A Febem/SP fará 25 anos em abril

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem/SP) foi criada, há 24 anos, pela Lei estadual nº 985, de 26 de abril de 1976. Vinculada à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Febem/SP implementa e executa, em todo o Estado de São Paulo, programas de atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social e ao adolescente autor de ato infracional, buscando preservar seus direitos e educá-los para a prática da cidadania, conforme as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Criança do Adolescente (ECA).


Unidade Raposo Tavares, hoje, onde funcionou
a primeira sede da Fundação Pró-Menor.

Até 1974, a assistência às crianças e adolescentes, carentes e infratores, era feita em unidades dispersas da Secretaria da Justiça e, depois, pela Secretaria da Promoção Social, através da Coordenadoria dos Estabelecimentos Sociais do Estado (CESE), que também respondia pelas unidades que cuidavam de migrantes, mendigos, alcoólatras, famílias pobres e outros segmentos socialmente excluídos. · A CESE passou a acumular a administração de toda a área social do Estado, o que ocasionava uma sobrecarga de trabalho. Para contornar esse problema, em 1974, durante o governo Laudo Natel, foi proposta a criação de uma instituição para atender especialmente a crianças e adolescentes.


Tatuapé, a mais antiga unidade da Febem/SP.

No dia 4 de setembro de 1974, a Fundação Pró-Menor foi inaugurada no na sede no antigo Instituto Alfonsianum, na Rodovia Raposo Tavares, km 19,5 (onde fica, hoje, a Gerência Raposo Tavares, da Febem/SP).
Em 1975, já no governo Paulo Egydio Martins, foi proposta a criação da Febem/SP, nos moldes de outras Febens estaduais. Todas elas passaram a seguir as diretrizes da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), criada no Governo Médici para ditar a política federal do menor.
E em 26 de abril de 1976 era criada a Febem/SP. Entre as unidades agregadas à nova Fundação, estava a Chácara Morgado de Mateus (desde 1910 atendia a menores carentes), localizada entre a Avenida Celso Garcia e um dos meandros (antes da retificação) do Rio Tietê, em São Paulo. O local abriga, hoje, a Gerência Tatuapé, da Febem/SP.