domingo, 30 de janeiro de 2011

vamos enumerar mais algumas dicas para seu churrasco dar certinho ,certinho................xique no urtimo

O CARVÃO :SE FOR USÁ-LO..........

É preciso saber reconhecer um bom carvão. Os carvões feitos de madeira de acácia negra e de eucalipto são considerados os melhores, pois são homogêneos, não liberam muita fumaça, têm boa textura e rendimento. Se o carvão produz muito pó, é quebradiço e fica disforme, não é um produto de boa qualidade. Por isso, verifique na embalagem de que tipo de madeira é feito o carvão, se os pedaços de carvão estão realmente secos e são grandes.

QUANTO CARVÃO?

A quantidade de carvão necessária varia bastante: conforme o tipo de churrasqueira; o tipo de carnes sendo assadas; os cortes de carnes (costelas demoram mais a assar do que fatias de carnes grelhadas); o clima (inverno ou verão), a habilidade do assador etc. Mas de forma geral pode-se dizer que para um churrasco preparado para dez pessoas um saco de carvão de 5 kg de boa qualidade é suficiente. Lembre-se que existem algumas churrasqueiras que consomem mais carvão do que outras, portanto é sempre recomendável ter um ou dois sacos de carvão na reserva, para qualquer necessidade.

A temperatura da carne ao ser levada para a churrasqueira é também muito importante. Se ela foi congelada, deve ser descongelada e estar em temperatura ambiente antes de ir para o fogo, para garantir que ela fique no ponto ideal. Evite levar a carne da geladeira diretamente ao fogo.
Mude os espetos ou os pedaços de carne sobre a grelha de lugar constantemente, para que os pingos de gordura não caiam sempre no mesmo local do braseiro. Quando os pingos de gordura caem no braseiro, formam labaredas que não devem tocar a carne. Portanto, ajuste a altura dos espetos ou da grelha para que as labaredas não as atinjam. Para virar a carne, temperar ou pincelar use sempre utensílios de cabo longo, como pinças. Lembre-se que não se deve 'apertar' nem furar a carne quando estiver assando, para que ela não perca o suco e enrijeça.

Se por acaso alguma parte da carne ficar carbonizada pelo contato direto com a chama da churrasqueira, recomenda-se descartar este pedaço. Lembre-se que o que assa a carne é o calor, e não a chama diretamente sobre a carne. E, finalmente, evite assar demais os ingredientes, para não endurecê-los.
Asse a costela à aproximadamente 60cm da brasa com a parte dos ossos virada para o braseiro (para baixo).
ASSANDO CARNE COM GORDURA

Sempre que possível, as carnes devem ser assadas com a própria gordura. Isto torna-a impermeável e protege-a contra o calor intenso na churrasqueira, evitando que o calor carbonize as proteínas da carne. Se a gordura for retirada antes do preparo, a carne terminará ressecando. A maioria das carnes para churrasco vem com a sua gordura própria, como no caso da picanha, cupim e costela. Comece assar a picanha com a gordura voltada para cima, deixando que a parte de baixo e forme uma crosta crocante. Vire o lado com gordura para baixo somente no final, para que ela acabe de derreter.
CONTROLE O CALOR

Para controlar o calor, você pode espalhar as brasas na base da churrasqueira, diminuindo sua temperatura, ou então juntá-las ou amontoá-las mais e aumentar o calor.

Se o carvão for se consumindo muito rapidamente, basta acrescentar algumas pedras a mais à medida que o fogo enfraquece. Por isto, o bom churrasqueiro mantém sempre um saco de carvão extra por perto. Para colocar mais carvão, afaste um pouco a carne e coloque o carvão ao lado do braseiro, arrastando-o lentamente para perto das brasas, cuidando para não levantar fuligem.
Lembre-se de que junto às paredes da churrasqueira o calor é maior do que na parte central, portanto não deixe a carne 'esquecida' em um canto da churrasqueira pois ela continuará a assar (e perderá o suco).
CUIDADO AO JOGAR ÁGUA NA CHURRASQUEIRA

Conforme a gordura da carne pinga no fundo da churrasqueira, as labaredas aparecem. Ao contrário do que muita gente pensa, jogar água nem sempre é a melhor solução. Isso faz com que a churrasqueira perca seu calor, comprometendo o ponto da carne. Além disto, quando se joga água uma fuligem branca se desprende do braseiro e gruda na carne. Porém, churrasqueiros experientes dizem que uma pequena quantidade de água (um terço de um copo americano) produz bons resultados sem levantar fumaça. Quando for jogar água, afaste um pouco a carne para evitar que a fumaça pegue na carne. Uma outra dica é usar as cinzas do churrasco anterior para cessar o fogo. Como? É simples: ao terminar o churrasco, guarde as cinzas. No novo churrasco, jogue-as sobre as labaredas. Dessa forma, o fogo é extinto sem prejudicar o calor.

