feira, torço para que os novos profissionais deste setor botafoguense saibam trabalhar melhor o marketing de relacionamento na gestão do Maurício Assumpção.

Aliás, no discurso do novo diretor de marketing alvinegro, ele frisou justamente isso: "Faremos o possível para que o torcedor se sinta em casa".

Ah, e não custa lembrar: Havendo este "link", é claro que o clube também ganhará. Seja com vendas de produtos licenciados, pacotes, etc...

Mas se o futebol é o carro chefe do Botafogo, será preciso "abusar" dos ídolos/principais jogadores, certo?

O elenco atual é humilde e não existe uma única "estrela".

Aí eu pergunto: Se você trabalhasse no marketing do GLORIOSO e precisasse de um "jogador-propaganda", quem você escolheria?

Considerando a personalidade, carisma e até o "jeitão de ser", acho que o Botafogo tem no Castillo, uma excelente "oportunidade de negócios". Principalmente com os mais jovens e crianças...

O que você acha? Sugere outro nome?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

A "7" merece mais "respeito"



O Botafogo não adota a numeração livre nos uniformes.

Eu gosto disso! Não sou dos mais eufóricos com numerações esdrúxulas em camisas de futebol.

Agora, bem que o clube poderia olhar com carinho na hora de entregar os uniformes aos jogadores, né?

A "7" do GLORIOSO tem a mesma dimensão histórica da "10" do Santos, ou seja, são mais do que camisas. São "patrimônios" do futebol mundial e merecem o mínimo possível de tratamento diferenciado.

Falo isso porque foi difícil acompanhar o Léo Silva vestindo (contra o Boavista) a camisa que já foi de Garrincha, Jairzinho, Maurício, Túlio Maravilha e mais recentemente, Dodô.

O volante só comete faltas e demonstrou pouca afinidade com a bola nos pés (pelo menos na último sábado). Convenhamos, duas características completamente opostas à mística da "7 alvinegra".

Tudo bem...
...eu sei que não temos mais craques e que nenhum atleta do atual elenco mereceria tal presente. Mas já que o Botafogo adota a numeração fixa, alguém precisa usá-la, certo?

O Maurício Assumpção disse que o Reinaldo será o dono da "7", mas enquanto ele não estreia pelo GLORIOSO, que tal o Ney Franco escolher outro jogador, que não seja o Léo Silva?

Do time que enfrentou o Boavista, eu acho que o mais "apropriado" seria o Diego. Só por ele ser um atacante, é claro...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Um absurdo



Apesar de ter cometido duas vezes o mesmo ato de indisciplina, o Zárate pode voltar aos treinamentos do Botafogo.

Sim, amigos. Ao menos se depender do senhor Henrique Rodrigues, diretor da "parceira" Ability:

"- Tentamos que ele voltasse ao Rio neste fim de semana, mas todos os voos estavam lotados. Ele deve chegar ainda nesta semana. Entendo o lado do Botafogo, mas precisamos conversar para decidir o melhor para as duas partes, e o ideal é que o Zárate esteja aqui quando isso acontecer. Nossa intenção é que ele volte treinar no clube, pois tem contrato em vigor".

O cara entende o lado do Botafogo, mas está preocupado mesmo é com o seu. É esse tipo de pensamento que falta ao GLORIOSO em relação aos "parceiros".

Será um absurdo se o Botafogo "abrir as pernas" e aceitar tudo passivamente.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26/01/09

Diego: Mais uma chance



De acordo com o Vestiário Alvinegro, o Reinaldo só deverá atuar na quarta ou quinta rodada da Taça Guanabara, pois a sua contusão - apesar de grau 1 - exige de repouso e paciência.

Até lá, a tendência é que o Diego permaneça formando a dupla de ataque ao lado do Victor Simões.

Ok, eu reconheço que é muito difícil um jogador que tem a velocidade como principal característica, atuar naquele gramado pesado e molhado em Bacaxá. Assim, esperarei a quinta-feira (torcendo para que não chova) para ter uma análise mais precisa - e justa - do Diego.

