segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

16:10

Programação azurra !

O site oficial do Leão informou a programação, definida pela comissão técnica, para a semana da estreia no returno do Campeonato Catarinense. Nesta segunda-feira (28) acontece um trabalho de musculação e atividade física à tarde. Na terça, ocorre um treino técnico pela manhã e um trabalho físico no período da tarde.

Na quarta e na quinta-feira treinamentos no período da tarde. Na quarta-feira, dia 2, a partir das 15h30min, trabalho de musculação e treino técnico e na quinta-feira, dia 3, a partir das 15h30min, treino físico/tático.

Na sexta-feira, dia 4, Silas realizará um treino tático pela manhã. No período da tarde acontecerá a viagem para Chapecó onde o Avaí enfrenta a Chapecoense no sábado, dia 5, às 16h. "Vamo, vamo, Avaí"!

Arbitragem, arte difícil, principalmente no passado

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Bom dia, torcedor avaiano.

Como mencionei na última postagem, farei uma breve consideração da estreia do Avaí na Copa do Brasil, até porque, meus colegas de blog já fizeram uma análise com profundidade e propriedade. Apesar das dificuldades de acesso à informação, o que dificultou qualquer análise, o importante foi começar a competição com uma boa vitória e se garantir na próxima fase.

Silas iniciou muito bem, e isso traz confiança para a comissão técnica, para a diretoria, para os torcedores e, principalmente, para os jogadores. Agora é aguardar o próximo adversário que será definido esta semana, a partir do confronto entre Rio Branco-ES e Ipatinga-MG. O Ipatinga venceu o primeiro jogo por 1 x 0, no Espírito Santo.

Esquecendo a competição nacional, já que o Leão eliminou o jogo de volta, retornamos nossas atenções à competição catarinense. Nosso primeiro adversário, a Chapecoense, continua treinando forte para o returno, inclusive tentando se reforçar contratando novos jogadores. Enquanto isso, na ressacada, os treinamentos seguem fortes. A comissão técnica trabalha com a possibilidade de algum amistoso, para que nosso comandante consiga conhecer melhor o grupo de jogadores.

Vale destacar, nesta postagem, o nosso adversário na final do Campeonato Catarinense, será a equipe do Criciúma. Nem a ajuda da arbitragem conseguiu tirar o título do Tigre. Faltou coragem ao árbitro da partida. Duas expulsões claras deixaram de ser marcadas, uma desfaçatez.

Eu, como bom avaiano, acredito que seremos os vencedores do returno e disputaremos a final do estadual. Muitos podem achar que ainda é cedo para fazer tal previsão, contudo, a evolução da equipe e a mudança no comando técnico credenciam o time azurra para o tricampeonato. “Vamo, vamo, Avaí”!.

Até 1924 os árbitros de Santa Catarina eram escolhidos entre os próprios desportistas que se encontravam no local do jogo. A preferência sempre recaía sobre um atleta expectador, que não estivesse envolvido no jogo em disputa, nem tivesse interesse no resultado da partida. Quando isso não era possível, outra maneira prática de selecionar o referee era designar um cidadão desportista, sacado do meio dos torcedores, que conhecesse as regras básicas do esporte e suas confusas interpretações, além de ser reconhecidamente isento da paixão clubística.

A escolha acontecia por consenso dos dois clubes que, em rápida reunião, definiam os nomes do juiz, seus auxiliares (bandeirinhas) e o cronometrista, que servia exclusivamente para auxiliar o juiz, marcando o tempo de jogo fora de campo, em lugar especial. Em jogos amistosos ou filantrópicos, muitas vezes o árbitro era escolhido entre dirigentes dos próprios times.

O resultado todos vocês devem imaginar, muita confusão, com bate-boca e brigas, sempre por conta da equipe perdedora, que não aceitava a derrota, mesmo tendo acatado a indicação em comum acordo, antes do início da partida. Como tentaram resolver o problema? Isso eu conto na próxima postagem.

Amigos leitores, por hoje é só, na próxima semana voltaremos com mais informações do nosso Leão.

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Hawaiian Dreams/Um sonho avaiano

Conversando com o amigo avaiano Iran Garcia, este me chamou a atenção para o patrocínio que aparecia nas placas, atrás dos gols do estádio do Vasco do continente. Com certeza, estas placas de publicidade passaram despercebidas, todavia como bons avaianos, não poderíamos deixar passar em branco este episódio que culminou com a choradeira da torcida cor de rosa.

Constavam patrocínios que geralmente são vinculados com campeonatos de surf, mas, certamente, teve dedo de algum torcedor azurra e ajudou a bloquear o ímpeto do mais vezes vice-campeão do Estado. A marca era HAWAIIAN DREAMS, que significa um sonho avaiano. Nada mais apropriado para um jogo decisivo do nosso principal rival, uma equipe comum, alçada num patamar divino pela TV gaúcha, a qual terá que se desdobrar para melhorar a imagem dos amarelões do estreito.

A foto acima é fantástica - retirada do site do clicrbs - um verdadeiro sonho avaiano se concretizando com o gol de Mika.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cem gols e sem título!

Os avaianos estavam chateados, pois não haviam se classificado para as finais do campeonato, entretanto, mais uma vez, descobrimos que existem coisas muito piores, ou seriam muito melhores? Ora, para chegar entre os quatro e não levar, então preferimos ficar de fora, treinar, aprimorar a equipe e entrar com força total no segundo turno. A derrota dos barbies nos deu ainda mais empolgação para lutar pelo tricampeonato e a semana inicia azul e branca na ilha, já no continente, o salto alto quebrou.....

O time enaltecido a semana inteira pela TV gaúcha sofreu mais um duro golpe, conquistando um novo vice-campeonato dentro de seus domínios. Depois de comemorar efusivamente os 100 gols do príncipe de vidro, após míseros 12 anos de carreira, o clube colorido agora busca atingir uma marca inédita, os 100 vice-campeonatos. Ouvimos dizer que no segundo turno, o clube do continente jogará com novo uniforme, com uma listra preta em diagonal e possivelmente mudará de nome, transformando-se no Vasco de Santa Catarina.

O pessoal do estreito tentou imitar a nação azurra, montando um mosaico que estava faltando uma palavra fundamental "A maior vergonha de SC". Apesar de jogarem por um simples empate, iniciaram a partida levando um tremendo sufoco da equipe do sul do Estado e levaram um gol ainda no primeiro tempo. Os "galácticos" perderam a cabeça, Túlio empurrou o bandeira, mas levou apenas amarelo; Ygor, já na segunda etapa, matou um contra ataque e também não foi expulso, mas na primeira oportunidade do árbitro, o atleta do tigre foi expulso.

Enfim, contaram mais uma vez com a ajuda da arbitragem - D'Alonso apitou bem, mas na dúvida, o apito soprou em favor dos barbies -, que mesmo assim, serviu apenas para aumentar o sofrimento dos sofredores, os quais presenciaram mais uma volta olímpica de uma equipe visitante! Chora alvinegro, chora, porque a final será entre Avaí e Criciúma.

MIKAiu a faixa de vice de novo.....

16:10

Errar é humano, persistir no erro foi burrice!


Infelizmente, foi necessário acompanhar a vergonhosa campanha do primeiro turno e não chegar na semifinal para que as mentes pensantes descobrissem que manter o fanfarrão a frente da equipe foi um grande erro. Além de sequer disputar a fase final, não garantimos nossa vaga na Copa do Brasil em 2012, bem como, poderíamos jogar mais tranquilos no segundo turno e se dedicar de forma mais intensa ao caminho mais rápido para disputa da sonhada Libertadores.

Se Maurício Alves treinasse, certamente, teria tocado a bola nas partidas contra o tigre e o além das pontes, partidas que poderiam nos render 5 pontos a mais no geral e a vaga nas finais do estadual. Entretanto, agora seguimos um novo caminho, o time vem mostrando que faltava apenas treinar e corrigir as falhas existentes para conquistar objetivos maiores, como o tri campeonato, e quiça, disputar a final da Copa do Brasil, que convenhamos, não é nenhum sonho impóssível, pois diversas equipes disputam a Libertadores.

Assistindo ao DVD do acesso do leão, chamou a atenção o comentário do meia Válber, o qual afirmou que naquela campanha histórica, a equipe chegou a treinar em três períodos. Na apresentação do técnico Silas, constatamos que nosso treinador voltou mais maduro, contudo, com os mesmos princípios. Ao ser questionado sobre as metas do time azurra, nosso atual técnico/treinador respondeu rápido:"vou perguntar, quem está disposto a se sacrificar em pról do Avaí".

