sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O átomo e outras partículas

Pegue um giz e quebre-o em pedaços menores. Vai chegar um momento que você não conseguirá quebrá-lo mais. Ele será indivisível.

O átomo (a = não, tomo = parte) é uma partícula que acreditava-se ser indivisível. Hoje, sabe-se que não é. É claro que no exemplo do giz, não o transformamos em um átomo.

O modelo atômico mais aceitado hoje é o de Rutherford:
O átomo é formado por 3 partículas básicas: Prótons, nêutrons e elétrons.
Admite-se que: O próton tem carga elétrica +1, o nêutron tem carga elétrica nula (0), e o elétron tem carga elétrica -1.
Para que um átomo seja neutro, o número de prótons tem que ser igual ao número de elétrons. Ex: Se um átomo tem X prótons (+1) e X elétrons (-1), .:. X -X = 0 (carga elétrica nula).

Os prótons e nêutrons ficam reunidos no centro do átomo, chamado núcleo atômico. Na figura, são as bolinhas laranjas e azuis no centro. Como, os opostos se atraem e os semelhantes se repelem, os nêutrons servem para impedir que um próton esteja em contato com o outro.
Já os elétrons, giram em torno do núcleo, em uma órbita chamada eletrosfera. Admite-se que o modelo atômico seja comparado com o sistema solar, onde o Sol seria o núcleo, e os planetas seriam os elétrons.

Quando um átomo perde um elétron, ele fica com excesso de partículas positivas (prótons), e sua carga elétrica fica positiva. Quando o átomo ganha um elétron, ele fica com excesso de partículas negativas, e sua carga elétrica fica negativa. Átomos com carga elétrica são chamados íons. Quando o íon tem carga positiva, ele é um cátion, quando é negativa ele é um ânion.

Sabe-se que cada órbita da eletrosfera tem um número certo de elétrons. Cada órbita é representada por uma letra, sendo a primeira K, a segunda, L, a terceira, M, e assim por diante. O número de elétrons que cabem em cada orbital é definido pela lei 2n².
Se é primeira orbital (K): n = 1, 2.1² = 2 (2 elétrons cabem na primeira orbital); Se for a segunda (L): n = 2, 2.2² = 2.4 = 8 (8 elétrons na segunda orbital).
Fazendo as contas, vemos que:

K = 2
L = 8
M = 18
N = 32
O = 32
P = 18
Q = 8

A última camada é chamada de camada de valência, é ela quem estabelece as ligações químicas para formar as moléculas.

As ligações ocorrem quando um átomo está com falta de elétrons na camada de valência, e para completá-la, este átomo compartilha elétrons com outro que tenha excesso.

3 comentários:

Louisload disse...

que engraçado *_*
cá em Portugal dizemos ião, electrão, protão, (x)ão...

hurray para as coisas pequenas que regem tudo isto!

Dani disse...

Foi mais do que útil a ua explicação obre átomo, estou començando a fazer química agora e estava procurando uma explicação a respeito deste temaa! Mto obrigada!!!

Vaal disse...

estou aprendendo isso na escola mais queria uma explicação mais simples ; na qual eu conseguisse enteder direito ...
obrigada ; fooi mt util *-*