quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Movimento para o fim do Exame da OAB ganha oxigênio na Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação e Cultura realizou no dia 12 de maio de 2011, no Plenário 12, do Anexo II da Câmara dos Deputados, Audiência Pública, proposta pelos Deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Biffi (PT-MS), tendo por finalidade debater a obrigatoriedade do exame de ordem da Ordem dos Advogados do Brasil para Bacharéis em Direito, os quais encontram-se insatisfeitos com a exigência prevista no inciso IV, do Artigo 8º da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da OAB). 
 A informou que Deputados e representantes de entidades ligadas a acadêmicos e bacharéis em Direito questionaram os critérios utilizados e a legitimidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para aplicar as provas que habilitam recém-formados a exercerem a advocacia. Os parlamentares consideram como principais pontos controversos, os critérios de elaboração das provas, o conteúdo do exame e o alto custo da taxa de inscrição (R$ 200,00), que inviabiliza a participação daqueles que possuem baixa renda. Os Parlamentares lembraram, também, as várias denúncias de fraudes no exame e até anulação de provas em alguns estados, afirmando: “.” 

O Deputado Domingos Dutra (), afirmou: “não é justo os alunos passarem cinco anos na faculdade e não se tornarem advogados.” Presente ao debate, a Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), representada pelo secretário-geral, Marcus Vinícius Furtado Coelho, manifestou concordância com a realização do exame de ordem, ao argumento de que o exame seria imprescindível à qualidade do ensino, além de colaborar para impedir a proliferação de cursos de direito sem qualidade. Presentes, também, ao debate, vários representantes de entidades ligadas a acadêmicos e bacharéis em Direito manifestaram sua posição contrária em relação ao exame de ordem da OAB. 
 O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Tiago Ventura, posicionou-se em relação ao exame de ordem, afirmando que não caberia à OAB definir quem deve e quem não deve exercer a profissão de advogado. Afirmando, ainda: “Essa atribuição, em nossa opinião, cabe ao Ministério da Educação”. A Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil esteve presente ao debate e manifestou-se pela abolição do exame de ordem da OAB, através de seu representante Reinaldo Arantes, que, ainda, alegou não competir à OAB a avaliação do conhecimento de um bacharel em direito. 
O Deputado Vicentinho (PT-SP), que também é Bacharel em Direito, declara, em entrevista à TV Câmara, ser contrário ao Exame de Ordem da OAB. Indagado na reportagem a respeito de pessoa que faz a prova da OAB duas, três ou quatro vezes se estaria, ela, nesse caso, preparada para ser Advogado, o Ilustre Deputado respondeu ao questionamento com outra pergunta:“Será que Rui Barbosa fizesse a prova hoje, será que ele passaria? Será que João Mendes passaria no Exame da Ordem dos Advogados?”

41 comentários:

PRIZYNHA disse...

Ele é advogado, todos somos advogados, ele sabe as leis, e respeita a CF/88, só a propria OAB não respeita a CF. Vergonha nacional.
Confiamos no stf
FIM DO EXAME DE ORDEM!

LIBERDADE disse...

EXAME DA OAB É INCONSTITUCIONAL.
VIVA LIBERDADE NO BRASIL! VIVA BRILHANTE PARECER DA PGR DO BRASIL!
OS BACHARÉIS EM DIREITO PRECISAM TRABALHAR!!!

LIBERDADE disse...

OS BACHARÉIS EM DIREITO DO BRASIL ACREDITAM NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
VIVA LIBERDADE E DIGNIDADE BRASIL.

SER UM ASSÍDUO VISITANTE DE ORAÇÃO NESSA MESQUITA disse...

PRESIDENTA
Deus Pai lha conceda luz do Céu para dar BRADO em favor do bacharel em direito.

BRADO: ao estílo de CASTRO ALVES em
NAVIO NEGREIRO.
Respetosamente
joãoribeiroadilha
ccb1949
100811 às 11h29

Helena Nunes disse...

