adidas Originals

Autores: Christiano e Janaina

adidas

A marca de artigos desportivos adidas, fundada em 1924 e registrada em 1949 por Adolf Dassler, originou-se na Alemanha, e tem esse nome graças à união do apelido de seu funda dor, “Adi”, com parte do seu sobrenome, “Das”. E não, como muitos pensam, da frase “All Day I Dream About Soccer”(todo dia eu sonho com futebol) cujas iniciais formam o nome da marca. A logo da marca foi originalmente criada representando a forma de uma montanha, mas, pelo desenho da montanha ser formado apenas por três faixas paralelas, as listras acabaram por se tornar a logo oficial da marca, que até hoje estampa seus produtos. A empresa, depois de ter a presidência na mão de ministros franceses e bancos, tem hoje como seu presidente Robert Louis-Dreyfus, que também é presidente do time de futebol Olympique de Marseille.

Hoje, a adidas sustenta o posto de segunda maior empresa de equipamentos esportivos de todo o mundo, ficando atrás apenas da Nike, exceto na Europa, onde é líder de mercado. Apesar disso a empresa é a maior distribuidora para clubes esportivos, como Benfica,o AC Milan, Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea e Liverpool e é responsável pelo uniforme de grandes seleções do mundo, como Alemanha, Argentina, Espanha e França, além de ser patrocinadora da FIFA e da UEFA. No Brasil a Adidas é responsavel pelos uniformes do Palmeira, Fluminense e Grêmio. Buscando uma maior abrangência de mercado, a adidas, na segunda metade dos anos 90, dividiu-se em três diferentes segmentos que levam o nome da empresa: adidas Performance, que atende o mercado esportivo, adidas Y-3, criada em parceria com o designer japonês Yohji Yamamoto, que trabalha com roupas e acessórios de luxo, e a adidas Originals, que traz uma linha casual da marca, voltada para a moda das ruas.

adidas Originals

Com tênis e roupas baseados sempre nos primeiros modelos criados por Adi Dassler, o segmento Adidas Originals é hoje o que mais representa o Grupo Adidas. Apesar de ter sido efetivamente criada no processo de separação da Adidas em três segmentos, a Adidas Originals traz em seus produtos um design clássico que vem desde a década de 40. A marca, voltada para a moda casual, foge das exigencias esportivas nos seus produtos, trazendo, por exemplo, tênis sem amortecimento e climatização necessárias para a prática de atividades físicas.

Celebrar a originalidade, além de ser o nome da nova campanha da marca, resume bem a imagem a ser transmitida. Patrocinando eventos de música, promovendo festas com personalidades em todo o mundo e com campanhas que mostram sempre pessoas que trazem um rótulo de modernas e estilosas divertindo-se usando os produtos da marca, a Adidas Originals deixa bem claro qual é público alvo, os que querem se destacar entre os demais sendo diferente do comum. Roqueiros, esqueitistas, rappers e toda a comunidade alternativa em geral se viram alvo da campanha “Celebrate Originality” de 2008, primeira grande campanha da marca desde a separação, que serviu para fixar de vez essa imagem à marca e apresentar a Adidas Originals como a primeira rival do clássico Converse All Star nesse segmento. Este ano, como comemoração aos 60 anos da Adidas, a Adidas Originals vem promovendo festas particulares em mansões pelo mundo inteiro. Curitiba também recebeu uma “Adidas House Party”, que contou com a presença de personalidades e formadores de opinião locais, inflentes na comunidade alternativa curitibana. O site de fotos de eventos inglês “The Cobra Snake” foi contratado pela marca para fazer a cobertura da festas pelo mundo inteiro. As fotos do evento que aconteceu em curitiba podem ser encontradas no site http://www.thecobrasnake.com/partyphotos/indahouse/index.html .

Publicidade da adidas

A marca adidas tem várias campanhas publicitárias em prol de questões sociais, além de suas campanhas apenas em visão de venda de seus produtos. Cada campanha realizada tem seu público alvo seu tom de voz. Ela realiza não só campanhas para televisão, mas também outdoors, ações de guerrilhas, e marketing direto. No Brasil as campanhas não são muito grandiosas como fora do país que tem um apelo maior em função da grande concorrência com outras marcas fortes como ela

Uma das maiores realizações que a adidas promove é uma festa chamadas “adidas House Party” realizada todos os anos nas capitais de vários países e o Brasil é um desses que recebe a festa. A equipe de marketing da marca sai pelas ruas das cidades com convites na mão e procurando pessoas que tenham estilos que lhes agradam pessoas descoladas, jovens “cool” e então elas recebem estes convites onde só vai a “alta sociedade” das cidades. A festa é um acontecimento que muitas pessoas dariam de tudo para conseguir ir,mas que poucas conseguem, lá tem os melhores DJ’s melhores bebidas melhores pessoas. Este é um jeito que a marca encontra de dizer que além de ser a melhor nos produtos que vendem ela gostam de seus consumidores promovendo festas de graça para que eles possam ainda se divertir.