personagens de um churrasco

Os Personagens do churrasco

A hora que terminei de escrever o post anterior,resolvi escrever um com os  personagens típicos de um churrasco. O primeiro deles, o loser que escolhe peça de picanha de 2,5 Kg, e a segunda, a cativante e compreensiva gordelícia que rodeia a churrasqueira. Na verdade, se você parar pra pensar, existem diversos personagens num churrasco. Sempre presentes e mais previsíveis que novela das 6. Alguns merecem nosso respeito, outros não. lembrando que uma pessoa pode desempenhar o papel de mais de um personagem ao mesmo tempo. Aqui vão eles:

Churrasqueiro - Se você teve o trabalho de entrar neste blog, provavelmente este é você: o nobre homem (pelo menos eu nunca vi mulher churrasqueira...) que abdica da mesa de truco, da brisa fresca e não poluída a beira da piscina (pq depois do churrasco o nariz do churrasqueiro fica soltando um ranho preto por uns 2 dias...), do futebol e etc. Tudo isso em nome da execução da mais nobre e bela arte: O Churrasco. Exige em troca apenas o refil de seu copo e o reconhecimento do trabalho bem executado.

Gente boa voluntário - Esse é aquele cara (infelizmente, geralmente homem também...) gente boa que curte uma carne, curte ajudar, mas nem sempre tem as manhas da coisa. Aí o cara corta a carne pronta, serve os churrascandos, enche seu copo, poe coração no espeto. Dê um bombril e sabão para essa pessoa que ela fará maravilhas com uma grelha suja. Muitas vezes o cara realmente tem a manha da coisa e assume o segundo turno na churrasqueira, tornando-se assim o Churrasqueiro, que por sua vez, torna-se o gente boa voluntário.

Palpiteiro - Esse é aquele cara que com frequência chega até o churrasqueiro, que centraliza toda a operação, dando palpite. "Essa carne aí já num tá boa, não?", "Você não vai furar essa linguiça não?", "Esse frango não tá mto alto?", "Esse fogo não está mto forte?", "Já não tá na hora de tirar essa carne do aluminio?" e "Esse bife não tá mto grosso?" são frases típicas deste personagem.

Curioso - Oposto do palpiteiro. "Pq essa carne aí ainda num tá boa?", "Pq você não vai furar essa linguiça?", "Pq esse frango tá tão alto?", "Pq esse fogo está tão forte?", "Por que essa carne está no aluminio?" e "Por que o bife tem que ser tão grosso?" e "Você gosta mesmo de ficar aí?" são frases típicas deste personagem. Geralmente é molecada que está se iniciando na arte do preparo de animais mortos. Frequentemente são também o gente boa. Não são figuras odiáveis e este é o primeiro passo para se tornar um bom Churrasqueiro.

Frentista - Frequentemente este papel é exercido pelo gente boa. Trata-se do sujeito que te abastece com álcool, pois as vezes o bicho pega, e o churrasqueiro não tem tempo de ficar indo até o isopor pegar mais cerveja.

Fura-linguiça - Esta é uma das figuras mais odiáveis de um churrasco. Um dos maiores inimigos do churrasqueiro. Este personagem transgride a hierarquia do churrasco ao inadvertidamente e indiscriminadamente se intrometer e furar as linguiças. Esta é, aliás, uma das maiores lendas do churrasco: furar a linguiça. Não se faz isso pois o óleo dela frita a linguiça por dentro e não a deixa ressecada.

Gordelícia - Figuras incríveis. Geralmente durante um churrasco, associamos gordura a uma coisa boa. E como a certa altura você já pode estar meio alto, a régua abaixa, transformando esses quitutes no alvo da vez. Apreciadoras de carne mal-passada e muito sinceras em seus elogios, as gordelicias dao bola pro Churrasqueiro e podem prover um pós-churrasco prolífico. Ela vai te retribuir em caricias, o que voce forneceu para seu estomago.

Fotossintética - Aquela mina que chega no churras e simplesmente não come. Resiste bravamente às tentações da carne. Diz a lenda que se alimentam de luz. Algo que simplesmente está além da compreensão deste que vos escreve. Pelo menos, com frequência são moçoilas que esbanjam simetria e embelezam o ambiente.

Vegetarianos - Trazem seu queijo coalho ( somos a favor porque eh bom e caro ), comem cebola pura e acabam com o vinagrete. Invadem sua churrasqueira com receitas sem graça, de gosto duvidavel.

DJ - Nao entende MESMO nada de churrasco. Coloca música eletronica, quando tudo o que voce quer eh ver uma maminha pulando e uma picanha sambando.

Maravilhado - Debruça em cima da tábua, fica elogiando pra caramba. Entra em estado "alfa" e atinge o Nirvana. Nao ajuda, mas tambem nao atrapalha. Nao se interessa em saber como aquilo tudo foi preparado, mas massageia o ego do Churrasqueiro.

Crítico - Necessário para a manutençao da humildade do Churrasqueiro. Diferentemente do palpiteiro, pode colocar criticas construtivas e ajudar no controle de qualidade do produto.

Anti-cristo - gosta de carne bem passada. Persona non-grata.

Loser - compra picanha de 2,5 kg, carvao molhado e cerveja quadrada.

O ruim - Aquele magro desgraçado que come pra caralho e não engorda.

O bom - Aquele gordo desgraçado que come pra caralho, e engorda.