Concordo com o ilustre Deputado Vicentinho, nem Ruy Barbosa tampouco João Mendes passariam no tal exame de ordem haja vista a prova aplicada ser eivada de pegadinhas, impossível, ou seja, o bacharel tem que possuir bola de cristal para adivinhar qual a resposta que a OAB e FGV colocou no gabarito como correta, ou de outra forma comprar um gabarito a preço de ouro como denuncia a polícia federal e nada até então tem sido feito para impedir tamanha falcatrua que é o exame de ordem uma violência constitucional.

Anônimo disse...

Preciso trabalhar a ORDEM não deixa, tenho 3 filhos para alimentar e FIES para pagar....socorro STF.Confio na JUSTIÇA!VIVA A LIBERDADE PARA TRABALHAR!>>>OBA DEVOLVA A MINHA VIDA!

Anônimo disse...

É preciso que se entenda que o exame da ordem é fator que inibe a proliferação de fábricas de diplomas.Não é permitindo a qualquer um desqualificado exercer a advocacia que se estartá constituindo uma classe competente e próspera.

Anônimo disse...

A classe dos advogadfos dever ser integrada por gente comprovadamente competente e integra.não dever ser reduto da incompet~encia e da carencia financeira e intelectual.

Anônimo disse...

QUEM CONHECE SABE DA DIGNIDADE DO VICENTINHO ! HONRADO MILITANTE SINDICAL E COMPANHEIRO DE LUTAS DO LULA. SÓBRIO. CIRCUNSPECTO E ELEGANTE NAS COLOCAÇÕES. É UM DEPUTADO FORJADO NAS LUTAS POPULARES - E DE UMA DISTINÇÃO Á TODA PROVA. OS ADVOGADOS CONSEGUIRAM A ADESÃO DE UM INCANSÁVEL LEÃO - CALÇADO DAS SANDÁLIAS DA HUMILDADE. ' o bem não faz barulho!

Anônimo disse...

O Brasil é o unico país do mundo a onde a presidente ordena uma limpeza nos ministerios, e a sua popularidade cai.

Oduvaldo "Dudu" Gama de Oliveira disse...

Importante dizer também que a própria OAB reconhece que o diploma é o documento que comprova que o bacharel está qualificado para exercer a profissão de advogado, conforme se extrai do art 29, parag 1º do Código de Ética dos Advogados e o Provimento 94/2000! Não é mentira não! Leiam e vejam com os seus próprios olhos!!

LIBERDADE disse...

“De todo o exposto, opina o Ministério Público pelo parcial provimento do recurso extraordinário, com a declaração incidental de inconstitucionalidade do inciso IV do art. 8º da Lei nº 8.906/94, por violação ao conteúdo essencial do direito fundamental consagrado pelo art. 5º, XIII, da CF de 1988, de forma a conceder a segurança impetrada pelo recorrente e afastar, tão somente, a exigência de aprovação no exame de ordem como requisito indispensável para inscrição como advogado nos quadros da OAB”.

Anônimo disse...

Sou uma mae de familia que depois de anos trabalhando com administradora, descidir fazer uma faculdade de direito para poder trabalhar por conta propia e poder me dedicar as minhas filhas,mas com tanta falta de rspeito da oab, nao sei o que será da minha familia pois antes trabalhava eu e meu marido, agora só ele trabalha. as nossas despesas aumentaram a nossa familia vive no limite, eu estou tomando anti-depressivo pois bacharel nao é nada, e eu presciso trabalhar mas oab nao deixa, porfavor nos ajude a manter a nossa dignidade.

Anônimo disse...

o advogado que defende o exame não sabe diferenciar uma lei de um provimento . ou é má fé ou ingenuidade, ou ingnorância

Anônimo disse...

Vamos ver se nesse Brasil corrupto e desorganizado alguma coisa comece a mudar, o fim do exame de ordem marca também o fim da arrecadação absurda da OAB, e se alguem tem que fiscalizar as faculdades de direito é este orgão arrecadatório em conjunto com o mac ou o parecer que eles dão as faculdades serve pra que? ACORDA BRASIL... PENA DE MORTE AOS CORRUPTOS

Cristiana Castro disse...