Algumas campanhas da adidas tem recurso mundial, algumas são diferenciadas em casa país de acordo com o que querem dizer,mas tudo é feito com muita competência e sempre são campanhas que surpreendem os consumidores muitas vezes fazendo com que eles comprem os produtos pelo simples fato de terem se identificado coma  campanha.

A adidas possui um site na rede que é fantástico, nele você tem a visualização de quase todas as campanhas realizadas por eles, tem todos as linhas de produtos que a adidas vende, várias informações, e espaços para que os consumidores de seus produtos possam  falar o que desejam. A marca possui um dos maiores apelos à publicidade à imagem da marca gastando uma boa parte de seu dinheiro em publicidades espalhadas pelo mundo todo.

Ela tem seu espaço reconhecido entre as pessoas e um ótimo posto no mercado de vendas,é considerada uma marca muito forte no quesito conceito de marca e no de posicionamento também, foi feita uma pesquisa em que a maioria das pessoas quando pensam em marca de calçados, pensam em adidas.

A seguir, algumas campanhas publicitárias da marca:

Fake Hurts Real

Esta foi mais uma das geniais campanhas da Adidas. Lançada há uns tempos atrás, a marca inovou na campanha de promoção de ténis e sapatilhas, criando o slogan “Fake hurts real“, como objectivo deluta rcontra a falsificação.
É de fácil e rápida compreensão e é bastante original.

Me, Myself

O projeto homenageia a individualidade feminina, a confiança e a motivação. Esses conceitos, que estarão presentes em todas as peças de comunicação da linha Women deste ano, são demonstrados por meio de uma série de retratos íntimos de mulheres do mundo todo e exibem momentos importantes de suas rotinas de exercícios e do seu dia a dia.

No Brasil serão veiculados anúncios impactantes da campanha nas revistas Nova, Vida Simples, Boa Forma, Marie Claire, Corpo a Corpo e Women´s Health e na mídia eletrônica em veículos de grande relevância como, Yahoo, MSN, Boa Forma e Glamurama.

O texto publicitário dos anúncios utiliza o nome real da mulher, além de indicar o que, a primeira vista, parece ser a sua idade. No entanto, o número é uma referência às atividades realizadas pela mulher em questão e aos produtos que ela usa, proporcionando uma visão íntima de sua dedicação e do seu compromisso.

Outro destaque é o lançamento da página que contém uma ferramenta de estilo que permite criar e combinar as roupas da coleção Women. Uma série de seis posts sobre a “Me, Myself” também foi publicada no blog de “Me, Myself” no site de Performance da adidas (www.adiblog.com.br), sempre às quartas-feiras.

Ainda como parte da campanha, a adidas promoveu, em parceria com a Editora Abril, um evento com leitoras das revistas Boa Forma, Women´s Health e Vida Simples para pesquisar em mulheres deverdade como elas vivem a prática esportiva no dia a dia. As convidadas contaram com um espaço exclusivo da marca, onde puderam conhecer e experimentar os novos produtos da linha Women 2009.

Pop-Up Store na Kombi

A Adidas está lançou no Brasil uma nova linha, a Adidas Skateboarding, através de uma pop-up store (conceito bastante usado no exterior, de uma loja colocada num ponto bacana de alguma cidade com hora certa para começar e encerrar os trabalhos). Mas dessa vez não será uma simples loja, mas uma Kombi modelo 1958. Ela foi toda customizada para ser um showroom completo para passear pelas ruas de São Paulo .

Cow Parade adidas

Essa é a primeira vez em que a adidas participa da Cow Parade. Para a marca, a exposição é uma oportunidade de expressar a criatividade e originalidade da marca, além de demonstrar a preocupação da empresa com o lado social. Isso porque, ao final do evento, haverá um grande leilão e a renda obtida será revertida para entidades beneficentes. A Cow Parade é, também, uma excelente maneira de entreter as pessoas, embelezar a cidade e incentivar os artistas locais.

Impossible Team adidas e o Meio Ambiente

Seguindo o tema “ Impossible Team” para o campeonato do mundo de 2006 a adidas colocou este enorme outdoor sobre a construção de uma ponte em Berlim.O efeito do

mergulho de Oliver Kahn é estrondoso.

out-door vivo

tênis sustentável


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