Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

O que é um Ebó?


Tanto se fala de ebó para isso ou aquilo, mas você sabe o que é um ebó? Se não sabe, vamos lá!


Vou explicar:


Ebó é o nome dado aos sacrifícios ou oferendas, dedicados a alguma Entidade, consistindo nas comidas, bebidas e animais votivos da mesma Entidade; quer dizer, todas as práticas mágicas convencionais do Camdomblé tem o nome de Ebós. Os Ebós funcionam por causa do uso de Condensadores Líquidos e Sólidos, infundidos da vontade do Pai ou Mãe de Santo, além de, algumas vezes, a Energia Vital que se desprende de um animal sendo imolado, além da própria Energia do sangue de dito animal. Este é o segredo para a eficiência dos Ebós. E também da ineficiência de muitas bobagens batizadas de Ebó, mas que, na verdade, não são nada, magicamente falando.



Existem três espécies de Ebós:

- Periódico: dado em períodos de tempo regulares, para fortalecer o elo com a Entidade, ou para fortalecer uma Entidade Artificial criada pelo próprio grupo ou operador.

- Propiciatório: dado quando se deseja obter algo de uma Entidade, dando-se-lhe algo, esperando o favor almejado em troca.

- Expiatório: dado quando se necessita reparar alguma falta para com a Entidade que, aborrecida com o indivíduo, passa a prejudicá-lo.


EXEMPLO PARA QUE VOCÊ ENTENDA MELHOR:


O incenso é uma oferenda que, além de agradar as Entidades (desde que de aroma análogo à Esfera da Entidade), pode permitir sua materialização (com sua possível aparição espectral); para Entidades Negativas ou perigosas/nefastas, o sangue (quente) de sacrifício animal faz efeito semelhante; a cebola constitui um elemento de grande vibração quando ofertada à alguma Entidade, o mesmo podendo dizer-se dos ovos; as velas são parte importante de qualquer ofertório, as de cera de abelha adequadas às Entidades Positivas, e as de cebo adequadas às Entidades Negativas.
Devemos sempre buscar as leis de analogia ao desejarmos ofertar algo para qualquer Entidade.

Eu sou contra os sacrifícios de animais. Ao fazer um ebó utilizo apenas comidas e bebidas (funciona da mesma maneira).

Irei no decorrer do tempo postar aqui meu texto “ Orixás de um ponto de vista mais atual “ e ” O uso da velas “, Você entenderá melhor o que estou querendo dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário