Dj Dário

Minha foto
Rio de Janeiro, Capital, Brazil

Você confere aqui!

Programa Dance Now

Bem vindo, aqui você confere as edições do Programa Dance Now, que são 02 sets mixados com 30 min de duração por edição do programa. Lembrando que para baixar as edições Dance Now, basta clicar no link "download" na página do podcast DANCE NOW.

O Programa Dance Now está disponível semanalmente, aqui no blog e no podcast www.dancenow.rg3.net . Agradeço a visita... Dance Now!!!

terça-feira, 1 de julho de 2008

DICAS PARA UMA BOA MIXAGEM


Você que é DJ novato, ou você que já é profissional, ou você que ainda sonha em ser um DJ profissional, aqui vão algumas dicas para uma mixagem perfeita.


Lembrando que, este tutorial é relacionado ao programa Virtual DJ da Atomix.

1ª Dica – Baixe muitas acapellas e Instrumentais
É sempre bom você ter acapellas (só o vocal) e instrumentais (só a base) em sua coleção de música, além de te dar mais opções de mixagem ao-vivo, é ótimo para fazer introduções e mixagens com Crossfader (Fade-in – Fade-out).

2ª Dica – Use músicas que combinam uma com a outra
É sempre bom saber qual música irá combinar com a outra em caso você for fazer alguma mixagem com instrumental+acapella, ou até mesmo com mixagem ao vivo quando uma música entra em cima da outra (Crossfader). Assim você terá melhores resultados e uma mixagem perfeita. Treine em casa e decore (ou marque) as músicas que se combinam, assim, quando for atuar em algum lugar como uma festa ou uma balada, você tem em mãos total controle sobre as músicas, e levando em consideração a dica anterior, muito mais adrenalina.

3ª Dica – Use sempre o BeatLock (Sync / Magic Sync)
O BeatLock (indicado para samples) permite que um som fique com o tempo (velocidade) e o pitch (nota) igual ao da música Master, garantindo então que ambas músicas/sons se combinem. Mas atenção, nem todos samples funcionam deste jeito, alguns, feitos para hip-hop, não dão certo em músicas Eletronicas, outros sim, alguns não, e vice-versa.
O Sync é altamente indicado para sincronizar músicas dos dois decks, para que fiquem com o mesmo tempo e pitch, garanto mixagem perfeita com ambas. Se por algum caso o Pitch não subir ou descer, significa o BPM da música é muito baixa/alta relacionada ao da outra música, não sendo possível sincronizar.

4ª DicaFaça mixagens nos locais corretos da música
É altamente IMPORTANTE que você saiba dessa técnica, apenas faça mixagens com músicas em um local correto. Por exemplo, quando uma música está tocando, daí a pessoa para de cantar e fica somente um toque (base), é a hora certa de mixar com a outra música, e também quando só a pessoa está cantando (sem a base), a maioria das músicas têm isso. Você já insere uma instrumental ou outra música qualquer e utilizando o Crossfader, vai dar um efeito Fade muito legal em suas mixagens.

5ª Dica – Aperfeiçoe seu Scratch
O Scratch é importante em baladas e festas de Hip-Hop e Old School, o Scratch dá um efeito bem legal de risco nas músicas e até para outros estilos também. Treine em casa, e mostre o que você sabe para as outras pessoas.

6ª Dica – Se você tem computador mas não tem aparelhagem de som, improvise!
O VirtualDJ pode ser a sua porta para o sucesso! Tanto que, você pode comprar um cabo que tenha entrada para MP3 por exemplo, e saída com dois plugins (vermelho e branco), daí você pode fazer com que o som saia em um aparelho de som ou num mixer que possui entradas para plugs vermelhos e brancos. Nos aparelhos de sons da atualidade, possui essas entradas, você pode ligar no seu som, aumentar até o último volume (hehehe) e sair esbanjando mixagem!

7ª Dica – Se errar, disfarce!!
Caso você esteja em uma mixagem e acabar errando, tente dar um jeito de disfarçar seu erro, utilizando o efeito Brake, acionando um sample, ou um outro jeito. As vezes, é necessário ter técnicas de disfarce para poder “consertar” seu erro.

8ª e última dica – Novatos e intermediários: SEMPRE TREINE ANTES!!!
É necessariamente necessário (nossa… rsrsrs) que você treine pelo menos duas vezes por semana no seu Virtual DJ para aperfeiçoar suas técnicas, assim, quando for tocar ao-vivo, você tem em mãos todas as técnicas. Não tente fazer o que você ainda não tem a prática, isso pode ser um desastre.

Fonte: http://winremix.wordpress.com