Estrutura Geográfica

Descrição do Projecto

Necessidades do Cliente:

Implementação de monitorização de performance em infraestrutura informática e tele-comunicações.

  • Garantir “uptime” de aplicações criticas e de serviços 24/7.
  • Redireccionar tabelas de “routing” em caso que quebra de serviço de rede em algum ponto de modo a garantir que a infraestrutura de rede seja disponível 24/7.
  • Verificar estado de “datacenters” remotos.

Implementação:

Foi considerada de base a monitorização de todos os equipamentos ao nível de sistema operativo e a instalação dos respectivos serviços, deste modo a análise de“performance” e a alarmistica associada preventiva foi implementada.

Depois de identificar todos os serviços/aplicações que se deseja garantir o seu funcionamento e dos respectivos procedimentos de teste, validação e procedimentos de activação, os mesmos foram implementados individualmente.

Na verificação da estrutura de rede, foram identificados os trajectos entre “routers” que não tinham circuito redundante ( devido a normalmente serem do mesmo provedor, ou mesmo inexistente), calculadas as condições de balanceamento e por fim implementados “plugins” que fazem aplicação dessas funcionalidades. São ainda criados alertas directos para o provedor quando existe falta de circuito de comunicação.

Resultados Finais:

Devido ao sistema reactivo implementado, verifica-se um aumento de eficácia de um “downtime”de sistemas e equipamentos da ordem de minutos anuais em contraponto de vários dias que ocorriam antes de implementada a solução.

No caso de avarias de equipamentos, em grande parte as mesmas podem ser evitadas devido a “sinais prévios”e no caso das não previsíveis, é possível um ganho temporal, pois o alerta é enviado de imediato ao provedor do serviço de manutenção, tendo um ganho de horas na substituição do componente.

A equipa de administração/manutenção deixou de ter um papel meramente reactivo e optimizou-se (devido a uma recuperação de tempo) para uma acção de administração e manutenção pró-activa dos mesmos e a um maior aumento de eficácia e em libertar-se de funções de rotina e manutenção nos sites remotos.

Em termos financeiros, para além do ganho devido aos pontos indicados anteriormente, foi verificado que é naturalmente prolongado o tempo de vida dos equipamentos/aplicações e novos equipamentos serem devidamente dimensionados sem se a necessidade de compras desnecessárias.

Deixe um comentário