domingo, 6 de fevereiro de 2011

Princípios Contábeis


O Exame do CRC está se aproximando, então irei posta uma matéria muito importante e que com certeza fará parte da prova deste ano, os princípios da contabilidade.

Bons estudos!!!


  • Princípio da Entidade: Reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular do universo dos patrimônios existentes, independentemente a uma pessoa ou um conjunto de pessoas. Ou seja é importante diferenciar o patrimônio da entidade com os diversos patrimônios, assim como também os de seus sócios.      
  • Princípio da Continuidade: A empresa deve ser avaliada e escriturada de forma continuada, como se não fosse se extinguir. As escritas podem ser desvinculadas das anteriores. 
  • Princípio da Oportunidade: Fala sobre o momento em que os fatos contábeis devem ser registrados: imediatamente, de forma integral independentemente da causa que as originaram. No caso de fatos futuros que se tenha como comprovar o valor esses fatos deverão ser lançados nas contas de provisão.
  • Princípio de Registro pelo valor original: Consiste no registro dos fatos pelo valor original.
  • Princípio da Atualização Monetária: Nada mais é que o reajuste dos valores patrimoniais, pela perda do poder aquisitivo em um ambiente inflacionário. 
  • Princípio da Competência: As receitas e despesas devem ser registradas no momento que ocorrem, independentemente de seu pagamento ou recebimento.   
  • Princípio da Prudência: Será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades. Assim, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos outros princípios fundamentais de contabilidade será escolhido a opção que diminui ou aumentar menos valor do Patrimônio Líquido.Baseia-se na premissa de "nunca antecipar lucros e sempre prever possíveis prejuízos".
Bibliografia: Wikipédia, Princípios Fundamentais de Contabilidade ( CRC-RJ)    
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário