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Estádios esquecem acessibilidade

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Sou são-paulina. Deixei essa informação de lado na minha apresentação pessoal por não achar relevante, mas agora ela faz sentido. Estou confortavelmente sentada no sofá de casa assistindo São Paulo x Santa Cruz pela Copa do Brasil e não pude deixar de sentir saudade da época em que ia ao Morumbi assistir aos jogos do meu time. Esse era o único momento em que me sentia afortunada pela localização da minha casa. O Campo Limpo fica grudado ao Morumbi, e na volta para casa, o bairro ficava sempre na contramão da galera que tentava voltar para casa em direção ao centro.

Isso tudo veio à minha cabeça quando pensei como faria para ir ao jogo caso morasse em São Paulo. A Arema Barueri fica, bom, em Barueri. Barueri é uma cidade da Grande São Paulo, na beira da Castelo Branco. Isso é longe. Não necessariamente longe em quilômetros, mas em acessibilidade. Estádio precisam ter transporte público perto. Ainda que o jogo tenha um público decepcionante, é sempre uma aglomeração para chegar e, principalmente, deixar o estádio. Fiz uma pesquisa breve na internet sobre o caminho do estádio para o centro de São Paulo. São cerca de 30 quilômetros. Para sair do estádio e chegar à Praça da Sé, são necessários pelo menos dois ônibus, um metrô e duas horas.

portalbarueri.com

Estádios devem ser locais de fácil acesso. Isso é verdade em relação aos estádios mais tradicionais, como Pacaembu (estações Barra Funda e Clínicas a cerca de 1 quilômetro), Palestra Itália (estação Barra Funda), Maracaná (estação Maracanã, São Cristóvão, trem e diversas linhas de ônibus) e, até, o Morumbi, que apesar de não ter transporte sobre trilhos por perto ainda, tem um corredor de ônibus com cerca de 20 linhas em direção ao centro da cidade (ou, no sentido contrário, ao Campo Limpo!).

Não é o caso de novos estádios como a Arena Barueri e o Engenhão, no Rio. O estádio de Barueri é totalmente fora de mão para quem mora na Capital. O fato de o estádio ter sido construído para abrigar o antigo time da cidade (o Grêmio Barueri, que virou Grêmio Prudente depois de um problema com a prefeitura) não é desculpa. Não é possível que uma prefeitura construa um estádio na Grande São Paulo apenas para os moradores locais. Barueri não tem tradição futebolística, o que significa que apenas jogos com times tradicionais da região recebem uma quantidade razoável de torcedores. Torcedores esses que, na sua maioria, vêm da Capital. Em um jogo à noite, no meio de semana, a situação é pior. Ainda que haja uma estação de trem nas proximidades, o resto da rede para de funcionar no final da noite. Mesmo que o torcedor consiga embarcar em um trem, o que é difícil, o que ele fará quando chegar à Barra Funda? Sem metrô ou trem, restam poucas opções de ônibus.

No Engenhão, a situação é parecida. O estádio fica ao lado da estação Engenho de Dentro do trem, mas é só. Os ônibus são limitados e não há ponto de táxi por perto. Estive num jogo no Engenhão e ir embora foi uma aventura. Além disso, tenho amigos que moram em Pilares, próximo ao estádio, que dizem que a promessa, na época da construção do estádio, era a melhoria da conexão do bairro com o resto da cidade. Para quem não conhece, o Engenhão fica no meio de um bairro completamente residencial. Essa melhoria nunca aconteceu. É sempre bom lembrar que o estádio foi construído para o Pan 2007. Lá se vão 4 anos, e nada na vizinhança mudou.

Google Maps

Em compensação, os dois estádio têm ótimo acesso para carro. A Arena Barueri fica perto da Castelo Branco e o Engenhão fica na beira da Linha Amarela. Se eu tivesse carro, não seria tão difícil chegar (sobre estacionamento, não sei dizer). Mas está errado. Estádios são espaços de aglomeração de pessoas, que vão embora todas ao mesmo tempo. Só um sistema de transporte coletivo de massa é capaz de atender esse público. Em Londres, todos os estádios que enchem ficam perto de uma estação do Metrô. Uma vez dentro de um trem, é possível chegar a qualquer canto da cidade.

Não sou utópica. Sei que o transporte coletivo sobre trilhos é falho no país e que nenhuma cidade tem a possibilidade de ter um metrô com tantas conexões. Mas o futebol só existe com gente no estádio. Se não há metrô que sirva para todos, é preciso, no mínimo, que haja ônibus que atendam aos torcedores. Ainda mais nos horários horrorosos em que os jogos acontecem no Brasil.

Written by thalitapires

6 de abril de 2011 às 23:32

Publicado em mobilidade, Trânsito

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3 Respostas

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  1. Interessante associar o Engenhão à Arena Barueri.

    Instalar um equipamento (com dinheiro público) fora dos eixos de transporte é jogar na conta do sistema público uma conta sacana. Os governos mudam prioridades pra atender a um estádio assim.

    Sobre o Morumbi, tem uma estaçaõ de metrô a 800 metros do estádio, prevsita pra 2014. O PAletra Itália, q nao tem capacidade pra abrir a copa, tem uma estação de trem e metro e terminal de ônibus a 1 km, mais 3 avenidas de mais de 3 pistas nas redondezas. com ajustes evitando saídas para ruas menores, seria uma das melhores localizações possíveis.

    Anselmo

    7 de abril de 2011 at 18:22

  2. Então, o problema é que voltar de um jogo por volta da meia noite de trem é bem arriscado, pq dependendo da lotação do estádio o trem vai parar de funcionar antes de todo mundo ter ido embora. Nesse sentido, ônibus são mais flexíveis. Mas evidente que os dois sistemas são importantes.
    E eu sempre achei o Canindé péssimo pra chegar! A estação do Metrô fica do outro lado da Marginal, e cruzar a Marginal a pé é para aventureiros

    thalitapires

    7 de abril de 2011 at 13:40

  3. Thalita, justo você que é quase lusa, esqueceu de citar aquele que também é um dos estádios mais bem localizados de São Paulo: o Canindé.

    Quando fui assistir jogo no Engenhão achei tranquilo por conta do trem que, é bom lembrar, tem capacidade de transporte de passegeiros bem maior que a dos ônibus. Por conta disso, aliás, que jogo no Morumbi é complicado, depender só de ônibus é dose… O ideal seria que os estádios que vão sediar partidas da Copa tivessem no mínimo as duas possibilidades combinadas. Terão?

    Glauco

    7 de abril de 2011 at 13:12


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