VIP - Transgressor que se acha no direito de reservar um bife especifico da grelha. Pecador que tenta escalar o nobre Churrasqueiro como guarda de seu escolhido pedaço de carne.

Bar man - Nao sabe nada de "Deitar o gato na grelha", mas sabe tudo de goró. 3o na ordem de merecimento de respeito da área da churraca.

Atrasado - "Pô mano, voce ja serviu aquela fraldinha? nem comi, porque voce nao me chamou ??......." ( Perdeu, playboy )

Garçom - Don Juan que pega seu produto e vai fazer graça com as gatas. Se aproveita do seu skill, mas desova o produto.eu


Vira-Bifes - Maior amigo do Fura-Linguica, maiores inimigos do churrasqueiro. Aquele cara que pega um garfo sujo de maionese quando voce vai ao banheiro, e faz AQUELA bagunca na distribuicao logica dos bifes. Coloca picanha debaixo de coisa que pinga alho e etc, e mistura o que voce ja selou com o que ta cru. RACUMIN NO BIFE DELES!

Se nos esquecemos de algum personagem clássico, ou de tecer algum comentario maldoso, favor comentar :

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

novas dicas de como fazer um churrasco


Quando alguém escuta a palavra churrasco, imediatamente a associa com o povo gaúcho. No estado sulino, pode-se até discutir o ponto da carne, do corte, ou da salga, mas não há como contestar a existência de determinadas regras na hora de “churrasqu
Evite comprar carnes congeladas. Caso isso seja inevitável descongelar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Nem pense em evitar comprar carne magra para satisfazer os chatos.

Não compre carnes se a gordura estiver de amarelo escuro. Isto é indicação de animal velho, ou seja, carne dura. No caso específico de costela, osso chato e grande é animal velho, enquanto ossos pequenos e arredondados são de novilho. As costelas devem ser compradas em tiras de 8 a 10 cm de largura. Dê preferência as costelas centrais do animal.

O corte da carne deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo. Aparas de carne podem ser úteis para fazer brochetes – conhecido como xixo no Rio Grande do Sul – com cebola e pimentão.

Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe – sem exagero – sal grosso ou médio por toda a carne. A carne salgada bem antes de ser colocada para assar fica dura e seca.

O lado mais magro da carne deve estar virado para o fogo. Assim, não haverá perda de gordura. As costelas devem ser assados com o osso para baixo. Um bom combustível para o fogo é o osso do animal a ser assado. O melhor fogo é aquele em que se forma uma camada de cinza por cima do braseiro, impedindo a formação de labaredas.

A labareda jamais deve tocar na carne.Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Nada de jogar água sobre a brasa. O ideal, novamente, é levantar a carne. Conforme as labaredas vão diminuindo de tamanho, o assador pode optar em aproximar a carne da brasa.

Não vire o saco de carvão direto sobre a grelha quando houver carne assando. Assim, pó e brasa serão levantados. Pegue os pedaços de carvão e com a mão coloque devagar no braseiro. Depois de pronta, a carne deve ser batida para soltar o sal grosso nela impregnada

Na hora de servir prefira cortar fatias finas para nao ficarem geladas no prato.

Sirva aos poucos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

picanha ( ja foi mania nacional ,mas hoje (com seu preço) ja esta perdendo a graça

Origem do nome
Conforme informação do "playboy" Baby Pignatari, o mesmo frequentava muito a churrascaria "Bambu", que ficava nas proximidades do Aeroporto de Congonhas/São Paulo onde era grande apreciador de Alcatra. Certa vez a casa recebeu, por engano, outro tipo de carne vinda da Argentina e a serviu a Pignatari. O "playboy" apreciou muito a carne e perguntou ao churrasqueiro argentino de que parte do bovino era tal delícia. Este respondeu que de esta parte donde se pica la aña, ou seja, onde o carreteiro pica (fere) o boi com a aña. Aña é uma palavra argentina para a haste de madeira com ponta de ferro usada para atiçar os bois. Daí, de "pica" + "aña (anha)" veio a denominação dessa carne do traseiro dos bovinos. [1]

Modos de preparo

No espeto

Quando assada no espeto, é servida em bifes cortados de forma a "descascar" a peça ainda no espeto, e em seguida retorna ao braseiro para chegar ao ponto de novamente ser cortada e servida.

Na grelha

crocante doura-se seus lados por não mais que 5 ou 10 minutos. Em seguida, faz-se novos cortes em cada posta, desta vez na transversal. Novamente doura-se as laterais e salga-se a gosto.
A assim conhecida no jargão por picanha "dois tombos" é também preparada na grelha. Basta tirar bifes da peça e deitá-los na grelha sem nenhum tempero. Assim que se nota que está vertendo um "suor" na parte de cima, tempera-se exclusivamente com sal grosso e vira-se.
Outro modo de preparo é em bifes de aproximadamente 2 cm. Coloca-se sal grosso 10 minutos antes de ir a grelha. Tira-se o excesso de sal e doura-se dos dois lados até o ponto desejado.

joia do boi

Bife do Açougueiro, a jóia do boi.