Ao nosso ver, foi a melhor resposta ouvida nesta temporada, pois até o momento, o antigo mandante da casa mata não treinava, não cobrava e ainda reclamava dos questionamentos da torcida. Portanto, estamos confiantes em excelentes campanhas, sabemos que o futebol é composto de três resultados numa partida, mas a única coisa que a nação alviceleste exige, é que honrem nosso manto e não persistam mais em erros infantis.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

16:10

Falcatrua de barbies

Estas pichações que surgiram na Ressacada estão mal explicadas. Terminamos o ano de 2010 enfrentando diversos problemas, dentre o mais graves, a luta contra o rebaixamento, contudo em nenhum momento surgiram este tipo de manifestações. Da mesma forma, no início desta temporada, com grande rejeição da torcida contra o ex-comandante da casa mata, aliados aos problemas com valores de ingressos e aquele material de fundo de quintal que vestem nossos jogadores e envergonham nossa torcida, também não presenciamos qualquer ato hostil.

Entretanto, num momento em que a decisão da diretoria vai ao encontro da vontade da nação azurra, no que diz respeito a contratação de um verdadeiro treinador, estranhamente surgem estas pichações, ressucitando o "Fora Zunino", além de outras agressões covardes realizadas através de pinturas anônimas. Algo está muito estranho no sul da ilha, pois devem existir pessoas fazendo oposição escondidas por meio de protestos inoportunos, ou então, não duvidem, que novamente existe barbies manipulando esta situação.

Para quem não lembra, já houve um fato semelhante, no mesmo estilo deste ocorrido durante a semana, todavia a investigação comprovou que não se tratava de torcedores azurras, afinal, somos uma torcida pacífica e reconhecida por nossa cordialidade. Portanto, a diretoria deveria exigir uma atitude das autoridades competentes, pois para quem depredou o banheiro do próprio estádio, pichar os muros da Ressacada seria um sonho realizado.

Se existe falcatrua, tem mão de barbie, está no sangue deles, a história recente comprova!

A saga baba ovo...

Nesta sexta feira (25), no site da rede gaúcha, constava em destaque "acompanhe ao vivo o treino dos barbies, direto do CT do Cambirela" - claro que não colocaram barbies -, mas é uma bajulação extrema, pois o único time da Capital que disputa a Copa do Brasil em 2011, não recebeu tratamento igual, pior, não teve nem o jogo transmitido ao vivo, mesmo sabendo que somos a maior torcida de Santa Catarina.

No fim da tarde, foi apresentado na TV COM o último capítulo da saga baba ovo, onde foram mostrados os gols mais recentes do príncipe de vidro, mas estranhamente não apareceu nenhum gol no ano de 2008, aquele do rebaixamento, lembram? Ressaltaram que aqui no Estado, os dois times que mais levaram gols do Rei do DM, foram Marcílio Dias e Joinville, contudo, o que chamou a atenção, foi descobrir a equipe de fora de Santa Catarina que mais levou gols do princípe de vidro, o poderosos Madureira/RJ.

A rede gaúcha jogou tanto confete, que chegou a dizer que o gol n. 100 foi marcado dentro do estádio lotado! O público total, no jogo diante do JEC na semi final do catarinense foi pouco mais de 9.500 pessoas, contando pagantes e não pagantes, entretanto, se for considerado que o estádio não está devidamente equipado com as câmeras de segurança, devendo ter o limite de 10 mil pessoas, então podemos considerar quase lotado.

Ora, para quem se auto promove como a maior torcida de Santa Catarina, deveria ter colocado no mínimo 15 mil pessoas, principalmente tendo em vista a facilidade de acesso e o momento do seu time, mas parece que o torcedor não está muito confiante no time que torce, ao contrário da rede gaúcha. Torcemos para que no domingo, o confronto contra o Criciúma seja marcante, para o time do Sul do Estado, voltando a vencer fora de seus domínios, afinal, os tabus servem para ser quebrados!

Dá-lhe tigre!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

16:10

Chupada ou coincidência ?

Qualquer semelhança é mera coincidência ! Será ?

O Alagoano Esporte Clube, time amador de Garopaba/SC, apresenta o modelo de seu uniforme para temporada de 2011. Haja inspiração !

Quer conhecer mais sobre o Alagoano? Infelizmente o site - www.alagoanoec.com - está em construção, mas em sua página, você encontrará um "Paixão pra toda a vida!". Te lembra mais alguma coisa?

semelhancas

A próxima vítima

Sob o comando de Mauro Ovelha, a Chapecoense treina nesta sexta-feira (25) para o começo do returno do Catarinense. A partida Chapecoense x Avaí acontece no dia 5 de março, às 16h00, no Estádio Índio Condá, em Chapecó.

Vale lembrar que na semifinal, nosso adversário verdão ficou no 1 a 1 com o Criciúma. Para a partida do dia 5, a novidade é o volante Diogo Roque, ex-volante do "além das pontes", que foi contratado junto ao Iraty do Paraná.

Já nosso Avaí, em jogo treino na tarde desta quarta-feira (23), venceu o Marcilio Dias por 3 a 0, no CFA da Ressacada (gols de Johnny, George Lucas e Laércio) e vem animado depois da goleada sobre o Vilhena, pela Copa do Brasil.

Pra você que vai acompanhar o Leão, a Chapecoense começou nesta quinta-feira (24), a venda de ingressos.

Vamo, vamo Avaí !

É... Batoré!!!

O artista Ivanido Gomes Nogueira, nascido em Serra Talhada - Pernambuco, tornou-se conhecido ao participar do programa “A Praça é Nossa”, do SBT, na década de 1990, com o Personagem Batoré. Além de contar piadas, Batoré usa o humor escrachado, em que zomba da sua própria feiura e pobreza. A sua frase mais popular: Você pensa que é bonito ser feio?, sendo também conhecido o seu bordão Você é forgaaado!

Nosso atacante William, por ter alguns traços que lembram o consagrado humorista, acabou sendo apelidado carinhosamente de “Batoré”, todavia a semelhança para por aí. Diferente de Ivanildo que não conseguiu sucesso no futebol, nosso atacante está escrevendo uma bela história jogando pelo Leão.

Depois que retornou ao Avaí em 2011, os problemas de gols acabaram. O jogador tem conseguido cumprir a sua função com sobras. Após a sua quarta partida no ano, já balançou as redes seis vezes e atingiu a impressionante marca de 1,5 gols por partida (média). Eu fico feliz por essa média de quatro jogos e seis gols no começo do ano. Mas isso só acontece porque a gente tem um grupo muito forte e que tem ajudado a esses gols acontecerem, explicou William.

Apesar da humildade do jogador, sabemos que um time pode ser ótimo, mas se não tiver um atacante que saiba fazer gols, as vitórias ficam muito mais difíceis. No ano de 2010 o Leão sofreu muito com a ausência de bons atacantes, principalmente no Campeonato Brasileiro, mas a dupla Rafael Coelho e William, em 2011, não estão deixando a desejar.

William, nosso grande “Batoré”, a equipe da Chuleta Avaiana te parabeniza pela bela marca alcançada, e te deseja muitos gols no Catarinense e no Brasileiro deste ano (2011). “Vamo, vamo, Avaí!”

“Começar de novo”

A música “Começar de novo” foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta (1979). Na voz da cantora, a canção foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tonando-se um grande sucesso da época e um marco na história da Música Popular Brasileira (MPB). Apesar de fazer sucesso na voz da artista, a música também foi interpretada por Ivan Lins, que em conjunto com Vitor Martins, foram responsáveis por sua criação.

