VITÓRIA MODA SHOW – PRIMAVERA VERÃO 2012


O Brasil do ponto de vista da moda já não está mais resumido a São Paulo Fashion Week e ao Fashio Rio, e possui movimentos importantes de moda em vários estados brasileiros. Um desses eventos é o Vitória Moda Show, que apresenta designers e marcas do Espírito Santo. O Brasil é sim um país criativo e com suas proporções continentais, possui sim suas particularidades em cada região. É com muito prazer que apresento a vocês esse evento, espero que gostem, se inspirem e se deliciem. A Moda brasileira merece e você também.

SOBRE O EVENTO:

Entre os dias 20 e 22 de Julho aconteceu a quarta edição do Vitória Moda Show. É um evento que divulga para todo o país o que os designers e a moda capixaba tem de melhor. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Vitória e reuniu aproximadamento 40 mil pessoas e movimentou em torno de 15 milhões de reais. Doze, das principais marcas capixabas, realizaram seus desfiles apresentaram as tendências e suas inspirações para o verão 2011/2012. Tenho o prazer de comentar sobre cada uma um pouquinho.

PRIMEIRO DIA – 20 DE JULHO:

O primeiro dia do evento estreou com o desfile da marca Vide Bula, seguido pela Amabilis e fechando o primeiro dia o desfile da Cobra d’Água. Vejamos um a um como foi.

VIDE BULA:

A marca jovem Vide Bula, que tem na linha jeans-wear sua maior expressividade, teve como inspiração o Tropicalismo e a moda dos anos 70. A coleção possui shapes com cintura alta, vestidos com tecidos fluidos e pantalonas esvoaçantes. As cores em tons terrosos e apagados (não é uma coleção coloridíssima) davam destaque as estampas que tinham em sua essência uma reverência a fauna e a flora brasileira, com grafismos e desenhos que pareciam pinturas em aquarela. O jeans veio desde o delavê até o amaciada, em tons bem claros e discretos. Chapéus diferentes, tantos para eles como para elas, misturados com botas e mocassins davam um toque urbano a coleção. Em todos os looks o que se pode ver foi algo discreto, mas de muito bom gosto. O destaque do desfile ficou por conta da top Ana Claudia Michels. Vejam as fotos do desfile.

Vitória Moda Show 2011 – Top model Ana Claudia Michels desfila para a Vide Bula

Vitória Moda Show começa com desfile da Vide Bula (Foto: Amanda Monteiro/G1 ES)

Vitória Moda Show começa com desfile da Vide Bula (Foto: Amanda Monteiro/G1 ES)

AMABILIS:

A coleção da marca Amabilis fez uma perfeita combinação entre peças de alfaiataria e geometria com uma pitada de androginia, apresentada em algumas peças. a intenção é valorizar a elegancia feminina. O shape é um pouco mais amplo e de formas retas, em alguns looks mais sóbrios de cores mais suaves, como branco e nude, vazados geométricos substituem as estampas. As estampas geométricas e texturizadas, aparecem em looks mais descontraídos, com cores fortes e cítricas com detalhe ao laranja e pontuado pelo azul. O shape das calças e vestidos, são amplos e vão afunilando na base, conferindo uma nova forma para as peças da marca. As fibras naturais, como linho e tricoline, foram eleitas para compor a coleção, ideais para a estação mais quente do ano no Brasil. Os  tecidos transparentes também aparecem para dar mais sensualidade e leveza para as peças. A malharia é tecnológica, resultado da composição entre poliamidas. A grande inovação é a malha X-Bio, utilizada em artigos esportivos e muito bem assimilado nas peças da marca.

COBRA D’ÁGUA:

A atriz global Sophie Charlotte foi o destaque do desfile da Cobra d’água, sendo a única mulher no meio de modelos sarados e bronzeados astificialmente para dar um ar de verão, na marca surf-wear. Com o tema Save The Future o desfile foi inpirado na Austrália e no comportamento dos jovens daquele país, que prima pela valorização de seus costumes, defendem a idéia de preservação do meio ambiente, e possuem um estilo de vida voltado para o surf, mar e o ambiente urbano tropical. Na passarela, foram apresentadas peças que nos remetem ao conforto e a leveza de estar na praia, tendo tecidos leves e de secagem rápida (no caso das bermuda próprias para o esporte), belíssimas estampas em camisetas que tinham gola v, gola v profundo e também em U. As cores eram vibrantes e típicas de um verão brasileiro, como azul turquesa, rosa e laranja. Algumas camisetas e bermuda vieram na modelagem slim, mais ajustadas ao corpo dos rapazes, além dos acessórios utilizados por quem pratica surf, como boné, mochila, óculos, chapéu e o coletes, que eram feitos de neoprene. Como ecologia é uma das bandeiras levantadas pela marca, algumas roupas também foram confeccionadas através da fibra da garrafa pet. Veja as fotos e assista ao vídeo completo do desfile.

http://www.youtube.com/watch?v=uIAOSiKFjoo

SEGUNDO DIA – 21 DE JULHO:

No segundo dia a marca Exatta começou na passarela, seguida pela marca Konik, e encerrando o segundo dia, o desfile da marca Missbella.