O nome do corte, por si só, já diz tudo sobre esse pedacinho do boi, conhecido apenas por iniciados e guardado como segredo pelos açougueiros. Estes reservariam o precioso corte para si, ao invés de vendê-lo. Muito de verdade e muito de lenda.
É pequenino. Pesa em torno de 150 gramas e exige uma toalete habilidosa e precisa. Anatomicamente, está pontuado por sobre o miolo da alcatra e é de facílima extração. No mercado, é raro. Somente em casas especializadas e custa o quanto vale, em torno de 30 reais o quilo, e, portanto, vale o quanto pesa.
No quesito palatabilidade, talvez seja o único corte que consegue reunir todas as virtudes que se espera de um bife inigualável: textura, maciez, suculência, sabor e aroma, todas em perfeita harmonia. É magro, gordura zero, o que pode ferir suscetibilidades mais chegadas ao sabor que a graxa empresta à carne, um detalhe que não lhe diminui as virtudes.

origem do churrasco

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.
Com o tempo as técnicas foram aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.
Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.
A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.
O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul.

No Brasil, churrasco se refere a toda carne assada na churrasqueira ou no estilo fogo de chão, quase sempre em grandes espetos na região sul, e grelha nas outras regiões.
Para o fogo, o mais comum é o uso de carvão, pela praticidade e facilidade de compra, porém os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras à gás, pouco utilizadas por interferir no tradicional sabor do assado.
O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne preferida é a bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, ovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça
No Brasil os ingredientes mais utilizados são:

Outros tipos de churrasco

O prato da culinária japonesa chamado jingisukan (conhecido no Brasil como "Genghis Khan") é um tipo de churrasco. Foi inventado em Hokkaido, na região norte do país. Lá utiliza-se a carne de carneiro; jingisukan é na verdade, a chapa na qual a carne é preparada. É muito conhecido no sul do Brasil, principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina.

 

brigadeiro de colher da nina:simples e gostoso

1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó do padre
1 colher de sopa de manteiga sem sal
100gr de creme de leite fresco


Leve ao fogo estes 3
ingredientes até dar o ponto de desprender do fundo da
panela. Desligue o fogo e acrescentar o creme de leite
fresco.
Coloque em pequenas taças, cubra com chocolate
granulado e coma de colher

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FRANGO DESOSSADO E RECHEADO

COSTELA DESOSSADA E RECHEADA

FRANGO PIZZA

ROCAMBOLE DE FRANGO

COSTELA RECHEADA E DESOSSADA

DA UMA VONTADE DE COMER!!!!!!
LEITÃO A PURURUCA

FRANGO DESOSSADO

PEIXE COM COBERTURA E SEM ESPINHO

COSTELA MINGA  ASSADA NO BAFO
COSTELA MINGA RECHEADA

COSTELA MINGA

COSTELA RIPA

OS DOCES SÃO MARAVILHOSOS DEPOIS DAS CARNES .....NÃO CONCORDAM

PUDIM DE MARIA MOLE

BOMBOM ABERTO

PAVÊ DE PÊSSEGO

ESCONDIDINHO DE MARACUJA

PUDIM DE MARIA MOLE 2

SALADA DE FRUTAS
CUPIM

churrasco de rico e churrasco de pobre: ( sem maldade,so pra descontrair)

