Miguel Cervantes



Miguel de Cervantes nasceu dia 29 de setembro de 1547, foi um romancista, dramaturgo e poeta espanhol, criador de Dom Quixote, e o autor mais famoso da literatura espanhola. Mudou a literatura usando recursos como a ironia e o humor.


Encanta a todos há mais de quatro séculos, considerado o melhor livro de ficção de todos os tempos em 2002, por críticos de todo o mundo. E sua obra foi traduzida em todas as línguas e é o segundo livro mais lido no mundo todo, depois da Bíblia. Dom Quixote é uma obra prima, fruto de uma imaginação sem igual, capaz de envolver os leitores por um grande período de tempo e permanecer para sempre em seus corações.


A partir de 1569, serve como soldado na Itália. Luta contra os turcos na Batalha de Lepanto em 1571, na qual perde o movimento da mão esquerda. Em 1575, participa da expedição contra Túnis. É preso por um corsário árabe e passa cinco anos em cativeiro. Em 1584 se casou com a jovem Catalina de Salazar.


De volta à Espanha, até 1587, escreve cerca de 30 peças de teatro e seu primeiro livro, A Galatea em 1585. Sem êxito na literatura, passa a trabalhar como coletor de impostos. Em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: Dom Quixote de La Mancha, A segunda parte não apareceu até 1615: O Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de La Mancha. Em um ano antes apareceu publicada uma falsa continuação de Alonso Fernández de Avellaneda. Em 1623 escreve Novelas Exemplares, uma série de 12 pequenas histórias, em 1615 escreveu a segunda parte de Dom Quixote. Miguel de Cervantes morreu em 23 de abril de 1626 em Madrid, parecendo ter alcançado uma serenidade final de espírito. Um ano depois de sua morte aparece a novela Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda.
 
;