A internet passou a disseminar um canal de relacionamento/informação interessante com seus clientes. Agora as deficiências dos produtos e negócios deixou de ser um problema individual para determinado cliente e pode estar disponível na rede e sua empresa precisa estar preparada para enfrentar isso.
Os sites de comparação de preço disponibilizam em sua maioria um canal de avaliação dos produtos e das empresas ali disponíveis. Já os sites de buscas de hotéis também fazem isso e as pessoas quando compram um pacote para algum hotel depois tem a possibilidade de avaliar aquele lugar.
E onde está o lado interessante disso? A verdade é que hoje muitas pessoas escolhem produtos e serviços baseadas nessas avaliações. Acabei de viver isso recentemente. Programei uma viagem de férias e todos os hotéis foram definidos com base nas opiniões que as pessoas colocaram na internet. O interessante é que em alguns momentos gostávamos dos hotéis que víamos sendo divulgados, mas quando acessávamos as opiniões das pessoas era impossível cogitar a visita aquele lugar pois as críticas nos deixavam temerosos de estar lá. O site do hotel era lindo, mas a opinião dos clientes comprometia muito a qualidade dos serviços oferecidos e com isso abortávamos esses hotéis mal avaliados e optamos por selecionar hotéis cuja avaliação das pessoas fosse positiva. Que mudança heim!!! Agora nossa confiança estava no que os usuários dos serviços diziam e olhem que esses usuários são até mesmo classificados por tipo de objetivo de viagem (lua de mel, jovens, família etc) e isso nos ajuda ainda mais a se identificar com aquelas pessoas.
Uma outra experiência vivida por mim recentemente foi com a aquisição de uma máquina de lavar roupas. Eu queria muito uma máquina lava/seca mas ao ler as avaliações sobre essas lavadoras de roupa/secadora me assustei com o volume de reclamações dos clientes e acabei desistindo. Comprei uma máquina apenas para lavar as roupas e com uma boa centrifugadora (quase seca as roupas) e estou bem satisfeita com a aquisição. Se eu tivesse comprado a lava/seca pagaria muito mais e me depararia com problemas evidenciados por milhares de clientes que já compraram aquele produto.
Porque estou falando dessas coisas? Você que tem uma pequena empresa e já tem um site deve utilizar esses canais para que seu cliente opinie sobre seu produto (caso ele seja um bom produto) pois você ganhará respaldo para ampliar suas vendas. O outro lado dessa moeda é que seu produto pode não ser tão bom, mas os feedbacks das pessoas podem ser usados para você melhorá-lo. A escolha pela aquisição de um produto/serviço é do cliente e quanto mais transparente você for melhor para o seu negócio.
Uma outra questão interessante é que se você não disponibiliza isso no seu site, as pessoas começam a disseminar os problemas com o seu produto em mídias sociais (youtube, orkut, twitter, blogs etc). Hoje é muito simples disseminar determinado problema que temos com fornecedores. Farei isso aqui no final dessa matéria. Casei recentemente e estou assustada com a falta de qualidade de alguns fornecedores. E para ilustrar como é fácil disseminar nossas reclamações na web, farei isso por aqui e acredito que muitas pessoas verão o meu ponto de vista e de repente analisarão a viabilidade de adquirir determinados produtos.
Uma outra questão importante é que para você comprar determinada matéria-prima, uma pesquisa na web também te ajudará a escolher melhor os fornecedores. Invada a web, coloque seu ponto de vista, fale dos seus fornecedores, leia a respeito deles e mostre para o mundo qual a realidade dos negócios. Aqueles que forem bons e estruturados serão valorizados mas aqueles desqualificados sairão do mercado. Isso talvez é um sonho, mas a internet cada vez mais possibilita que isso aconteça e você pode contribuir de alguma forma com seus pares.