A obra de Ivan Lins, à época, foi incorporada por muitas pessoas como um hino para justificar um recomeço. Todos os dias quando amanhece temos a possibilidade de começar de novo, de fazer tudo de forma diferente, desistir dos apegos e sentimentos inúteis, do trabalho que maltrata, enfim, de tudo que nos atormenta. Com toda a certeza foi isso que fez nosso atual comandante, Silas. Começar de novo e contar comigo; Vai valer a pena ter amanhecido; Ter me rebelado, ter me debatido; Ter me machucado, ter sobrevivido.
Silas retornou ao Avaí e o classificou à segunda fase da Copa do Brasil em alto estilo. Venceu o primeiro jogo pelo placar de 3 x 0 e evitou a segunda partida da primeira fase da competição. Ainda que a equipe do Vilhena não oferecesse grande resistência, estrear com vitória é sempre muito positivo, e já garantir uma vaga na próxima etapa da competição, é melhor ainda. Começar de novo e só contar comigo; Vai valer a pena ter amanhecido.
Sabemos que ainda é muito cedo para manifestar aqui que Silas será o treinador vencedor dos anos de 2008 e 2009, todavia não podemos desprezar seu belo início no comando do Leão. Agora é trabalhar nos próximos dez dias (contados a partir do jogo contra o Vilhena) até o início do returno da competição catarinense, para alcançar o objetivo que é o tricampeonato. O treinador terá mais tempo para preparar a equipe e fazer experiências, inclusive organizando algum amistoso para conhecer ainda melhor o grupo. Ter virado a mesa, ter me conhecido; Ter virado o barco, ter me socorrido!
Esperamos que o “começar de novo” do Avaí também seja vencedor, para que possamos apagar o início do ano que foi deprimente. Estamos ávidos por novos momentos de alegria e festividade. “Vamo, vamo, Avaí”!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

16:10

Participe dessa Festa !

A 6ª Edição do Ressacada On Fire vem aí ! No dia 3 de abril, noite de Clássico no caldeirão azurra, mais uma vez a torcida avaiana iluminará a Ilha. Para a festa ficar ainda mais completa, precisa de sua participação !
Confira o que está previsto para a grande festa:

• Setor A: 5 mil balões brancos
• Setor B: 750 piscas dourados
• Setor B: 15 tiras de TNT azul
• Setor C: 4 mil balões azuis
• Setor D: 100 sinalizadores azuis para formar AVAÍ + bandeirão do Avaí
• Setor E: camisão
• Setor H: 2400 rolinhos de PH
• Setor H: 6 mil balões metade azul/branco
• CFA: 5 vasos repuxo azul
• CFA: 10 tortas 96 disparos trassantes azuis

Tudo isso tem um custo, aproximadamente R$ 2.460,00. Pensando nisso, a Comissão de Festas do Ressacada On Fire – ROF - , lança o 2º Torneio ROF de Futebol. A finalidade do campeonato é única e exclusivamente, arrecadar dinheiro para a grande festa do clássico.
torneiorof550

Participe !!! As inscrições (para um mínimo de 08 equipes inscritas) seguem até o dia 15 de março. Não perca tempo, forme sua equipe e garanta já a sua vaga no Torneio para ajudar a 6ª edição do Ressacada On Fire.

Local: Fesetesc (Gramado Suiço) (Biguaçu / 30 minutos do centro)
Data: 20/03/2011 (Domingo)
Horário de início: 10h (manhã) (pausa pro almoço: 12h as 13h)
Valor da inscrição por equipe: R$150,00

Maiores informações e contato para inscrições:
Deividy – (48) 3240-7884 / Willian - (48) 8812-0500 / comissaorof@gmail.com

Os gols...

Pra você que ficou ligado no radinho nesta quarta-feira (23), acompanhando a goleada do nosso Leão sobre a equipe de Vilhena, pela Copa do Brasil, segue o vídeo gentilmente cedido pela TVBV.

Direto para a segunda fase.

Como já era de se esperar o Avaí derrotou a equipe do Vilhena pelo placar de 3x0, e eliminou a partida de volta da competição nacional. Na reestreia do técnico Silas, nada melhor do que uma goleada. O primeiro gol saiu logo aos quatro minutos do primeiro tempo, com o colombiano Estrada. Na segunda etapa brilhou a estrela do artilheiro William, que marcou duas vezes: aos 19 e aos 32 minutos de jogo.

Além da boa vitória avaiana, o jogo marcou também o retorno do atacante Evando, o "iluminado", que entrou aos 38 minutos do segundo tempo, na vaga de William. Vale destacar que foi a primeira vez que na estreia o atacante passou em branco. Nas outras três vezes que estreou com a camisa avaiana, ele marcou.

Silas ainda promoveu, durante a partida, as seguinte modificações: Maurício Alves entrou no lugar de Estrada, Felipe entrou no local de Rafael Coelho.

Para a próxima fase da Copa do Brasil o Avaí aguarda do vencedor do embate entre Rio Branco/ES e Ipatinga/MG, que fizeram também sua primeira partida na última quarta-feira (23). O confronto terminou em 1 a 0 para o time mineiro e terá o jogo de volta.

O Leão volta a campo no próximo dia 05/03 às 16h para frentar a Chapecoense, na cidade de Chapecó, em partida valida pela primeira rodada do returno do campeonato catarinense.

Nos desculpamos pela análise mais simplificada da partida, mas com a ausência de televisionamento e as dificuldades de informações vindas direto de Rondônia ficou difícil fazer uma melhor análise.

Ficha técnica
Vilhena:
Rocha; Maicon Paulista, Magno Alves, Cesar Goiano, Leonardo; Rodrigo Gaúcho (Diego Siqueira), Jaiminho, Marcos Rincón, Geílson (Gustavo Rosa); Júlio César (Radamés) e Alex Baiano
Técnico: Tiago Batzoco

Avaí: Zé Carlos; Gustavo, Emerson Nunes, Leonardo, Pará; Bruno, Batista, Estrada (Maurício Alves), Fabiano; William (Evando), Rafael Coelho (Felipe)
Técnico: Silas

Arbitragem: Alinor Silva da Paixão, auxiliado por Joadir Leite Pimenta e Lincoln Ribeiro Taques (trio do MT)
Cartões amarelos: César Goiano (V), Bruno (A), Batista (A), Rafael Coelho (A)
Local: Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena-Rondônia

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

16:10

Copa do Brasil

A Copa do Brasil inicia hoje para o Leão. Certo é que esta competição brasileira é um “filé” para todos aqueles clubes que pretendem adentrar à Copa Libertadores da América do próximo ano, e conquistarem um título nacional.

Mesmo sendo um torneio muito difícil, a maioria considera a Copa do Brasil o caminho mais curto para chegar à Copa Libertadores, e realmente é. O campeão da Copa do Brasil, disputará no torneio deste ano em no máximo 12 partidas, podendo realizar 10, caso elimine os jogos de volta das duas primeira rodadas.

Este tipo de torneio, mata-mata, vem se mostrando uma boa possibilidade dos times ditos pequenos e médios chegarem à Copa Continental. Exemplos não faltam:

1991 – Criciúma/SC
1999 – Juventude/RS
2004 – Santo André/SP
2005 – Paulista/SP
2008 – Sport/PE

Observando as equipes acima fica claro que a Copa do Brasil é a competição que acaba nivelando os concorrentes, e principalmente, dando chances a equipes menores de chegarem ao título, e conseqüentemente, na competição cobiçada, que é Copa Libertadores da América.

É aguardar e torcer! Vamo vamo Avaí.

A reestreia

Nosso time do coração cruzou o país para enfrentar na noite de hoje, às 21 horas (horário de Brasília), o Vilhena-RO, pela Copa Brasil. Como já foi abordado em outra postagem, no ano passado, o Avaí foi eliminado nas oitavas de final da competição pelo Grêmio de Porto Alegre, que era dirigido pelo nosso atual treinador.
Para sua reestreia no comando do Avaí, o técnico Silas não fez mistério e confirmou sua equipe, na última segunda-feira. O único desfalque é o meia Marquinhos, que ficou em Florianópolis se recuperando de uma lesão no tornozelo. Seu substituto será o colombiano Estrada.
A gente sabe que o importante é passar. Se conseguirmos passar no primeiro jogo vai ser bom, mas a gente fica sem jogo depois, só contra a Chapecoense, então acho que passando, de qualquer forma vai ser bom, tanto se for direto, que teremos mais tempo para trabalhar a parte física, como se tiver que jogar aqui não vai ser de todo ruim. Só não podemos relaxar porque a Copa do Brasil é cheia de surpresas, declarou Silas.
Já nosso adversário, o Vilhena-RO, realizará sua primeira partida oficial na temporada 2011, tendo em vista que o Campeonato Roraimense só terá início no mês de Abril. Antes de enfrentar a equipe do Leão, o time do Vilhena realizou uma série de amistosos, e em um deles, saiu vencedor pelo impressionante placar de 16 a 0.
Se os números impressionam, a estrutura e o futebol de Rondônia não tem destaque como uma força do futebol brasileiro, logo o Avaí tem totais condições de fazer uma boa apresentação e fazer o resultado necessário à sua classificação. “Vamo, vamo, Avaí”!