É o Brasil no caminho certo! O Legislativo comprando a briga da sociedade. Agora, eu tenho certeza absoluta que os advogados impedidos pela OAB, conseguirão trabalhar. Quem acusa o Legislativo de corrupção é pq não conhece o Judiciário. Que venham os novos advogados, forjados na multiplicidade nacional. Quem disse que só saem advogados bons de faculdades marketadas como ótimas? O bom advogado cresce na militância jurídica. E, se a OAB insiste em tratar seu exame como um concurso público, que prepare o Estado para abrigar em seu quadro de servidores públicos, todos os advogados já inscritos.

Anônimo disse...

DE QUE ADIANTA SER ADVOGADO INSCRITO NA OAB SE ADQUIRENTES DE DIPLOMAS DE FÁBRICAS DE BACHAREIS PUDEREM TER FACILMENTE SEUS REGIKSTROS NAQUELA ENTIDADE ?

Anônimo disse...

A advocacia deve ser reservada para gente de méritos morais e intelectuais .os carentes de qualquer espécie , devem arrumar suas vidas em outras atividades.

Anônimo disse...

Este site tem uma luta ingloria, basta observar que de 610 faculdades, 90 nao aprovou 01 (UM) um aluno sequer, o exame é dificil ou temos uma industria de diplomas, SIM AO EXAME, vao estudar que serao aprovados, ora!

Anônimo disse...

Parabens, anomino, sim ao exame e chega de choromelas

Anônimo disse...

Digean
Minha filha passou na OAB, se vocês estudarem também passarão.

Anônimo disse...

Vocês deveriam estar se preocupando com os mais de 200 projetos absurdos de regulamentação profissional que tramitam no Congresso Nacional. Regulamentando tudo desde vaqueiro até analista de sistema, esses sim são extremamente nocivos para as classes mais humildes e também para as pessoas com mais idade que tem grandes dificuldades para se requalificarem profissionalmente (estes últimos, principalmente devido a exigência do maldito estágio obrigatório, que virou uma espécie de subemprego legalizado).

Pedro Fernando disse...

Eita que o Deputado Romário está surpreendendo o Brasil.

Deputado Romário entrevista o Jornalista Andrew Jennings, famoso por denunciar a corrupção na FIFA e desafeto declarado do presidente da CBF

http://www.osamigosdaonca.com.br/2011/08/deputado-romario-entrevista-o.html

Cristiana Castro disse...

É incrível como as pessoas se sentem bem com argumentos do tipo, eu passei... São casos para terapia mesmo. Imagina se DD soltasse essa pérola: Eu consegui um apto na Vieira Souto, então pq vc não consegue? Eu pergunto se um sujeito desses nasceu para militar na área jurídica; só a completa falta de noção da realidade brasileira, já seria um desqualificante para o exercício da profissão. Eu tb passei na prova da OAB e não me acho melhor do que ninguém por isso e muito menos preciso que a OAB, reserve o mercado para mim. É muito bom que o debate traga a superfície, o tipo de operador do direito que a OAB pretende produzir. É o que se percebe superior ao cidadão comum; é o que se percebe com mais atributos... E é esse o sujeito que acha que está preparado para militar na JUSTIÇA! Deu prá entender para quem a OAB trabalha, né?

Eduardo disse...

Chega de MESTIRAS !! FORA OAB - Contamos com o apoio da Nobre Presidete Dilma, onde o seu ohphir, manda e desmamda, no MEC, nas Faculdades, no Judicíario,
Fora seu Marginal>>>>>>

Eduardo disse...

