sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cirurgia para IMC mais baixo

Algumas coisas demoram  um pouco apara acontecer, mas acontecem. Foi aprovado nos Estados Unidos o uso da cirurgia da obesidade, pela técnica da colocação de Banda Gástrica Ajustável Laparoscópica, para aqueles que possuem IMC entre 30 e 35, desde que já apresentem alguma doença associada, como diabetes ou hipertensão. Antes, só era permitida para pacientes mais pesados, com IMC entre 35 e 40.
Ou seja, pacientes não tão pesados, mas já obesos, agora podem ter acesso a um procedimento cirúrgico que pode ajudar muito no controle do peso.
Nos dias de hoje, na ausências de medicamentos eficazes para controlar a obesidade, essa decisão do governo americano foi um grande passo. Milhões de pessoas podem ser beneficiadas e, além de controlar o excesso de peso, poderem ficar livres do diabetes, da pressão alta e de doenças do colesterol.
Não se trata de banalizar as cirurgias ou de se afirmar que tudo deve ser resolvido pelo bisturi. Falo em meu nome, mas estou certo que a maioria dos cirurgiões bariátricos concordariam comigo. A melhor solução deveria ser a medicamentosa e não cirúrgica. Porém, estamos longe dessa fase da medicina. Ainda vai demorar muito para surgir um medicamento eficaz, com mínimos efeitos colaterais, que faça perder peso e, principalmente, mantenha o peso estável em longo prazo. Ouso dizer que não será em nossa geração. E o que fazer com aqueles que estão obesos, ainda no grau I, mas já doentes? Não podemos dar remédios e a lei também não permite operar? Isso é mais comum do que se imagina. Imagine a cena: - doutor, quero operar. -Não pode! - Então me dê remédio! - Também não pode...   
Um ponto comum em todas as sociedades internacionais de cirurgia bariátrica é que o critério de IMC não deve ser o único parâmetro na decisão de se indicar um cirurgia. Essa nova proposta para as Bandas Ajustáveis foi um grande passo. Talvez uma amostra de que algumas coisas estejam mudando. E para melhor.

5 comentários:

Faculdade IBRAFEM disse...

Acabei de ler em outro site essa notícia.
Muito bom!
Abcs

Unknown disse...

carlota disse
otimo para nos obesos com diabes, uma esperança de cura, estou aguardando chamar.

fabiana disse...

acabei de ser encaminhada pelo meu gastro na cidade onde moro pra sua clinica pela unimed estao providenciando os papeis mais fiquei mais tranquila de ser com vcs pois uma grande amiga minha a dois anos fez a cirurgia com vcs e esta muito bem e feliz estou ansiosa para começar essa luta que sei vou ser vitoriosa desde ja obrigad

jandira disse...

Apesar de estar obesa
fui ontem por curiosidade
mas gostei da explicaçao
e dos resultado a minha volta
e vi que boa parte depende
de mim e vou fazer de tudo
para essa mudança de vida

Namorado Estranho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.