Desde que ele chegou em General Severiano, tenho comentado a respeito do Diego que eu acompanhei no Cruzeiro. A partida contra o Boavista ficou "dentro" do que eu imaginava e espero que o futebol do atacante seja bem diferente daqueles tempos em Belo Horizonte.

Se com o passar das rodadas o Diego não acrescentar muita coisa diferente, acredito que será apenas mais um Ricardinho e/ou Marcelinho no Botafogo. Ou seja, um ponteiro meramente velocista, porém, desprovido de "inteligência" com a bola nos pés.

Acompanharei atentamente cada passo do Diego diante do Macaé. Adoraria que ele fizesse uma ótima partida e me provasse que os tempos são outros.

Quem sabe, né?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

O Alessandro não é santo, mas está com a razão. Já a "imprensa parcial"...



Depois da estreia alvinegra, eu "desci a lenha" no Alessandro, afinal, achei ridícula a sua cara de pau em comemorar aquele "gol" absurdo.

Foi a síntese do povo brasileiro (lógico, sem generalizar), que tenta tirar proveito de toda situação, independente da legalidade, justiça, moralidade e afins...

O lateral botafoguense disse que cabeceou a bola com os olhos fechados e correu comemorando, porque realmente não reparou que a bola havia entrado por fora. Além disso, o Alessandro afirmou que o bandeirinha estava correndo em direção ao meio de campo.

Bom...se o Alessandro jura que foi isso que aconteceu, quem sou eu para duvidar, né? Mas no fundo, no fundo, continuo achando que toda a cena tinha apenas um intuito: Tirar proveiro da irregularidade do lance.

Enfim, passou e o Botafogo venceu. Isso que importa...

Mas ao ler o site do Globoesporte, já me preparava para novamente criticar o Alessandro. Ainda bem que eu não fiquei apenas no título da matéria e resolvi ler com bastante atenção.

A conclusão? Mais óbvia, impossível!

É impressionante como a imprensa brasileira (de novo, sem generalizar) é bandida e sensacionalista. Um título provocante com o conteúdo da notícia completamente diferente.

Reparem...

No texto, o Alessandro declarou que o seu "gol" deveria ser validado. Depois de ler, eu concordei com o jogador do Botafogo. Eu até já expliquei o motivo: O árbitro jamais poderia mudar a sua decisão depois de ser "informado" por "vozes do além (televisão)". A regra não permite!

Sabe qual era o título de capa - sobre o assunto - no Globoesporte: "Alessandro: gol por fora deveria valer".

Ele não disse isso!

O Alessandro explicou porque considera que o juiz não deveria anular o seu gol. E com os argumentos apresentados, eu concordo em gênero, número e grau.

Quanta maldade! Qual seria a intenção? Apenas gerar mais polêmica ou fazer com que o "assalto" ocorrido no Maracanã (jogo do Flamengo) seja esquecido e/ou menos comentado?

Sabe como é, né? Estamos falando de Flamengo e "imprensa parcial". Tudo é possível...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Um finalista já está "decidido/definido"



Em sua opinião, qual foi o maior absurdo da arbitragem carioca nesta primeira rodada do campeonato? O confuso "soprador de apito" no jogo entre Botafogo e Boavista ou a má intenção descarada da dupla (juiz e bandeirinha) que conduziu a vitória do Flamengo sobre o Friburguense?

Eu não tenho dúvida alguma: O que vimos na tarde de ontem no Maracanã foi algo escandaloso. Caso de polícia mesmo!

É claro que a bagunça ocorrida em Bacaxá também não pode ficar impune, mas se analisarmos calmamente, a decisão do árbitro não influenciou no resultado direto da partida. E digo mais: Se houve um prejudicado, este foi o Botafogo (vitorioso), afinal, ficou claro e evidente que o juiz só mudou a sua decisão (depois de quase oito minutos) por causa de uma "ordem expressa" de "sabe-se lá onde" (sabemos bem "de onde" foi...).

No caso do Flamengo, não...

O rubro-negro só venceu porque o bandeirinha viu um impedimento inexistente e que não permite qualquer defesa de argumentos.

