Projeto de Filosofia do curso de Jornalismo da Faculdade Casper Libero
(1ºJOD)
Professor Dr. Dimas Künsch

Ignorantes

Histórico

quarta-feira, 21 de março de 2007

A arte da ignorância

O senso comum mostra que é natural ignorar diversas questões do vasto universo que nos cerca. Verdades absolutas andam na contramão da ciência e das novas descobertas; formulações que pretendem vigorar independentes do futuro ganham um caráter inverossímil.
“Só sei que nada sei” é a premissa para se iniciar um pensamento, uma pesquisa, um processo de aprendizagem. Nicolau de Cusa, na Idade Média, revisitou o enunciado de Sócrates e construiu sua própria tese, relatada no livro “Douta Ignorância”. Segundo ele, a principal forma de sabedoria é a que permite que saibamos o quanto somos ignorantes.
Nós somos ignorantes conscientes e, portanto, sabemos o quanto é importante dialogar com acontecimentos cotidianos, que muitas vezes passam despercebidos pela nossa atenção. A proposta que recebemos nos convida a questionar uma série de fatos, usando como ferramenta a Filosofia. Admitimos não saber para conseguir redigir nesse blog; admita também. Construa “doutamente” sua ignorância ao nosso lado!

5 comentários:

Maria Luiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Carpegiani disse...

O texto está ótimo, bia, como ja havia comentado. Só partindo do principio de que não sabemos de nada é que podemos aprender. Somente livre de premissas, preconceitos e idéias formadas é que conseguimos adquirir conhecimento. Boa sorte para nós, ignorantes, à procura da filosofia! hehehe

Lígia Marques disse...

Maravilhoso começo para o Blog Bia!!! Espero que nós continuemos sempre sabendo que nada sabemos!!!

Beijos de parabéns,

Anônimo disse...

enfim estreamos! gostei do seu texto Bia, como já disse antes, acho que você escreve muiyo bem. Estamos no caminho... espero que todo mundo se sinta a vontade pra publicar e comentar aqui.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, agora estamos pegando ritmo...
Abraços aos ignorantes...