VILHENA-RO x AVAÍ
Data: 23/02/2011 (quarta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Local:Portal da Amazônia, em Vilhena (RO)
Arbitragem Alinor Silva da Paixão (MT)
Auxiliares: Joadir Leite Pimenta e Lincoln Ribeiro Taques (ambos do MT)

Gestão de contratos

Parece que os dirigentes azurras ainda não aprenderam a gerenciar os contratos de futebol de nossos jogadores. Os exemplos vividos na Ressacada, nos últimos anos, parecem não ter sido suficientes, e bons negócios continuam escapando ao controle dos gestores avaianos.

O fato mais recente é o do meia Róbson (Robinho), que disputou o último campeonato brasileiro pelo Leão. Mesmo tendo assinado pré-contrato com o Avaí, o atleta não descartou um eventual acordo e a possibilidade de continuar no Santos para o segundo semestre deste ano. Segundo o jogador, foi definida uma multa de baixo valor rescisório de seu pré-contrato e, caso exista o interesse pela renovação do seu vínculo no Santos, os catarinenses poderiam até mesmo abrir mão do acordo.

O presidente do Avaí já me falou que podemos negociar. A multa não é alta. O Avaí pode, inclusive, abrir mão caso o Santos me faça uma boa proposta. Podemos conversar, só que depende da vontade da diretoria do Santos também. Até agora, ninguém me procurou ainda, disse Róbson, em entrevista à Rádio Cultura.

Questionado sobre os motivos que o fizeram assinar um pré-contrato com o Leão, o jogador explicou que quando retornou ao Santos, no final do ano passado, após ser emprestado justamente ao Avaí, o ex-gerente de futebol santista, Paulo Jamelli, afirmou que ele não teria seu vínculo renovado.

Em dezembro (de 2010) os meus procuradores procuraram o Jamelli e ele me disse que o Santos não iria me aproveitar. Sendo assim, eu não poderia esperar esses seis meses de contrato (seu vínculo se encerra no dia 31 de maio deste ano) desempregado. Alguns clubes me procuraram, uns sete ou oito times. Mas o Avaí me propôs um contrato de três anos, com um bom salário. Como já tinha jogado lá, com uma passagem boa, decidi aceitar a proposta deles, comentou.

Devido a sua participação em nove partidas das dez disputadas pela equipe santista, o meia espera que o Santos renove seu contrato. Acho que é possível (seguir na Vila Belmiro). Sempre deixei bem clara a minha preferência de continuar no Santos. No entanto, eu não poderia deixar um contrato de três anos que estava na mão, por um de seis meses voando. Tenho que pensar na minha carreira. Vou me doar ao máximo até o fim do meu contrato e, caso o Santos queira, podemos conversar sobre um acordo, explicou o atleta.

Que os jogadores de futebol jogam apenas visando à situação financeira não é novidade para ninguém, agora, da mesma forma os dirigentes do nosso Avaí devem pensar no momento de realizar um contrato com qualquer atleta. Liberar o jogador ou cobrar uma multa “de valor baixo” é abrir mão de um bom negócio, de uma receita que pode ser aproveitada no crescimento do patrimônio ou qualificação do grupo. Acorda direção do Avaí, estamos de olho!

Torcida avaiana faz carnaval !

A aniversariante da semana, Mancha Azul, que completou 16 anos nesta segunda-feira (21), vem com tudo neste Carnaval ! Com o enredo “A Terra é Azul”, o bloco carnavalesco da nossa maior torcida organizada busca seu primeiro título na passarela Nego Quirido. São 4 anos de participação no concurso de blocos, que este ano acontece no dia 6 de março, domingo de Carnaval, às 00h50min.

O ensaio que era para ter acontecido na noite desta terça-feira (22), todavia, em virtude das chuvas, foi transferido para quinta-feira (24). O agito, que acontece na Rua João Pinto (na travessa Raticlife, próximo ao terminal cidade de Florianópolis), tem início previsto para às 20 horas. Garanta já sua camiseta e caia nessa folia avaiana!
manchaazul_carnaval2011

As camisetas estão à venda, ao preço de R$20,00, em vários pontos espalhados pela Grande Florianópolis.
Confira abaixo os pontos de venda das camisetas:
- Loja Avaí Store do Centro, Rua Padre Roma.
- Loja Avaí Store da Ressacada.
- Hause Lanches na Avenida Mauro Ramos, Centro.
- Academia Superação da Costeira, Rodovia Jorge Lacerda.
- Artstamp Camisetas Personalizadas, Rua Iano, em Barreiros, São José.
- Sede Oficial da Mancha Azul, em frente ao clube (Venda das 18h às 23h).
- Sub-Sede de Palhoça, Rua Alcino dos Navegantes Moreira, 3997, Barra do Aririú.
- SC Sports, Rua José Maria Da Luz, 2792, Centro, Palhoça.

Sociedade Mancha Azul
Samba Enredo – Carnaval 2011
Enredo: “A Terra é azul”
Autor do enredo: Conrado Laurindo
Compositores: Conrado Laurindo, Mancha do Cavaco, Rudy Vila e Sequinho do Cavaco


Um sonhador
Cruzou fronteiras e alcançou a imensidão
Com o avanço da ciência aliado a inteligência
O impossível se torna real
Do espaço sideral
A Terra refletida em seu olhar
Tão frágil singela
O nosso planeta a brilhar

VISTO DA TERRA O CÉU É AZUL
SERÁ UMA COR EM SI
QUESTÃO DE DISTÂNCIA OU NOSTALGIA
AZUL QUE DÁ O TOM DESSA MAGIA

Esperança
A humanidade hoje clama por paz
Lutar pelo mesmo ideal
O bem a de vencer o mau
É tempo de preservação
Em busca de um mundo melhor
O Homem buscou na ciência
A sua essência
Pro novo amanhã prosperar

UM MUNDO AZUL PRA VOCÊ
A MANCHA É MEU VIVER
É COISA DE PELE QUE CORRE NA VEIA
PAIXÃO PRA VIDA INTEIRA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Meu Rio te abraça … Floripa tão bela

Essa é rapidinha. A Avaí Store informa que as camisetas Avaí/Grande Rio, alusivas ao enredo da escola de samba carioca sobre Florianópolis, tem previsão de chegada para esta quinta-feira (24).

É...nossa história virou Carnaval ! Garanta a sua !
Vamo, vamo Avaí !

16:10

O Leão vai comer o Lobo !

Foto: Nano Labajos - Folha de Vilhena
A movimentação em Rondônia é intensa na véspera da partida de estreia do nosso Leão na Copa do Brasil. A partida Vilhena x Avaí acontece nesta quarta-feira (23), às 21h00 no Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena, Rondônia.

Duas arquibancadas foram alugadas. No total elas darão espaço para 1200 pessoas no Estádio Portal da Amazônia.

Pra você que vai não vai encarar os 2.747 Km até a cidade de Vilhena e acompanhar nosso Leão pelo radinho, a dica de nosso amigo, chuleteiro e blogueiro André Tarnowsky, é a Rádio Planalto 1530, lá de Rondônia. Você poderá acompanhar por aqui.

A partir das 16 horas desta terça-feira, nosso Leão fará reconhecimento do gramado.

portaldaamazonia04
Secretário de Esportes e Cultura de Vilhena, Wellington “Pig” Ferreira, acompanha
os preparativos no Estádio Portal da Amazônia. Fotos: Nano Labajos | Folha de Vilhena
Esta é a quarta vez que o Lobo do Cerrado participa da competição. Primeiro foi contra o Fortaleza, perdendo por 3×1, depois contra o Ponte Preta, perdendo por 2×1. O terceiro jogo foi contra o Atlético Paranaense, empate em dois gols.

É ! O Leão vai papar o Lobo. Mais uma derrota pro lado de lá! Vamo, vamo Avaí !

A novela do Brasileirão continua...

Ainda sobre o post veiculado aqui no Blog da Chuleta na tarde desta segunda-feira (21), informa a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, que o Clube dos 13 não se sensibilizou com a proposta da TV Globo de considerar o histórico de seu relacionamento, a audiência e outros "valores intangíveis" na hora de escolher a emissora que poderá transmitir os jogos do Brasileirao - "A Globo sempre foi ótima. Mas a concorrência é neutra. Todas as emissoras têm que ser igualadas", diz Ataíde Guerreiro, presidente da comissao de licitaçao.