Traje Feminino de Rico:
Calça Cigarreti da Zara, Bolsa Louis Vuiton, Blusinha básica branquinha da Siberian e aqueles Óculos Giorgio Armani original e ela sempre chega sozinha no seu carro é claro.
Traje Feminino de Pobre:
Mini-saia, blusinha C&A, Chinelo ou Tamanco.
Traje Masculino de Rico:
Bermuda Hugo Boss, Camiseta da Brooksfield, Óculos, claro e aquela Caminhonete.
Traje Masculino de Pobre:
Chinelo Rider, Bermuda de uma Calça Jeans cortada com barriga saindo para fora, Camiseta do Corinthians jogada nas costas, Óculos de Camelô à R$ 5,00 ou Bermuda de Nylon sem Camisa e Descalço.
Comida do Rico:
Normalmente eles não comem, quando comem é um pouco de cada coisa, arroz com brócolis, farofa de frutas, filé ou picanha, mussarela de búfala, sendo cada coisa comida há um tempo diferente e pausadamente. É comum também encontrar uma mesa de frios e outros aperitivos.
Comida de Pobre
Vinagrete cortado em pedaços, farofa, salada de maionese, muita asa de frango com as pontinhas queimadas e lingüiça com pão. Outra opção de carne seria a tradicional costela escorrendo óleo e fraldinha da promoção do mercado
Bebidas de Rico
Os Homens, Chopp da Brahma ou Cerveja Heineken gelada. As Mulheres bebem água tônica Citrus Schweppes ou Evian, e refrigerante diet.
Bebidas de Pobre:
Cerveja Belco e Kaiser, geladas no tanque de lavar roupa. Quem fica tonto mais rápido bebe, intercalado, água de torneira, Baré Cola ou Tubaina.
Não pode faltar a tradicional caninha da roça com limão (que chamam de caipira).
Pratos de Rico:
Normalmente beliscam uma picanha ou filé servido em Prato Branco liso de porcelana, Kani Kama (Carne de Siri), Queijo Variados para acompanhar, um bom vinho safra acompanhado com taças apropriadas, de cristal para água e vinho.
Pratos de Pobre:
Nos tradicionais pratinhos de plástico ou papelão, repetem a comida toda hora que não há fila. À bebida é servida no copinho de plástico (compra-se o numero exato de convidados) ou aquele de requeijão ou geléia só para convidados mais chegados.
Música de Rico:
Jorge Vercilo, Marisa Monte, Maria Rita, e outros... Até mesmo Lounge Music e Jazz. Pode ser que seja contratado um grupo que toca chorinho.
Música de Pobre:
Aquele Pagode de sair suor, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão , mas os sertanejos com as musicas de zona são os reis. Só CD Pirata de 4 por 10,00 (mídia azul). O importante é tirar a galera do chão, depois de umas 3 horas de churrasco todos já estão dançando independente das idades ou credos.
Também é organizado aquele batuque nas panelas, mesas, latas ou quaisquer objetos disponíveis. e sempre tem um que aprendeu 2 ou 3 acordes de violao que se mete a tocar e cantar com aquela voz de ganso
A mulherada tira as sandálias até porque não estão acostumadas e botam a poeira para subir.
Churrasqueiro de Rico:
Contratado, trabalha normalmente no Fogo de Chão ou em algum Buffet e traz consigo a equipe que serve os convidados.
Churrasqueiro de Pobre:
Amigo de um conhecido que adora fazer churrasco e cada hora um fica um pouquinho na churrasqueira. Normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão
(ele usa para enxugar o suor, para limpar as mãos e para qualquer outra coisa que ele precisar). Adora ficar jogando cerveja na brasa para mostrar fartura!
O Local de Rico:
Área coberta com piso de granito, existe mesinhas e cadeira para todo mundo. Tem piscina, mas ninguém anima a se banhar.
O Local de Pobre:
Local aberto, normalmente na laje, sol quente no cabeção ou chuva para apagar o fogo (então é improvisada a cobertura de lona somente para a churrasqueira) cadeira para quem chega mais cedo (estes cedem o lugar para os idosos e grávidas atrasados, se for o caso) os demais ficam de pé esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé mas não tem problema porque normalmente todo mundo está descalço. Isso sem contar com os pimpolhos correndo e um lado para o outro, e o fiel amigo da casa (cachorro) grudado em todos para abocanhar algum pedaço que possa cair no chão.
O Final do Churrasco de Rico:
Em menos de 3 horas, cada pessoa pega seu automóvel e vai embora. Todos saem em momentos diferentes para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos.
O Final do Churrasco de Pobre:
la pelas tantas da madruga,as musicas sao :
boate azul ,estrada da vida,dama de vermelho,dormi na praça,e seus derivados e todo mundo canta , ja se pode ate desligar o som.
Depois que todo mundo esta bêbado, o dono da casa diz que tem que trabalhar cedo no dia seguinte. O pessoal ainda quer fazer vaquinha para comprar mais uma caixa de cerveja. E sempre existe aquele que ao ver a sobra da carne solicita um pratinho pronto para saborear mais tarde no aconchego do seu lar.
Quem não tem carro pega carona ou vai de buzão mesmo.(Isso sem contar os que precisam curar o porre estabanado). Num sofá ou pelo chão mesmo, (antes de pensar em ir embora). O pessoal de carro liga o som alto (pagode é claro) e sai buzinando, bem louco, sorrindo e gritando: Valeu Maluco!!!

dicas de cortes e manuseio das carnes

Um dos segredos da carne, está na maneira de cortá-la. O corte desajeitado é capaz de matar desde um futuro rosbife até um despretencioso bifinho caseiro.




A peça deve ser cortada sempre no sentido vertical e sempre a favor das fibras ou dos fios.

A carne nunca deve ser cortada directamente no mármore da cozinha ou em cima de uma pia de aço inoxidável. A tábua de carne ainda é a base ideal. A faca deve ser de aço inoxidável, extremamente afiada e que somente deve ser usada para isso.




Quando cozinhar uma peça de carne muito dura, deixe-a marinar algum tempo em vinhas de alho, sal e vinagre. Contudo, cozinhe-a logo que esta esteja amaciada, de modo a não correr riscos de contaminação bacteriana.




A carne não deve ser assada, nem grelhada ou cozida, enquanto não descongelar completamente. Fica impossível de mastigar.

Nunca de deve voltar a congelar a carne. Por vezes é difícil retirar uma peça entre várias congeladas.Quando quiser congelar várias peças, coloque entre elas papel absorvente de modo a não se colarem.

dicas para um bom churrasco 2

Como preparar um bom churrasco – Acerte o ponto
By: marcio

Bebida, amigos e alguns quilos de carne, em qualquer lugar que se possa fazer montar uma churrasqueira improvisada para suportar a grelha ou os espetos.



Dá água na boca nao dá não!?

O churrasco no fim de semana é preferencia nacional, isso ninguem discute. O único problema é que a fácil receita pode se transformar o churrasco em um desastre. Sim, claro, quando se está cheio de cana nínguem liga pro sabor da carne.

