Tutorial Inkscape: trabalhando com simetria

Um dos recursos mais requisitados para o Inkscape, e que dizem (não confirmei) poder figurar em versões futuras do programa, é o espelhamento (mirror). No meu ponto de vista, talvez derivado da minha necessidade diária, este seria mais um recurso de visualização do que de produção. Mas , em todo caso, se você sente falta de algo do tipo, há um pequeno truque que pode lhe satisfazer de imediato. Neste tutorial, meu objetivo é apresentar, além deste truque, várias outras técnicas que podem lhe ajudar a fazer desenhos simétricos. Minha sugestão, porém, é que você tente compreender os princípios básicos, pois, como disse, é graças a eles que jamais senti falta do espelhamento.

1. Apresentando a vítima

Nem jarros, nem bacias! Nosso alvo é o conhecido “Tux G2“.

2. Preparando o ambiente

Para começar, importe a imagem do Tux para o Inkscape. A idéia é utilizá-la como referência para as proporções originais.

Tux importado com o menu Arquivo > Importar...

3. O Corpo

Com a imagem importada, desenhe um círculo para cobrir a cabeça, e outro para o corpo do pinguim. Você verá que, para um melhor preenchimento, os círculos precisarão ser esticados ligeiramente para as laterais.

4. A asa

Com a Caneta Bézier, trace o contorno geral da asa esquerda (de quem vê). Observe na ilustração que, para facilitar meu traçado, eu coloquei as cores dos círculos em 50%.

Com a ferramenta de edição de nós, desloque os nós da asa que acabamos de esboçar para que cubra o vão entre os dois círculos. Se precisar, crie outros nós dando um duplo-clique nos segmentos do contorno onde eles forem necessários.

5. Finalizando o corpo

Agora selecione os dois círculos e tecle “CTRL +” (ou menu: Caminho > União) para criar um único objeto a partir dos dois.

6. O pé

Desenhe uma elipse para cobrir o pé esquerdo. Também desenhe um retângulo sobre a parte da elipse que será cortada. Selecione o retângulo e a elipse e, usando as teclas “CTRL -” (ou o menu: Caminho > Diferença), faça o corte.

 

7. O bico

Para fazer o bico, utilize a caneta bézier e faça um traçado geral.

8. Tudo pela metade

Agora nós temos todos os elementos necessários para começar a trabalhar com as simetrias. Antes, porém… Mais um pequeno macete. Para nós só interessa a metade do conjunto corpo+cabeça. Para cortar, desenhe uma linha vertical com a caneta bézier e alinhe-a ao centro do conjunto.

Com a linha selecionada, transforme-a em caminho (menu: Caminho > Converter contorno em caminho). Depois selecione o conjunto e tecle “CTRL -” (ou Caminho > Diferença). Isso fará um corte de 1px no meio exato do conjunto.

Para eliminar a parte da direita, vá no menu Caminho > Separar, e depois delete-a.

O mesmo procedimento pode ser aplicado para dividir o bico ao meio.

Para finalizar esta etapa, vocẽ pode unir a asa ao corpo (CTRL +). Retire o contorno do bico, pinte-o de qualquer cor e estamos prontos para…

9. Finalmente, o truque!

A essência deste macete para trabalhar com imagens espelhadas consiste basicamente em: (1) criar um grupo de objetos, (2) clonar este grupo, (3) clicar com o botão direito no grupo original e escolher a opção “Entrar no grupo #nome_do_grupo”. A partir daí, qualquer alteração feita no grupo será refletida no seu clone. Vamos fazer isso com o nosso meio pinguim.

Para começar, agrupe as peças criadas até agora selecionando-as e teclando “CTRL G”. Com o grupo selecionado crie um clone clicando neste botão…

Um clone é uma cópia do objeto que está vinculada ao original. Você não pode editar o clone a partir dele mesmo, somente a partir do objeto original. Agora que seu clone foi criado, inverta-o horizontalmente.

Alinhe todo mundo, selecione o grupo original e clique com o botão direito sobre ele para entrar.