EXATTA:

A inspiração do desfile da Exatta veio dos jardins. A coleção foi batizada de Garden Party e trouxe bastante estampas e detalhes florais, conferindo a coleção um ar ingênuo, puro e romântico, juntamente com a composição de rendas, transparências, e um ar saudoso dos anos cinquenta, com muita saia rodada, cintura marcada e algumas referências setentistas como saia longa e pantalonas. A coleção também é recheada de babados, sejam eles aplicados como detalhes ou em peças inteiras. As cores são em tons claros que vão do branco até o rosa, passando pelo verde claro. A marca se apropria também do conceito de story-telling, tendo em vista que a logo da marca é uma rosa. Coisa linda de se ver foram as rendas por cima de vestidos estampados, velando as cores das estampas em alguns pontos, deixando a peça ainda mais romântica. Belíssima coleção.

Exatta

KONIK:

A marca masculina Konik foi a segunda a trazer sua coleção para a passa rela no segundo dia. Ao ritmo de uma banda de rock tocando ao vivo, a marca também trouxe como destaque o garoto propaganda da marca na campanha do verão 2011/2012, o Mister Brasil Lucas Malvacini. A coleção é inspirada no Bossa/Rock e no calçadão da saldosa praia de Ipanema. A ousadia desse mix que é totalmente paradoxo, trouxe estampas lindas, com cores que variam entre preto, branco, verde e cinza e marrom. A coleção também é pontuada pelo azul, lilás, coral e pelo bege. A maior polêmica talvez de todo o evento, ficou por conta de uma camiseta regata de um ombro só (referenciando o guarda-roupas feminino), o que eu acho super legal, pois geraa  um estilo andrógino e contemporaneo. As padronagens xadrezes continuam em alta de acordo com a Konik, que ousou nesse tipo de padronagem. Um desfile para ficar registrado na história da marca. Macacões, batas, camisetas, gola pólo transparência, lenços e toda a linha praia como bermudas e sunga fazem parte do mix de produto, além do sapato baixinho com estampa inspirada no calçadão de Ipanema.

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

http://www.twitvid.com/9WAWC

MISSBELLA:

O desfile da marca Missbella para mim foi o melhor em termos de verão brasileiro e tropical na minha opinião. Com muita cor, muita leveza e muita estampa, a marca chegou na passarela sem discrição nenhuma e composições lindas, agregadas com rendas e babados sobrepostos. Com estampas alegres, coloridas e com um toque psicodélico dos anos 70, a marca entrou na passarela para mostrar seu mix de produtos, que tem calças ajustadas, calças pantalonas, vestidos compridos e curtos, blusas soltinhas, saias e shorts. As franjas trouxeram também uma pitada do glamour dos anos 20 numa contemporanea releitura da história da moda. O desfile teve a melhor produção de moda do evento, com brincos,  e colares feitos de canutilhos e missngas grandes, pulseiras, chapéus, turbantes, band-hands. Os calçados traziam as roupas com aspecto vintage, um certo ar mais urbano. Foram usados tênis, sandálias e um lindo coturno dourado com flores penduradas. A marca trouxa como principal atração o ator Ricardo Tozzi da rede globo.

http://www.twitvid.com/0TDWY

TERCEIRO DIA – 22 DE JULHO:

O terceiro dia do evento começou com o desfile de novos talent0s da moda capixaba, com alunos das faculdades de Moda Faesa e UVV. Em seguida a marca Lei Básica apresentou sua coleção e finalizando o evento a marca UOT desfilou sua linda coleção.

NOVOS TALENTOS: 

Entre as 15 produções trazidas pelos alunos da Faesa, estavam muitas tendências para o Verão 2012 que as marcas que já passaram pelo evento também apresentaram. Cintura alta, vestidos longos, estampas florais e de animais são algumas. O que surpreendeu foi a releitura da roupa de Rodrigo Lombardi em “O Astro”, apresentada pela aluna Caroline Mesquita. No desfile da UVV, muitas silhuetas marcadas, cinturas altas, babados e leveza de tecidos roubaram as atenções. O conceito hippie foi bem representado com tecidos leves e estampas florais e psicodélicas. Veja as fotos.

