Para quê castrar? Um dia desses abandonaram uma caixa com 9 na rua e, até que a tia conseguisse nos buscar, 2 já tinham morrido atropelados... eram bebês com pouco mais de 45 dias! É muito triste ver essa situação e saber que daqui a pouco nossa mãe terá nova ninhada e que o futuro deles será tão incerto quanto o nosso.

Estima-se que só na região metropolitana de Porto Alegre meio milhão de cães e gatos sobrevivam em situação miserável, tenham eles dono ou não. A origem desse problema é uma só: o alto índice de natalidade desses animais, a procriação em velocidade muito superior ao que a sociedade tem condições de absorver e administrar. Existe um cálculo de que uma única cadela pode gerar até 64 mil descendentes enquanto uma gata pode gerar até 420 mil descendentes. O problema só não é mais grave porque muitos desses animais morrem precocemente.

Castrar é a única maneira efetiva de conter o aumento das populações de rua. Além disso, castrar é proteger. A castração de machos e de fêmeas impede ou reduz os riscos de desenvolverem determinadas infecções e tumores. O comportamento dos animais castrados tende a melhorar. Fêmeas castradas não juntam uma legião de machos em sua volta (muitos deles fogem de casa e não conseguem encontrar o caminho de volta), os machos não brigam para disputar fêmeas no cio. Esses são alguns exemplos dos benefícios da castração e existem muitos mais.

 
 
 
 
ENCHA O SEU
GUARDA-ROUPAS
E A NOSSA
BARRIGUINHA


 
 
 
 
 
Copyright © 2005 - Luciano Ordovás: lucianosete@yahoo.com.br