Chega de MESTIRAS !! FORA OAB - Contamos com o apoio da Nobre Presidete Dilma, onde o seu ohphir, manda e desmamda, no MEC, nas Faculdades, no Judicíario,
Fora seu Marginal>>>>>>

Anônimo disse...

ops, desmanda ...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Os advogados estão desesperados, buscando respaldo na próprio classe, seccional não sei da onde, a faculdade fulana de tal ACHA que o exame deve continuar.
Após estas duas semanas de embate, esta ficando mais claro os objetivos sórdidos da OAB; ARRECADAÇÃO- RESERVA DE MERCADO; INVIOBILIDADE DA CAIXA PRETA.
Alguns blogs como o do exame da ordem do Sr. Mauricio sempre foi imparcial, já posso falar que este totalmente comprado pela OAB. Induzindo de forma tácita a constitucionalidade do exame com fotos de pessoas e crianças a beira da morte, perdeu o sentido das coisas, absurdo a população já está com opinião formada, batendo em ferro frio, este é Idiota mesmo !!!
O formados em Direito teve muitos apoios externos, como o SENADO, MPF, JUIZES FEDERAIS, DESENBARGADORES, coisa que há um ano atrás seria ilógico a própria parte da OAB, querendo o seu fim.
Não agüento tanta discussão para coisas obvias; O sistema e arrecadatório não medem a capacidade e ninguém e é reservada de mercado.
Incrível como uma só pessoa conseguiu falir a existência da OAB, seu presidente ophir, totalmente desqualificado para o cargo. Interessante que em um de seus textos ele fala dos erros ortográficos dos bacharéis, mas quando escuta ele falar, dói.
Vamos dar um basta, o mercado esta amadurecendo para decisões importante.
FIM DA VERGONHA DO EXAME DA OAB.

Anônimo disse...

NÃO CABE A OAB DIZER QUEM DEVE OU NÃO EXERCER A PROFISSÃO DE ADVOGADO ISSO DEVE CABER A FACULDADE QUE AVALIOU O ALUNO DURANTE OS 5 ANOS NA INSTITUIÇÃO, E NÃO É DA COMPETÊNCIA DA OAB AVALIAR AS FACULDADES DE DIREITO, ISSO CABE AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A PROVA DA OAB SE TORNOU UMA VERDADEIRA MAFIA DE INTERESSES, POIS SO DIREITO QUE TEM ESSA PROVA, E O CUSTO DA PROVA É MUITO CARO É MAIS CARO QUE UMA PROVA PARA UM JUIZ. QUANDO TERMINAMOS A FACULDADE NÃO SOMOS NADA AINDA NÃO TEMOS R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS) PARA PAGAR ESSA PROVA, E FICAR PAGANDO CURSINHOS QUE DEVIDO A SER DUAS ETAPAS FATURAM MUITO DINHEIRO COM O POBRE BACHAREL (QUE AINDA NÃO POSSUI RENDA POIS NÃO EXERCE A PROFISSÃO). POR FAVOR SENHORES DEPUTADOS E SENADORES MODIFIQUEM O ESTATUTO DA OAB E ACABEM COM ESSA OPRESSÃO QUE PASSAMOS POR CAUSA DOS PODEROSOS DA OAB, MODIFIQUEM A LEI E DEEM PODERES PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO AVALIAR O CURSO DE DIREITO. CABENDO A OAB AVALIAR O PROFISSIONAL JÁ REGISTRADO, AÍ ASSIM A OAB VAI DIZER SE AQUELE PROFISSIONAL É CAPAZ OU NÃO DE EXERCER A PROFISSÃO. POR FAVOR SENHORES POLÍTICOS (PRINCIPALMENTE DEPUTADOS E SENADORES AJUDEM OS BACHAREIS NESSA LUTA CONTRA OS PODEROSOS DA OAB.

Anônimo disse...

