DiarioNet

A vista de sua janela pode ser a liberdade

Clonagem (imagem) e backup de partições usando o Partimage

with one comment

O Partition Image é uma ferramenta extremamente útil, que permite tanto fazer backup das partições do HD, quanto clonar instalações do sistema, de forma a replicar a instalação em várias máquinas. Se você já usou o Norton Ghost, vai notar que o Partition Image oferece funções muito semelhantes, com a vantagem de ser livre, gratuito e mais fácil de usar.

Ele é capaz de manipular partições formatadas nos mais diversos sistemas de arquivos, incluindo EXT3, ReiserFS, XFS e outros sistemas de arquivos usados no Linux, além de FAT e NTFS. Você pode inclusive usá-lo para fazer imagens de instalações do Windows, sem problema algum.

Ao fazer a imagem da partição, o partimage verifica seu conteúdo e salva apenas os dados, aproveitando para comprimir tudo usando o sistema de compressão escolhido por você. Isso permite gerar arquivos relativamente pequenos. Se você tiver uma instalação do Kurumin, que está ocupando 3 GB de uma partição com 20 GB, vai acabar com um arquivo de imagem de pouco mais de 1 GB :).

O Partimage também é capaz de quebrar a imagem em vários arquivos (você especifica o tamanho desejado), permitindo que os backups possam ser facilmente gravados em DVD ou múltiplos CDs.

O partimage é um programa relativamente comum, disponível nos repositórios da maioria das distribuições ou na página oficial: http://www.partimage.org. Ele já vem pré-instalado no Kurumin e várias outras distribuições live-cd, onde você só precisa chamá-lo usando o o comando “partimage“, como root.

Assim como ao particionar o HD usando o gparted, você não tem como criar ou restaurar imagens de partições que estão montadas. Por isso, é fortemente recomendável que você sempre execute partimage com o sistema rodando a partir do CD (o Kurumin é ideal para isso ;), já que desta forma todas as partições do HD ficam disponíveis sem restrições.

A primeira tela mostra as partições disponíveis no HD. Lembre-se de que no Linux, as partições primárias são numeradas de 1 a 4 e as partições lógicas de 5 em diante, mesmo que você possua apenas uma ou duas primárias. É fácil identificar as partições dentro do Partimage, pois ele exibe o tamanho e o sistema de arquivos de cada partição:

artigo-partimage_html_6ca75590

Clique aqui para ler o restante do tutorial

Written by xvr2k3rds

14 março, 2007 às 8:44 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Prior to going on an task, evaluate and familiarize oneself using
    the requirements and settled questionnaire inquiries listed available
    to your visit.

    Nina

    17 janeiro, 2019 at 5:53 pm


Deixe um comentário