O presidente Fábio Koff endossa - "Todos (os grupos de comunicaçao que participarem da concorrência) têm que largar igual". Conta Mônica que "a diretoria da associação se reúne hoje e amanhã para "bater o martelo" sobre o edital da licitação que cederá a uma TV o direito de transmitir as partidas". E sobre a ameaça (aqui) de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, de rachar o Clube dos 13, negociando diretamente com as TVs a transmissao de suas partidas, transcreve o que diz Koff : "Só espero que essa discussão nao vire um segundo tempo da minha eleição. Seria muito pequeno". O presidente do Corinthians foi da chapa de oposição a ele na eleição da entidade.

A Novela continua...vamos aguardar !

Datas da primeira rodada do returno

No mês de março teremos o feriado de carnaval, e por conta desse evento as partidas válidas pela primeira rodada do returno do Campeonato Catarinense tiveram suas datas alteradas. O confronto entre Além das Pontes e Metropolitano, que abrirá a segunda fase do campeonato, será realizado na sexta-feira, às 20h30min no Estádio Orlando Scarpelli.

No sábado, quatro jogos fecharão a rodada. Às 16h, Brusque e Joinville jogam no Augusto Bauer; Chapecoense e Avaí na Arena Condá e Marcílio Dias e Imbituba no Hercílio Luz. Por fim, às 18h30min, Concórdia e Criciúma fecham a rodada, no Domingos Machado de Lima.


O returno do Campeonato Catarinense será disputado nos mesmos moldes do turno. O campeão enfrentará o vencedor de Além das Pontes e Criciúma, que jogam nesse domingo, às 16h. Estamos torcendo para que o Tigre derrube a figueira e dispute o título da competição com o Leão. Só que nessa disputa nosso time do coração não dará chances ao Criciúma e conquistará o tricampeonato. Quem viver verá! "Vamo, vamo, Avaí".

Retrospecto avaiano

O Avaí estreou na Copa do Brasil no ano de 1989. Naquela oportunidade, foi eliminado pelo Vitória (BA), na primeira fase da competição. Perdeu a primeira partida pelo placar de 2 x 0 e não conseguiu reverter o resultado na Ressacada, venceu apenas por um gol a zero. Depois dessa participação nosso Leão só viria a integrar a competição no ano de 1998, e como na primeira participação não passou da primeira fase. O algoz azurra foi o Atlético Mineiro.

No ano seguinte, nossa participação além de alcançar a segunda fase da competição, teve como destaque a eliminação da equipe além das pontes. Vencemos o time do estreito em seus domínios pelo placar de 2 x 1 e empatamos na Ressacada pelo placar sem gols. Infelizmente na rodada seguinte empatamos os dois jogos com a equipe do Coritiba e fomos desclassificados pelo critério de gols marcados fora dos nossos domínios.

Após uma participação inexpressiva em 2000, voltamos em 2007 e apresentamos nossa melhor campanha na competição, alcançamos a terceira rodada. Na primeira fase eliminamos o Rio Branco do Paraná, na segunda o Vila Nova, de Minas Gerais, e na terceira voltamos a ser eliminados pelo Atlético Mineiro. Nessa disputa fomos superados nos dois jogos.

Em nossa última participação, no ano de 2010, chegamos nas oitavas de final e dessa vez fomos eliminados pela equipe do Grêmio de Porto Alegre. Apesar de ter vencido a equipe gaúcha em Florianópolis pelo placar de 3 x 2, fomos superados no estádio Olímpico pelo placar de 3 x 1. Como marcamos menos gols fora, acabamos mais uma vez eliminados.

Na próxima quarta-feira (23), iniciamos mais uma caminhada no torneio nacional. O primeiro adversário, apesar de desconhecido, parece não ter forças suficientes para duelar com o Leão. As possibilidades para chegarmos a segunda fase são muito boas. Esperamos que a equipe faça uma boa apresentação e comece a se fortalecer. O Avaí precisa ser um time criativo e competitivo, para quem sabe assim, alcançar um dos objetivos traçados pela Diretoria azurra para 2011, que é a conquista da Copa do Brasil. “Vamo, vamo, Avaí”.

A equipe azurra já está definida e apresentará a seguinte formação, diante do Vilhena de Rondônia: Zé Carlos; Gustavo, Emerson Nunes, Leonardo e Pará; Bruno, Batista, Fabiano e Estrada; Rafael Coelho e William. Destaque para a ausência do nosso craque Marquinhos, que ainda se recupera de um entorce no tornozelo. Vamos conferir a nova configuração da equipe avaiana, agora sob o comando do técnico Silas, e torcer por uma boa vitória avaiana. Vamos para cima deles Leão.

Empréstimo sem consulta?

Foto: Central Brasileirão 2010
Vem empréstimo por aí ! O Avaí ainda não confirma, mas a informação é de que o atacante Marquinhos Gabriel (20 anos), que estava no Inter B, de Porto Alegre, deve ser apresentado nesta quinta-feira (24), após a realização dos exames médicos no clube.

Atuando pelo time B, no último sábado (19), contra o Cruzeiro-POA na última rodada do Gauchão, Marquinhos perdeu um pênalti, tirando o Inter da classificação à semifinal da Taça Piratini.

Esperamos, caso se confirme, que o manto azurra dê mais sorte ao atacante. Vamos aguardar !

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Homem do Apito

O jogo de estreia do Avaí na Copa do Brasil terá arbitragem de um trio do Estado do Mato Grosso. Estão escalados para a partida o juiz Alinor Silva da Paixão e os assistentes Joadir Leite Pimenta e Lincoln Ribeiro Taques. O 4º árbitro será Arnildo Lino dos Santos, de Rondônia.

Esperamos que a arbitragem não seja caseira e faça uma boa apresentação, pois com todo o respeito que a equipe de Rondônia merece, temos totais condições de voltarmos classificados à próxima fase da competição. "Vamo, vamo, Avaí."

16:10

O primeiro de Silas...em 2011

Nesta quarta-feira, às 21h, pela primeira fase da Copa do Brasil, tem Vilhena x Avaí ! A partida acontece no Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena, Rondônia.

Estes são os 18 relacionados por Silas: os goleiros Zé Carlos e Renan, os laterais Gustavo e Pará, os zagueiros Emerson Nunes, Gian e Leonardo, os volantes Bruno, Batista, Diogo Orlando e Acleisson, os meias Fabiano, Estrada e Maurício Alves, e os atacantes William, Rafael Coelho, Felipe e Evando.

Caso vença o Vilhena por pelo menos dois gols de diferença, o Avaí elimina o jogo de volta. Do contrário, a partida na Ressacada será no dia 2 de março, às 21h.

Vamo, vamo, Avaí !

Fonte: clicRBS

Não quer pagar, mas quer levar !

Essa novela vai longe! Começou na última sexta-feira (18), a batalha pelos direitos de transmissão das próximas edições do Campeonato Brasileiro.

O Clube dos 13, entidade que representa os maiores clubes do país, publicou em alguns jornais um comunicado sobre a abertura do processo de concorrência pública. A licitação acontecerá em março, quando o Clube dos 13 analisará as propostas para quem quer levar uma das cinco plataformas: TV aberta e fechada, celular, internet e pay-per-view (os direitos serão vendidos separadamente).

A toda poderosa Globo questiona a capacidade técnica das outras emissoras e colocou na mesa algo que as outras emissoras não têm: experiência. O canal insistiu que não está disposto a pagar os R$ 500 milhões pedidos pela entidade, então revelou como funciona cada transmissão para tentar mostrar que não vai ser fácil para as concorrentes acertarem o ritmo. A cada partida, segundo a colunista da Folha de S.Paulo Keila Jimenez, a Globo tem um gasto médio de R$ 50 mil com uma unidade móvel equipada com 12 câmeras e um diretor. Isso é só a estrutura básica; o custo operacional é de cerca de R$ 2,5 milhões. Além disso, também falou sobre a visibilidade que dá aos clubes por causa de sua audiência.

Vamos aguardar os próximos capítulos....e quiçá, o fim do monopólio !

Fonte: Adnews

No dos outros é refresco !

protesto-fanatic

Nossa amiga e blogueira Kk de Paula alertou na última sexta-feira (18), para o descaso com o torcedor avaiano na Promoção das camisetas comemorativas da Copa do Brasil. Uma ação idealizada pela assessoria de "marketing" (?) do Avaí, em parceria com a fornecedora de material esportivo, Fanatic, e com a loja Avaí Store. Acorda Diretoria, torcedor não é palhaço !

Esperamos não continuar comprando gato por lebre...Vamo, vamo Avaí !

Números que impressionam !


Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*
Bom dia, torcedor avaiano.
A data de hoje (21/02/2011) é especial para os blogueiros e leitores da Chuleta Avaiana. Ultrapassamos a marca de mais de 200 mil visitas, chegamos aos quase 200 seguidores e essa é a minha coluna de número 30. Os números são expressivos e nos dão uma dimensão da importância do trabalho desenvolvido pela equipe de blogueiros.
Aproveito este espaço para agradecer ao grupo e aos leitores por construir um canal de comunicação, com momentos de crítica, nostalgia, alegria, interação, diversão e acima de tudo, de muita seriedade e compromisso com a informação, ingredientes que se materializam na visibilidade alcançada pela página da Chuleta Avaiana.
Quero agradecer também aos leitores pela repercussão da entrevista realizada com o craque Plácido Zacchi. Já começamos a trabalhar na realização da próxima entrevista. Devido a logística que envolve esse trabalho, pedimos um pouquinho de paciência até que a próxima homenagem seja realizada.
Parece que faz uma eternidade que não escrevo minha coluna. Esse sentimento decorre da quantidade de acontecimentos que envolveram nosso time do coração na última semana, contudo vale destacar aqui a saída de Vagner Benazzi do comando técnico para a chegada de Silas. Nosso time do coração vive a nostalgia de tempos passados e agora tenta agregar ao grupo mais dois jogadores vencedores, Uendel e Muriqui. Estão buscando formar um grupo que foi vencedor no passado, mas como já foi abordado aqui no blog, não sabemos se será vencedor no futuro. "Vamo, vamo, Avaí".
Na próxima quarta-feira, teremos a possibilidade de acompanhar a primeira partida do Leão pela Copa do Brasil. Ainda que o adversário não seja de expressão, poderemos observar os jogadores que Silas colocará em campo, o esquema tático, e por fim, o desempenho da equipe. As expectativas são as melhores possíveis. Jogadores motivados, treinador disposto a ser destaque nacional mais uma vez, e os atletas tentando mostrar serviço para conquistar o comandante e alcançar um lugar na equipe titular.
Fechando o ano de 1919, tivemos em 16 de novembro a realização da primeira partida de futebol organizada entre gaúchos e catarinenses, de onde nasceu a rivalidade no futebol entre os dois estados. A partida aconteceu na cidade de Marcelinho Ramos, no Rio Grande do Sul, tendo como representante dos gaúchos a equipe do Uruguay, e dos catarinenses a equipe do Capinzal. Para nossa alegria saímos vencedores, com o placar de 2 x 1. O resultado provocou euforia no time barriga verde, que fez a festa pela vitória no reduto do adversário. A vitória também fez nascer um clima de muita hostilidade entre os dois lugares dos estados.
Amigos leitores, por hoje é só, na próxima semana voltaremos com mais informações, inclusive, destacando a estreia do Avaí na Copa do Brasil.
*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

16:10

Créu a moda antiga!

Na data de hoje, nós avaianos podemos comemorar 72 anos da maior goleada já registrada no maior clássico de Santa Catarina. No dia 20 de fevereiro de 1938, num jogo amistoso realizado entre as duas equipes na rua Bocaiúva, o Avaí aplicou sonoros 11 x 2, cravando a maior goleada da história. Além da larga vantagem, a partida foi marcada pela estreia do eterno atacante Saul.

Desta forma, esperamos encerrar este dia comemorativo com mais uma derrota do nosso principal rival, não precisa ser por placar tão elástico, o Joinville apenas depende de uma vitória simples para chegar a final e convenhamos, pelo futebol apresentado pela equipe além das pontes, não seria nenhuma anormalidade se ocorresse um revés.

O JEC vem completo para a semi final, além disso, terá três estreias, bem como o retorno do artilheiro Lima. Já a equipe do continente, faz festa antecipada com o título do primeiro turno, além da expectativa do quase aposentado príncípe de vidro alcançar a histórica marca de 100 gols em 15 anos atuando pela equipe colorida do estreito.

Torcemos para que a equipe do norte do Estado possa se recuperar da goleada sofrida diante de sua torcida, para o Metropolitano, e surpreenda chegando na finalíssima. Observando o histórico recente do time protegido pela emissora de TV gaúcha, ficamos confiante no triunfo do visitante, pois é só lembrar da final da segunda divisão contra o Blumenau, Copa do Brasil com Fluminense e Série B, quando enfrentaram o temido Duque de Caxias.

Portanto, além da frustação no continente, a ilha estará em festa, com a comeração dos 72 anos do créu a moda antiga!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

16:10

Políticas às avessas

Por mais "bizonho" que possa parecer, a Direção do Avaí realizou um Seminário de Integração, na última sexta-feira (18), tendo como participantes os funcionários do clube, para discutir e conhecer o planejamento e as políticas para 2011. O Diretor de Planejamento, Enio Gomes, foi o responsável pela abertura do evento.

O encontro contou com a participação da comissão técnica e jogadores, que tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da história e das conquistas do clube ao longo dos 87 anos de existência.

Nosso presidente, João Nilson Zunino, ressaltou, durante o seminário, a necessidade de união entre todos os funcionários para que o clube atinja todos os objetivos para 2011. Destacou também o projeto de implantação da ISO 9001, que deverá ser concluído este ano com a obtenção do certificado.

Ao final do encontro, Enio Gomes abordou para todos os presentes as metas para o futebol em 2011: conquistar o tricampeonato estadual, manter o clube na Série A, buscar o título da Copa do Brasil e almejar vaga nas copas Libertadores da América e Sul-Americana.

Gostaríamos de elogiar a iniciativa de integrar as pessoas que trabalham para que o clube seja uma organização de sucesso. Sem que todos conheçam a importância e finalidade do seu trabalho, fica difícil motivar e unir um grupo para que a instituição alcance os objetivos propostos.

Com relação às metas, acreditamos que já são conhecidas por todos, inclusive, pelo torcedor avaiano. Faltou explanar como fariam para alcançá-las, qual o plano de ações, pois do que assistimos até agora, o que menos percebemos foi a realização de um “planejamento” de fato.

Por fim, destacamos que o planejamento deve ser realizado sempre com antecedência, ou seja, o de 2011 deveria ser realizado ao final de 2010. No ano em curso deveriam ser realizados apenas os ajustes. Como podemos perceber, apenas no final de fevereiro de 2011 é que o planejamento está sendo apresentado para os funcionários, inclusive, para ser discutido, como noticiado no site oficial do Leão.

Presidente, vamos profissionalizar de uma vez por todas a Administração do Clube. Estamos cansados de informações desencontradas, ingerências, má aplicação dos recursos, insucessos como o primeiro turno do estadual, enfim, ausência de um planejamento de verdade!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

16:10

Muita paixão: é Golllll.....ga !

Pra deixar esta sexta-feira ainda mais azul e branca, o Blog da Chuleta Avaiana traz a avaianíssima Goga Kraus, ou simplesmente Goga Avaiana!
Goga tem 35 aninhos (melhor assim, no diminutivo, pois a quase balzaquiana tá mais pra uma guriazinha) e não perde uma partida do nosso Leão. “Sempre curti meu marido torcendo, até que fui a Ressacada conferir de perto, logo que entrei senti meu corpo inteiro arrepiar, foi uma emoção sem tamanho, tenho orgulho de ser avaiana!!!!”, diz a torcedora. Arrepia Avaí !

Essa é a contadora Goga, sócia e torcedora fanática do nosso Leão – Goga e seu marido, o Azevedo (Hulck), agitam o Setor H - , sempre acompanhando o Avaí.

Quando as partidas são fora de casa, procura não perder um passo do nosso Avaí. Já esteve em partidas do Catarinense em Ibirama, Brusque, Blumenau, Joinville, Criciuma, Itajaí, e Imbituba e no Brasileirão, já coloriu de azul e branco o Pacaembú e o Morumbi (São Paulo), o Barradão (Salvador), a Arena da Baixada e o Couto Pereira (Curitiba), o Olímpico e o Beira Rio (Porto Alegre) e também o Maracanã (Rio De Janeiro).

A paixão não pára por aí ! Além de Goga e Hulck, o Jeepão Guerreiro da Ilha (que a família faz questão de personalizar com o nosso Avaí), leva também os filhões Thomas (13) , Thiago (11) e a gatinha Yasmin (de apenas 4 anos) que é mascote do Avaí.

As fotos que você confere aqui no post, são do ensaio pra lá de azul e branco que a Goga fez no Studio Geremia, nesta terça-feira (15).