SENHORES BACHAREIS EM DIREITO DO BRASIL, VAMOS NOS UNIR PELO FIM DO EXAME DA OAB, VAMOS FAZER UM ABAIXO ASSINADO E ENVIAR AO CONGRESSO. HOJE A OAB FATURA MUITO DINHEIRO COM O BACHAREL, BACHAREL ESSE QUE NEM EXERCE A PROFISSÃO PORTANTO "NÃO TEM DINHEIRO", SENHORES PODEROSOS DA OAB PONHÃO NA CABEÇA DE VOCES A MAIORIA QUE DE NÓS QUE SONHAMOS EM FAZER DIREITO "NÃO SOMOS FILHOS DE PAIS RICOS" A PROVA DA OAB É MUITO CARA E PELO FATO DE SER DUAS ETAPAS SE TORNA MUITO ONEROSA PARA NÓS. UMA COISA PARA FAZER A PROVA PARA JUIZ É EM MÉDIA POR VOLTA DE r$ 150,00SÓ QUE DETALHE, PARA SER JUIZ PRESUMI-SE QUE JÁ SEJA ADVOGADO, PROMOTOR, OFICIAL DE JUSTIÇA, E PARA FAZER OAB, CUSTO DE r$ 200,00 E SOMOS O QUE? BACHAREIS DE DIREITO, OU SEJA NADA, POIS NÃO EXISTI PROFISSÃO DE BACHAREL DE DIREITO. NÃO CABE A OAB AVALIAR O BACHAREL, EXPLICO: SAIMOS DA FACULDADE COM CONHECIMENTOS TEÓRICOS APENAS, MAS SOMENTE VAMOS APRENDER DIREITO COM A PRÁTICA, E OAB IMPEDE ISSO, OUTRA COISA QUEM DEVE AVALIAR OS BACHAREIS E AS FACULDADES DEVE SER O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CABE A OAB COMO POR EXEMPLO NO CASO DO CONSELHO DE MEDICINA AVALIAR O PROFISSIONAL JÁ INSCRITO NOS SEUS QUADROS. A OAB ESTÁ SACRIFICANDO DEMAIS OS BACHAREIS NOS OBRIGANDO A TRABALHAR EM MERCADOS, EM LOJAS, GANHANDO BAIXOS SALÁRIOS, POIS SÓ SERVE O PROFISSIONAL DE DIREITO QUE POSSUA A CARTEIRINHA DA OAB. SENHORES DEPUTADOS E SENADORES, PEDIMOS FAÇAM UMA REFORMA AMPLA NO ESTUTO DA OAB, NENHUMA INSTITUIÇÃO PODE ESTAR ACIMA DOS INTERESSES DO POVO, DA NAÇÃO. ESTAMOS SENDO ROUBADOS, TANTO NO VALOR DE r$ 200,00 (QUE É MUITO CARO PARA A REALIDADE DO BACHAREL), TANTO PELOS NOSSOS SONHOS, QUE SÃO JOGADOS NO RALO PELOS PODEROSOS QUE ESTÃO A FRENTE DA OAB.

UMA IDÉIA PARA A QUESTÃO: ACABAR COM O TERMO BACHAREL EM DIREITO, QUANDO ACABA A FACULDADE E PASSA A SER ADVOGADO SENIO, QUE SERÁ AVALIADO EM UM ESTÁGIO PROBATÓRIO, NÃO SOMENTE PELA OAB COMO TAMBÉM EM SEGUNDA INSTANCIA PELA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, E O FINAL DO ESTÁGIO PROBATÓRIO, SEJA GRADUADO COMO ADVOGADO, OU SE NÃO PASSAR FIQUE MAIS UM CERTO TEMPO COMO ADVOGADO SENIO, FAZENDO CURSOS DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL PATROCINADOS PELA OAB, E DEPOIS DESTE PROCESSOS SEJA NOVAMENTE AVALIADO O ADVOGADO SENIO PELA A OAB (ORGÃO COLEGIADO), CABENDO RECURSO EM SEGUNDA INSTÂNCIA PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEVENDO TODOS OS ATOS DO ESTÁGIO SEREM FISCALIZADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, PARA NÃO TER IRREGULARIDADES.


ENTÃO ACABA COM ESSA OPRESSÃO QUE É O EXAME DA OAB.


POR FAVOR CONGRESSISTAS OLHEM MINHA IDÉIA, E DISCUTAM ISSO EM CARATER DE URGÊNCIA POIS NOSSA VIDA ESTÁ CADA VEZ PIOR.


POR FAVOR EXMA SR.ª PRESIDENTE USE DE SUA AUTORIDADE(ATRAVÉS DA MEDIDA PROVISÓRIA) PARA NÓS AJUDAR.


APELO DE UM BACHAREL DE DIREITO.

José disse...

