Muitas pessoas acreditam que a configuração de um ambiente de desenvolvimento (IDE) é um "bicho de sete cabeças"
para desenvolvimento mobile, assim como o desenvolvimento do aplicativo.
Veja abaixo como é simples:
Obs: Algumas imagens estão com a resolução reduzida. Foi necessário esse acerto para que a página tenha um tempo de carregamento menor em navegadores antigos ou em links de Internet mais lentos.
Este tutorial foi testado em uma máquina Windows XP Professional 32 bits (com dois núcleos físicos, 2 GB de RAM e HD 120GB 5400 RPM) e num com Windows 7 Professional 64 bits (com quatro núcleos físicos e um virtual, 4 GB de RAM e HD 500 GB 5400 RPM).
Se caso você for testar em uma máquina de configuração inferior (com SO mais antigo ou memória abaixo de 1 GB), poderá ter problemas de performance, assim como não conseguir executar algum componente dentre os instalados neste tutorial, sendo de sua própria conta e risco a instalação.
Em computadores de 64 bits recomendamos utilizar em todos os programas instalados (inclusive no Java) a versão 64 bits, evitando a mistura X32 com X64.
O JDK (Java Development Kit) é um kit de desenvolvimento Java. Ele é composto por um conjunto de programas que inclui compilador, interpretador e utilitários. Seu objetivo é fornecer um pacote de ferramentas básicas para o desenvolvimento de aplicações em Java, que você gera por meio de um ambiente CLI(Command Line Interface - Interface de Linha de Comando), como o Prompt do DOS, ou por meio de um ambiente GUI (Graphic Unit Interface - Unidade de Interface Gráfica), como o Eclipse Pulsar, que iremos instalar neste tutorial. É muito importante que você possua-o instalado. Caso ainda não tenha, clique aqui para obter o JDK.
É importante que o Administrador da sua máquina (muito comum em empresas, faculdades e escolas) realize a instalação do JDK, citado acima, além de que o auxilie na instalação do WTK.
Também, você precisará pedir a ele que crie uma pasta chamada JME no C:\, e dentro dela uma pasta chamada WTK.
Neste tutorial, utilizaremos a versão Helios do Eclipse Pulsar. Clique aqui para escolher sua versão e baixá-lo.
Para obter o WTK, clique aqui para baixá-lo.
Agora que você acabou de configurar o JME, mostraremos abaixo como criar seu primeiro projeto em JME.
A primeira coisa que terá de fazer é ir no Menu "File", depois em "New" e clicar em "Other..."
Na nossa vida, somos sempre cobrados por organização. Num projeto, em qualquer linguagem de programação, pensamos que é somente criar os códigos e colocar para executar.
Mas pense... Um aplicativo simples de "Hello World" pode parecer que não precisa de organização. Mas, vamos supor que passe algum tempo e você precise lembrar de um código que você criou em um projeto. Pense num programa que faça conexões a banco de dados, conecte a internet, entre outras funcionalidades. O código ficaria imenso e você facilmente se perderia no código que você mesmo criou.
Os códigos são criados em uma classe (também conhecida como objeto), como um pote. Esse pote tem como função armazenar seu código.
De acordo com os conceitos da POO (Programação Orientada a Objetos), é importante que suas classes não se extendam muito, facilitando a manutenção.
Essas classes devem ser organizadas em packages (pastas), assim como as gavetas de uma geladeira. Não queremos colocar um pote com carne, ao lado de um com sorvete e outro com verdura na gaveta de vegetais. Isso não seria prático para o código, além de incorrer ao mesmo problema da desorganização do código.
Antes de criarmos nosso primeiro código, a partir de um exemplo cedido por José Damico (jd.comment@gmail.com), iremos clicar com o botão direito na pasta "src", que está na árvore a esquerda de sua tela e no menu que surgirá, clicaremos em "New" e depois em "Package".
Nessa pasta criaremos o midlet, que é uma classe principal para seu aplicativo JME funcionar, com comandos que sempre deverão ter no aplicativo. Para isso, clicaremos com botão direito na pasta que acabamos de criar e no menu que surgirá, clicaremos em "New" e depois em "JME MIDLet".
Na tela do Servlet que acabou de abrir, apague todo o código e substitua por este (o código já possui comentários):
Esta classe JME que criamos estende (extends) o MIDlet. Estender, significa utilizar de seus códigos, sendo uma classe filha da classe MIDlet, criada dentro do WTK, que é uma biblioteca de códigos padrão necessários para que o código em JME funcione.
Também você deve ter observado que ao lado do "extends" a expressão "implements CommandListener". A implementação é uma interface que você acrescenta ao código. Nesse caso, o CommandListener permite reconhecer e colocar ação em cada uma das teclas que pressiona no celular.
Veja abaixo o código já implementado na classe "HelloJME".
Pronto. Seu ambiente para criação de aplicações mobile já está criado. Você também conseguiu executar seu primeiro projeto em JME. Aproveite e estude nos inúmeros fóruns e sites especializados em JAVA existentes em Português e em outras línguas.
Espero que esse tutorial tenha o ajudado.
See you later... We gonna back!!!
Henrique Camargo da Silva (smartest.dragon@gmail.com)
Tamara da Conceição Dourado dos Reis (tamaradourado@gmail.com)