Ah ! A loucura desta beldade avaiana pelo nosso Leão não termina por aqui. Em dezembro de 2010, Goga fez uma promessa pela permanêcia do AVAÍ na série A. Prometeu caminhar do Kobrasol até a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, em Águas Mornas. Foram 30 km de caminhada ao lado do maridão. Nove horas de mais amor pelo nosso Avaí!

Parabéns Goga ! O orgulho é nosso de termos uma torcedora como você. Vamo, vamo Avaí !
mosaico_goga

Exercitando o Ócio

Enquanto quatro equipes disputam a fase final do primeiro turno da competição catarinense, nosso time do coração exercita o ócio assistindo às partidas de camarote. Pior para nós torcedores avaianos, que ficamos frustrados e inquietos, tendo que suportar nossos adversários curtindo o clima de “final”. Só nos resta voltar as atenções à Copa do Brasil, já que temos um compromisso no próximo dia 23 (quarta-feira), diante do "desconhecido" Vilhena.

Temos acompanhado, na medida do possível, as novidades dos bastidores da equipe azurra. O clima parece estar bem mais tranquilo, inclusive, propiciando momentos de lazer e confraternização. Ontem (17), foi promovido, inclusive, um encontro entre alguns jogadores, treinador e presidente, nas dependências da Elase, clube tradicional de Florianópolis.

Não queremos tumultuar, muito menos somos contrários a momentos sociais, todavia, por tudo que aconteceu nesses dois primeiros meses na Ressacada, esperamos muito trabalho e seriedade para que o primeiro semestre de 2011 não seja perdido.

Outro fato que tem chamado nossa atenção é a constante tentativa da Direção avaiana em repatriar o grupo vencedor de 2008/2009. A bola da vez é a dupla Uendel e Muriqui, dois bons jogadores que ajudaram o Avaí nos referidos anos. É importante ressaltar que dificilmente um raio cai duas vezes no mesmo lugar. O momento é outro, as condições são outras. Como bons avaianos que somos, estamos torcendo para que a fórmula dê certo, e 2011 seja um ano vencedor. Agora se o “planejamento” dará certo, só o tempo dirá. "Vamo, vamo, Avaí"!

Antecipou !

Mais uma mudança no jogo do Avaí pela Copa do Brasil. O jogo de volta entre Avaí e Vilhena-RO, foi alterado, ontem, pela CBF. Inicialmente marcado para o dia três de março, às 19:30 horas, na Ressacada, a partida foi antecipada para o dia dois, às 21 horas. É bom lembrar que a primeira partida acontece no próximo dia 23 (quarta-feira), às 21 horas, em Vilhena.

Vale destacar que uma vitória do Leão na primeira partida, pelo placar de dois gols de diferença, classifica a equipe para a próxima fase, sem necessidade do jogo de volta. "Vamo, vamo, Avaí".

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carnaval com o Leão

Já que um de nossos leitores pediu, estamos informando. De acordo com o site oficial do Leão, as camisetas Avaí/Grande Rio, alusivas ao enredo da escola de samba carioca sobre Florianópolis, estarão à venda a partir desta sexta-feira, dia 18, nas lojas oficiais do Avaí Futebol Clube. Neste primeiro lote (com um número reduzido de peças) cada camiseta será comercializada ao preço de R$ 35,00*.

A partir das 9h desta sexta-feira, o produto poderá ser adquirido nas lojas Avaí Store da Ressacada e do Centro. A compra só pode ser feita em dinheiro, que será repassado integralmente para a escola. Vale lembrar que está programada para a semana que vem a chegada de um novo lote com mais quantidade de camisetas, inclusive com o modelo baby-look.

*Anteriormente foi estabelecido o valor de R$ 30,00, mas por conta do momento vivido pela escola, após o incêndio que destruiu grande parte do carnaval da agremiação na Cidade do Samba, no dia 7 de fevereiro, o produto sofreu um aumento de R$ 5,00.

Foto: Divulgação | Site Oficial do Avaí Futebol Clube

16:10

"Sozinho"

Música de Peninha, cantada na voz de Caetano Veloso, rendeu aos ilustres artistas bons frutos. Peninha recebeu o troféu imprensa de 1999, na categoria melhor compositor. Já Caetano Veloso vendeu mais de um milhão de cópias do CD "Prenda minha", tendo a canção sido a faixa de maior sucesso. Outro destaque da música, foi sua inclusão na trilha sonora da novela "Suave veneno", da TV Globo.

O interessante é que a bela canção foi inspirada numa conversa telefônica, ouvida por Peninha, entre sua filha e o namorado. Acreditamos que se Peninha ouvisse Silas conversando com nosso Presidente João Nilson Zunino, talvez tivesse inspiração semelhante. Às vezes no silêncio da noite; Eu fico imaginando nós dois; Eu fico ali sonhando acordado; Juntando o antes, o agora e o depois.

Silas começou a partir da última quarta-feira (16) a escrever uma nova história no comando técnico da equipe azurra. Após uma saída turbulenta, com entrevistas, disputas por jogadores e discussões, retorna à Ressacada. Sua saída nunca foi muito bem explicada, mas ao que tudo indica havia divergência com os gestores do clube e nosso presidente não encampou os planos do treinador. Não sou nem quero ser o seu dono; É que um carinho às vezes cai bem; Eu tenho meus segredos e planos secretos; Só abro pra você mais ninguém.

Esperamos que o passado seja sepultado (só a parte ruim, claro), e nosso “novo” treinador tenha amadurecido, evoluído tecnicamente, para que faça um trabalho tão bom quanto o que fez em sua primeira passagem, pois o maior beneficiário será nosso time do coração. Acreditamos que aquela história de amor pela equipe gremista tenha sido um impulso, uma declaração infeliz, motivada pela pressão de sua chegada à equipe gaúcha. Quando a gente gosta; É claro que a gente cuida; Fala que me ama; Só que é da boca pra fora.

Silas, esperamos que aproveite sua segunda chance, trabalhe com afinco e conquiste mais títulos pelo Avaí, pois como foi divulgado por todos os blogs que tive oportunidade de ler, em relação aos erros do passado, você já foi perdoado!!! “Vamo, vamo, Avaí”!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Isso é crime! Onde está o Ministério Público?

Já se passaram longos 8 dias desde a realização do maior e verdadeiro clássico de Santa Catarina - os demais são genéricos -, contudo, até o momento, não foram apresentadas as imagens que comprovariam a depredação do patrimônio no estádio além das pontes. Teriam apenas inventado uma ingênua mentira por não terem conseguido golear como pretendiam, ou cometeram algum crime, o qual deverá ser punido com o rigor necessário?

Na nossa visão, não se trata de mera mentira, pois de uma forma ou de outra, cometeram uma infração, a qual têm que receber a devida punição, afinal, o Ministério Público  (MP) estaria fiscalizando e também teria sido enganado. Primeiro, será que existiam câmeras? O MP apenas liberou o jogo, pois o Tombense teria instalado as câmeras, mas se até a presente data não foram divulgadas as imagens do possível vandalismo nos banheiros e catacras, supõem-se que não existam filmagens, logo, o MP foi ludibriado e esta situação precisa ser investigada.

Em segundo, inexistindo provas do vandalismo, entende-se que o pessoal do "Real Madri" do continente cometeu o crime de calúnia contra a nação azurra, pois, pelo que não se comprovou até hoje, parece que não houve qualquer ato ofensivo por parte da nossa torcida, mas o cenário foi criado e possivelmente, os objetos foram quebrados simplesmente com o intuito de prejudicar a torcida alviceleste.

O engraçado é que já baixou a poeira e a imprensa não falou mais nada a respeito. Entretanto, a diretoria avaiana deveria cobrar uma posição do MP, tanto na fiscalização acerca das câmeras, bem como no levantamento de provas sobre eventuais atos de vandalismo. Por fim, quem acusa tem o dever de provar, mas se não existe prova, então cabe ao Avaí exigir as devidas medidas.

16:10

Não somos os únicos.....

Toda torcida quer ver seu time vencendo ou, no mínimo, caindo de pé diante dos adversários, ou seja, jogando com raça, determinação e honrando a camisa que veste. Entretanto, nem sempre isso acontece, devido a alguns fatores como planejamento ou falta de qualidade da equipe. Na Ressacada existia um “planejamento”, qualidade de jogadores e joio misturado ao trigo, o que acabou ocasionando a perda da safra no primeiro turno. Por outro lado, precisamos ter a consciência que estamos no início da temporada e se serve de consolo, em outros estaduais a situação não é muito diferente.

