terça-feira, 10 de julho de 2012

Fungos Comestíveis

FUNGOS COMESTÍVEIS


Desde a Antigüidade, os cogumelos vêm sendo consumidos pelos povos orientais devido às suas propriedades medicinais e nutricionais, e ao longo dos anos tem-se observado um aumento gradativo no consumo. No entanto, ainda há dúvidas quanto aos benefícios ou prejuízos à saúde, decorrentes do uso destes cogumelos pelas populações humanas. De aproximadamente 10.000 espécies de cogumelos conhecidos, cerca de 700 são comestíveis e mais de 200 têm valor medicinal, embora uma pequena parcela desses cogumelos seja própria para consumo.


Alguns tipos são : 


CHAMPIGNON


O champignon é um cogumelo comestível da família das agaricáceas, género Agaricus ou, no sentido estrito, pertencente à espécie Agaricus bisporus ou A. bitorquis, A. campestris, entre outras.A Produção deste tipo de cogumelo é feita em composto orgânico à base de capins, bagaço de cana, palhas de arroz e/ou trigo e/ou soja e/ou milho, onde primeiramente é feita uma hidratação da mistura e a correção do pH por meio de calcário, na seqüência é feita uma compostagem para transformação da celulose e lignocelulose em proteínas e outros nutrientes que serão digeridos pelo fungo e posteriormente é feita a pasteurização do composto e a “semeadura” do fungo. Após um período de incubação do composto é colocada uma camada de turfa (terra vegetal) sobre o composto. Após outro período de incubação (da turfa) é iniciado o dito "rebaixamento" para induzir o surgimento dos corpos de frutificação. O produto fica em repouso por um período de tempo em local climatizado até o aparecimento dos corpos de frutificação e sua colheita.

SHIITAKE


O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais.
A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AD. No Brasil começou ser cultivado no início da década de 1990.
Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
O shiitake é produzido em compostos orgânicos à base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, previamente hidratada e corrigida do ponto de vista do pH.

SHIMEJI


O shimeji é uma espécie de fungo comestível, rico em vitamina B12. Inicialmente cultivado em paises orientais, hoje difundido em todo o mundo. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. Seu nome científico: Pleurotus ostreatus. A diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética. Esta diferenciação produz resultados culinários diferentes. O shimeji é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. Assim como o shiitake, o shimeji, cujo nome científico é Pleorotus Ssp, é muito consumido na Ásia, principalmente na China. É também um velho conhecido dos pratos japoneses.
Consumido fresco,frito,desidatrado, o Shimeji é consumido em pouca escala no Brasil. Sua produção ainda é limitada, sendo as colônias japonesas e chinesas as maiores consumidoras
Este cogumelo cresce em pencas, com um chapéu, e cresce até cerca de 2 centímetros de diâmetro. Também possui níveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, o que o torna ideal para dietas. No lado benéfico, estudos indicam sua eficiência no combate ao câncer e ao colesterol.

HIRATAKE 


Encontramos o Hiratake mais facilmente nas cores salmão, cinza e branco, todos com características semelhantes. Além de sua beleza estética singular, o Hiratake possui propriedades terapêuticas muito importantes, sendo especialmente utilizado para o controle do colesterol.

O Hiratake possui sabor único. Além de muito saboroso, é perfumado e ligeiramente adocicado. Quando for adquirir o seu Hiratake, lembre-se de que sua validade é curta se comprado fresco. Procure sempre os de cor homogênea, sem manchas e sem sinais de umidade excessiva ou mofo. Ademais, a lamela (parte de baixo do cogumelo) deve estar clara.



TRUFA

Trufa ou túbera é o nome vulgar dado aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um género de fungos da família Tuberaceae. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos.
Possuem aspecto de mármore negro e bege. A colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que as podem localizar por meio do olfato.
A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As melhores trufas brancas vêm de Alba [carece de fontes], pequena cidade italiana entre Turim e Milão. Já as trufas negras tradicionais são de origem francesa, da região de Périgord.
O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.

  • Receitas com Fungos
Pizza de cogumelo e muzzarela

Ingredientes:

sal a gosto
4 xícaras (chá) de cogumelo fresco ou em conserva cortado em fatias finas
8 colheres (sopa) de azeite 
12 ou mais funghi secchi 
pimenta-do-reino a gosto
1 receita de massa de pizza 
2 xícaras (chá) de queijo muzzarela ralado ou picado

 Modo de Preparo: 

Prepare a massa. Cubra os cogumelos secos com água morna e deixe por 30 minutos ou mais. Unte bem 2 fôrmas de pizza com azeite. Coloque um dos círculos em uma fôrma e vá apertando e esticando a massa para forrar todo o fundo em uma espessura uniforme. Repita a operação com a outra metade (esta massa não é para ser estendida com o rolo). Cubra as fôrmas e deixe a massa descansar em lugar quente por 30 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno a 175°C. Espalhe, sobre cada pizza, uma camada de cogumelo fresco. Polvilhe ligeiramente com sal. Cubra com a mozarela e polvilhe com bastante pimenta. Regue com o restante do azeite. Leve ao forno e asse até a mozarela derreter (cerca de 15 minutos). Transfira as fôrmas para a posição mais baixa do forno e deixe por mais 5 minutos para que a massa fique crocante .



Shitake Na Manteiga

Ingredientes
200 gr de shitake
3 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
1 colher(es) (sopa) de shoyu
1 colher(es) (sopa) de vinho branco

Mode de Preparo 

Separar o chapéu do cogumelo do talo, e cortar o chapéu em lâminas não muito finas. Derreter a manteiga na frigideira e colocar as lâminas de shitake para dourar por 5 min em fogo alto. Adicione a seguir o shoyu e o vinho, mexa por mais 1 min e está pronto para servir. 


  • Filme sobre fungos

Bactérias e fungos são utilizados para divulgar o filme Contágio

O thriller Contágio, novo longa do cineasta Steven Soderbergh (O Desinformante!), que chega aos cinemas brasileiros dia 28 de outubro, terá sua estréia nesta sexta-feira nos Estados Unidos e no Canadá. Aproveitando o tema do filme, a Warner encontrou uma forma completamente inusitada e criativa de divulgar o filme (e, claro, demonstrar o efeito do contágio). A divisão canadense do estúdio se uniu a uma equipe de biologistas e juntos projetaram e criaram um outdoor vivo. O título do longa (Contagion) foi delineado com bactérias e fungos que, com o passar do tempo, se reproduziram e e revelaram o nome do longa.

O filme reúne no elenco Marion Cotillard (Piaf – Um Hino de Amor, A Origem), Matt Damon (Bravura Indômita, trilogia Bourne), Laurence Fishburne (Quebrando a Banca), Jude Law (Sherlock Holmes), Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado, Homem de Ferro) e Kate Winslet (O Leitor).



FONTES : www.Google.com
 http://pt.wikipedia.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário