POVO, POPULAÇÃO OU NAÇÃO WESLEYANA?

Viajando por algumas lembranças dos tempos de docência, especialmente quando lecionei  Direito Constitucional na UBM, RJ, me lembrei de alguns conceitos de Teoria Geral do Estado. Para entender nosso Constituição Federal é necessário alguns pré-conhecimentos,  é preciso entender alguns conceitos. Por exemplo, os conceitos de povo, população e nação precisam ser discernidos e distinguidos.

É muito comum certa confusão entre esses conceitos. Afinal o que é, ou quem é o povo de um Estado?

O povo é o conjunto de pessoas ligadas ao Estado por um vínculo jurídico-político, que pode ser definido como o conjunto dos nacionais daquele ente estatal.

População no entanto,  tem um conceito mais amplo que o de povo, uma vez que implica a soma dos nacionais (povo) aos estrangeiros encontrados no território do Estado, num determinado momento.  O conceito de população é mais demográfico, ou seja, embora no verão o povo brasileiro continue o mesmo, a população aumenta devido ã invasão de estrangeiros em nossas praias, sendo assim o povo é o mesmo mais a população aumentou.

Já a naçãoé o conjunto de pessoas unidas por laços históricos, culturais e lingüísticos. O Dicionário de Política da Editora UnB, ( Brasília, 2004) fala em “laços naturais”. Ou seja,  no conceito de nação percebe-se que além do vínculo jurídico-político de uma certidão de nascimento ou de naturalização, existem  fortes “laços” que unem os nacionais.

A NAÇÃO WESLEYANA

Agora que você entendeu esses conceitos, eu te pergunto: Você é povo (pois tem sua carteira de membro ou de pastor), é população (um estrangeiro no território), ou é nação (que além de vínculos jurídicos, possui “laços”, vínculos profundos com a Igreja)?

Convido-o nesse ano a estudar e se apaixonar por sua denominação. Conheço líderes e ovelhas  que são muito mais fiéis e devotados a um time de futebol do que à sua denominação e igreja local. Ame a Igreja, amar a Igreja é Bíblico (Efésios 5.25), e amar a denominação também o é. O metodismo wesleyano de santidade  pentecostal é um dos movimentos com um dos mais lindos legados e história. O metodismo wesleyano, por exemplo, não é personalista. Nas Igrejas wesleyanas não existem donos de igreja,  líderes vitalícios e intocáveis. Pregamos a salvação, oramos e cremos em milagres, mas ensinamos a ética, a santidade bíblica.  Na nação wesleyana você encontra Educação cristã (inclusive para suas crianças); Ação social, Missões, ministério Jovem, Adolescente, pré-adolescente, batismo com o Espírito Santo e com fogo, mas também instituições teológicas sérias, enfim, a nação wesleyana tem procurado viver todo o conselho de Deus. Seja qual for seu chamado, ministério e vocação, você encontrará sempre espaço para exercê-lo na Igreja Metodista Wesleyana. Por isso deixe de ser apenas população e seja nação meu irmão.

 Sou povo, pois tenho vínculos institucionais, sou população por estar presente neste território, mas acima de tudo sou nação wesleyana, pois possuo desde minha infância, fortes laços com minha amada denominação. E você?

Bispo Anderson Caleb Soares de Almeida

Deixe um comentário