Câmara Cascudo

livro camara cascudoPelo pioneirismo ao inaugurar um novo campo de estudos que só recentemente tem ganhado espaço na área acadêmica, resolvemos homenagear esse grande autor, batizando a nossa ONG Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo.

Luis da Câmara Cascudo nasceu em 1898, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. É considerado um dos maiores pesquisadores sobre a cultura popular brasileira. Escreveu mais de cem livros e, ao todo, seus escritos passam de duzentos trabalhos. Embora, tenha se formado em Direito pela Faculdade de Recife, como a maioria dos intelectuais de seu tempo, exerceu vários ofícios ao longo de sua vida. Foi professor, jornalista, secretário do Tribunal de Justiça, deputado estadual, escritor, historiador, antropólogo e diretor do Museu vinculado ao Instituto de Antropologia da URN que, atualmente leva o seu nome. Faleceu em 1986 na sua cidade natal.

A alimentação, uma das esferas mais expressivas da cultura, marcou presença em praticamente todos os trabalhos produzidos por Câmara Cascudo,  mas  dois em especial são dedicados ao seu  estudo, História da Alimentação no Brasil e A Antologia da Alimentação no Brasil . O primeiro, de 1963, é considerado a mais abrangente obra sobre o tema, na qual encontramos um amplo panorama sobre as práticas alimentares dos brasileiros, abordando as contribuições dos indígenas, dos africanos e dos portugueses para a formação da cozinha nacional. A obra, que demorou mais de vinte anos para ser finalizada, foi escrita para atender a um pedido feito por Assis Chateaubriand.

 A História da Alimentação no Brasil é um estudo que carrega em si uma série de premissas e posições historicamente vinculadas à época na qual foi pensado e escrito, embora nele esteja presente a ideia reducionista de que índios, negros e brancos construíram num só amalgama a cozinha brasileira, é um trabalho de fôlego e um  marco nos estudos alimentares do país e, por isso mesmo, é considerado um dos fundadores dos estudos nas áreas de Ciências Humanas.

O segundo trabalho, A Antologia da Alimentação no Brasil, de 1977, é aquele no qual Câmara Cascudo se propõe a entender a composição do sistema alimentar brasileiro, apresentando um grande levantamento histórico, etnográfico e literário sobre o tema. O livro reúne uma diversidade de documentos antigos, desde fontes eruditas a populares, depoimentos que são reunidos para, nas próprias palavras do autor, “completar os seus estudos sobre a alimentação no Brasil”.

Para saber mais:

José Reginaldo Gonçalves. “A fome e o paladar: a antropologia nativa de Luis da Câmara Cascudo” in Revista de Estudos Históricos, CPDOC/FGV, São Paulo, Vol. 1 n° 33, p.p. 40-55, 2004.  Neste artigo, o autor faz uma análise sobre as categorias “cascudianas” de fome e paladar, mostrando como esse último é determinado por padrões e prescrições culturais que mudam muito pouco ao longo do tempo.

Frederico de Oliveira Toscano, “À Francesa: Sociabilidades e Práticas Alimentares no Recife (1900 – 1930)” , Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História.

Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas (1924-1944). A obra, compilada pelo historiador Marcos Moraes, traz as correspondências trocadas pelos dois mostrando os debates sobre a formação das obras e os acontecimentos da época.

Produção Bibliográfica de Câmara Cascudo
Antologia do Folclore Brasileiro – Martins Editora, S. Paulo, 1944.
Cinco livros do povo – Ed. José Olímpio, 1953.
Contos tradicionais do Brasil – Col. Joaquim Nabuco, 1946.
Dicionário do Folclore Brasileiro – INL, Rio, 1954.
Em memória de Stradelli – Livraria Clássica, Manaus, 1936.
Geografia dos mitos brasileiros – Ed. José Olímpio, 1947.
História da alimentação no Brasil – Ed. Nacional (2 vol), 1963.
História dos nossos gestos – Ed. Melhoramentos, 1976.
Jangadeiros – Serviço de Informação Agrícola, 1957.
Lendas brasileiras – Cattleya Alba, 1945.
Literatura oral no Brasil – Ed. José Olímpio, 1952.
O homem americano e seus temas – Imprensa Oficial, Natal, 1933.
Prelúdio da cachaça – IAA, 1967.
Sociologia do açúcar – MIC – IAA, 1971.
Vaqueiros e cantadores – Globo, 1939.
Viajando o sertão – Imprensa Oficial, Natal, 1934.
Tradições populares da pecuária nordestina –MA-IAA n.9, Rio, 1956.

Um pensamento sobre “Câmara Cascudo

  1. Pingback: Alimento da alma | Pistache Gourmet

Deixe um comentário