PROGRAMA

NO CURSO VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UM PROJETO DO COMEÇO AO FIM E APRENDER, NA PRÁTICA, COMO FAZER PARA IDENTIFICAR CLIENTES, ESTRUTURAR SESSÕES DE TRABALHO COLABORATIVAS E TESTAR SUAS IDEIAS DE MANEIRA EFICIENTE.

O curso é para você que está em busca de:

  • Aprender os principais conceitos do Design Thinking
  • Conhecer ferramentas na prática em cenários de projeto
  • Trabalhar em um projeto para criação de uma startup até o pitch
  • Ter aula com o autor do livro Design Thinking Brasil e diretor da Livework, a primeira consultoria de Design de Serviço do mundo
  • Ter acesso a cases e situações de projetos da Livework
  • Ampliar sua rede de contatos conectando-se a outros profissionais de diversas áreas do mercado
  • Receber consultoria em projetos da equipe da Livework
  • Ver como o Design Thinking é utilizado no mercado com exemplos reais de projetos com startups e grandes organizações no Brasil e no mundo

METODOLOGIA

Quase todas as aulas são divididas em 3 momentos:

A/ Trabalho no Projeto do Grupo: Os participantes realizam um projeto do começo ao fim do curso e a primeira parte da aula é exclusivamente dedicada a esse trabalho.

B/ Teoria: Todo encontro possui um momento de compartilhamento de teoria onde novos conceitos são apresentados junto com exemplos de projetos reais do professor. Neste momento a troca entre alunos também acontece e o conteúdo é debatido a medida que o grupo deseje.

C/ Ferramentas em Cenários Simulados: O último terço de cada aula é dedicado a trabalhos não relacionados ao projeto central do curso. Neste momento, os participantes entram em contato com novos cenários de projeto (desafios) e ferramentas direcionadas.

DESCRIÇÃO DOS ENCONTROS

#1 – Kick-Off e Inovação

Dedicamos a primeira aula para apresentar a estrutura geral do curso, explicar conceitos chave que serão úteis durante os encontros e dar início ao projeto em grupo que acontece durante todo o curso. Além disso, os conceitos básicos sobre inovação são compartilhados para mostrar como Design e Inovação caminham de mãos dadas. Para isso, após divididos em grupos e entregue o briefing, os participantes começam imediatamente a trabalhar em ferramentas de projeto.

#2 – Introdução ao Design Thinking

A primeira aula, mais teórica, conta com uma apresentação da evolução do Design Thinking e uma sensibilização quanto à sua relevância nos tempos atuais. Todos os principais conceitos sobre Design Thinking são abordados nessa aula que possui, ainda, uma apresentação de um case da Livework do começo ao fim.

#3 – Empatia

A verdadeira Inovação é aquela considerada relevante pelas pessoas por ela beneficiadas. Neste encontro os participantes aprendem para quê servem e como utilizar pesquisas etnográficas para encontrar oportunidades de negócio que tragam resultado para as organizações ao tornar a vida das pessoas melhor.

#4 – Colaboração

Os tempos mudaram e a maneira como as organizações trabalham também. Neste encontro abordamos a importância de  trabalhar de maneira colaborativa apresentando boas práticas para que isso aconteça. Além de mostrar como conduzir projetos que consigam envolver clientes e colaboradores no processo criativo, exploraremos tópicos como seleção de melhores ferramentas, estruturação de sessões em grupo e criação de ambientes que estimulem a criatividade para alavancar a inovação.

#5 – Experimentação

O mundo não vive de boas ideias mas sim de ideias boas que funcionam. Nesta disciplina serão apresentadas maneiras de dar forma e testar novos produtos e serviços antes que eles aconteçam. A ideia por trás desse encontro é mostrar a importância de falhar cedo para acertar antes.

#6 – Convidado Especial

Toda edição conta com pelo menos um convidado especial que trabalhe com Design Thinking (ou alguma área relacionada) que compartilhará suas experiências no dia a dia de projetos de inovação. Entre os convidados de edições anteriores do curso estão profissionais como Carlos Ferreirinha (ex-presidente da LVMH), Lincoln Seragini (um dos principais designers de nossa história), Sean Hewens (IDEO.org), José Colluci (brasileiro há mais de 15 anos na IDEO em Boston), Rafael Vasconsellos e José Mello (responsáveis por implementar o Design Thinking no Banco Itaú) e muitos outros.

#7 – Design de Serviço

O setor de serviços é responsável por mais de 2/3 de nossa economia. Assim como em produtos, o design também pode ser aplicado para planejar e construir serviços. Neste encontro os participantes aprenderão especificamente como estruturar um serviço que seja relevante e agradável para clientes e eficiente para a organização por trás dele.

#8 – Storytelling

Ira Glass, produtor de “This American Life”, um programa de rádio que conta histórias da vida de pessoas aleatória (e um dos mais populares do mundo), afirma que “boas histórias acontecem àqueles que as sabem contar”. É uma frase poderosa e verdadeira. Só quem consegue converter ideias ou fatos em boas histórias é que se torna memorável. Na inovação, não basta ter boas ideias, é importante saber contá-las para que sejam depois implementadas, impactando a vida das pessoas. Neste encontro, apresento algumas teorias e técnicas para contar boas histórias.

#9 – Apresentações e Próximos Passos

Encontro dedicado ao projeto para formalização das soluções e apresentações dos projetos das equipes, além de conversa sobre próximos passos e formalização de compromissos individuais dos participantes.