terça-feira, 9 de junho de 2009

O Guarda Pó



O que seria de um químico sem o seu jaleco? Seria como um poeta sem a poesia, ou um matemático sem os números. Está bem! Eu sei q essas metáforas foram intragáveis, mas e daí, neh? O importante é hoje o meu post vai ser sobre o jaleco mesmo, guarda-pó, ou qualquer nomenclatura que você quiser utilizar...
Na verdade, eu queria por exemplo, ter achado informações interessantes, do tipo, qual é a origem do jaleco? Quais foram os primeiros registros do seu uso? Mas, ao em vez disso, quando você digita jaleco naquela barrinha do google, só aparece aqueles malditos anúncios capitalistas de venda desse acessório. Assim fica complicado de escrever alguma coisa boa à cerca desse assunto. Poxa! Queria escrever algo interessante que entretesse o meu leitor(nossa! Eu estou até parecendo com a professora de produção de texto que eu tinha! Huahauhauhua)
Mas que seja, embora eu não tenha encontrado as informações que eu queria para escrever, dá para eu fazer um bom texto do mesmo jeito =)
O jaleco é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, sendo utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros. Em muitos desses lugares, onde é importante haver boa higiene e assepsia, o seu uso é obrigatório.
É frequentemente usado por médicos, enfermeiros, psicólogos, biomédicos, biólogos, e, é claro, por químicos! O guarda pó é um sinônimo de proteção, e é utilizadoo a fim de evitar acidentes e, ou diminuir os danos caso algo aconteça, como por exemplo, se um ácido cair numa pessoa, caso ela não esteja de jaleco, os danos podem ser bem severos.
Mas pasmem! Existem outros tipos de profissões não ligadas a área de pesquisa que também utilizam essa espécie de roupa, como por profissionais de outros grupos sociais, cozinheiras, em trabalhos onde a higiene é fundamental - dado ser muito fácil detectar uma mancha na cor branca, fomenta uma atitude cuidadosa com o manuseamento e interacção com os materiais/pessoas, bem como a troca/substituição frequente por uma peça limpa, além de professores que lecionam em escolas onde há o quadro negro, para que o traje social não se suje, devido ao uso.
Viu só? Jaleco não é usado apenas em laboratórios!!! Emocionante não é? Só acho que o guarda pó seria mais emocionante ainda se tivesse outras cores... Tudo bem que o branco por ser uma cor clara, evidencia mais facilmente a presença de algum tipo de sujeira, ou o que for. Mas já que vivemos em um mundo capitalista, vamos alimentar o consumismo!!! Na barra do google só havia (praticamente) anúncios de jalecos, e porque então não podemos ter um guarda pó amarelo, verde, azul ou rosa?!!!!
Imagina só como seria fashion, além de trabalhar com proteção, estariamos na moda! Está bem, esse é um comentário fútil, e bastante inútil, mas... e daí? Pelo menos eu não estou simplesmente na base do control V e control C


Obs: Se algum capitalista maluco quiser usar a minha idéia de produzir jalecos coloridos, favor se comunicar comigo porque eu também quero ganhar dinheiro e, é claro, eu quero um jaleco rosa para usar!!!!!!

3 comentários:

  1. Vou querer encomendar um jaleco azul!!!
    Se estiver precisando de modelo pra divulgar os jalecos lembre de mim hauhauhau!! Imagine só são paulo fashion guarda pó!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha seria uma boa idéia essa mudança ...
    Já imaginou como seria um laboratório com pessoas de jalecos coloridos... e um rosinha ia ficar muito fofinho, eu também quero!!!

    ResponderExcluir