Enfim, crie formas de seu cliente opinar sobre seus produtos/serviços e use esses mecanismos de pesquisa para as aquisições de produtos/serviços. Agora vamos às avaliações que eu prometi:
FORNECEDORES DO MEU CASAMENTO:
AVALIAÇÕES NEGATIVAS (Ranking das Piores):
1º LUGAR – Ricardo Eletro – Ponteio Lar Shopping – Belo Horizonte: http://www.ricardoeletro.com.br
Deixei minha lista de casamento na loja e fui super bem atendida e motivada na ocasião mas não sabia que depois do meu casamento eu teria enormes dificuldades para trocar os produtos. Eu estava com um crédito de R$ 1.200,00 de produtos repetidos e fui uma vez na loja para deixar o crédito e trocar os produtos à medida que eu visse a necessidade. Nessa primeira ida fiquei 1h30′ esperando para resolver o crédito e para minha surpresa tive que voltar com todos os produtos para casa pois segundo eles eu tinha que trocar os R$ 1.200 ao mesmo tempo e não poderia deixar os produtos e receber uma carta de crédito. Até aí tudo bem mas fui no dia seguinte de novo até a loja e optei por comprar uma máquina de lavar. O atendimento é lento, com descaso por ser uma troca e os vendedores não te instruem direito sobre o que você deseja comprar, mas como eu tinha o crédito tinha que comprar lá mesmo. Para completar as surpresas, comprei a máquina e ficaram de entregar em um ou dois dias, no mais tardar 3. Entregaram a máquina 8 dias depois. Avaliação: não compro mais na Ricardo Eletro. Os bons preços deles você encontra na internet preços melhores. Veja outras avaliações negativas sobre a Ricardo Eletro:
http://parceiro.buscape.com.br/empresa/avaliacao-sobre-ricardoeletro-com.html?ebit=0&ord=3&num_emp_ebit=0&tav=2&pag=1
2º LUGAR – Solar Presentes – Savassi – Belo Horizonte: http://www.solarpresentes.com/contato/
Deixei minha lista de casamento na loja e também fui super bem atendida e ganhei dois brindes lindos por deixar a lista na loja: 2 taças de espumante strauss e 4 garfos para petiscos. Perfeito até aqui!!! Depois do casamento quando fui fazer a troca passei por situações bem desagradáveis. Primeiramente precisei agendar com uma vendedora para fazer a troca. Me programei e marquei no horário de almoço e cheguei 10 minutos antes. Para minha surpresa quando cheguei lá e fui ao caixa uma recepcionista (caixa) me disse que realmente meu horário estava agendado mas que a regra da loja é que se chegar alguma noiva para fazer lista que eles não atendam a pessoa com horário marcado e atendam a noiva, afinal de contas vai entrar mais uma lista de casamento e as trocas de produtos de repente não é tão rentável para eles. Tive que implorar para eles receberem os produtos que estavam no carro e ao menos me deixarem com o crédito. Fizeram isso mas agendar um horário e furar com o cliente é horrível. O pior ainda foi que perguntei se nenhuma outra vendedora das 5 que vi conversando na entrada sem clientes poderiam me ajudar mas segundo eles para troca existiam apenas duas vendedoras disponíveis. Voltei outro dia para fazer a troca do meu crédito e tinham na entrada da loja umas 11 vendedoras à toa mas novamente segundo os responsáveis pela loja ninguém poderia me ajudar sem um agendamento (não agendei pois já tinha levado um bolo da loja e falei que não agendaria novamente) e tive que escolher os produtos e avaliar os preços sozinha enquanto 11 vendedoras batiam papo na recepção.
