quinta-feira, 23 de abril de 2009

TEMA: MUNDO ÁRABE

Texto1
Alunos responsáveis pelo resumo: Lucas Evangelista, Victória Rodrigues, Débora Costa, Clara Pires, Paula Leal, Lawínia Guimarães, Vitor Costa Carvalho, Yasminn Penido.

A civilização se criou na península Arábica. Lá prevalecia clima árido em uma área desértica. Organizavam-se em tribos, dentre estas podemos destacar os beduínos e os coraixitas.
Os beduínos eram nômades e levavam uma vida no deserto, usavam o camelo como transporte, e também dele retiravam comida e vestimenta.
Os coraixitas eram sedentários, viviam na região litorânea e utilizavam o comércio fixo.
Maomé foi um líder religioso árabe, o criador do islamismo. Nasceu em Meca, com o nome de Abulqasim Mahomed ibn Abdala ibn Abd al-Mutalib ibn Hashin. Órfão aos seis anos foi educado por um tio, ele viveu em uma tribo beduína. Adulto, se casou com Cadja, viúva rica, proprietária de uma caravana. Situação que deu a ele a oportunidade de realizar viagens a trabalho e conhecer o judaísmo. Religião monoteísta que o influenciou na criação do Islamismo.
Por tudo isso a tribo da qual Maomé descendia passou a perseguí-lo, obrigando a deixar Meca em 622. Esse acontecimento chamado Hégira (palavra árabe para fulga) foi transformado no marco inicial do atual calendário Islâmico. Assim Maomé e seus adeptos deixaram Meca e se dirigiram para a antiga cidade de Yatrabeb, que passou a se chamar Medina, que significa, na língua árabe, cidade do profeta.
A formação do Império Árabe aconteceu após a morte do profeta Maomé, uma vez que a Arábia estava unificada. Esta expansão territorial foi fruto da “guerra santa”. Ou seja, a guerra que os islamitas utilizaram para proclamar sua religião em outros lugares dando origem também a “expansão do islamismo”, eles foram liderados por califas, uma espécie de chefe político, militar e religioso.

Texto 2
Alunos(as responsáveis pelo resumo: Antônio Martins, Vinícius Reis, Henrique Lazarotti, Mateus Novaes, Ismael Ferreira, Aline Mello.

A civilização Árabe surgiu na península arábica. Nessa região tem o clima seco e desértico, a paisagem poderia ser interrompida por Oasis ou cadeias de montanhas, no inicio os árabes viviam em tribos ricas (Coraixitas) e pobres (Beduínos ).
Entre muitas cidades a que mais se destacou foi Meca, por causa de seus tributos religiosos, feitos na Caaba, que era o maior centro religioso desta cidade.
Em 570 nasceu Maomé na tribo Coraixita, apesar de ser pobre. Ele teve a experiência de se casar com uma viúva rica, o que fez ele não ter mais dívidas econômicas. Maomé aproximadamente aos 40 anos fundou o islã, o que fez os Coraixitas expulsarem ele de Meca junto com seus seguidores. Esse acontecimento se chama Hêregia e ocorreu em 622.
Maomé se dirigiu para Medina. O número de crentes em Alá foi aumentando o que possibilitou ele voltar para Meca, saquear os ricos e ter a liderança política da cidade.
Maomé tentou expandir o islã em outras regiões através da “guerra santa”. Mas foi depois da sua morte que os Islamitas em busca de expandir o Islã conquistaram outros territórios, chegando a formar um Império Árabe.
Também após a morte de Maomé os árabes passaram a ser liderados por califas. Esses eram líderes religiosos, responsáveis pela economia muçulmana. Eles dominaram a Península Arábica, a Índia, parte da África e da Península Ibérica.
O fim do Império Árabe se deu pelo enfraquecimento interno, resultado das disputas de poder entre os califas, e pela invasão dos Turcos-Otomanos e mais tarde pelos cristãos.