Dos grandes problemas, a maioria já começa no açougue, onde a maioria não sabe escolher bem a carne. Para começar bem e terminar melhor ainda, apenas siga algumas dicas interessantes:

Evite congelados

Quando a carne passa pelo freezer ela fica mais dura e perde o sabor.
nunca descongele a carne na agua (se for descongelar,sempre em temperatura ambiente)

Tempo

Calcule quanto tempo você terá para preparar a carne. Picanha, alcatra e fraldinha são carnes de preparo rápido. Enquanto costela e cupim devem ser assados lentamente.

Gordura

É a gordura da carne que garante o sabor e maciez, por isso a picanha sempre é uma boa pedida. mas em todo caso gordura se tira no prato e nao antes de assar a carne.

Corte

Corte a carne na transversal em relação à fibras. Se não a carne poderá ficar dura.

Tempero

Como todos sabem, o tempero recomendado é o sal grosso, você poderá temperar a gosto, mas cuidado para nao exagerar. Bata a carne para retirar o excesso.

na regiao dos pampas onde as festas sao longas ,e usado apenas sal grosso pois eles dizem que temperos tornas as carnes enjoativas

use sempre sal de menos e nunca sal de mais pois colocar sal e facil ,ja retirar ele e mais complicado.

Selar a carne

Uma dica de especialistas. Você primeiro coloca a carne perto do fogo, assando muito rápido os lados da carne, assim o sumo fica armazenado nela. Depois pode subir a grelha ou os espetos e assar normalmente.

dicas para preparar carnes

Cozinhar é uma arte que para ser praticada não basta apenas misturar ingredientes. É preciso conhecer alguns segredinhos para tornar os pratos mais saborosos e facilitar o preparo. Desvende os principais mistérios dos bons cozinheiros e cozinheiras na hora de temperar os alimentos. Essas dicas vão ajudar o seu dia-a-dia culinário.

Carnes

1. Para amaciar a carne de bife, esfregue um pouco de leite de mamão verde ou deixe-a uns 15 minutos no caldo de abacaxi ou laranja ácida;

2. Se a carne assada (de panela) estiver demorando para amaciar, use o caldo de uma fatia de abacaxi espremido. Ele ficará no ponto rapidamente;

3. Depois de fritar bifes, coloque na frigideira caldo de carne, vinho ou água. Acrescente um pouquinho de manteiga e leve ao fogo, para que os caldos coagulados que saíram da carne durante a fritura se misturem bem ao líquido adicionado. Antes de retirar do fogo, junte mais um pouco de manteiga e, em seguida, despeje sobre os bifes. Querendo um molho mais espesso, engrosse com farinha de trigo;

4. Sirva filés cobertos com 1 rodela de manteiga pura misturada com mostarda ou com salsinha e cebolinha verde picadas;

5. Quando assar uma carne ou ave em fôrma de cerâmica porosa, esfregue na fôrma um dente de alho. Isso vai valorizar o sabor;

6. Para saber se o filé está no ponto desejado, pressione o centro da carne. Se não resistir à pressão, a carne estará no ponto exato; resistindo muito, estará bem passada;

7. O bife à milanesa ganhará novo sabor se for misturado à farinha de rosca um pouquinho de manjericão picado e alho socado;



8. Faça o caldo de carne colocando sempre a carne na água fria. Assim, suas propriedades nutritivas não serão desperdiçadas;9. A mortadela e o salame conservam-se por mais tempo se, quando cortados, for passado um pouco de óleo ou azeite sobre a parte descoberta;

10. Para evitar que a pele da lingüiça arrebente na hora de fritar e espirre gordura, fure-a em vários pontos, com um garfo, antes de colocá-la no óleo;
11. Para que o bacon não enrole ao fritar, molhe antes os pedaços na água fria.

provolone a milanesa(um dos melhores petiscos que eu ja provei)

um petisco simples,chique nu urtimu, e muito gostoso!!

Provolone cortado em cubos
1 ovo
Sal
Farinha de trigo
Farinha de rosca

1.Basta passar o provolone no ovo batido com sal, em seguida passar na farinha de trigo, passar novamente no ovo e em seguida na farinha de rosca

2.Fritar até dorurar

aneis de cebola

ingredientes:

2 cebolas grandes
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de sal
1 colher chá de pimenta do reino1/2 xícara maisena
1 xícara de água fria
2 gemas
Óleo suficiente para fritar
1 limão cortado em quatro


1.Fatie as cebolas em anéis
2.Em uma tigela média, junte 1/2 xícara de farinha com o sal e a pimenta
3.Polvilhe os anéis de cebola com a farinha temperada
4.Em outra tigela, junte o resto da farinha, a maizena, a água e as gemas dos ovos, fazendo uma massa homogênia
5.Esquente o óleo em uma temperatura de mais ou menos 180º graus
6.Mergulhe na massa os anéis polvilhados
7.Retire o excesso de massa
8.Mergulhe os anéis no óleo para fritar por 2 a 3 minutos, até ficarem dourados
9.Fica igual aos servidos em churrascarias