Para ser Bacharel em Direito é necessário enfrentar centenas de provas durante o curso de direito.Quem não nasce em berço de ouro tem que ralar até chegar na conclusão do curso superior.Tem que deixar de lado família e dedicar muitas horas de estudo para conquistar a formação.Nós aprendemos os princíos da atividade de operador do Direito.Aprendemos a consultar os livros,Códigos,a Doutrina e a Jurisprudência.Desenvolvemos o raciiocínio lógico e coerência de raciocínio.Temos boa formação.É uma conquista difícil.Muitos não conseguem concluir.Já é uma seleção.Os motivos são os mais diversos.Dentre os quais, fatores econômicos são preponderantes.É uma grande causa da desistência..O problema da prova do Exame de Ordem é que ele não mede o conhecimento de nenhum Bacharel,pois é uma prova eivada de vícios e abuso de poder.É uma verdadeira loteria, onde o candidato tem que contar com a sorte para passar,pois dentre as alternativas dadas, algumas com mais de uma alternativa que pode ser considerada como certa, o examinando tem que escolher uma.Se ele der sorte de apontar como certa aquela que vai configurar o gabarito da FGV OAB,passou.Entretanto,se for o contrário,perdeu e vai ter que se inscrever para o próximo exame.Só posso comentar que um cadidato que passou por diversas avaliações,não pode ser medida sua capacidade com uma única prova.E além do mais, a única profissão que exige um Exame para atestar aptidão profissional no profissional liberal é a OAB.Em portugal também era exigido dos Bacharéis em Direito de lá, a aprovação em uma prova semelhante oa Exame de Ordem.A Corte Portuguesa já declarou a inconstitucionalidade do exame de ordem lá Tomara que o STF com base no direito comparado declare o Exame da OAB inconstitucional.Fim ao Exame de ordem da OAB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E depois o português que é BURRO!!!
Rapaz eu vi a entrevista do ophir, o bicho não é bricadeira não. É burro de doer. Na tv camara perguntaram se ele fez a prova da oab, ele simplesmentes respondeu Não, mais fez 3 concursos públicos ????... não falou se passou, não comentou nada. É isso aí ophir fode com a historia da ordem, pois prostituir a FGV vc já Conseguiu (...)

Anônimo disse...

sou a favor do exame da ordem, se o bacharel não tiver condições de pagar o exame, quanto menos a anuidade da OAB. Hoje no RS, pagamos uma media de R$600,00 por ano. Se a OAB realmente visasse lucro, acabaria com o exame e deixaria centenas de bachareis receberem a carteira e pagar a anuidade. O exame da Ordem é fundamental, o camarada que tem medo e não tem condições de pagar o exame, deveria escolher outra profissão. A advocacia é uma profissão que exige talento, conhecimento e coragem. O exame da Ordem não pode acabar, se isto ocorrer, infelizmente estaremos nas mãos de bachareis despreparados, pois o nosso MEC não fiscaliza as Universidades como deveria. Se querem mudança,precisa começar pelo MEC, que necessita fiscalizar juntamente com a OAB, as faculdades de direito.

Anônimo disse...

O EXAME DA ORDEM NÃO PODE ACABAR, ESTA IDEIA DEVE TER PARTIDO DE ALGUM FILHO DE JURISTA OU POLITICO QUE VIVE SENDO REPROVADO. VÁ ESTUDAR VAGA.... E OUTRA, SE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR O EXAME COMCERTEZA NÃO VAI CONSEGUIR PAGAR A ANUIDADE.. SIM PORQUE A OAB COBRA, E TEM QUE PAGAR MENSALIDADE TODO O MÊS.. SE NÃO PASSAR NP EXAME DA ORDEM É BURRO MESMO...

Anônimo disse...

O exame tem que acabar. O que é engraçado que os 2 acimas já são formados, se tirar a mamadeira deles é, lógico que vão chorar. O medo da concorrência...........

Eduardo disse...

