quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como amaciar o motor ?

Hoje em dia muito se fala em como amaciar um motor. Isso sem contar os mitos e verdades que existem sobre isso: “Ah, tem que andar bem devagar, nunca passe dos 100km/h” ou “Tem que andar rápido que é pro motor se acostumar”.

 blocomotor

Vamos voltar um pouco no tempo …

Normalmente quando se fala em amaciar motores, os mecânicos fazem referência ao tempo em que as bronzinas eram raspadas para acerto de medida no virabrequim.
Antigamente (bem antes dos Opalas) as bronzinas não vinham na medida certa da fábrica e tinham raspar até dar certo... Depois de "ajustadas" tinham que tomar muito cuidado com o motor até amaciar. O amaciar vem daí.

Com isso em mente os fabricantes recomendavam um período de até 8.000Km de amaciamento.


O tempo foi passando, a precisão foi melhorando, novos materiais foram introduzidos na fabricação de motores e chegamos ao panorama atual. Hoje em dia as peças saem da fábrica quase no “ponto ideal”, isto quer dizer que ainda se faz necessário um amaciamento, só que mais curto.

“Mas se devemos amaciar um motor, então como devemos fazer ?”

Primeiro, tenha em mente que velocidade não quer dizer nada. É comum encontrarmos informações na internet baseadas na velocidade do carro, mas na verdade o que importa é o giro do motor.

Segundo, vai depender do uso do carro : Um carro amaciado na cidade tente a demorar mais a chegar no ajuste ideal, isto acontece devido a variação brusca de rotação do motor, variação da temperatura do mesmo e os trajetos curtos (menores que 7km). Algumas dicas :

  • O período “normal” para se amaciar o carro são nos primeiros 1000Km de uso;
  • Evite passar dos 3000 giros, este é um valor baseado nos seguintes argumentos : Nesta faixa de giro você já terá uma boa porcentagem do torque disponível e é um valor suficiente para “forçar” o processo de amaciamento;
  • Caso seja um carro 1.0, evite passar dos 130km/h;
  • Lembre-se : O motor vai amaciar só pelo fato de girar e isso vai acontecer independente da velocidade, 60/70/80km/h também vai amaciar;
  • Querem um motor com resposta rápida mais rapidamente? Força enquanto é novo.
  • "Coisa nova deve ser testada ao extremo para descobrir defeito oculto".

Informação para quem gosta :D
Motor de competição, por exemplo, vem com desgaste suficiente para não necessitar desse tipo de assentamento. Todo motor, mesmo que novo, de competição, fuma por natureza.
Para quem não sabe. Curiosidade :
Um Dragster com motor V10 de 8000cv consome 4 litros de combustível a cada segundo rodado em uma arrancada e consome 5 litros de óleo do motor, isso em uma única arrancada de 402 metros.

1 comentários:

Caraca... sério mesmo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... ninguem te perguntou...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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