sábado, 8 de outubro de 2011

UNIFRA Disponibiliza minicurso de VHDL

Eae galerinha?? tudo tranquilo?

Bom, como muitos falam sobre os minicursos que a Unifra lança  é sempre nos dias de semana, o  CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO , estara disponiblizando um curto de extensão na UNIFRA sobre VHDL (Linguagem de descrição de hardware), nos finais de semana, ta ai a oportunidade de melhorar seu curriculo.
Segue abaixo uma breve descrição sobre  VHDL e sobre o curso.


Sobre VHDL

É a sigla da expressão VHSIC Hardware Description Language, onde VHSIC significa Very-High-Speed Integrated Circuits. Um projeto iniciado pelas forças armadas americanas em 1980 para desenvolver a área de projetos de circuitos integrados militares (materiais, litografia, encapsulamento, verificação, testes e algoritmos) culminando na criação de enumeras ferramentas de CAD e principalmente na especificação da linguagem VHDL.

Sobre o curso
 
  OBJETIVO:
O curso abrange diversos níveis de abstração. Ele tem oobjetivo de dar uma visão bottom-up do funcionamento interno do hardware; como componentes simples são descritos e prototipados; como um processador completo é descrito; e a partir daí quais são as soluções atuais encontradas no mercado e como o futuro está se desenhando. Apesar do assunto do curso ser basicamente sobre microeletrônica e arquitetura de computadores, uma visão geral do impacto que a adoção de novos sistemas de hardware vão ter na maneira de se pensar computação, e de se programá-la, serão intensamente discutidos.
Quanto ao projeto
Academicamente, o curso reforça alguns conceitos básicos ao aluno (e.g.: lógica binária, portas lógicas, componentes de hardware simples; organização de computadores). Indiretamente, entendendo o funcionamento interno dos componentes que formam um computador, o aluno terá melhores noções de otimização em programação ou conceitos de programação paralela.
Na indústria, conceitos de arquiteturas e prototipação também podem ser achados em vários exemplos de aplicação: empresas de automação comercial, de sistemas embarcados ou em telecomunicações. Há dois extremos em que o estudante pode tirar proveito do curso. Considerando que em muitas destas áreas, processadores de aplicação específica são utilizados, é mandatório que o estudante o conheça com um grau razoável de detalhes para conseguir programá-lo. Do outro lado deste espectro, várias empresas – como as de telecomunicações que precisam de componentes de hardware especializados para fazer roteamento de pacotes em diversos protocolos – precisam que estes componentes sejam efetivamente produzidos.


FUNCIONAMENTO DO CURSO
Laboratório 311 – Conjunto 1 – Prédio 3.
Dia 05/11 – horário (manhã: 8:00 – 12:00, tarde: 14:00 – 18:00)
Dia 19/11 – horário (manhã: 8:00 – 12:00, tarde: 14:00 – 18:00)
Dia 26/11– horário (manhã: 8:00 – 12:00, tarde: 14:00 – 18:00)


Agora  a escolha é de vocês, mais duvidas é so perguntar !!



2 comentários:

  1. Em breve vai sair na área de extensão da unifra (http://unifra.br/extensao/extensao.asp)

    Quando sair, basta clicar em "Faça sua inscrição aqui". Deve sair essa semana ainda....

    Abraço!

    ResponderExcluir