A OAB tá forcando a barra. ta apelando até para o lado sentimental !!!!.......Pode parar esta merda de exame tem que ser ragado como a própria OAB faz com seus compromissos
.....fora exame, fora a mentira do ophir, incosequente, fora o estelionato....O blog do Mauricio esta totalmente contaminado não pode postar nada mais de crítica, só tem materia valorizando esta ZONA !!!!!
FORA A VERGONHA NACIONAL,

Não tenho medo, não preciso me esconder desta merda, que o presidente ophir fez da OAB,o homem sem CPF !!!

Eduardo Moraes Rodrigues

Anônimo disse...

É uma grande vergonha, uma Categoria Profissional, de Profissionais Liberais em sua maioria, ter que se valer de reservas de mercado para seu "enriquecimento ilícito".
Ainda mais para quem, que na verdade, deveriam defender exatamente o contrário pelo FLAGRANTE E EXAGERADO desrespeito à CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Srs. Doutos, respondam:
1) Qual outra "Categoria Profissional" no Brasil tem tal provinha, para testar sua capacidade profissional, depois de anos e anos de faculdade?
2) Qual país do Planeta prática tal provinha?
3) Porque até 1994 não tal "provinha" não era necessária?
????

Bacharel, sim, com orgulho disse...

Os interessados na manutenção do exame de ordem são os presidentes seus diretores e alguns advogados.Aqueles até tem justificativa, pois o Exame de Ordem é a verdadeira galinha dos ovos de ouro deles. Eles já extão multimilionários sem prescisar fazer mais nada. Não tem mais necessidade de trabalhar. O sr. Presidente não foi nem capaz de distinguir a diferença entre repercução geral e efeito "erga omines".Nossa, ele é presidente do Conselho Federal da OAB. Está deitado em berço esplêndido. No entanto, os advogados que defendem o famigerado exame de ordem da OAB o que justificaria eles defenderem o exame? O ideal, então, seria que o exame da oab fosse feito periodicamnente de dois em dois anos.Usam a falácia que o exame é para proteger a sociedade, entretanto não é pois o Parecer do Subprocurador, dr. Janot, deixou bem explicito que o exame cria reserva de mercado. Para aqueles que deferndem o exame de ordem: o mundo mudou sua compositura. O mundo está em rumo à globalização. O que determina os mercados é a livre concorrência.Esta e que vai separar os bons dos maus profissionais e não uma provinha de oab toda corrompida com finalidade de reprovar em massa para garantir a reserva de mercado. Não é para protejer a sociedade coisa nenhuma.Todavia, se os defensores do exame de proficiencia insistirem que a prova tem que ser mantida que todos os advogados tenham o dever de se submeter ao exame, também, de dois em dois anos.Se é para proteger a sociedade tem que ser protejida dos proficionais que pararam no tempo e não acompanham o desenvolvimento da história. Estou com você João Volante! Fim ao exame da desordem da oab!!!!!

Eduardo disse...

Credo !!! como a OAB é falsa. Neste momento ha várias cagadas da FGV sobre a prova. Neste ponto tenho a opinião formada q a FGV não tem capacidade para nem eleborar a prova, mas os erros encontrados no meio do dia da prova, minha sata vaca parida. agora novamente ingessa textos para dar a pontuação, formandos com capacidades de construir um parecer muito mais rico sera reprovado !!!!!!!!!!!
Não, A OAB partiu para um ataque emocional.
Contratou um profissional para esclarecer todas as coisas referentes ao exame, se não me engano seu nome é Dr. Loro, as suas posições tem certa pertinencia, pois ouvi partes dela, verbis:
O exame é necessário kurrupako, protege o cidadão currukaco, não é reserva de mercado k-k-k-k-urupaco
A culpa é do mec kurrupako, das faculdades kurrupako, dos professores kurrupaco, do ensino no Brasil Kurrupaco (Dilma !!!), o,PGR, MPF, JUIZES, DESEMBARGADORES, FACULDAES PROFESSORES, SOCIEDADE, MEC E O S-T-F ESTÃO DODOS ERRADOS EQUIVOCADOS, QUEM CONHECE E O SR ophir KURRUPACO (mais agora bem baixinho) kkkkkkkkkkkkkkkkk