Aí eu pergunto: Cadê o SporTV (comandado pela "PODEROSA") para acusar a irregularidade na marcação do árbitro? Cadê a pessoa que mudou a decisão do jogo de sábado, mas estranhamente não "deu as caras" no domingo?

Por fim, reparem os títulos das vitórias de Botafogo e Flamengo, em matérias retiradas do site Globoesporte:

Vitória do Botafogo:
"Em jogo polêmico, Maicosuel garante vitória do Alvinegro contra o Boavista".


Vitória do Flamengo:
"Arbitragem ajuda, e Flamengo vence o Friburguense no Maracanã".


Não são mentiras, eu sei. Mas eu adoraria "ver" as manchetes se o Botafogo tivesse passado pela situação do Flamengo e vice-versa. Até porque, a arbitragem não ajudou o nosso rival...
...ela definiu os três pontos.

É...pelo visto ficaram com pena do Cuca e não querem vê-lo mais um ano sem título.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Uma trégua (até que "ele" pise na bola novamente)



Ney Franco é só elogios ao Leandro Guerreiro:

"– A função que o Leandro realizou eu já o vi fazendo diversas vezes, quando estava no Flamengo. Ele é muito eficiente e evitou várias jogadas perigosas do adversário. Também é bom pois, caso seja necessário, posso avançá-lo para que ele jogue como volante".

Concordo em um ponto com o treinador botafoguense: O Leandro evitou vários lances do Boavista mesmo. Agora, eu também cansei de ver o Guerreiro fazendo a função de terceiro zagueiro pela esquerda e na maioria das vezes foi um desastre. Tanto é que o próprio jogador afirmou que não se sente a vontade para atuar na posição.

Por isso, Ney, suplico: Ouça o Leandro. Ouça a torcida do Botafogo.

Nós conhecemos o clube e os jogadores antigos muito mais do que você. Sabemos exatamente onde estes rendem melhor. E o Leandro Guerreiro, como você também reparou, pode atuar como verdadeiro volante, aonde, inclusive, ele rende muito mais.

Pense nisso, ok?

Agora, Ney...você reparou que mesmo discordando, eu não o critiquei (como geralmente faço)?

Pois é, resolvi dar uma trégua e esperar um pouco mais.

Combinados?

Mas pedirei um último favor: Seja mais humilde e reconheça os seus erros. Não tente achar razão e acertos aonde não existem (iram). Poxa, Ney Franco, você receberia meus aplausos se confirmasse que demorou/equivocou nas substituições do último sábado.

Mas não...você prefere falar:

"– Mexi na hora certa, quando precisávamos descansar os jogadores".

O Túlio Souza entrou aos 39 minutos do segundo tempo e o Laio aos 45. Desde quando o Lucas e o Léo Silva precisavam descansar, depois de atuarem praticamente durante todo o tempo?

Você errou, companheiro. O time precisava ser alterado muito antes e seria louvável você reconhecer.

Bom, como eu prometi, darei uma pausa nas minhas críticas. Mas prometa que não me "oferecerá" motivos para voltar a criticá-lo, como o mencionado acima, tá?

Repito: Não o vejo como um bom treinador (técnica e taticamente falando), mas o respeitarei mesmo assim. Desde que - ao menos - você seja humilde e não se considere acima do certo ou errado. E muito menos acima do Botafogo!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25/01/09

Alerta ligado



Atenção diretoria alvinegra e dos demais clubes do campeonato carioca, o Cantinho Botafoguense informa: O torneio já teve o seu primeiro lance "estranho" e medido à base do "dois pesos, duas medidas".

É...quem assistiu o jogo entre Flamengo e Friburguense sabe bem do que estou falando...

E só houve dois (isso mesmo, DOIS!!!) replays do absurdo que fizeram contra a equipe de Nova Friburgo.

Por muito menos, cansamos de rever o lance do "gol" do Alessandro e o anulado (ao meu ver, de forma equivocada) do Boavista.

Por isso, as "barbas devem ficar de molho" desde hoje, afinal, os dois últimos anos não nos deixam mentir e/ou inventar coisas. Não é verdade?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!