COMPOSITORES ESPANHÓIS - TEMAS CLÁSSICOS



Isaac Albeniz (1860 - 1909)

Manuel de Falla (Cadiz, 1876 - 1946)

Enrique Granados (1867 - 1916)

Turina

Manuel de Falla

Compositor espanhol. Nasceu em Cadiz, Andaluzia (1876) e faleceu em Alta Gracia, Argentina (1946). A novidade da atitude musical de Falla manifestou-se com a ópera-zarzuela intitulada La vida breve, escrita em 1905 e representada em Nice em 1913. Antes de se estabelecer em Ma-
drid, em 1914, passou sete anos em Paris, onde se relacionou com Debussy, Ravel, Schmitt, Albeniz e Dukas, de quem sofreria influência perceptível sobretudo na técnica impressionista e no equilíbrio orquestral das "Noites nos Jardins de Espanha" (1916) para piano e orquestra.
Os balés El Amor Brujo (1915) e o Sombrero de Tres Picos (1917), situam-no como líder indiscutível da escola espanhola. As Noches en los Jardines de España, marcam uma evolução de sua linguagem (não isenta de impressionismo), ao passo que o espetáculo musical para marionetes El Retablo de Maese Pedro (1923), retirado de um episódio do Dom Quixote, de Cervantes, é puro fruto dos ensinamentos históricos de Pedrell, um de seus primeiros mestres, e das transcrições dos violonistas do séc. XVI. Encontra-se o mesmo laconismo fecundo no concerto para cravo e orquestra (1923 -1926), dedicado a Wanda Landowska. Sua saúde débil e escrúpulos de ordem religiosa impediram-no de terminar uma vasta epopéia sobre a conquista do Novo mundo, "A Atlântida",esboçada na Argentina, onde se exilara voluntariamente em 1939, após a guerra civil espanhola.
Entre as outras obras, citem-se ainda Fantasia Betica, para piano, "Homenagem"(à memória de Debussy, Dukas e Pedrell), Psyché, para voz e cinco instrumentos, "Quatro trechos espanhóis", para violão, e "Sete canções populares espanholas".
Como Albeniz e Granados, Manuel de Falla constitui o principal representante da renovação musical espanhola do séc. XX.

Enrique Granados

É um apaixonado pela Espanha, manifestando este sentimento em suas composições musicais como, "Danças espanholas" e na ópera de um só ato em três cenas intitulada Goyescas.