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

lazanha simples do marcio

uma receita de lazanha simples e facil para acompanhar a carne do costelodromo no seu domingo
1 caixa de massa para lasanha (ou a quantidade que preferir)
2 peitos médios de frango cozidos e desfiados
Caldo em que foi cozinhado o frango (uma boa quantidade)
2 latas de creme de leite
500 g de mussarela
500 g de presunto
2 tabletes de caldo de galinha
1 lata de milho verde (opcional)
1 lata de ervilha (opcional)
Molho de tomate (qualidade e quantidade que preferir)
Queijo ralado para polvilhar


Modo de Preparo
1.Com o caldo em que cozinhou a galinha, coloque ela desfiada dentro, as latas de creme de leite e os tabletes de caldo de galinha
2.Coloque para cozinhar e espere formar o creme da galinha (se optou pelo milho verde, ervilha, despeje dentro e espere cozinhar por mais 5 minutos)
3.Feito isso reserve
4.Em uma forma de sua preferência comece a montagem:
5.Unte com o molho de tomate, massa de lasanha, creme de frango, presunto, mussarela, massa para lasanha, creme de frango, presunto, mussarela, massa para lasanha, mussarela, molho de tomate
6.Polvilhar com o queijo ralado
7.Dica: Dependendo do tamanho da forma ou quantida das camadas que preferir, pode dar mais ou menos camadas, mas sempre lembrando que a montagem começa e termina com a massa e o molho, sendo que por último a mussarela é obrigatório e o molho de tomate para untar a forma

receita de farofa simples e rapida

para a maioria das pessoas quando se fala em farofa ,logo se imagina uma coisa complicada ,cheia de ingredientes diferentes,uma coisa do outro mundo ,dificil de fazer,a minha nao vai ficar igual a de fulano ,etc e tal .....

pois ela e muito ao contrario disso ,quanto mais simples mais gostosa,pois ela com muitos ingredientes pode se tornar gordurosa,e se corre o risco de se misturar ingredientes que nao tem nada a ver um com o outro.
pois esta e a receita que eu sempre uso,simples e facil de fazer

2 tomates grandes picados
300 gramas de bacom
2 unidade(s) de ovo cozido
1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
3 colher(es) (sopa) de manteiga
quanto baste de sal ( eu uso tempero pronto)

Leve uma panela ao fogo com a manteiga, deixe dourar a cebola e o bacom ,junte a farinha, o sal( ou o tempero), misture bem.
Por último,o tomate, pique os ovos cozidos e jogue por cima dê mais uma mexida e sirva a seguir. (pode se usar salçinha picada para dar um colorido mais )

entradas para seu churrasco

na verdade as entradas sao o primeiro tempo de um jogo gastronomico,sao pratos mais rapidos servido enquanto as carnes principais chegam ao ponto,acompanham os aperitivos e vao preparando nossa fome para um segundo tempo,que sao as carnes e os pratos principais...
tenho aqui uma receita simples e gostosa facil de fazer...

Espetinhos Coloridos

Ingredientes

600g de queijo fresco
1kg de azeitonas verdes sem caroço
1kg de presunto cortados em cubinhos
250g de salsicha
1 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem para regar
1 colher de sopa bem cheia de orégano
Palitos de madeira para prender
Modo de Preparar
Drene o líquido da conserva das azeitonas, corte o queijo e o presunto em cubinhos e reserve. Cozinhe a salsicha em água fervente e corte em fatias grossas. Monte os espetinhos com palitos de madeira – uma azeitona inteira e um pedaço de cada ingrediente – arrume numa saladeira, regue com o azeite e salpique o orégano.

receita de pao de alho caseiro

Ingredientes
10 pães franceses
200 g de maionese
6 dentes de alho médios
2 sachês de tempero para salada (sazón verde)
2 colheres de sopa de água
Cebolinha e salsinha a gosto

1.Coloque no liquidificador a maionese, os sachês de tempero para salada, os alhos, água e cebolinha e salsinha picadinha a gosto
2.Bata tudo até que forme um creme homogêneo
3.Os pães devem ser cortados em aproximadamente 4 cortes verticais e que não cheguem até o final, para que não se desprendam (o pão não perderá o seu formato)
4.Dentro desses cortes deve ser acrescentado o creme de alho
5.Em seguida leve a churrasqueira e asse na grelha por aproximadamente 10 minutos, ou até o ponto que preferir
6.Também pode ser assado no forno, basta levá-los por 15 minutos em forno pré aquecido
7.Servir preferencialmente com pedaços de carne assada, tipo aperitivo

receita de vinagrete simples p/ seu churrasco

2 unidade(s) de tomate em cubos pequenos
quanto baste de cheiro-verde picado(s)
1 unidade(s) de cebola em cubos pequenos
1/2 xícara(s) (café) de vinagre branco
2 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
1 xícara(s) (café) de água
quanto baste de sal

em uma vasilha misture delicadamente todos os ingredientes e regue sobre as carnes ,grelhados ou saladas....

conhecendo as carnes

nao existe carne ruin (na minha opniao),e sim carne mal preparada ,pois cada carne deve ser feita de um jeito especifico .
existem as que devem ser cozidas ,assadas ,fritas etc...
vamos conhecer um pouco sobre elas:
Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.



Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer.
O ponto certo da picanha é o malpassado.



Contra-file : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.


Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida malpassada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.



Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém.


Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.



Chuleta : é também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o malpassado. É entremeada de gordura, que a mantém suculenta.


Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.

Além do churrasco tradicional, usa-se no Brasil outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da linguiça, coração de galinha, etc.

mas nao esqueça os acompanhamentos ,2 ou 3 tipos de saladas com um bom vinagrete sao esencial ,uma boa farofa nao muito pesada, e um bom arroz ja bastam para um bom churrasco...

dicas para um bom churrasco

Dicas para preparar um bom churrasco

Confira abaixo algumas dicas da equipe do costelodromo, que colaboram para o sucesso de um churrasco:

A antiga técnica de acender o fogo com um pão velho embebido em álcool, apesar de segura já se mostra ultrapassada. Existem no mercado, produtos especiais para este tipo de acendimento que fornecem, além de segurança, a garantia de um fogo mais uniforme. Este é o caso do Lumix, produto natural à base de cana-de-açúcar que durante a queima não gera gases tóxicos e não oferece risco de explosão porque tem inflamabilidade menor que o álcool líquido. Apresentado em forma de pastilhas, o produto pode ser manipulado com mais segurança.
Nunca utilize produtos poluentes como plástico, gasolina, óleo diesel, com risco de contaminar e interferir no paladar da carne.
Procure deixar o carvão apenas de um lado da churrasqueira. Só depois que a brasa estiver firme e incandescente, espalhá-lo por igual na churrasqueira.
Depois do fogo aceso esperar pelo menos meia hora para colocar a carne. Antes de colocar a carne na grelha deixar o braseiro firmar bem, sem chamas ou fumaça e com temperatura elevada.
Não esqueça de ter por perto uma garrafinha de água com um pequeno furo para controlar o fogo.
Espetar a carne exige uma certa técnica e os espetos adequados. A posição correta é segurar o espeto com a mão direita paralelamente à mesa, enquanto se apóia a carne com a mão esquerda.
A distância entre a carne e o fogo deve ser de aproximadamente 30 centímetros para carne sem osso e 50 cm para carne com osso.
O sal grosso é o indicado para o churrasco. Espetar a carne colocando bastante sal dos dois lados na própria churrasqueira. Ao manusear o espeto, o excesso de sal vai caindo no fogo. Não há necessidade de salgar novamente.
Para retirar o excesso de sal e servir, segure o espeto no ar, ainda do lado de dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.
Na falta de sal grosso, faça uma salmoura. Vá borrifando a carne, periodicamente, sem tirá-la do fogo, mas cuidado com o excesso de sal fino, pois não é possível retirá-lo.
Deve-se usar apenas sal grosso, mas quando utilizar outro tempero é indicado utensílios de plástico, pois os de alumínio oxidam o tempero modificando o sabor. Procure evitar temperos ácidos, como limão ou vinagre que enrijecem a carne.
A limpeza da carne é fundamental pois é dela que depende o resultado do sabor da carne. A quantidade de gordura não deve ser muita e nem pouca, para deixar as fibras com sabor e maciez.
É muito importante evitar que a carne perca seu suco. Neste ponto a tecnologia chega para ajudar a tradição: já existe no mercado filmes especialmente desenvolvidos para envolverem a carne de maneira a garantir retenção do liquido e conseqüente maciez.
As facas devem estar bem afiadas para evitar o estiramento das fibras e dar um acabamento bonito ao churrasco.
A medida básica para calcular o consumo de carne é meio quilo de carne sem osso por pessoa e setecentos gramas com osso.
É comum aparecer um convidado que não come carne. Para prevenir situações embaraçosas e ser um bom anfitrião, é bom ter sempre reservado um peixe ou frango para essas ocasiões. Os peixes mais indicados para grelhar são o salmão ou o mero. E não esqueça que, para o peixe, é indicado o uso de sal fino.
Uma mesa bem organizada é o charme do bom churrasco. Não esqueça de dispor talheres adequados, com facas serrilhadas para facilitar o corte. Informalidade é uma característica do churrasco, porém não se deve descuidar da boa apresentação.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Origem do churrasco

conta a lenda que o homen so descobriu o fogo porque precisava achar uma forma de preparar um bom churrasco de dinossauro ,brincadeiras a parte logo apos a descoberta do fogo o homem aprendeu assar carnes tornando-as dessa forma mais saborosa,macia e de digestao mais facil

a carne assada na lenha foi importante na formaçao do conceito comunidade pois sua divisao era feita em torno da fogueira,local onde as pessoas se reunian p comer

se perguntar a um brasileiro quem foi o inventor do churrasco ele vai dizer que e um gaucho,se perguntar a um argentino ele vai dizer que foi um de seus conterraneos e assim por diante

assar carnes na lenha tem sido um dos metodos mais utilizados pelo homem e as mais diversas culturas se utilizam deste metodo de cozimento,portanto o churrasco e universal nao podemos atribuir sua invençao a nenhum povo em especial,e claro que algumas culturas sao mais criativas que outras,algumas regioes sao mais ricas em ingredientes que outras a assim vai.
o costelodromo se inspirou nessa origem para fazer umas das melhores carnes assadas da região .
venha provar !!!!!