top of page

   Palavra do Provincial   

“Missa sobre o mundo”
image.png
Pe. Pierre Theilhard de Chardin, SJ

O mês de maio, mês de Maria, deste ano de 2024, será concluído com a festa do Corpo e Sangue do Senhor. Na companhia daquela que carregou Jesus em seu ventre, a proximidade do Corpus Christi nos convida a uma renovada aproximação do sacramento da Eucaristia: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade (Santo Agostinho, Comentário ao evangelho de João).

Em agosto de 2023, celebramos o centenário de um dos mais significativos textos sobre a Eucaristia, a “Missa sobre o mundo”, do jesuíta e paleontólogo francês Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955). Penso que se trate da expressão de uma das mais belas intuições já escritas sobre o sentido profundo da Eucaristia.

Em meio a uma longa expedição científica, no Deserto de Ordos, na China, escreve o Padre Teilhard de Chardin: “Senhor, mais uma vez, nestas estepes da Ásia não tenho pão nem vinho, nem altar, então eu me elevarei acima dos símbolos até à pura majestade do Real, e vos oferecerei, eu, o vosso sacerdote e sobre o altar da terra inteira, o trabalho e o sofrimento domundo”.

O jesuíta francês, pois, alarga nossos olhos e corações, para perceber que o grande altar do Senhor é toda a Criação. Ajuda-nos a compreender que uma verdadeira piedade eucarística é aquela que transforma a vida dos cristãos numa grande missa (onde todos formam um só corpo). Quem encontrou o Senhor no silêncio e no sacramento é capaz de, conformando-se a ele, celebrar, a cada dia, a “missa sobre o mundo”; é alimentado pelo próprio Senhor para ser, no mundo, pela caridade, seu sinal e suas mãos.

O então Cardeal Joseph Ratzinger, comentando o texto em questão, escreveu que nele a hóstia consagrada é “uma antecipação da transformação da matéria e de sua divinização na ‘plenitude’ cristológica. A Eucaristia indica, por assim dizer, a direção do movimento cósmico; ela antecipa o seu fim e ao mesmo tempo o impulsiona em direção a ele” (Introdução ao espírito da Liturgia). Um dominicano pode ver aqui o começo da segunda parte da Suma de Teologia...

As alegrias de nossas comunidades, a festa do dia do trabalho, o desespero e a coragem daqueles que padecem no Rio Grande do Sul, nas guerras na África, no Oriente Médio e na Europa, dos que sofrem nas periferias geográficas e existenciais do Brasil e do mundo... são exemplos de “pães” e “vinhos” que oferecemos ao Senhor, sobre a grande missa sobre o mundo, que somos vocacionados a celebrar.

Bom mês de maio!

Fr. André Luis Tavares, OP
Prior Provincial

Adquira a história da missão dominicana no Brasil até a consolidação da primeira província brasileira:

de R$ 288,00
por R$150,00

Preço promocional somente com o organizador.
Entre em contato e faça seu pedido!

9786555043297.png

Quem somos?

A Ordem dos Pregadores é uma família religiosa fundada por São Domingos de Gusmão e confirmada pelo papa Honório III, em 1216. No serviço ao Evangelho e em união com toda a Igreja, a nossa Ordem recebeu a missão de proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os seus passos. 


Dedicando-nos inteiramente à pregação da Palavra de Deus e ligados a Cristo pelos votos de obediência, pobreza e castidade, somos livres para viver uma vida apostólica onde a evangelização e o ensinamento brotam da abundância da contemplação.

Vocação Dominicana

Participantes da missão dos Apóstolos, imitamos também a sua vida, na forma idealizada por São Domingos: conservando-nos unânimes na vida comum, fiéis na profissão dos conselhos evangélicos, fervorosos na celebração comunitária da liturgia – sobretudo da Eucaristia e do Ofício Divino – e na oração, assíduos no estudo, perseverantes na observância regular.

 

Saiba mais

Não só Frades, mas uma Família Dominicana

A Família Dominicana compõe-se de frades clérigos e cooperadores, monjas, irmãs, membros de institutos seculares e de fraternidades de presbíteros e leigos. 

Todos os que querem seguir a Cristo de acordo com o ideal pensado por Domingos podem fazer parte dessa família. Estamos em todos os lugares testemunhando Jesus e vivendo a fraternidade, o estudo e a oração.

Saiba mais

Pier Giorgio Frassati (6 April 1901 – 4 July 1925)

Membro da Ordem Terceira de São Domingos

nossa-senhora-do-rosario.png
Tabloide 741.jpg

Tabloide - Abril 2024

Informativo mensal da Província Frei Bartolomeu de Las Casas da Ordem dos Pregadores no Brasil: Mensagem do Provincial, notícias da Província e das Comunidades dos Frades.

Confira

ls.png

Curso de história e espiritualidade

 

Curso ministrado pelo Professor Mariano Delgado sobre fr. Bartolomeu de Las Casas e a Escola de Salamanca.

Confira

Aquinas.jpg

Siga nossos conteúdos nas Redes Sociais

icones.png
icones.png
icones.png

Colabore

Seja você também mais um a nos apoiar nesta etapa. Se puder, faça sua oferta e nos ajude para o sustento das nossas comunidades e para a formação dos novos frades.

Como no óbolo da viúva que, ao acreditar,

doa o que tem com amor e boa vontade

Cf. Mc 12, 41-44

predelle_edited_edited.jpg
bottom of page