Faça todos os ajustes necessários no grupo original e observe que todas as mudanças são refletidas no seu clone. Observe também que o Tux não é exatamente simétrico (talvez o seu criador não conhecesse uma ferramenta tão boa quanto o Inkscape… hehehe), mas você só deve se preocupar em fazer o melhor possível com o lado esquerdo.

Saia do grupo clicando sobre ele com o botão direito e escolhendo a opção “Ir para o pai”. Esta na hora de pintar esta que será a camada básica do nosso Tux. Você pode aplicar um gradiente radial no pé, mas o bico deve esperar mais um pouco.

Com apenas o clone selecionado e usando a ferramenta abaixo, desfaça o vínculo do clone, desagrupe o original e o clone (que agora não é mais um clone) para unir as duas metades do corpo e as duas do bico (este último procedimento você já conhece).

A clonagem não é feita só para trabalhar em grupos. Ela é até mais útil, na minha opinião, para trabalhar objetos isolados, como veremos no procedimento para dar um reflexo nos pés do nosso Tux. Crie uma elipse sobre o pé esquerdo e faça um clone, posicionando-o sobre o pé direito. Agora faça um gradiente linear no original como na ilustração abaixo.

A partir daqui, todos os demais elementos podem ser criados seguindo as mesmas técnicas em conjunto com outras já abordadas nos tutoriais anteriores. O resultado é este:

Muito importante é saber que a simetria pode ser obtida de várias formas, e as ferramentas a utilizar dependerão de cada caso. Assim, também podem ser considerados recursos auxiliares para simetria: a duplicação, os alinhamentos, os nós simétricos, os passos de deslocamento e rotação, a tecla “Shift” com as alças de redimensionamento, etc. Mas a mais fundamental ferramenta será sempre a criatividade.

COMPLEMENTO ESPECIAL

Para deixar ainda mais claro o truque do espelho, eu fiz este pequeno vídeo. Agora, como isso vai ser útil é com vocês! 🙂

(o vídeo termina aos 3 minutos, mas o processamento louco do Youtube deixou ele rodando por mais uns 6 depois do final…)

Sobre Blau
Músico contrabaixista, professor particular de música e informática, programador, webdesigner, apaixonado pelo rock, blues, Clube da Esquina, fusion, meu(s) contrabaixo(s) e pelo sonho de uma cultura de liberdade.

6 Responses to Tutorial Inkscape: trabalhando com simetria

  1. Ricardo says:

    Vi o link no fórum do Ubuntu PT e achei ótimo seu tutorial. parabéns

  2. Welton Rosa says:

    Belíssimo post!

    Parabéns e sucesso!

  3. Igor Ramos Tiburcio says:

    Muito bom o material! Estou aprendendo muito!

    Achei esse vídeo http://vimeo.com/14955725 no final é mostrado uma ferramenta chamada “mirror symetry” que, aparentemente, já está no código do inkscape só faltando habilitar. “Sorte” que isso não mata a necessidade de aprender os conceitos básicos, são eles que nos tornam independentes de ferramentas 🙂

    Já coloquei seu blog no meu leitor de feeds, não quero perder nada, obrigado.

  4. Pingback: Tutorial Inkscape: trabalhando com simetria | Linux Ajuda

  5. namekuseijin says:

    tava na cara desde o começo que clonar era a única maneira.

    Quem sabe uma hora o inkscape não alcança o nível de recursos do Blender, por exemplo, em que é possível criar sculpts com simetria nos 3 eixos em tempo real… rápido feedback visual…

    depois de usar no Blender, quero também no Gimp e Inkscape!:)

  6. Wilson Marques de Oliveira says:

    Belo trabalho. Claro, preciso… Mostra um domínio perfeito da matéria. É ótimo encontrar pessoas capazes de transmitir dessa maneira qualquer categoria de conhecimento. É um verdadeiro incentivo para quem quer aprender. Você transforma em simplicidade uma coisa que realmente é complexa. Parabens mesmo. Um abraço.

Deixe um comentário