3º LUGAR – Datashow – Savassi – Belo Horizonte: http://www.datashownet.com.br/
Essa empresa comprometeu parte da minha cerimônia religiosa. Estive na Datashow para alugar um equipamento que possibilitasse à equipe de filmagem transmitir o meu casamento para dois telões simultaneamente. Como trabalho com eventos volta e meia fui pessoalmente e expliquei todas as minhas demandas e necessidades e eles me garantiram que chegariam no horário para instalar o equipamento e que fariam os testes de funcionamento. Paguei à vista o serviço. Com relação ao horário eles foram quase pontuais mas no entanto, como tinham sido indicados para trabalhar com a equipe de filmagem que eles já conheciam não foram feitos os testes para que a filmadora funcionasse com as câmeras. Segundo o cerimonial o técnico disse que estava acostumado a trabalhar com o Jelter e que não precisaria de fazer os testes. Na hora que a filmagem chegou os cabos não funcionaram e o cerimonial entrou em contato com a empresa para a solução da falha e toda a transmissão ficou comprometida pois eles não resolveram nada e olha que eles estavam a apenas 1 km da igreja. Como a igreja tinha dois andares as pessoas de cima veriam o casamento apenas pelo telão mas a empresa não assumiu a responsabilidade pelo erro e praticamente 100 pessoas ficaram sem assistir o casamento. A equipe de filmagem teve que ir em casa para conseguir um cabo paleativo para a filmagem pois nada estava ok, mas não conseguiram corrigir a transmissão simultânea. Depois do casamento eu liguei pra loja para solicitar a devolução do meu dinheiro e eles foram mal educados e falaram que não devolveriam nada. Que o problema não era deles e que eles ainda tinham perdido cabos lá na igreja e nem cobraram de mim, mas logo depois liguei para a igreja e fui informada de que os cabos foram encontrados e que ligaram para eles buscarem mas ninguém ainda tinha aparecido. Concluindo, a empresa demonstrou uma falta de profissionalismo enorme.
4º LUGAR – Fastshop – BH Shopping- Belo Horizonte: http://www.fastshop.com.br/
O atendimento para elaboração da lista de casamento foi mediano, pois mudaram os atendentes e demorava um pouco o processo. O problema foi com a entrega da geladeira e do microondas. Atraso de um dia na entrega e o pior foi que tinham combinado comigo no dia 19 de junho, um dia antes do casamento, e me deram o bolo. Ficaram pessoas no apartamento o dia todo e ninguém avisou nada. Perdemos um dia, mas no dia seguinte entregaram.
AVALIAÇÕES POSITIVAS (Os Melhores – sem Ranking):
Luiz – Buffet – Belo Horizonte: (31) 9412-0800:
O Luiz é um profissional pessoa física que realiza um excelente serviço de buffet. Ele planejou o buffet de um almoço para 120 pessoas de forma extremamente organizada e fez um trabalho fantástico e elogiado por todos. A comida estava deliciosa e os doces excelentes, fora a qualidade do serviço e a fartura relatada por todos. Me surpreendi com o trabalho dele que além de muita qualidade teve um preço super viável.
Edilene – Cabelo e Maquiagem (Salão da Dile) – Formiga/MG – (37) 9951-8954:
Veio especialmente de Formiga para arrumar meu cabelo e a maquiagem. Trabalho excelente e de extremo profissionalismo. Maquiagens da Mac e de marcas famosas o que dá garantia de qualidade. O cabelo ficou maravilhoso e muitas pessoas comentaram do cabelo e da maquiagem. Vale a pena trazer de Formiga para o seu casamento. O preço nem se compara com os de Belo Horizonte.
La Ville – Ponteio Lar Shopping – Belo Horizonte: http://www.lavillecasa.com.br/
Deixei minha lista de casamento na loja e fui super bem atendida e motivada na ocasião, inclusive com um presente de um porta-velas de cristal. Após o casamento a própria loja busca os presentes na minha casa para a troca e fui atendida pela gerente para devolver os presentes e calcular o meu crédito. Atendimento excelente, preocupação com as necessidades dos clientes e ao mesmo tempo facilidade no processo de troca. A La Ville arrasou!!
D. Dilene – Bolo dos Noivos – Belo Horizonte – (31) 3275-1457:
O bolo e as caldas da D. Dilene são excelentes e o atendimento dela é muito bom. Um lugar sem glamour mas muito limpo e organizado. Ela faz bolos para casamentos da moda em BH mas o preço e a qualidade superam muitos fornecedores daqui.
