COMPOSITORES
ESPANHÓIS - TEMAS CLÁSSICOS |
Isaac Albeniz (1860 - 1909)
Manuel de Falla (Cadiz, 1876 - 1946)
Enrique Granados (1867 - 1916)
Turina
Manuel
de Falla
Compositor espanhol. Nasceu em Cadiz, Andaluzia (1876) e faleceu em
Alta Gracia, Argentina
(1946). A novidade da atitude musical de Falla manifestou-se com a ópera-zarzuela
intitulada La
vida breve, escrita em 1905 e representada em Nice em 1913. Antes de
se estabelecer em Ma-
drid, em 1914, passou sete anos em Paris, onde se relacionou com Debussy,
Ravel, Schmitt, Albeniz e Dukas, de quem sofreria influência perceptível
sobretudo na técnica impressionista e no
equilíbrio orquestral das "Noites nos Jardins de Espanha"
(1916) para piano e orquestra.
Os balés El Amor Brujo (1915) e o Sombrero de Tres Picos (1917),
situam-no como líder indiscutível da escola espanhola. As Noches en los Jardines de España,
marcam uma evolução de sua linguagem (não isenta de impressionismo),
ao passo que o espetáculo musical
para marionetes El Retablo de Maese Pedro (1923), retirado de um episódio
do Dom
Quixote, de Cervantes, é puro fruto dos ensinamentos históricos
de Pedrell, um de seus
primeiros mestres, e das transcrições dos violonistas
do séc. XVI. Encontra-se o mesmo
laconismo fecundo no concerto para cravo e orquestra (1923 -1926), dedicado
a Wanda
Landowska. Sua saúde débil e escrúpulos de ordem
religiosa impediram-no de terminar uma
vasta epopéia sobre a conquista do Novo mundo, "A Atlântida",esboçada
na Argentina, onde se
exilara voluntariamente em 1939, após a guerra civil espanhola.
Entre as outras obras, citem-se ainda Fantasia Betica, para piano, "Homenagem"(à
memória de
Debussy, Dukas e Pedrell), Psyché, para voz e cinco instrumentos,
"Quatro trechos espanhóis",
para violão, e "Sete canções populares espanholas".
Como Albeniz e Granados, Manuel de Falla constitui o principal representante
da renovação
musical espanhola do séc. XX.
Enrique
Granados
É um apaixonado pela Espanha, manifestando este sentimento em
suas composições musicais
como, "Danças espanholas" e na ópera de um só
ato em três cenas intitulada Goyescas.