sexta-feira, 25 de junho de 2010

CARTAS ENIGMÁTICAS


Projeto usado no Laboratório de Informática

É apresentado pela orientadora tecnológica uma carta enigmática, onde é feito uma relação entre figuras e palavras, transformando em um texto. Ao transformar esta "brincadeira" em uma leitura de texto o aluno passa a interpretar este texto de uma forma mais tranquila, e se sente estimulado a pesquisar e elaborar novas cartas enigmáticas para que seus amigos possam decifrá-las.

Objetivo Geral:

Estimular nossos alunos a produzir uma carta enigmática com a finalidade de levar ao conhecimento do leitor (destinatário), um determinado enigma para que se interesse em decifrá-lo, despertar no aluno sua criatividade.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a habilidade de organizar as ideias na elaboração de cartas;

  • Empregar adequadamente a linguagem verbal e não verbal;

  • Utilizar os recursos aprendidos no LIED (copiar, colar, salvar como e formatação)
  • Utilizar a Internet como meio de comunicar as cartas enigmáticas e a resolução dos enigmas.

Justificativa:

A carta é um gênero textual livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão. O que determina a temática. A linguagem formal ou informal de uma carta é o fim, a que ela se destina. O aluno tem que saber ordenar suas ideias seguindo uma ordem cronológica de, princípio, meio e o fim de uma frase ou história. A carta enigmática é um passatempo agradável que proporciona diversão e informação.

Público Alvo:

Alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade

Avaliação:

Será realizada através da divulgação das cartas enigmáticas criadas pelos alunos.

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