Minas Convites – Convite de Casamento e Caligrafia – Belo Horizonte – (31) 3262-1623:
Atendimento excelente e o preço é o melhor de Belo Horizonte. Cuidado apenas com as revisões finais (recomendação para todos os fornecedores) pois é fundamental a conferência dos noivos para evitar erros de impressão. O serviço deles foi muito bom.
Jelter Duarte – Filmagem – Belo Horizonte – http://www.jelterduarte.com.br/site.swf:
Bem detalhista e com um trabalho de muita qualidade e preço adequado. Trabalhou em casamentos de alto nível e tem equipamentos modernos e que oferecem muita qualidade ao trabalho.
Afonso Netto – Fotografia – Belo Horizonte – http://www.affonsoneto.com.br:
Profissional de fotojornalismo que traz tranquilidade ao processo de fotografia, uma vez que consegue tirar do casal o constrangimento do momento. Trabalha com dedicação e faz fotos interessantes e diferentes, buscando pegar os momentos mais emocionantes. Dedicado e não fica preso a horário.
Florescer Decorações – Belo Horizonte – http://www.florescerdecoracoes.com.br:
Empresa de decoração que trabalha com qualidade e dedicação. Me atendeu nos horários mais inusitados. Amei o bouquet e a decoração ficou bem legal. Aconteceu apenas um erro: Era para ser colocada uma folhagem bem cheia de verde abaixo de uma bancada e achei que foram colocadas poucas flores e como consequência faltou um pouco de verde. O restante ficou lindo!
Gostei muito do seu site. Publicar as opinioes sobre produtos e serviços ajuda muito a orientar as outras pessoas.
Também quero comprar uma lava e seca e acabei de desistir, por saber a real qualidade do produto.
abç
É isso aí Cíntia,
Além de ser um canal de divulgação e compras a internet permite uma interação com pessoas de interesses comuns e isso nos auxilia muito na tomada de decisão para comprar um produto.
Um abraço,
Daniela Almeida Teixeira Toccafondo
Daniela
eu comprei uma lava e seca da electrolux a LSE 9 dia 18/10/2011 e em uma semana já tive que pedir a presença de um técnico,pois a mesma está saindo água pela porta e espuma e a secadora deixa as roupas podres com cheiro de queimado insuportável,a visita do técnico está marcada para proxima semana e na verdade já estou arrependida porque li as reclamações somente depois da compra e olhe que nunca fizemos isso,comprar sem pesquisar a reputação,mas como tenho uma duplex da electrolux a 15anos e nunca tive problemas não me preocupei em pesquisar confiava na marca,mas ao ler as reclamações é desanimador pois paguei R$ 2.200,00 á vista e comprei nas casas bahia,vou na loja tentar pedir a troca por outras mercadorias estou muito decepcionada,liguei na assistência e me perguntaram se eu não havia colocado muito sabão ou muita água,eu até fui meio mal educada,porque não sou eu quem controlo o nivel da água e mesmo que fosse imagino que a máquina tenha sido feita para não derramar água de forma alguma independente do nível não acha.
OI Norma
Imagino que os níveis da água das máquinas são pré estabelecidos pelo fabricante e realmente não poderiam derramar, a menos que nós coloquemos mais roupa do que o permitido, pois aí sim a máquina transbordaria.
Busque seus direitos e lute por uma resposta coerente.
Quando tiver novas posições do fornecedor nos avise!
Abraços
Daniela
Daniela
Gostaria de deixar minha queixa para outras pessoas não se sentirem humilhadas como eu fui. Contratei o buffet faleiro achando que pela tradição seria melhor. Como eu estava enganada. Depois de ter quitado todas as parcelas do meu contrato eles me ligaram dizendo que tinha um cálculo errado e que eu tinha que pagar mais, procurei o Procon para uma conciliação e fui ofendida de desonesta e de agir com má fé. Contratei um advogado e levei para o Judiciário.
OI Fernanda
Autorizei a publicação da sua reclamação contra o Buffet Faleiro. Fica aqui a abertura para a empresa se posicionar ou justificar a falha. Vai nos posicionando quanto ao resultado judicial da sua reclamação.
Abraços,
Daniela