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

photo

LEI BÁSICA:

A Lei Básica iniciou seu desfile com uma pequena performance de bailarinos com uma suave música. A dança nos lembra o filme Hayr. A Lei Básica é mais uma marca que assimilou a tendência dos anos 70, porém com um novo olhar. Inspirado nos Balneários chics e nos caminhos que levam até eles, a marca trouxe para a passarela, que era uma estrada de asfalto, o tema Liberdade, com estampas florais, tye-die, pantalonas, rendas, saias compridas, shorts e macacão. As cores são branco, nude, dourado, azul, rosa, laranja e bege. As peças também tinham detalhes em rendas e transparencias. Para os homens, além das bermudas com bainha dobrada e calças coloridas, o destaque ficou para as estampas florais. O convidado para o desfile é o ator global Eduardo Coutinho que é natural do Espírito Santo.

Cores fortes e transparência marcam desfile da Lei Básica

http://www.twitvid.com/MEQT0

UOT – UNION OCEAN TEAM:

A marca surf-wear UOT também inovou ao fazer um desfile show, trazendo o cantor Armandinho para fazer a sonorização no maior estilo luau, típico dos surfistas. A marca também trouxe referencias setentistas como tye-die, vestidos longos, biquinis com cintura alta. Detalhes também para as transparencias e franjas. As cores vibrantes como laranja, rosa, azul, verde, lilás, além do preto e branco se misturam em estampas psicodélicas e geométricas, listras e xadrezes. Para as meninas o mix é de shorts, vestidos curtos e longos, biquinis, saídas de praia e macaquinhos. Para os rapazes, sungas e bermudas de microfibra estampadas, camisetas de malha decote v e u, além de camisetas sem manga e regatas. Além de ter Armandinho embalando o desfile, a marca também trouxe o caampeão de surf Krystian Kymerson e a ex apresentadora do programa global Vídeo Show Fiorella Mattheis.

No link abaixo tem algumas fotos do desfile ao som de Armandinho. Vale a pena conferir.

http://www.youtube.com/uotsurf#p/u/0/GDjtaGgTvbk

Desfile da UOT no Vitória Moda Show (Foto: Amanda Monteiro/G1 ES)

Os desfiles foram realizados ao som de Armandinho  Foto: Andre Muzell /AgNews

A apresentadora entrou várias vezes na passarela, com as tendências apresentadas pela UOT  Foto: Andre Muzell /AgNews

A marca apostou em biquínis com babados  Foto: Andre Muzell /AgNews

O desfile foi feito ao som de violão, no clima de luau  Foto: Andre Muzell /AgNews

O verão promete muitas cores e estampas  Foto: Andre Muzell /AgNews

Esse link é um vídeo do desfile. Vale a pena ver também.

http://www.twitvid.com/0EDO1

CONCLUSÃO:

O Brasil é sim um país que possui cultura de moda, mas esses eventos e movimentos novos de moda, precisam ser mais divulgados. O Espírito Santo possui marcas incríveis que possuem em seu DNA a moda Brasil, com potencial de exportação, pois não existe no mundo nada igual é feito por aqui.

A principal conclusão que eu cheguei é. A tendência da estação é sim setentista, e eu gosto muito. Mulheres, coloquem a hiponga pra fora e tirem o mofo daquela pantalona da sua avó para você usar nesse verão. Não há necessidade de gastar fortunas com moda. Que tal passar num brechó e se preparar desde já para a estação mais quente e gostosa do ano.

Beijos do Cross.

Comments
2 Responses to “VITÓRIA MODA SHOW – PRIMAVERA VERÃO 2012”
  1. jubohn disse:

    Adorei esse post Marco!
    Ja tinha ouvido falar no Vitória Moda Show mas nunca parei para pesquisar sobre o evento…
    e adorei na dica de passar no brechó, adooooro! hehehe
    Beijoooos querido!

    • marcoferrari disse:

      Ju!!! Obrigado por passar por aqui. Que bom saber que existem vários movimentos de moda surgindo pelo país, sinal que nosso futuro é promissor. Quanto ao brechó, na minha opinião é uma forma de consumir moda sem ter que esbanjar… Ainda mais hoje que tudo é válido … Beijo do Cross

Agora quero saber a sua opinião sobre esse assunto: Fique a vontade para expor suas idéias. Atenciosamente: Cross