No campeonato Paranaense, o Paraná Clube – apesar da péssima fase – é considerado um dos grandes clubes do Estado e se encontra na lanterna do estadual, com apenas dois pontos em nove jogos, segurando a lanterninha isolado.

Já pelo carioca, o Vasco, mesmo com um elenco recheado de bons jogadores, não conseguiu se classificar para a semi final do turno, ficando atrás de Boavista, Resende e Nova Iguaçu, portanto, vai ficar assim como nós, apenas treinando nas férias forçadas ou mal calculadas.

Pelo estadual baiano, o Bahia, numa chave com seis times, está em quinto lugar, em sete jogos perdeu quatro, inclusive levou uma goleada no clássico contra o Vitória. Dessa forma, acreditamos que no Leão esteja prevalecendo aquele velho ditado “tem males que vem para o bem”, pois se tivéssemos classificado para a semi-final, certamente a diretoria não iria se mexer e a catástrofe – leia-se o adeus ao tri campeonato – seria uma questão de tempo.

Com a demissão do antigo "comandante", ganhamos novo fôlego, inclusive ocupamos as manchetes dos principais canais esportivos. Ainda que estejamos eliminados, a contratação do técnico do créu, certamente propiciará à esquadra azurra chegar mais próxima da perfeição, refazendo aquele tripé vencedor: torcida – jogadores – diretoria.

Novamente nos tornaremos imbatíveis. O leão terá outra cara neste segundo turno e nas demais competições que disputará!

"Vamo, vamo Avaí."

E por falar na redondinha...

E já que o Blog da Chuleta vem aqui pra falar de futebol, não poderia deixar de destacar o aplicativo oficial da Copa UEFA deste ano, lançado pela Heineken. A marca é a primeira cerveja a criar um dispositivo para o evento e, com a ação, busca estar mais próxima dos admiradores do futebol europeu.

Futebol é futebol ! Pra você, que como nós, curte a redondinha, fica a dica !

A ferramenta criada para iPad e iPhone permite aos fãs acompanharem os resultados dos jogos e a colocação dos times no torneio. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, aqui.

Ao melhor ponta esquerda...


O Avaí, ao longo de sua história, revelou inúmeros craques. Alguns deles, no entanto, não receberam o destaque merecido. É o caso do ponta esquerda, da década de quarenta, Plácido Zacchi. Hoje, aos 92 anos, ainda rememora com carinho seus bons tempos no futebol, especialmente no AVAÍ, sua grande paixão.

Para homenageá-lo, no último dia 10 de fevereiro, fomos até sua residência, onde ao lado de suas filhas e alguns netos, o simpático Zacchi nos aguardava com um sorriso no rosto e mil histórias para contar.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade e sugerir que a Direção do AVAÍ siga nosso exemplo, e promova o reconhecimento desse nobre jogador avaiano, tetracampeão catarinense!

Chuleta Avaiana - Em que ano o senhor iniciou sua carreira no futebol? Por quais times jogou?

Zacchi - Iniciei meus primeiros passos no futebol ainda moleque nos campos de futebol da Palhoça. Joguei no Atlético 14° Batalhão, Imbituba e AVAÍ. Também fui convidado para jogar no Figueirense, pelo então presidente, Tomaz Chaves Cabral, mas neguei o convite pelo compromisso que tinha com Celso Ramos e com o AVAÍ.

Chuleta Avaiana - Quais foram seus primeiros ídolos no futebol?

Zacchi - Meu primeiro ídolo foi Adolfinho, que tinha uma maneira única de defender. Até hoje não encontrei um goleiro como ele. Suas mãos grudavam na bola de uma forma única.

zacchi003
Seu Zacchi e os chuleteiros André Couto e Jajá Alcides
Chuleta Avaiana - Como o senhor foi descoberto, e quem foi o responsável por levá-lo para jogar no AVAÍ?

Zacchi - O AVAÍ foi jogar contra o Imbituba e perdeu pelo placar de 2 x 1. Nessa ocasião, eu jogava pelo Imbituba. Como estava desempregado, fui convidado pelo coletor estadual de Imbituba a compor a equipe, remunerado pelo Estado (os dirigentes me arrumaram um emprego de Guarda Mensalista). O Governador Celso Ramos viu meu futebol e me convidou para jogar. No primeiro jogo fui como um enxerto, para disputar uma partida em Curitiba. O jogo terminou 3 x 3 e fomos garfados discaradamente. A partir daquele jogo passei a integrar o time avaiano.

zacchi004
Com seu neto, Dr. Ricardo Zacchi.
Chuleta Avaiana – Quando iniciou e encerrou sua carreira AVAÍ?

Zacchi - Iniciei minha carreira em 1941 e encerrei em 1948, depois de passar em concurso para coletor federal. A vida de jogador profissional era muito difícil.

Chuleta Avaiana - Quais foram seus principais treinadores?

Zacchi - Eu só tive um grande treinador e se chamava Félix Magno. Ele foi o melhor porque além de treinador também tinha sido jogador de futebol e conhecia do riscado. Jogador com ele não tinha moleza, se bobeasse ele sacava do time. Félix era um "cara batuta".

Chuleta Avaiana - Qual o maior jogador que viu jogar no futebol brasileiro e no AVAÍ?

Zacchi - O maior jogador que vi jogar no futebol brasileiro foi Garrincha, pois conseguia fazer dribles maravilhosos em um pequeno espaço. No AVAÍ, além de Adolfindo, outro atleta que enchia os olhos era Saul Oliveira, pois era valente, tinha muita garra e chutava bem com os dois pés. Nizeta foi outro craque, mas faltava-lhe a perna esquerda.


zacchi001
Plácido Zacchi e sua filha Ângela
Chuleta Avaiana - Qual a diferença entre o futebol jogado na sua época e o futebol de hoje?

Zacchi - O sistema era diferente, os gramados eram terríveis, os jogadores tinham amor pelo clube, pois ganhavam apenas para a passagem de ônibus e comida. O futebol não pagava nem de longe o que se paga hoje. A bola ficava muito pesada quando chovia, era um tijolo e devido a irregularidade do gramado ficava difícil prever sua trajetória.

Chuleta Avaiana - Quantos títulos o senhor colecionou ao longo de sua carreira e quantos gols marcou?

Zacchi - O número de gols é impossível lembrar, faz muito tempo, mas fiz muitos gols e fui tetracampeão catarinense (1942, 1943, 1944 e 1945). O time daquela época era muito bom, tínhamos jogadores fantásticos como Procópio, Diamantino, Tião, Nizeta, Bráulio, Adolfinho, Saul, Fateco, Felipinho, Cruz, etc. É impossível citar todos, mas éramos um ótimo grupo.

Chuleta Avaiana - Qual o jogo e o gol inesquecível na sua carreira?

Zacchi - Foi um clássico. O seu Celso Ramos mandou eu mudar o canto que eu chutava, pois ele dizia que eu estava chutando sempre onde o goleiro ficava bem posicionado. Eu fiz o que ele mandou e acabei fazendo o gol. Nesse jogo vencemos o Figueirense mais uma vez.

Chuleta Avaiana - Considerando o momento por que passa o AVAÍ, o senhor acredita que ainda existe esperança no tricampeonato estadual?

Zacchi - O AVAÍ pode não estar vivendo um bom momento na competição, mas nós estamos acostumados a ser campeões, então vamos ser tricampeões.

zacchi005
Essa Seu Zacchi fez questão: beijar o escudo avaiano!
O título deste post não surgiu por acaso! Nas paredes da família Zacchi, um presente do então presidente avaiano Arnaldo Dutra (46/47) nos chama a atenção. Trata-se de uma foto emoldurada e os dizeres de próprio punho: "ao melhor ponta esquerda". Como a própria família destaca, uma homenagem marcante e impossível de se esquecer...

No bate papo, depois da animada entrevista, afinal estava difícil abandonar a carismática família, os "causos" hilários e pra lá de curiosos, continuam. Seu Zacchi foi longe! Uma viagem de belas lembranças:
"Procópio chamava o jogador Tião de Suzana, porque ele estava gordo como ela". Suzana era uma afrodescendente gorda que morava em Florianópolis, que era muito conhecida. "A gente sempre se divertia muito."

Não seria Suzana, uma espécie de "musa Gorete" de nossa Chuleta Avaiana? Fica a dúvida!

Ao nosso melhor ponta esquerda da década de quarenta, fica aqui a homenagem do Blog da Chuleta Avaiana. Parabéns Seu Zacchi ! Obrigado !